29 de maio de 2013

MENINAS PREPARAM-SE PARA GRAND PRIX

Disputa-se neste final de semana em Brive, França, a primeira etapa do Grand Prix Séries feminino em que a seleção portuguesa participa.

A competição é jogada em dois fins de semana, e a segunda etapa terá lugar em Marbella, dentro de duas semanas, nos dias 15 e 16 de Junho.

A prova é disputada por 12 equipas e Portugal parte na oitava posição, conquistada na época passada, com o objectivo de se manter entre as melhores, para o que terá obrigatoriamente de conseguir manter-se até ao 10º lugar, pois caso contrário será rebaixada para a Divisão A.

A equipa portuguesa, infelizmente, não participou em nenhum torneio prévio, o que vai tornar a tarefa das nossas jogadoras muito difícil, mas espera-se que a sua garra, técnica e ambição possa passar por cima das lacunas da preparação e levar ao resultado desejado.

Nesta primeira fase as portuguesas defrontarão a Inglaterra, Rússia, Holanda, Alemanha e País de Gales, enquanto o outro grupo é composto por Espanha, França, Ucrânia, Itália, Irlanda e Escócia.

Recorde-se que na segunda fase da prova, as duas primeiras de cada grupo irão disputar a Cup (1º ao 4º lugar), as terceira e quarta jogam a Plate (5º ao 8º lugar) e finalmente as últimas jogam a Bowl (9º ao 12º lugar) e a permanência no grupo das melhores.

Fique com a constituição da equipa que parte amanhã para França:


5 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de deixar à equipa uma mensagem de apoio e de esperança.

A Selecção femimina vai ser confrontada com aquele que será o maior desafio de sempre, ou seja, manter-se no grupo de Elite, o que significa ter de se classificar nas 10 primeiras.

A tarefa é espinhosa, complicada se olharmos para as 11 equipas adversárias e, sobretudo, para a estrutura existente o investimento na preparação que foi feito pela FPR.

Quanto à estrutura, é desolador ver que existe 1 treinador (passou de mero ajudante a treinador principal, não tendo a mínima preparação para ser treinador de 7s)que tem de acorrer a todos os males e que não pode ser o homem dos 7 instrumentos. Como pode um treino ser rentável e bem organizado com 1 treinador em campo para dar conta de 14 ou 15 jogadoras?

Depois, nem um preparador físico foi colocado ao serviço da selecção, valendo o facto de algumas jogadoras terem prosseguido planos físicos elaborados pelos preparadores físicos dos seus clubes.

Do team manager nem vale a pena falar, pois é revelador do cuidado e do critério que a Federação coloca nas coisas. Nos treinos, até a água as jogadoras tinham de levar de casa. Espantoso, não é?!

Quanto ao investimento, além de meia dúzia de estágios, onde treinaram juntas, que jogos fizeram, em que torneios participaram? Zero! Exactamente ...zero! Realizaram apenas uns jogos contra equipas sub14 de alguns clubes, mas depressa pararam, pois os jogadores eram grandes demais!

Ou o treinador anda distraído ou não viu o tamanho e poder físico das inglesas, russas, holandesas, francesas e por ai fora!

Tudo isto demonstra bem o interesse e investimento no sector feminino. Bem pode o presidente apregoar que é a favor, que apoia o rugby feminino. Pura retórica. Os factos revelam o contrário.

Por tudo isto, nuvens negras surgem no horizonte e apenas por milagre - sim, porque a este nível não chega que as atletas dêem tudo o que têm e mais um pouco ainda - poderemos evitar a descida ao Grupo A.

Há que ser realistas e, face às condições proporcionadas à equipa, outro desfecho não será de esperar. E depois não venham colocar culpas nas atletas, que fazem o seu melhor face às condições que lhes propiciam.

Não me querendo alongar mais, quero deixar aqui o meu apoio a todas as jogadoras, sabendo que vão fazer tudo para obter a melhor classificação possível. Haja esperança que Deus é grande e milagres acontecem!






Anónimo disse...

Pois eu acredito em milagres e sobretudo nas capacidades da maioria das convocadas!

Aqui fica o voto de confianca e que realizem uma grande primeira Etapa.

Vai ser a maior chapada de luva branca na cara do Presidente da FPR.

Anónimo disse...

Pois eu acredito em milagres e sobretudo nas capacidades da maioria das convocadas!

Aqui fica o voto de confianca e que realizem uma grande primeira Etapa.

Vai ser a maior chapada de luva branca na cara do Presidente da FPR.

Anónimo disse...

Força Meninas!!!
O Rugby Feminino Portugues está convosco. Vamos mostrar a todos aqueles que não acreditam e que acham que o Rugby é só para rapazes que estão enganados. Mostrem a vossa garra e vontade de vencer... Façam pelas vossas mãos o "milagre" que já aqui foi falado mostrando que não é milagre mas sim vontade, garra e ambição vossa.
Mostrem que vale a pena continuar com o Rugby Feminino em Portugal!

Anónimo disse...

Primeiro dia:

Rússia 19 v Portugal 3
País de Gales 17 v Portugal 12
Inglaterra 43 v Portugal 0
Portugal 12 v Alemanha 7

Amanhã

Portugal v Holanda

A derrota com o País de Gales foi de todo inesperada, compensada depois com a vitória sobre a Alemanha!

O 8º lugar entre 12 equipas está assegurada nesta primeira etapa e valeu a pena ter fé ... nas jogadoras!