2 de maio de 2013

RUGBY SEVENS INCLUÍDOS NOS PRIMEIROS JOGOS EUROPEUS, EM 2015

A exemplo do que já acontece nas Américas (Jogos Pan-americanos) ou na Ásia (Jogos Asiáticos), a Europa vai ter a partir de 2015 os seus Jogos, que deverão contar com a participação de 15 modalidades olímpicas e outras duas não-olímpicas.

A participação do Rugby Sevens está já confirmada, para estes Jogos Europeus inaugurais que se desenrolarão no princípio do verão de 2015, em Baku, capital do Azerbaijão, nas margens do Mar Cáspio.

A decisão de avançar com estes Jogos Europeus foi tomada na 41ª Assembleia Geral da European Olympic Committees, em 8 de Dezembro de 2012, e a comissão organizadora foi nomeada no passado dia 12 de Abril.

Além do rugby, outras 12 modalidades estão já confirmadas, esperando-se que Portugal apresente uma representação onde os sevens estejam incluídos - afinal a nossa selecção de sevens é uma das melhores da Europa, e com certeza tem toda a capacidade de trazer de Baku o título, ou pelo menos uma medalha.

Fontes: www.eurolympic.org

4 comentários:

Luis Canongia Costa disse...

Aonde tem esta informação? No comunicado oficial de dia 30/4 (ver em http://www.eurolympic.org/en/news/75-eoc/1435-european-games-eoc-cocom-meet-baku-2015-organising-committee-.html) o rugby não está nas 17 modalidades para os primeiros jogos pan-europeus.

Manuel Cabral disse...

http://www.insidethegames.biz/1012007-baku-to-host-first-european-games-in-2015

http://www.rte.ie/sport/olympics/2012/1208/357489-european-games-is-given-green-light/

http://en.rugby.az/index.php?newsid=23

entre outros. Será que foram retirados?

Manuel Cabral disse...

Mais algumas fontes, que contradizem outras...

http://www.azernews.az/azerbaijan/48673.html

http://en.president.az/articles/7175

http://www.mehriban-aliyeva.org/en/article/item/4260

http://en.wikipedia.org/wiki/European_Games

http://www.cokcg.org/en/41st-general-assembly-of-the-european-olympic-committees/

Luis Canongia Costa disse...

O link que deixei foi o da decisão da reunião do "comité europeu" do passado dia 30, que era a reunião em que se decidiam as modalidades. Eventualmente o Rugby não terá querido participar como aconteceu com outras modalidades como o caso do Atletismo e a Natação (as modalidades estrela dos jogos olímpicos), que têm duvidas quanto ao evento.