29 de maio de 2013

CONDORES MUITO FORTES PARA OS LOBITOS

É fácil e constitui prática generalizada desculpar as derrotas com a arbitragem ou com erros deste ou daquele jogador.

E se não for culpa daqueles, há sempre o treinador para ser responsabilizado pelo que se passou.

Pois bem, em Temuco, ontem ao fim da tarde, nada disso justifica a derrota da equipa portuguesa por 18-6, com 15-3 ao intervalo, e um certo sentimento de desilusão que ficou no ar - esperava-se mais, até porque pouco ou nada se sabia da oposição...

E essa foi a primeira causa do resultado - os Condores foram fortes de mais para os Lobitos, e ultrapassaram aquilo que deles se esperava!

Os chilenos foram mais fortes nas melées, no primeiro tempo, e graças a isso marcaram um ensaio que deixa marcas na equipa que recua metros e metros e nada pode fazer para o evitar...

Os chilenos foram mais fortes na defesa, em especial ao nível dos centros, com uma agressividade que marcou os nossos atacantes sempre que se depararam com aquela barreira...

Os chilenos foram mais fortes a atacar, semeando o pânico na nossa defesa, que
pareceu surpreendida com a velocidade do adversário...

Resta agora saber se o comportamento da nossa equipa nos desanimou, ou se eventualmente nos terá envergonhado.

Mas a verdade é que se houve uma certa desilusão - não há quem nestas coisas do rugby goste de perder... - em nenhum momento sentimos vergonha pelo que se estava a passar em campo, nem o comportamento da equipa nos desanimou...

Os Lobitos sofreram bastante na primeira parte - que até começou bem com um drop muito bem fabricado e executado! - mas souberam reagir no segundo tempo, equilibrando a partida, recuperando pontos nas melées, e tentando por todas as formas reverter o sentido do marcador.

Até ao último sopro do jogo!

Não vamos entrar na análise detalhada do que se passou em campo - isso é trabalho da equipa técnica que vai ter que corrigir o que esteve mal, e recuperar a moral, naturalmente abalada, dos Lobitos, para o encontro com a Namíbia.

Mas também não vamos deixar de dizer a impressão com que ficámos dos Lobitos.

A equipa pareceu-nos equilibrada, sabendo o que estava a fazer em campo - independentemente de algumas decisões menos certas na movimentação ofensiva - corajosa perante um adversário que se apresentou fisicamente muito bem, mas não conseguiu, em nenhuma ocasião, encontrar espaço e tempo para se movimentar...

A verdade é que a este nível os espaços parecem desaparecer, e o tempo parece fugir, pelo que se exige a realização de um conjunto de encontros exigentes de preparação, que, infelizmente, a nossa seleção não teve.

Reparem, a título de exemplo, que o Uruguai jogou antes da prova, com uma seleção uruguaia de seniores, com os Sub-21 da UR de Buenos Aires, e com a Argentina Sub-20, o Chile defrontou os Sub-23 de San Juan, a equipa de desenvolvimento de Mendoza, e a seleção Sub-20 da Argentina, e a Itália participou no 6 nações sub-20 defrontando a França, a Escócia, a Irlanda, o Pais de Gales e a Inglaterra...

Ou seja, as equipas quando se preparam para um Mundial, como este de Temuco, defrontam equipas mais fortes e mais competitivas, para elevar todos os seus próprios índices...

A equipa portuguesa fez uma boa preparação, mas para poder competir a este nível tem que ter horas de jogo com equipas que lhe criem problemas semelhantes àqueles com que se irão defrontar, dos quais se destaca a velocidade de execução, a redução dos espaços de utilização da bola, e a falta de tempo para tomar decisões...

E foi precisamente nestes quesitos que os portugueses falharam...

De tudo o que se disse, de tudo o que se viu em campo, fica a ideia de que no sábado tudo vai correr melhor, com o aprendizado que a equipa teve, e com as correcções que os técnicos irão certamente introduzir na actuação dos Lobitos.

E nós cá estaremos, para cantar a Portuguesa com eles!

Veja os resultados do primeiro dia da prova e os jogos dos dias seguintes:




13 comentários:

Anónimo disse...

A juntar a isso, terem deixado 3 dos melhores jogadores dessa seleção para terem 2 meses de preparação para os sevens

Anónimo disse...

Parabéns à equipa que fez o que pôde em campo.

O post acaba por tocar na ferida: a preparação das selecções para estes eventos internacionais.

Assim se passa com os Sub-18, assim se passa com a Selecção Feminina e, salvo raras excepções, com a Selecção Nacional de XV.

Estando Portugal situado na Europa, não será muito complicado - e dispendioso - fazer jogos de preparação até contra equipas de clubes, ou participar em torneios, que não faltam por aí!

A FPR não venha com desculpas de dinheiro, pois só em ordenados do Presidente (que deles podia abdicar)e salários de assessores que não se sabe para que servem, se reuniriam boa parte das verbas para esse efeito!

Anónimo disse...

Boas!!
A entrada em jogo foi desastrosa apesar do drop inicial.
Do nosso lado, as fase estáticas não estiveram famosas, deixámos quase sempre os chilenos ganharem as nossas costas, podendo dar continuidade ao jogo e obrigando à nossa linha defensiva a recuar.
Os chilenos muito agressivos na placagem, no breakdown, não deram qualquer hipótese. Defenderam bastante bem canal 1 e 2 e nós não soubémos variar jogar de canal 3, e quando tentámos não soubémos preservar o espaço ao largo!
Espero que possamos dar uma imagem mais interessante contra a Namíbia!!
Bom jogos!

Anónimo disse...

a impressão que me ficou é que os chilenos tinham a nossa equipa muito bem estudada e nós não ... ...ou seja, falta nos TPC

Jojo disse...

A viagem também deve ter deixado "marcas"!

Anónimo disse...

boa tarde

Eu vi o jogo e até gostei muito da atitude. Foram incansáveis, até ao ultimo folgo, e isso é o que merece ser realçado nestes jogadores. Temos ali atletas que sabem o que querem e deixam tudo no campo. Muito bem. Acho que tivemos pela frente uma equipa também forte e a jogar em casa. Concordo que a preparação podia ter sido outra, mas estes atletas estudam ,nao sao profissionais e conciliar muitos mais jogos e treinos nao é tao simples. E depois é a viagem e adaptacao. Foram 40 horas de viagem entre aviao, aeroportos e transporte de autocarro. Um clima desgraçado com muita chuva e tempestades (para ja nao falar no vulcao a menos de 200kms do local). Eu ouvi dizer que alguns deles nem á noite conseguiram dormir com a tempestade. Não é encontrar desculpas, porque o empenho foi muito mesmo, mas tudo afecta. Por mim, dou toda a confiança, independentemente dos resultados. Força Lobitos, porque temos selecção....

Anónimo disse...

A preparação foi a que a equip a tecnica quis. Se calhar escolheu mal os adversarios, mas essa é outra questão. Gastou-se muito dinheiro com a preparação desta como de to das as outras seleçôes. Isso não é desculpa. Esta equipa está a trabalhar junta hå muito tempo.
Deixem de falar do presidente e do seu fantastico "ordenado" que é ridiculo e foi aprovado em Assembleia. Não é por isso que trabalha da forma como o faz e até jå arranjou muito dinheiro para a federação. É pena não ter uma DIreção ao seu nível.
Hà realmente outros a ganhar muito dinheiro sem responsabilidades nem resultados e desses poucos falam.

Anónimo disse...

Não percebo por que é que tanta gente esperava um resultado melhor.

Eu e mais alguns o que tínhamos era alguma esperança num resultado SURPRESA: uma vitória dos nossos!

Basta ver os resultados do Chile nos últimos JWTs, em que nós nem participámos, para perceber que, apesar destas equipas mudarem de ano para ano, os chilenos eram claros favoritos.

Não vi o jogo, mas todos me dizem que os portugueses se bateram bem. O resultado é relativamente equilibrado, o que mostra que com os que estão (erradamente, na minha opinião) a treinar sevens, se poderia ter conseguido algo mais.

Força para os próximos jogos!

Anónimo disse...

Em 2012, os chilenos ESMAGARAM a Rússia e, no jogo para os 5º e 6º lugares, venceram o Canadá por 12 pontos.

Teoricamente, a Namíbia é a equipa mais ao nosso alcance.

Anónimo disse...

Pode ler-se ali atrás que:

«Não é por isso que trabalha da forma como o faz e até jå arranjou muito dinheiro para a federação. É pena não ter uma DIreção ao seu nível. Hà realmente outros a ganhar muito dinheiro sem responsabilidades nem resultados e desses poucos falam».

Sem querer entrar em polémicas, sempre desnecessárias, podem explicar-nos que muito dinheiro o Presidente arranjou para a FPR?

Ao que todos sabemos, desde que tomou posse, a dívida da FPR aumentou assustadoramente, que qualquer dia também precisaremos de uma troika para equilibrar as contas.

Só se vê é novas contratações, desde assessores pessoais, advogados a pessoal para o marketing. Não me parece que esta malta vá trabalhar pro bono.

Quandose afirma que o presidente não tem uma Direção ao seu nível, quer dizer o quê? Que ele é o maior? É que nível não tem nenhum...

Quer-me parecer que ou o post foi escrito pelo próprio presidente ou por algum dos seus (poucos) apaniguados.

Mas, se a Direção. que ele escolheu, não tem nível, porque não se demite e convoca novas eleições? Te´ra coragem para isso?

O rugby português agradecia.

Anónimo disse...

Deixem-se de tretas e vamos dar alguma força aos nossos lobitos, o resto é politica barata que para aqui conta muito pouco (ate porque é opiniao de um ou outro anónimo, talvez o mesmo de sempre). Esta equipa de sub20 continua a bater-se bem. O que queremos é equipas bravas e guerreiras, que dicutam os resultados ate ao ultimo segundo. Essa é a marca que temos de deixar no exterior. Os resultados são importantes, mas acabam por chegar.... Força Portugal.

Anónimo disse...

Tudo a mandar bitaites mas como viram os jogos???

Anónimo disse...

Na internet...ora essa!

Sabes o que é isso?