31 de maio de 2013

CHEGA AO FIM O CIRCUITO NACIONAL DE SEVENS

Foi com surpresa que recebemos o quadro competitivo da última etapa do Circuito Nacional de Sevens que se realiza este sábado em Arcos de Valdevez.

Depois da experiência da Tapada, com a ridícula divisão das equipas em grupos de dois, repetir o mesmo esquema não só é errado como denota uma total incapacidade de reconhecer as asneiras cometidas e reverter as situações.

Mas afinal esta será a cereja no topo do bolo da porcaria de organização da época de sevens nacionais, que não só não teve qualquer interesse competitivo como conduziu ao afastamento dos clubes e dos jogadores.


Temos sido comedidos nas críticas que temos feito a esta palhaçada, mas quando assistimos à arrogância de quem não sabe, não tem competência e continua a fazer asneiras atrás de asneiras, não podemos continuar a fingir que as coisas têm justificação.

Não têm, e demonstram apenas que para a direção federativa - afinal quem tem a responsabilidade do que se passa - os sevens não passam de um empecilho...

Está aí tudo, os jogadores, as equipas, os árbitros...só falta quem saiba tratar dos assuntos e não se atrapalhe com o material disponível...

Enfim, para os (ainda) interessados, aqui fica o quadro competitivo da (finalmente!) última etapa da prova, e o ranking actualizado de acordo com os critérios adoptados para efeitos de desempate entre equipas com o mesmo número de pontos....



24 comentários:

Anónimo disse...

Completamente ridiculo obrigar 7 (tendo em conta que o Caldas, Évora Setúbal e CDUL não vão/foram)equipas a viajar 2 vezes (coimbra e Arcos)equanto apenas 3 (CDUP ACC e CRAV) vêm uma vez a Lisboa.
Total palhaçada! Merda de campeonato, merda de nível... falta de respeito para com os clubes!

Anónimo disse...

Só não vê quem não quer...

Este elenco federativo - a começar pelo seu prepotente Presidente - já deu o que tinha a dar. São umas atrás das outras as decisões (ou falta delas) que vão paulatinamente baixando a credibilidade, a qualidade do jogo, o nível competitivo, o interesse dos patrocinadores!

Mas os principais culpados são os clubes: não é assim tão complicado juntar vontades, convocar uma AG e destituir este Presidente, que tudo quer e tudo manda!

Ainda estamos a tempo e cada minuto que passa já é tarde! A bem do rugby português.

Anónimo disse...

1º longe de achar que esta direcção está a fazer um bom rabalho, não concordo com quem defende que se destitua esta direcção, candidataram-se, ganharam, já or duas vezes têm todo o direito de lá se manter. ponto final.
2º Pode se argumentar que a culpa do miserável CN de 7s é dos clubes, também é, mas insistir num disparate destes só porque sim não faz sentido, a semana passada eram 11 clubes e so um grupo teria 2 equipas, já era mau mas paciência, agora já sabemos que só há 10 clubes, vamos ter dois grupos só com duas equipas e manter o erro e falta de respeito pelo rugby, pelos jogadores e pelos clubes, fazer 800kms para fazer 3 jogos de 14 mnts??? alguns jogadores jogarão 5 , 10 mnts? como é que depois querem que no próximo ano os jogadores votem a fazer estes torneios? Srs da FPR leiam estes comentários e ainda vão a tempo de mudar as coisas para amanhã.

Anónimo disse...

Ao ler os comentários que aqui são colocados, ficamos verdadeiramente espantados com o conteúdo da maioria.
Relativamente ao facto das etapas do circuito NACIONAL de rugby de 7's se realizarem em Coimbra, Lisboa e Arcos, este comentário é surreal, 1º porque as etapas se disputam nestes locais, porque os clubes (CRAV, AGRONOMIA e ACADEMICA) foram os únicos que se ofereceram para organizar as etapas, para além disso, será tão mal que as equipas de Lisboa façam 2 viagens para fora do seu quintal, quando CRAV, CDUP e ACADÉMICA foram 8 vezes a Lisboa esse ano (fora a Taça e a etapa dos sevens de Agronomia)?
Quanto as acusações ao presidente da FPR, estas já cansam. Se há pessoas que acham que o trabalho está a ser mal feito, que se organizem em uma lista e concorram contra o presidente, agora criticar por criticar, sem qualquer ideia fundamentada e realista, é facil e não tem o menor interesse.
Quanto ao ultimo post, que critica o facto de que algumas equipas só farão 3 jogos, isso é verdade, mas também lhe digo que a maioria não aguentaria muitos mais jogos, depois de uma época muito longa. Relembre-se que no circuito mundial, as equipas não fazem mais do que 4 jogos por dia, assim como em praticamente todos os torneios de sevens mundiais.

Anónimo disse...

Sejamos realistas: é patético uma equipe fazer 200, 300, 400, 500, 600 ou 800KMS para fazer 2 ou 3 jogos de Sevens!!! Qualquer equipe não gosta e muito pior os jogadores. Se uma equipe tem 12 jogadores façam as contas e vejam quantos minutos podem jogar no máximo mesmo que haja grande rodagem.

Estou em crer que o modelo competitivo devia ser diferente e as equipes deveriam fazer no minimo 4 jogos por exemplo, com um máximo de 6 jogos. Convenhamos que o ritmo não é assim tao exigente e não se compare com o circuito mundial porque é divido em dois dias e ritmos bem mais superiores que o nosso.

Anónimo disse...

O disparate da FPR foi dar uma importância demasiado grande ao circuito (campeonato) de sevens.

Digam-me em que país é que o circuito/campeonato/torneio nacional de sevens é valorizado. Basta-me um exemplo.

É absurdo criticar clubes por não participarem neste campeonato, como se um clube de rugby fosse obrigado a ter uma equipa de sevens.

Quem quer tem, quem não quer não tem. A quase totalidade dos bons clubes estrangeiros não tem e os poquíssimos que têm, apresentam equipas formadas por terceiras ou quartas escolhas.

Em Portugal continua a não se perceber a especificidade dos sevens (como se forma uma boa selecção de sevens) e é por isso que a FPR merece ser criticada.

Chega-se ao ponto de obrigar sub16 a jogarem sevens durante uma parte da época.

Desta forma, a evolução dos jogadores em XV fica prejudicada e só os desconhecedores da realidade dos sevens podem pensar que se estão a formar futuros jogadores de sevens

Anónimo disse...

Boa Tarde


Esta indignação de que se tem que ir a Arcos ou a Coimbra, é mais própria de meninos mimados do que de pessoas que se dizem adeptos de Rugby, então mas o Rugby só se pode jogar em Lisboa e arredores? será que todas as equipas têm que jogar sempre em Lisboa? será que o resto do país não tem tanto direito como Lisboa?

Existe uma coisa que está mal e essa é a ligação do Sevens com a Divisão onde jogam as equipas de XV. o CDUL não participou este ano, onde vai jogar para o ano? no mesmo circuito nacional. E se o CDUL para o ano por não ter participado este ano descesse de divisão? acham mesmo que este ano não teria participado?

Sabemos que o CDUL não participou por falta de jogadores, não participou porque não tem dinheiro e sabemos que muitos outros clubes, como o Sporting não o fizeram pela mesma razão. Assim seno não seria mais correcto dar aos clubes a liberdade de saber onde querem investir mais no XV ou no VII, criando campeonatos perfeitamente independentes, ao invés de obrigar os clubes a participar?

Reparem se um clube quiser só investir no VII não pode, porque nunca passará de "cepa torta" é assim que se estimula o desenvolvimento de uma modalidade olímpica?

Mais uma coisa a culpa não é do Presidente, não é da FPR mas dos clubes porque foram eles que aprovaram este modelo competitivo. Existe uma coisa chamada Assembleia Geral da Federação onde estão representados todos os clubes e são eles que aprovam estas coisas.

Anónimo disse...

Sejamos honestos, que culpa tem a FPR neste caso? Só mesmo por maldade se pode atribuir culpas neste caso à FPR.
O calendário foi definido e aceite em assembleia geral no inicio da época e todos os clubes concordaram e agora se só vão 7, 10 ou 11 equipas a culpa é apenas dos clubes!
O problema é que nos clubes apesar de a maioria da malta ser amadora(já não são assim tantos), o compromisso é miserável e é dificil dar rrespota profissional.
Como é possível que todos os clubes da 1ª e 2ª disão que tem treinadores profissionais e algumas até jogadores e não consigam ter uma equipa com 7 jogadores para um torneio?
Andamos sempre a mandar areia para os olhos culpando a FPR de tudo, mas na verdade os clubes são também muito culpados pela falta de organização e compromisso.

Saudações

Anónimo disse...

CORRECÇÃO :
os modelos competitivos são da unica e exclusiva responsailidade da FPR e muito menos vão a Assembleia geral.
Se é verdade que os clubes criticam,critica,criticam e não apresentam listas alternativas, tambem se deve reconhecer que os modelos compeitivos são da responsabilidade da direcção da FPR

Anónimo disse...

«E se o CDUL para o ano por não ter participado este ano descesse de divisão? acham mesmo que este ano não teria participado?»

Acho. O CDUL não está interessado nos sevens e não há nada a criticar nisso. Em Inglaterra alguém critica os Harlequins por não invistirem NADA nos sevens?

Na época passada, o CDUL participou com uma equipa que integrava os jogadores que recebiam algum apoio do clube, pilares inclusive. Não faz sentido.

Acho que para o CDUL tanto faz participar na I, na II ou na III divisão dos sevens. O clube, tal como todos os clubes do TOP14 e da PRO2D, mais os da Premiership e os da National 1, mais os da Celtic/Italian league, não tem um projecto que inclua levar os sevens a sério. O mesmo se passa na NZ, AUS, AF. do Sul e Argentina.

Os sevens são diferentes do XV. Os selecionadores não vão assistir aos paupérrimos jogos de clubes nos seus países. Assistem aos jogos de XV e percebem que jogadores de XV darão bons jogadores de sevens.

Mas em Portugal isso não pode ser... Temos que ter um circuito de sevens em que é crime não participar, o selecionador deve ir assistir a esses jogos em que as equipas vencedoras muitas vezes nem 12 jogadores conseguem apresentar, selecionar aí os futuros jogadores da selecção de sevens, etc...

Anónimo disse...

Caro anónimo das 1957H mas eu concordo consigo devia-se tornar a competição de VII independente das de XV. quem quer participa nas duas e quem quer participa só numa delas. Acho que se o CDUL não quer participar no VII não deve participar, da mesma forma que quem só quer participar em VII o deve poder fazer e deve poder evoluir, caso tenha resultados para isso, para outra divisão de maior nível. O que eu não percebo é porque o circuito nacional tem que estar reservado para as equipas mais bem cotadas de XV.

porque é que que um clube só pode evoluir numa modalidade olímpica se jogar também um outro jogo? ainda por cima tem que jogar bem se quiser evoluir no VII

Relativamente a Assembleia Geral isso poderá ser assim em teoria mas se os clubes não concordam têm toda a legitimidade de convocarem uma assembleia e dizerem isso mesmo e agirem em conformidade. Quantas assembleias ordinárias existem por ano? pelo menos duas, quantas vezes este problema foi levantado?

Eu não gosto de VII, honestamente acho um jogo maçador, onde os outros vêm jogadas fantásticas e sprintes formidáveis, eu vejo muito campo para pouco jogador, agora nem todos têm que ser como eu e se nem todos têm que gostar de XV e se assim é porque é que este jogo (XV) que define a hierarquia do VII? era como se o futebol de salão estivesse linkado ao futebol de 11.

Anónimo disse...

Parabéns ao Benfica, que mesmo em ano de grande crise e que pode levar mesmo ao fim da secção de Rugby no Benfica, compareceu a todos os torneios e campeonatos, isto sim é atitude de um clube de Rugby.

Anónimo disse...

Caro anónimo de 31 de Maio de 2013 às 21:47

Concordo com tudo que disse, separação total entre campeonatos/circuitos de sevens e de XV. Acrescento só que as duas variantes devem continuar sob a alçada da mesma federação.

Anónimo disse...

Nunca mais percebem que não devem misturar sevens com XV. Nunca, mas mesmo nunca, fazer campeonatos de sevens. Fazer isso sim Torneios de Sevens em que os clubes que desejarem convidam outros clubes, grupos de varias equipas que se organizam, equipas estrangeiras, etc e depois, dando condições de convívio, amizade, confraternização, muita música, boa organização (porque esta em causa o nome do organizador) promover um torneio, que, cereja no topo do bolo pode ter prémios monetários ou em material. Quantos e quantos torneios se faziam em Portugal e Espanha com este tipo de organização e que depois desaguava naquele que foi dos melhores em toda a Europa. O Lisboa Sevens. Quantas cunhas e quanta qualidade se rinha de mostrar nesses torneios nacionais para se ter a honra dum convite para o Lisboa Sevens. Todo o dinheiro que a Federaçao investe nos Sevens devia ser para apoiar um Lisboa Sevens. Nos restantes, seriam os clubes através dos seus patrocinadores, ou câmaras municipais a fazerem jornadas de qualidade e não a "porca miséria" de ver meia dúzia de gatos pingados a fazerem um frete danado em torno dum terreno de jogo, a brincarem a UM CAMPEONATO NACIONAL. Que ridículo e que tristeza. Parabéns aos clubes que tivéramos coragem de dizer NAO.

Anónimo disse...

ACADÉMICA CONFIRMA-SE COMO MELHOR EQUIPA PORTUGUESA DOS ÚLTIMOS 6 ANOS. 3 títulos nacionais, 2 2ºs e 1 3º. VIVA A ACADÉMICA Á CHUVA E AO SOL...

Pedro Manuel Faria

Anónimo disse...

Já sabíamos que assim era. Há alguns que ainda não entenderam. Deve ser a única modalidade desportiva, no único país do mundo, em que nenhum jogador da melhor equipa, é chamado à seleção nacional...Nem a um treininho!!!

Anónimo disse...

Se querem desenvolver o rugby, sejam sérios, façam campeonatos e torneios fora de Lisboa. E as equipas de liboa que façam o favor de contribuir para isso!!!! Esta discussão, só merce uma atitude, é que os clubes fora de Lisboa se reunam e encontrem soluções para combater esta macrocéfalia do rugby nacional.

Anónimo disse...

Olhem, se calhar vão mesmo acabar com este campeonato. Como não é uma equipa de Lisboa a vencer e ainda por cima quem vence não tem nenhum jogador na seleção se calhar no próximo ano já não vai haver. Esperem para ver. Estou mesmo a falar a sério, não é brincadeira.

Anónimo disse...

No meio de tanta critica que sugestões ficam ? O vazio do costume.
A Direção da FPR tem um Programa estratégico que deve respeitar. Os sevens são uma vertente fundamental. E todos estamos de acordo que assim deve ser, pela qualidade dos jogadores, pela tradição e pela legitima aspiração a bons resultados, mais facilmente ao alcance do que o XV. Por outro lado tem Regulamentos para as diferentes competições que são do conhecimento dos CLUBES que todos os anos são convidados a propor alterações, e não o fazendo dão o seu acordo tácito. A FPR, não devendo alterar os Regulamentos tem-no feito na condição de todos os Clubes estarem de acordo, sob pena de impugnação.
Neste caso concreto dos " ridículos " grupos de duas equipas a Direção propôs alterar para três grupos o que foi regeitado por alguns Clubes.
Parece que esta semana já queriam, mas há Regulamentos para cumprir.
Também se critica o numero de jogos que as equipas fazem. Quantos pensam que podem fazer num dia ? Sete? Oito ?
Que andam 700 klm, e daí, qual é a alternativa ?
Fala-se por falar. Alguns apenas e claramente para atacar o Presidente que está em todas e dá a cara.Outros porque se centraliza. Outros porque descentraliza.
A verdade é que, mesmo em tempo de crise, há muito mais competições e mais jogadores inscritos.
O Presidentexcom a sua política está a afastar os patrocinadores ? Não me parece, ou então faz grandes milagres. Ao que parece não aumentou as dívidas, há mais actividade, e ainda hoje as raparigas jogaram em Brive e os Sub-20 no Chile. No proximo fim de semana os sevensxestarão em Lyon e as raparigas em Benidorme.
Pensem antes de criticar. Informem-se e sejam positivos.
No meu entender, este Presidente, mesmo mal rodeado, está a fazer um trabalho notável testemunhado e apreciado por muita gente fora do rugby. Pois é santos de casa não fazem milagres.
Mas esse rapazinho que diz que o Presidente deve ser demitido que vá ás Assembleias Gerais e que o enfrente. Vai ver o banho que leva.
Ou faça como ele fez, concorra.
Nós não somos parvos e sabemos bem quem está interessado em apoiar e em desenvolverco rugby, e não só em Lisboa.
Vamos ajudar com ideias construtivas.

Anónimo disse...

Enorme resultado do S.L. Benfica no Campeonato Nacional de Seven's ao terminar num excelente 4º lugar, demonstrando que está bem vivo quando muitos desejam o contrário.

Anónimo disse...

espectáculo triste dado pelo Belenenses em Arcos de Valdevez. Péssima atitude para um clube que se diz "dos grandes" em Portugal.

Anónimo disse...

Concordo plenamente. O Belenense, lamentavelmente, abandonou o torneio depois de perder na meia final com Direito. Parece que o seu presidente. Manuel da Costa, não se encontrava presente. Atitude deplorável dos jogadores que não disputaram o jogo do 3º e 4º lugares. Extraordinária atitude competitiva da Académica, indiscutivelmente a melhor equipa presente e um justo vencedor.
António Silva
Arcos de Valdevez

Anónimo disse...

Tive vergonha de ser do Belenenses.

Anónimo disse...

O Benfica esteve realmente muito bem nesta competição, principalmente se considerarmos a má época no XV. Nomeadamente neste torneio os "encarnados" demonstraram uma boa organização e que sabem jogar esta vertente reduzida do jogo. Grenho e Ventosa são os seus melhores elementos que conseguem manter uma boa coesão no grupo. Não têm obviamente os argumentos das melhores equipas, principalmente da Académica que se apresentou para ser campeã.