26 de maio de 2013

BELENENSES VENCE NA TAPADA E APANHA DIREITO NO RANKING

O Belenenses venceu o Tapada Sevens, segunda etapa do Circuito Nacional da variante, derrotando na final a Académica por 28-10, depois de na meia final ter afastado Direito, por 28-5.

Com esta vitória o Belenenses igualou Direito na liderança do ranking da competição, deixando tudo em aberto para a última etapa que se realiza em Arcos no próximo final de semana.

Marcado por mais uma ausência - a do Caldas, que se juntou ao Évora no banco dos ausentes - a etapa da Tapada colocou a nú a fragilidade da organização, que não soube contornar os problemas e acabou por decidir por um modelo de torneio que não se ajusta de modo nenhum ao número de equipas presentes na Ajuda.

Na verdade, se antes da desistência do Caldas as equipas estavam divididas em dois grupos de quatro equipas e um apenas com três, custa a compreender porquê, com a saída de mais uma equipa, simplesmente não se transformou a divisão em dois grupos de três equipas e um de quatro...

Assim, como ficou, é pelo menos ridículo organizar dois grupos de apuramento em que apenas se realiza um jogo...

As equipas participam nas provas para jogar, não para estarem na bancada a ver a banda passar...

Aliás chegou a altura de começar a pensar as razões que levaram a tantas
ausências e tantas hesitações na organização, para que todos possam contribuir para uma solução que ponha clubes e organização ao serviço das equipas e dos jogadores.

Na Tapada a Académica obteve a sua segunda segunda posição, depois de derrotar nas meias finais o CDUP por 31-14, e no ranking geral está apenas a um ponto dos dois da frente.

Para o quarto lugar na geral Benfica e CDUP seguem igualados, com Agronomia a cinco pontos na sexta posição.

Duas notas positivas para Benfica (que venceu Agronomia na decisão do quinto lugar da etapa) e Montemor (que derrotou o Técnico, no apuramento, e o CRAV na luta pelo sétimo posto), e duas negativas, uma para o Cascais, que ao perder os três jogos que realizou é agora a última classificada no ranking global, entre aquelas que estiveram presentes nas duas etapas, e outra para o Belenenses que teve jogadores seus punidos em todos os jogos com cartão amarelo...




Fotos: António Simões dos Santos

34 comentários:

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral,

Quando se refere à organização do torneio, parece-me bastante injusto, na Tapada, como ja tem vindo a ser habitual, havia todas as condições e uma excelente organização para a realização do torneio, a parte do modelo da prova, ja foi responsabilidade da fpr(apesar da irresponsabilidade dos clubes que faltaram).
Penso que seria justo enaltecer a dinamização que os da Tapada tem feito pelo rugby, desde torneios sénior de alto nível, a torneios de jovens de se tirar o chapéu, ao touch-rugby!
Eu pude presenciar tudo isso com pai de uma atleta, que deixo aqui uma palavra e gratidão ao clube que tanto tem feito para promover o rugby,
Parabéns!

Manuel Cabral disse...

O seu comentário seria correto se eu não tivesse sido bastante claro quanto aos aspectos organizativos que critiquei.
É fácil depreender por quem leu o que escrevi, que me referi ao sistema competitivo e nada mais.
E custa-me a acreditar que haja alguém que sinceramente acredite que eu fui injusto.
Como deixar passar em claro uma organização de prova que divide as equipas em grupos de duas???
Quanto a Agronomia, não foi feita nenhuma observação quanto ao que diz respeito aos restantes aspectos da organização, portanto não me parece que haja lugar para o seu comentário...
Não me recordo, em quatro anos de Mão de Mestre, de alguma vez ter criticado Agronomia no respeitante a qualquer organização de sua responsabilidade, e se tal vier a acontecer no futuro - espero que não! - será com certeza devidamente fundamentado.
O respeito e consideração pelas entidades não as exclui de eventuais criticas, mas na verdade não me recordo de ter tecido qualquer comentário negativo em relação às organizações dos agrónomos, e sempre que surgem iniciativas anunciadas pelo clube - e por tantos outros! - delas fazemos a possível divulgação, seja através do site - sempre que se justifica ou seja possível a elaboração de uma notícia - ou através das redes sociais, nomeadamente do Facebook e do Twitter.

Anónimo disse...

Manuel Cabral de quem é a autoria das fotografias ? Abraço

Manuel Cabral disse...

O crédito das fotografias está, como habitualmente, no final do texto.

Anónimo disse...

Engraçado...ja ninguem fala de vasco uva depois deste torneio...querem va ao mundial? Vcs sao malucos...vejam o belem com cunha,rafael,vareta,melim...uns monstros a defender. Costa,hugo e até o esquecido mirra a partirem a loica toda no ataque...sevens é o belem..Prestem atencao pq os meninos de coimbra quando aperta, nao tem arcaboiço para se aguentAr

Anónimo disse...

Muito bom torneio do Belenenses e da Académica! Claramente as equipas superioras neste torneio.

Qualquer um dos jogadores como Serginho, Eduardo, Sebastião, Rafael, Costa, Vareta, Hugo, Mirra, entre outros, poderia estar numa chamada à seleção.

Mas como ninguém sabe qual é a politica de chamadas, continua tudo na mesma!

Anónimo disse...

Não tenho dúvidas de que este torneio se vai decidir entre a Académica e Belenenses. Aliás as duas formações que têm mandado nos sevens em Portugal nos últimos 5 anos. Académica tem 2 títulos e 3 2ºs lugares neste período a que me refiro e o Belém tem 2 títulos. A Académica, apesar de estar mais jovem esta época, com alguns jogadores sub 18 no grupo que tem apresentado, é sempre um sério candidato. Como será o Torneio de Arcos? Sendo certo que os jogadores de Lisboa não gostam de viajar esta pode ser uma vantagem determinante para os "pretos".
Carlos Alberto Sousa, Coimbra.

Anónimo disse...

NOS ÚLTIMOS 3 JOGOS, DE 7, DISPUTADOS ENTRE A ACADÉMICA E O BELENENSES OS "PRETOS" VENCERAM 2 E OS "AZUIS" 1. OS DE COIMBRA VENCERAM NO TORNEIO DE ARCOS DO ANO PASSADO E EM COIMBRA NA 1ª ETAPA, DA FASE FINAL, DESTE ANO E O BELEM VENCEU NO PASSADO SÁBADO.

Anónimo disse...

e venceu os outros três torneios do ano passado lool

Anónimo disse...

Grande vitoria do Benfica sobre a Agronomia na bola de "Ouro" .. muito bom jogo técnico e de raça.

Anónimo disse...

Alguem sabe onde posso ver a fotografias do ultimo torneio?

Anónimo disse...

Lamentável a "actuação" do Hugo Valente, amarelado em todos os jogos! E depois queixa-se de não ir á selecção!

Anónimo disse...

os amarelos do hugo valente não são a parte pior, com arbitros mais rigorosos podia ate ver encarnados e com menos rigorosos nem ver amarelos o problema dele e a falta de humildade e de respeito pelos adversários, técnica e taticamente e mt fraco fisicamente é excelente de força e velocidade mas se para cá entre um bando de miúdos isso faz toda a diferença a nível internacional é abafado

Anónimo disse...

Sim esse tal de Hugo Valente é o rei tem a mania que faz e acontece manda umas bocas ao Pico ( que nao deixam de ser verdade)mas so demonstra a falta de valores e respeito que ele tem. Tecnicamente é um que nao tem muito por onde se lhe pegue, ou seja podia ir embora que falta nao faz nenhuma.

Anónimo disse...

Engraçado...ja vi muitos "miudos" tentarem abatê-lo em velocidade ou força e nem perto chegam...dor de cotovelo de nao ter um jogador assim é lixado. amarelado por ser duro...engraçado vejo o Vasco Uva a dar mocadas so com o ombro fora de tempo e nem falta é, estatutos! Deviam era estar caladinhos no vosso lugar

Anónimo disse...

Tirem uns anos ao Grenho e ao Uva e veriam o que seria do Valente...hahahahah

Anónimo disse...

Tirem uns anos ao Eusébio e ao Pélé e veriam o que seria do Messi e Ronaldo!

Anónimo disse...

Agronomia tem conseguido grandes organizações. É indiscutivelmente o Clube que melhor organiza e que melhores condições tem. Muitos parabens.
Quanto ao modelo a culpa é dos clubes faltosos. Ha regulamentos para cumprir e os Clubes não se põem de acordo. Desta vez a fpr não tem qualquer culpa. Espero que penalize os prevaricadores.

Anónimo disse...

O que vai acontecer aos prevacaridores. Ao CDUL já deram o prémio de convocar uma mão cheia de jogadores para a seleção de sevens. É assim, são convocados sem terem feito nenhum jogo de 7 da competição nacional. Bem, como esse tal de Pico só viu ainda meio torneio por certo não se perdeu nadda. ANEDOTA

Anónimo disse...

Onde se pode ver fotos do torneio sem ser a final?

Anónimo disse...

Anedota é o nivel do campeonato de Sevens! Acho importante haver a competiçao nao haja duvida. O problema é que os clubes estão se borrifando. Cdul desistiu.... e ja viram as equipas apresentadas pelos outros? Nem o beleneneses conseguiu ter 12 jogadores....

Ao nivel que se jogam estes torneios é normal que jogadores como o valente, salgados, francos e afins se superiorizem.
Lá foram é que a porca torce o rabo e nao fazem diferença nenhuma.

Estes torneios sao importantes para os clubes lançarem novos jogadores, agora dai a servirem de obrigaçao aos que se destaquem serem chamados vai uma grande diferença...

Rodrigo disse...

Uma vergonha! Académica de Coimbra nem um convocado apresenta para os treinos das selecções de sevens.
Mas andamos a brincar com o Rugby? Então como é que é possível uma equipa que está presente nas 2 finais do campeonato nacional, nem um jogador apresenta nos treinos.
Ao contrário o CDUL, que nem sequer se apresenta nos torneios apresenta uma mão cheia de jogadores.
Isto para mim já é gozar um bocado com uma instituição como AAC, deveriam ser mais transparentes nas decisões que tomam.
Rugby não é só Lisboa...

Anónimo disse...

Caro adepto indignado da Académica, das 04:17, eu também acho que o Sérgio e o Salgado deviam pelo menos ser convocados agora usar o argumento de que estiveram em duas finais e que deviam tr jogadores convocados nao faz grande sentido, eu pergunto te se Agronomia, CDUL, Direito e CDUP pudessem utilizar os seus melhores jogadores, sim aqueles que estão na selecção de 7s, a Agronomia não tem de 7s mas tem bons jogadores que não têm podido estar nestes torneios, será que a Académica chegava a alguma final? Pois a mim quer parecer me que não.

Rodrigo disse...

Se, se, se...
O cdul nem sequer se apresentou para discutir os torneios...
Académica nos últimos anos, junto com o belenenses têm o domínio dos Sevens em Portugal, basta verificar as estatísticas.
Talvez se fossem dadas mais oportunidades aos jogadores fora de Lisboa, talvez eles tivessem oportunidade de evoluir e aprender com os melhores.

Anónimo disse...

ja tiveram mais do que oportunidades e nao provaram nada....

Anónimo disse...

A ti parece-te que não? Quando há uns anos as equipas estavam com os jogadores da seleção em Coimbra, a Académica ficou em 3º e disputou os jogos de igual para igual com equipas recheadas de jogadores de seleção. Sabes qual é a diferença? Uns têm a possibilidade de ir jogar torneios lá fora,de treinar com os melhores, no fundo de evoluir... e outros simplesmente não têm

Anónimo disse...

Gostaria so d relembrar que quando foram dadas as mesmas oportunidades o sergio franco foi considerado lobo do mes, pela sua dedicacao e brilhante prestacao ed quse todos os torneios do circuito irb, tendo se destacado de entre os jogadores portugueses, e feito grandes exibicoes frente a selecoes d topo mundial. O salgado tambem mostrou q e uma mais valia a equipa quando participou em todos os torneios Fira e foram campeoes. Prova provada que os jogadores fora d lisboa quando treinam e jogam com os melhores, estao em pe d igualdade c os outros. E preciso e la andarem, e acho que ja mereciam...
Fernando

Rodrigo disse...

Os gajos de lisboa é que jogam bué...
Alías este ano foram imensos os sucessos da selecção de sevens, senão fosse a velha guarda chegar a frente para assegurar a presença como core team, queria vêr...th

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ó Rodrigo, os gajos de Lisboa? isso dito num ano em que andaram 3 ou 4 jogadores do CDUP na selecção de VIIs é uma falta de respeito pelos jogadores do Porto, já agora para o anónimo que diz que há 3 anos em Coimbra a Académica ficou em 3 lugar ele que se lembre quantos estrangeiros jogavam nessa equipa, 3? 4? não sei ao certo mas andava por aí.

Anónimo disse...

Desculpe mas deve estar a confundir, eu estou a falar de um campeonato de sevens em Coimbra e a Académica nesse ano contava com 0 estrangeiros na equipe.

Anónimo disse...

isso de 0 estrangeiros é mentira!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 13:46. A Académica jogou apenas com 1 estrangeiro (Jaime, jovem de quase 40 anitos) o torneio de coimbra em causa. Esse torneio venceu o Belenenses na final com Direito. Lembro que jogaram os principais jogadores destes clubes e que a Académica perdeu na meia final com o Belenenses num jogo disputadíssimo. O treinador de Direito era o atual treinador dos sevens e poderá confirmar este depoimento. No jogo de 3ª e 4ª a Académica venceu o CDUL num jogo polémico que o árbitro prolongou para além da sirene, depois de bola morta. O CDUL empatou com ensaio de Gonçalo Foro e o jogo decidiu-se no ensaio de ouro a favor da Acdémica. O Tomás Morais também assistiu e poderá, também, testemunhar a veracidade desta versão dos acontecimentos. CDUL jogou esse jogo com todas as suas "estrelas" e a Académica também. Mas os os "pretos" tinham estrelas portuguesas...

Anónimo disse...

Ta tudo certo menos uma coisa, o Jamie nesse ano ainda nao jogava pela Académica, ou seja, 0 estrangeiros como tinha dito.