26 de outubro de 2012

SEGUNDONA NORTE COM DUELOS INTERESSANTES E CENTRO A MEIO GÁS *

Começamos a análise da jornada pelos jogos que terão lugar no Minho, onde se localizam quatro das seis equipas participantes da Zona Norte, para depois darmos conta do que se vai passar na Zona Centro - muito pouco na verdade, com o adiamento do Aveiro-Lousã B.


NORTE
GUIMARÃES - FAMALICÃO
Um dos mais interessantes jogos do grupo Norte vai ter lugar sábado às 15,30 horas, na Pista Gémeos Castro em Guimarães, com dois dos mais fortes candidatos na zona Norte.
Um jogo que no ano passado terminou com a primeira vitória de sempre dos Bravos frente aos rivais de Famalicão por uns renhidos 10-07, e que este ano deverá produzir um resultado semelhante face à evolução do Guimarães, com muitos jovens de valor a singrar na equipa, vindos dos escalões de formação.
O Famalicão que já costumava ser o favorito deste grupo, passou a super-favorito face à novas aquisições, que certamente tentarão fazer a diferença neste jogo, deixando os famalicenses na sempre confortável posição de comando do grupo, para que o apuramento não seja conseguido na última jornada, como aconteceu na temporada passada.

BRAGA - LOUSADA
O jogo de domingo, no campo o Lomarense em Braga, é apontado por muitos como o "tango do último lugar" já que ambas as equipas, face aos seus resultados mais recentes são apontadas como menos fortes do grupo.
O Braga teve duas derrotas nas duas primeiras jornadas, ainda que tenha perdido ambos os jogos para os candidatos mais fortes à subida. A equipa tem sofrido neste inicio de época com vários contratempos como falta de campo para treinar, perdas de jogadores para outras equipas e por lesões graves, não tendo apresentado o rugby que no ano passado obrigou o trio da frente (UTAD; GRUFC; CRF) a trabalharem forte para os derrotar.
O Lousada, que até viu o seu grupo de trabalho aumentar não conseguiu o melhor começo de campeonato com uma derrota pesada e tem de neste jogo mostrar maiores credenciais para não ficar com o epítome de "lanterna vermelha". O grupo duriense tem a vantagem de ser bastante jovem e um ritmo de jogo interessante, com bom uso da bola, sobretudo nas suas linhas atrasadas.
A época passada foi o Braga que conseguiu sair a sorrir do campo com uma vitória de 18-05 mas com uma equipa com melhor preparação.




CRAV B - UTAD
A UTAD terá este sábado um jogo para rodar o seu plantel, uma vez que jogará contra a equipa B do CRAV, que como sabemos não pontua para o campeonato. Ainda assim, este jogo ainda que não tenha propósito de pontos, serve para aferir se o jogo de Guimarães foi um bom ou mau resultado, face ao que a equipa poderá fazer frente aos Garranos.
Existe uma segunda condicionante para este jogo, pois não jogando a equipa A, o treinador Nuno Vaz poderá querer rodar elementos da equipa principal de forma a ganharem forma para futuros aprontos da equipa A, o que poderá fazer a balança pender ainda mais para os da casa.
Na época passada o jogo não chegou ao fim com cenas pouco edificantes a acontecerem no recinto de jogo, e no momento de paragem do jogo o placard registava uma vitória para os forasteiros por 0-12

CENTRO
AVEIRO - LOUSA B
JOGO ADIADO

TOMAR - BAIRRADA
Como aqui expus na passada terça-feira, este jogo poderá pôr o Bairrada com um pé na segunda fase, bastando para isso uma vitória bonificada frente ao Tomar.
Ainda assim esta parece ser uma tarefa mais complicada de realizar este ano do que em anos anteriores face à pré-época dos Nabantinos e face à vitória moralizadora, ainda que desprovida de pontuação, frente à Lousã B, em casa dos serranos.
O Tomar que nas últimas épocas tem ficado sempre muito abaixo dos lugares da frente tem, esta época, a grande hipótese de disputar a segunda fase bastando para isso ficar à frente de uma das equipas que pontuam (a Lousã B não pontua por ser equipa B) e começar a jogar a um ritmo maior, levando a sua equipa a niveis maiores de superação e esforço, evoluindo a pensar nas próximas épocas, ou até num golpe de sorte conseguir atingir as meias finais da segunda divisão.
O jogo será realizado na Moita da Anadia, domingo às 15,00 horas, e os do Nabão  
certamente não quererão repetir a derrota de 14-31 sofrida na época passada.

* Texto: Morpheus
Foto: Bruno Pinheiro

5 comentários:

Anónimo disse...

FPR estuda desclassificação do Famalicão.

Anónimo disse...

Do Famalicão? Por ser candidato à subida? Fora do prazo alargado tinha 11 jogadores, mas com o adiar da primeira jornada com o crav-b só jogaram no dia 21 contra o Braga (51-7) e nesse dia tinha 25 inscritos. Hoje contra o Guimarães com 30.

O Lousada não tem um inscrito no dia de hoje. Mas como não são candidatos à subida recebem uma taça!

Que clubes receberam pedidos de resposta para além do Loulé?

Anónimo disse...

Joguem! Preocupem-se em treinar e em jogar bem.

Anónimo disse...

CR FAMALICÃO 51 7 BRAGA RUGBY
GUIMARÃES RUFC 10 23 CR FAMALICÃO
O Famalicão joga!

Anónimo disse...

Valha-me Deus.. Isto faz lembrar aquela história da coligação futeboleira vitoria/Benfica quando quiseram tramar o Porto na secretaria!:) Sejam homenzinhos, joguem dentro do campo e não fora dele!