31 de outubro de 2012

TAÇA DE PORTUGAL ARRANCA COM EQUIPAS DA SEGUNDONA

Regressada ao formato original, depois de (mais) uma original experiência falhada, a Taça de Portugal arranca com uma primeira eliminatória entre as equipas da 2ª Divisão, divididas em dois grupos, um referente ao Sul/Lisboa e outro ao Norte/Centro.

FCT - ELVAS
No Estádio Universitário, sábado às 13 horas, a Tecnologia recebe o Elvas, e o maior interesse do jogo reside em saber como se encontra a equipa dos estudantes, que esta época só disputou um jogo, deixando os outros dois, para ocasiões futuras.
Em condições normais o Elvas, muito em função da sua juventude, não conseguirá oferecer resistência à FCT, e esta deverá sair vencedora do encontro.

BEIRA MAR - KELLERMANN
No Campo do Gaio, às 16 horas de sábado, o Beira Mar recebe o Kellermann, que tem sido até agora a equipa mais fraca da 2ª Divisão (Sul/Lisboa), enquanto a equipa da Moita do Ribatejo tem tido um excelente comportamento na prova, tendo perdido apenas para o Sporting por dois pequenos pontos, e o resultado não deve ser outro que a vitória dos ribatejanos.

SÃO MIGUEL - OEIRAS
Um encontro entre dois grandes candidatos à passagem à fase seguinte do campeonato, no sábado às 16 horas no Estádio Universitário, que traz consigo todos os ingredientes de um bom jogo de rugby.
Duas equipas estruturadas e bem orientadas, com argumentos que podem levar o resultado para qualquer dos lados.
Pelo que as equipas tem feito neste início de época, os buldogues parecem levar alguma vantagem sobre a equipa da linha, mas o Oeiras vai querer desforrar-se da derrota que sofreu na 2ª jornada do campeonato.

BELAS - SPORTING
Mais um duelo de grande interesse que vai com certeza encher o António Pinto Basto, no sábado às 18 horas, e que é mais uma prova de fogo para a equipa de Alvalade, que tem, até agora um registo irrepreensível de vitórias no seu regresso às competições.
O Belas perdeu os seus dois primeiros jogos, mas sempre com bónus defensivo, na semana que passou parece ter espevitado, e uma vitória frente ao emblema do leão seria um forte incentivo para os homens do esquilo.
Apesar de pequena, esta é a primeira deslocação do Sporting, e esse é outro aspeto interessante da partida: como se comportará a equipa nas deslocações.
Pelos resultados desta época, a vantagem parece do Sporting, mas em casa e subindo de rendimento, o Belas pode vencer.

AVEIRO - GUIMARÃES *
Em Aveiro, os moliceiros recebem os bravos de Guimarães e tentarão contrariar o aparente favoritismo dos visitantes com o fator casa.
Os  Aveirenses não jogaram no passado fim de semana e não deverão ter grandes problemas a nível de lesões o que significa que poderão enfrentar os vimaranenses na sua máxima força e contrariar a recente história entre ambos - derrota do Aveiro por 31-19 em Guimarães na passada temporada.
O GRUFC está a fazer um esforço de desenvolvimento e de crescimento que só as vitórias poderão sustentar e este jogo tem um interesse especial pois o vencedor deste jogo enfrentará o vencedor do jogo Braga - Lousada, formações ao alcance dos vimaranenses, o que os poderia levar até uma 3ª fase e a um sempre aliciante jogo com uma equipa da 1ª Divisão, mas para isso acontecer os bravos não se poderão iludir e não serem "ovos molesem campo tentando desde o primeiro minuto procurar a área de ensaio adversária.


TOMAR - FAMALICÃO *
A equipa de Tomar recebe um dos principais favoritos à subida na Segundona e terá certamente um jogo muito difícil, ainda que jogue no seu terreno e para uma competição que não será, certamente, a prioridade dos Famalicenses, que poderão aproveitar este jogo para rodar os seus jogadores menos utilizados e poupando os seus jogadores decisivos para jornadas mais difíceis no grupo Norte. 
É certo que no ano passado este tipo de decisões custou ao Famalicão derrotas inesperadas como a sofrida às mãos do Lousada, pelo que isso deve ser tido em conta na hora de escalar a equipa por parte do treinador Pedro Campos Costa.
A treinadora de Tomar certamente quererá tentar pôr os seus homens de volta às vitórias depois da derrota às mãos dos leitões no passado sábado, mas sabe também que o seu principal fito serão os jogos contra Aveiro que determinarão quem acompanha a quase apurada Bairrada.

UTAD - BAIRRADA *
Os bairradinos deslocam-se a um campo muito difícil para esta primeira eliminatória da taça, tendo de jogar com os homens de Vila Real no seu reduto. 
O Bairrada encontra-se numa posição em que pode pensar neste jogo com maior empenho, uma vez que no campeonato se encontra praticamente apurado para a segunda fase, que apenas terá inicio no final de Janeiro.
A UTAD recebe os leitões de quem não têm boas memórias da época passada pois acabaram derrotados por eles para a segunda fase do campeonato por 0-24, ainda que nessa segunda fase os transmontanos tenham passado por uma crise interna que explica a diferença exibicional e de resultados para a primeira fase do campeonato.
A UTAD parece este ano ter um grupo de trabalho maior, com muitos antigos jogadores a retornarem ao ativo e com uma equipa técnica diferente apostada em fazer melhores resultados que no ano anterior.
Será um jogo onde muito provavelmente as avançadas serão o centro da contenda e por onde passará grande parte do jogo ofensivo de ambas as equipas.

BRAGA - LOUSADA *
O Braga recebe o Lousada pela segunda semana seguida e espera inverter o resultado registado para o campeonato e a possibilidade de seguir em frente na Taça de Portugal.
O Braga tem aqui a possibilidade de ter a sua primeira vitória oficial da época e começar uma reviravolta nos seus resultados. 
Para isso os gladiadores precisam de ser menos perdulários nos momentos ofensivos e sobretudo serem menos permeáveis defensivamente, especialmente nos últimos minutos de jogo onde já ofereceram um ponto bónus ao Guimarães (resultado de 05 - 12 até 10 minutos do fim, sofrendo ) e perderam um ponto bónus defensivo contra Lousada (ensaio sofrido na bola de jogo).
O Lousada depois de um arranque menos conseguido contra os garranos, obteve a primeira vitória frente aos bracarenses e certamente quererá continuar nessa senda vitoriosa. 
Os jovens de Lousada apenas terão de contrariar a sua conhecida irregularidade exibicional e acrescentar mais uma vitória ao seu pecúlio.

* Textos de Morpheus

22 comentários:

Anónimo disse...

Belas ganha pelo menos por 20. Vai acabar-se a mama do Sporting

Anónimo disse...

a nova equipa tecnica da utad é nada mais que lamentavel, é pura e simplesmente constituida por dois elementos da equipa que nos ultimos anos boicotaram todas as tentativas de se criar uma boa equipa em vila real, enfim nao passaram de uns invejosos que so procuram protagonismo.

Anónimo disse...

E o jogo em atraso da jornada 1 da II divisão norte? É às 15 horas?

Anónimo disse...

hoje, no eul, Sporting - Ecole Polytechnique de Paris (7-26)

Anónimo disse...

lagartos já começaram a encher

Anónimo disse...

Os novos treinadores da AAUTAD RUGBY além de invejosos têm outros defeitos, são honestos e responsáveis!!!

Anónimo disse...

Vamos ser realistas, a meu ver, á fortes concorrentes na zona centro e sul para disputar a subida, mas para mim, as 2 equipas mais fortes deste grupo sera o fct (se mantiver o mesmo nivel ou algo semelhante) e o S. Miguel, nao que eu ache que jogam extraordinariamente, mas se olharmos para o grupo nao é nada do outro mundo, destas 2, penso que apenas e tera hipotese de ir á final, e será a fct, pois se olharmos um pouco mais a cima, vemos a bairrada, e o famalicao, que para mim, serao as 2 finalistas, o S. Miguel ainda nao terá estofo para isso, mas é apenas a minha opiniao, espero que nao venham alguns ressabiados revoltados, porque nao tenho nada contra nenhum clube, surpreendentemente, penso que nenhum destes 4 clubes, tirando talvez a bairrada (famalicao, bairrada, fct , S.miguel) tem sub-18, agora faco uma pergunta, como esperam alimentar os seniores?? Acredito que no caso do S.Miguel nao será dificil, indo buscar jogadores a outros clubes "grandes" segundas ou 3 escolhas que nao tem lugar para evoluir la. Mas dou o mérito a eles por assim o fazerem, sao inteligentes e jogam com o que é "nosso". Bem Haja, e espero sinceramente, que sejam estes 4 clubes a passar, pois acho que assim teremos uns jogos incriveis!!

Anónimo disse...

famalicao esta forte apenas graças aos reforços CDUP. A bairrada coitados, ate agora so jogaram 2 jogos contra Aveiro e Tomar (este ultimo batendo por 35-5). O S.Miguel em pre-epoca (sem estar com o pe no acelarador como é habitual em campeonato) deu 67-7 em 60 min. O S.Miguel "nao tem estofo", mas até agora tem batido todos os ditos "grandes e favoritos" com ensaios de avançados e 3/4, com sempre 2 ensaios por jogo. Outro ponto importante Lisboa/sul é o grupo nao é nada do outro mundo? É o mais dificil da Segundona... Ou vão me dizer que o Norte (que tem 6 equipas) ou o Centro (que tem 4 equipas) tem mais competividade que um grupo de 10 equipas com enumeros ensaios marcados e rugby espectaculo ?

Mas mais uma vez nos mostramos no campo e quando ganharmos a todos entao venham dizer que nao tinhamos estofo, ou que o grupo de Lisboa/Sul era fraco... Falem das nossas competencias quando tivermos na Primeira divisao a competir

Miguel de Almeida-Pereira (S.Miguel, opiniao pessoal)

Anónimo disse...

Sr. Miguel , " famalicao esta forte apenas graças aos reforços CDUP. " A vossa equipa é totalmente das escolas do S. Miguel?? Duvido plenamente. Outro factor importante, se vir o que eu referi, falava tambem em relaçao ás escolas, algo que apartir dos sub-16 posso estar enganado mas nao vi nada. Falam em ter ganho a este ou aquele, ter ganho um jogo contra o adversário mais forte " A ou B" nao quer dizer que vao ganhar este ou aquele jogo, algo que tem de aprender, é que os jogos nao sao todos iguais, e ganham-se dentro do campo,gosto de ver esse entusiasmo, e esse acreditar que vao estar na primeira divisao, mas nao se esqueçam, antes de "poderem la chegar" ainda vao ter que passar muito com as equipas que estao na segunda, o ano passado, nem ás meias finais foram, e ficaram em que, 4º lugar na fase final?? É como eu digo, as coisas mudam, e se estao assim tao bem, ainda bem, se o Sr. leu tudo tambem deve ter lido esta parte "espero que nao venham alguns ressabiados revoltados, porque nao tenho nada contra nenhum clube" , tem que aprender, que so se pica quem alfinetes tem, nao vá por ai, e boa sorte para o campeonato. Penso que vencedores so irá haver depois dos jogos feitos, mas espera-se uns 4 finais muito fortes, e espero que assim seja ! Bem Haja

Miguel Teixeira disse...

Concordo quando se diz que os clubes com mais hipóteses de passarem à próxima fase na zona Lisboa-Sul são a FCT e o Rugby São Miguel. Acontece que os buldogues não só ainda não perderam um jogo esta época como também já jogaram com as mais fortes equipas da sua série, para o caso a FCT e o Oeiras. Mas o campeonato será longo e esperam a todos os clubes surpresas, mas do que tenho visto, não me custa afirmar que a equipa mais consistente e que tem demonstrado maior empenho e ritmo de jogo é a do Rugby São Miguel, que e para informação, após apenas 4 anos do seu regresso só não tem ainda uma equipa de sub-21, pelo que naturalmente perceberá o comentador que também tem (a partir desta nova época) uma equpa Sub-18, com as naturais dificuldades próprias de quem inicia uma equipa de raíz. A estes escalões o Rugby São Miguel soma uma equipa feminina e um vasto "viveiro" de Sub-8, 10, 12, 14 e 16.
Não desmerecendo o trabalho de ninguém, no Rugby São Miguel assiste-se a um trabalho muito consistente e sem pressas.
Outro aspecto relevante é que o Rugby São Miguel consegue arrastar público, o que diz da sua capacidade de crescimento e ainda não está a jogar no Buldog Stadium (Inatel - para breve)!
Mas no final da competição relativa à II.ª Divisão Nacional, ficarão dissipadas todas as dúvidas.
O que importa realmente é a consistência do trabalho e esse nas bandas dos buldogues está a correr com muita saúde.

Um abraço,
Miguel Teixeira (Rugby São Miguel)

kiko pimentel disse...

Ao contrário do que é referido num dos comentários o CRSMiguel tem Sub-18, basta consultar os jogos da semana no mão de mestre, para perceber que vai jogar, à sobreda,
com o SLBenfica às 14H00.Kiko Pimentel

Francisco Cruz - S. Miguel disse...

Vê-se que não conhece mesmo o S. Miguel, para dizer que n temos mais nenhum escalão sem ser os séniores, ou muito me engano mas deve ser dos clubes que mais escalões e atletas por escalão tem.
O São Miguel está a jogar bem e a corresponder à espectativa, dou os meus parabéns!Não temos estofo? veremos, poeque até agora temos provado exatamente o contrário. Comente com conhecimento de causa sff.

Anónimo disse...

Creio que falta a FCT jogar mais jogos para se perceber como vai ser o campeonato. Até agora percebeu.se que o S. Miguel está bem melhor do que era (bateu a FCT no primeiro jogo e creio que o Oeiras), e que o Sporting tem estado forte, mas a este falta jogar com clubes melhores. Com um jogo não dá para ver se a FCT está ou não a todo o gás, e não esquecer o Oeiras que apesar de (acho) ter perdido com o S. Miguel fez uma excelente época o ano passado. No geral, bom de ver que é um campeonato disputado.

Estevão disse...

Se estivermos preocupados em "alimentar" os seniores do S. Miguel, basta irem aos nossos treinos e verem a quantidade de miúdos a treinarem desde os sub8 até aos sub18! Ou então ver as inscrições na FPR!

Anónimo disse...

o que é engraçado é que a malta do S.Miguel identifica-se toda, sem medos... Não estamos penduramos em epocas passadas, apenas falamos do presente, 100% de eficacia (contra as equipas mais fortes) e disso ninguem nos pode negar. O Campeonato é longo e os 42 seniores que treinam 3x por semana têm fome, muita fome. E as nossas escolas tambem o têm. Parece que o SAO MIGUEL anda a incomodar.

@anonimo das 17.16 eu tenho o direito de dizer a minha opiniao especialmente quando digo as verdades que ninguem pode contestar.

Boa sorte a todas. quando acabarem os 80 min de todos os jogos, ai pode-se fazer as contas.

Atenciosamente Miguel de Almeida-Pereira (S.Miguel, opiniao pessoal)

Anónimo disse...

Quem mt fala pouco acerta e pouco ganha!

Anónimo disse...

desculpa anonimo da 01:05 (mais outro que nao diz quem é, será por medo, ou para ficar nas sobras enquanto manda comentarios "ofensivos" ) mas todas pessoas do S.Miguel (especialmente as que escrevem no mao de mestre) so falam quando sao atacadas,. quando dizem que nao temos estofo etc etc será por terem perdido contra a nossa equipa ou a pensar que nos confrontos futuros tambem vao ter esse azar.. Nos ( SAO MIGUEL ) preocupamo-nos com o nosso rugby, com a nossa escola (sub 8,10 12, 14, 16 18) e com os nosso resultados, com a nossa evoluçao e com os nossos objectivos !! de resto é só barulho de equipas ou pessoas mais fracas.

boa sorte a TODAS ! pratiquem bom rugby e HONESTO. Que ganhe a melhor (seja SAO MIGUEL OU AS RESTANTES )

Anteciosamente Miguel de Almeida-Pereira (S.Miguel, opiniao pessoal)

Anónimo disse...

lagartinhos, venham a belas comer 40!

Anónimo disse...

sporting vai a Belas com 19 lesionados no plantel

Anónimo disse...

Tanta letra do sao Miguel e afinal levaram na trombeta!!!

Anónimo disse...

anonimo 19.30, tas com medo de dizer quem es ? será por teres um nome feio ou vergonha na cara ?

O S.Miguel jogou com 7 Não titulares no XV inical. No entanto o campeonato e taça é feito disto.

resultado ao intervalo 18-14 para o S.Miguel
resultado final 31-26 para o Oeiras

Parabens ao Oeiras ! Mereceram e bom sorte para o resto da Taça

Sim porque a malta do S.Miguel dá valor a quem merece. Agora a pessoas que se escondem na palavra ANONIMO, já é outra historia.

é bom que essa raiva que tens te ajude a dormir. Coitado secalhar so tens isso para te aquecer.

Anteciosamente Miguel de Almeida-Pereira (MAIS UMA VEZ PARABENS OEIRAS PELA VITORIA, A PROXIMA É NOSSA AHAH)

Anónimo disse...

sporting encheu em Belas a valer...