26 de outubro de 2012

PÓS EUROPA PÕE SAINTS À PROVA *

Após duas semanas de competições europeias, na Premiership cumpre-se o primeiro terço do campeonato liderado pelos Saints que verão agora, finalmente, a sua capacidade para ser campeões posta à prova.
Em Northampton ainda não se tinham defrontado quaisquer equipas do “núcleo duro” e vêm aí duas semanas infernais contra Saracens primeiro e Tigers na semana seguinte.


Mas por partes, a jornada começa na 6ª feira com o Worcester, depois de na semana passada aplicar um cabaz de 90 na Amlin, a receber os Sharks de Sale que, por seu lado, conseguiram a primeira vitória na época contra o Cardiff.
Cipriani parece ter acertado e vai iniciar o jogo num XV com mudanças após a derrota frente ao Montpellier - Cueto (que foi campeão com os Sale) também parece ter re-encontrado o caminho para os ensaios.
Andy Goode, experientíssimo com campeonatos conquistados pelos Tigers,  comanda o Worcester a partir da posição 10 para pôr Cipriani à prova, com o capitão Schofield no banco.

No Sábado Bath recebe o Exeter que pôs o Leinster em sentido nas competições europeias. 
Este duelo desafia-se exactamente a meio da tabela e põe 6º contra 7º que se encontram separados por apenas um ponto.

A meio da tarde de Sábado os Saints que já falámos aqui defrontam os rivais de Londres Saracens perante um Franklin’s Gardens que se espera esgotado.
A rivalidade entre estas duas equipas tem vindo a aumentar nos últimos anos, alimentada pelo caso Tonga’huia em 2010 que se comprometeu com os londrinos e à última hora ficou em Northampton e, mais recentemente, pela novela Ashton que assinou pelos Saracens depois de recusar a oferta de renovação dos Saints.
O líder contra o 4º e tudo em aberto separados por dois pontos.

O Sábado fecha com outro bom jogo, o Gloucester recebe os Leicester Tigers.
O Gloucester quer manter as suas aspirações de playoff e se bater os Tigers mostra as suas credencias em definitivo quando estão a um ponto do 4º classificado.
Serão os tigres capazes de devorar os cherry and whites?

Este sábado poderá deixar tudo em aberto para as próximas semanas na premiership.

O Domingo joga-se em Londres primeiro com o derbi entre Irish e Quins.
Os Irish conseguiram afastar-se do último lugar devido à desgraça que se abate sobre o Sale mas defrontar os Quins não vai ser fácil.
Botica tem calçado as botas de Evans na perfeição e Easter parece ter recuado 10 anos na sua forma física e já se fala no seu regresso à equipa de elite de Inglaterra.

No outro derbi, frente a frente Wasps e London Welsh.
Wasps cupriram na Amlin e lideram o seu grupo sem complicações e dois cabazes enquanto que os Welsh são a equipa com mais pontos sofridos no seu grupo.
Não habituados a estas andanças da Europa sofreram um belo cabazito aplicado pelo Stade Français e tremeram para vencer em Itália frente ao Cavalieri.
Na Premiership, duas vitórias e quatro derrotas para cada equipa com Wasps a terem o factor bónus a ditar os 3 pontos de diferença entre as equipas.

Alinhamento da jornada:


Championship
As equipas da Championship estiveram envolvidas nestas últimas duas semanas na Taça Britânica e regressam agora ao campeonato.

Na 6ª feira os líderes Newcastle recebem os Titans de Rotherham que esperam negar o ponto bónus aos falcões.
Rotherham precisa de vencer para não perder o comboio dos primeiros.

Doncaster e Moseley defrontam-se no fundo da tabela, Doncaster se vencer pode colar-se a Moseley e tentar fugir aos lugares do fundo.

No Sábado Plymouth e Nottingham defrontam-se e ambas as equipas têm quatro vitórias e duas derrotas mas a capacidade ofensiva de Nottingham dita os dois pontos de diferença para os da Cornualha devido aos pontos bónus.

Também no fundo da tabela o Jersey vai receber o London Scottish, o Jersey desespera pela primeira vitória enquanto o Scottish está arredado dos lugares cimeiros.

Domingo é dia de jogarem os outros candidatos Bedford que viajam até Bristol que deverá sentir dificuldades perante o ataque destruídor dos Blues.

A jornada termina com os Cornish Pirates a receberem o Leeds  que é a equipa com mais pontos bónus neste campeonato o que permite agarrar-se à 4ª posição.
Os Pirates, equipa normalmente robusta e habituada a enviar jogadores para a Premiership, está longe das boas exibições de outras épocas na 8ª posição.

A jornada:

Sexta, 26 Outubro 2012
Doncaster v Moseley, 19:45
Newcastle v Rotherham Titans, 20:00
Sábado, 27 Outubro 2012
Jersey v London Scottish, 14:00
Plymouth Albion v Nottingham, 15:00
Domingo, 28 Outubro 2012
Bristol v Bedford, 15:00
Cornish Pirates v Leeds Carnegie, 14:30

Coventry RFC
No Sábado o Coventry viaja até Fylde que se encontra na 9ª posição da tabela.
Ambas as equipas estão separadas por apenas um ponto e com o mesmo número de vitórias na época (4).
Deverá ser um jogo renhido, ambas as equipas têm também sensivelmente o mesmo número de pontos marcados e sofridos com o Fylde a conquistar mais um ponto de bónus que o Coventry.
Os XV iniciais ainda não são conhecidos.


* Texto: Ricardo Mouro
Fotos e quadro: www.premiershiprugby.com

Sem comentários: