15 de outubro de 2012

EQUIPAS B E CLASSIFICAÇÕES

Fomos ontem alertados por alguns comentários sobre a questão dos jogos com equipas B não contarem para a classificação da 2ª Divisão.

Acontece que no início da época (cerca do dia 20 de Setembro) o Mão de Mestre copiou do site da FPR os Regulamentos para a presente época que estavam publicados.

Entre eles, estava o da 2ª Divisão, aprovado em 5 de Setembro de 2012, que estabelecia o seguinte a respeito da participação das equipas B, no seu Artigo 4º:
:
Artigo 4º 
As equipas B não poderão aceder à 2ª e 3ª fases, mesmo que para tal tenham obtido o respectivo direito, sendo substituídas pela equipa classificada imediatamente a seguir.


Perante oeste Regulamento, o Mão de Mestre organizou as suas tabelas de classificação e preparou-se para o arranque da época, nomeadamente publicando o Regulamento federativo, nas suas páginas.

Acontece porém, que a FPR, sem disso dar qualquer conhecimento através de comunicado ou Boletim Informativo, já depois de iniciada a época desportiva, procedeu a alterações neste Regulamento - e noutros! - tendo substituído a versão que se encontrava no site Oficial, nos últimos dias.

Sem questionar o conteúdo das alterações já que a FPR pode proceder a alterações nos Regulamentos sem consultar ninguém - não podemos deixar de lamentar que se tenha procedido a alterações no regulamento de uma competição, depois de iniciada a época desportiva, e, mais grave ainda, sem que disso se desse conta em informação difundida ao público.

Não é a primeira vez que a FPR desrespeita a forma como as coisas devem acontecer, sem consideração pelos que estudam, acompanham ou simplesmente se interessam pelas coisas do rugby, ficando por conta dos seus responsáveis a responsabilidade pelas atitudes que toma.

O Regulamento da 2ª Divisão alterado (pela segunda vez) e agora publicado, apresenta o atrás referido Artigo 4º, com a seguinte redação:

Artigo 4º 
Os jogos realizados com equipas B não contarão para efeitos de classificação mas serão abrangidos pelo Regulamento Disciplinar


Ou seja, a FPR alterou um Regulamento de uma prova, depois de iniciada a época desportiva, o que já por si é mau, e agora, sem que dê indicação de quando, como ou porquê, altera o que já tinha alterado, muda o conteúdo de um regulamento e faz de conta que essa alteração foi feita em 5 de Setembro.

Se não fosse triste era para rir!

Em termos práticos esta palhaçada federativa obriga à alteração das tabelas classificativas (a alteração é de tal forma recente que a própria FPR apresenta a Tabela classificativa com inclusão na mesma das equipas B) e mais importante, empurra as equipas B para um mero papel de passatempo e de equipas treinadoras das restantes participantes - resta saber se as equipas B, com o novo enquadramento, estão interessadas em continuar a disputar uma prova em que jogam para nada, e podem ainda ser punidas disciplinarmente, com efeitos nas suas outras equipas representativas. .

Nós, no Mão de Mestre, vamos manter a classificação como determinava originalmente o Regulamento aprovado em 5 de Setembro, e vamos passar a incluir uma segunda tabela classificativa nos termos da versão pirateada pela própria FPR.

Haja paciência!!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de referia que apesar da má execução esta tematica foi discutida na reunião de clubes e é da vontade da maior parte dos clubes da 2ª Divisão.

Da alternativa penso que estamos todos fartos, é a melhor solução.

Manuel Cabral disse...

Ao anónimo das 18:34
O que está em causa não são as alterações (conteúdo) aos regulamentos - como se diz no texto a FPR pode fazê-las sem consultar ninguém.
O problema reside na forma como foi feito e na altura em que foi feito.
Se não respeitamos o bom senso que diz que não se podem fazer alterações a regulamentos após o início da época, e se aceitamos que as alterações sejam feitas pela "calada", estamos a abrir caminho para que ninguém respeite os regulamentos e no final fica tudo bem...
Como aconteceu com a história mal contada das inscrições das equipas neste início de época.
Foi tudo outra palhaçada, mas ninguém tem culpa...
Por outro lado, também o Mão de Mestre tem denunciado a situação "esquisita" que se pode viver com as equipas B's a disputar a prova, mas sem que tenham nisso qualquer interesse competitivo. Pode haver favores, pode haver facilidades, em benefício de um clube e em prejuízo de outro.
Mas discordo frontalmente que se assuma por isso que esta foi a melhor solução.
Existem outras alternativas e de modo nenhum se pode considerar "a melhor solução" uma solução que deixa companheiros nossos sem terem onde jogar.

Anónimo disse...

Bom dia a todos a aproveito para louvar o enorme trabalho que tem sido efectuado pelo Mão de Mestre na divulgação da nossa modalidade.
No que concerne aos regulamentos da 2ª Divisão referentes às Equipas B os mesmos foram discutidos com os Clubes no final na época passada, com presença do Eng. Amado da Silva e Prof. Tomaz Morais entre outros, onde a maioria senão a totalidade dos Clubes presentes se manifestou a favor da exclusão pontual destas Equipas mas sensível à sua participação. Ou seja entendeu-se para bem da modalidade a competição mista entre Equipas B e A de 2ª divisão, no entanto considerou-se justo que as primeiras não poderiam condicionar o campeonato e portanto não seriam pontuáveis os seus jogos. Parece-me pessoalmente de todo acertado. Lembre-se o passado recente.
Ou seja houve efectivamente um atraso (estranho é facto) na publicação deste novo regulamento mas estava definido há 3 meses atrás. Esquecimento?
Quanto à desmotivação das Equipas B não vejo porquê, porque na realidade estas Equipas são para rodar jogadores e variam significativamente na sua composição de semana para semana.
Mais me parece ainda que se os BB servem essencialmente para motivar jogadores que são pouco utilizados nos AA sem qualquer consequência desportiva para a Equipa principal também os seus adversários terão o direito de igualdade e de poder gerir a sua Equipa nesse jogo sem a pressão da pontuação, não será?
Por razões diferentes esta solução parece-me interessante pois permite equidade entre as Equipas quando se defrontam.
Realmente torna a tabela classificativa estranha, no entanto julgo que será o menor dos problemas e é claramente um passo em frente na dignificação e honestidade da 2ª divisão.

Anónimo disse...

Olha, não que por magia agora anunciam que houve alteração dos regulamentos. Tanta coincidência, se eu fosse um gajo ingénuo dizia que tinha alguma relação com este post!

Anónimo disse...

Sobre os regulamentos, julgo que vale a pena referir que, quanto ao ponto de bónus, há uma ligiera mas decisiva diferença entre os campeonatos de seniores e os de sub 16 e 18. Assim, nos seniores, «Às pontuações acima referidas, acrescem as seguintes, a título de bonificação (designados por “ponto de bónus”):
- Um ponto de « bonus » à equipa que tiver marcado quatro ( 4 ) ou mais ensaios e que obtenha mais três ( 3 ) ensaios que o adversário.
- Um ponto de « bonus » à equipa que tiver perdido por uma diferença igual ou inferior a 7 pontos.»
Por seu turno nos sub 16 e sub 18, «Às pontuações acima referidas, acrescem as seguintes, a título de bonificação (designados por “ponto de bónus”):
- Um ponto de « bonus » à equipa que tiver marcado quatro ( 4 ) ou mais ensaios e desde que obtenha mais que três ( 3 ) ensaios que o adversário.
- Um ponto de « bonus » à equipa que tiver perdido por uma diferença igual ou inferior a 7 pontos».
No seniores está "mais de 3 ensaios", nos mais novos está "mais que 3 ensaios". Ou seja, se nos seniores uma equipa marcar, por exemplo, 4 ensaios e sofrer 1 ganha ponto de bónus ofensivo. Se se verificar exactamente a mesma situação nos sub 16/18, a equipa vencedora não ganha bónus ofensivo.
Sem discutir a pertinência desta distinção, o engraçado é que em sub 16 Direito venceu Montemor marcando 4 ensaios e sofrendo 1(cf. boletim do jogo) e no mesmo boletim e no próprio site da FPR está a indicação de que obteve bónus ofensivo.

Manuel Cabral disse...

Anónimo da 14:13
Obrigado pelo comentário que deu origem a um texto publicado há poucos minutos intitulado : CADA CAVADELA UMA MINHOCA.
Só é pena não saber quem tu és!
Abraço