19 de outubro de 2012

SEGUNDA JORNADA DAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS *

Na principal competição europeia de clubes - Heineken Cup - jogou-se o grupo 4 e os Saints foram até França defrontar o Castres, tendo os franceses começado muito bem contrariando o poderio da avançada inglesa. 
Os Saints sentiram dificuldades em impor o seu jogo e o Castres chegou a estar na frente por 10-0 com um ensaio bem conseguido por Paul Bonnefond. 
O Castres dominou a melée e forçou faltas no breakdown o que levou o árbitro a ter uma palavrinha com o capitão Hartley. 

O melhor dos Saints foram duas penalidades até ao intervalo, 13-6. 
A 2ª parte trouxe mais pressão do Castres e a formação ordenada só viria a sofrer mais após um cartão amarelo para Mujati. 
Doran-Jones entrou mas não conseguiu evitar a destruição da sua melée aos 50 minutos resultando no ensaio do 8 Antonie Claassen. 
Surpreendentemente o treinador do Castres decide tirar o pilar Peikrishvili que tinha Tongahuia “no bolso” e as coisas tornaram-se, um pouco, mais fáceis. 
Lawes rouba muito bem uma bola no alinhamento e no seguimento George Pisi, matreiro, tira a bola a um adversário e ensaia debaixo dos postes que Myler converte a 18-13. 
No entanto mais uma falta permite ao abertura Remi Tales jogar a vantagem para um drop que coloca novamente os franceses na distância de segurança de 8 pontos, 21-13. 
O treinador do Castres novamente insatisfeito tira o outro pilar Mihai Lazar do que resulta a sua melée ser penalisada na próxima fase estática. 
Os Saints começavam agora a dominar o jogo mais à frente mas, mais uma vez, a falta de um abertura de classe vê Lamb ter uma desesperada e patética tentativa de drop após fases bem trabalhadas pelos avançados. 
A melée francesa é novamente castigada e Myler, hoje a 15, meteu o resultado em 21-16 a 7 minutos do final. 
Os Saints foram para o desespero final e na bola de jogo Lawes, outra vez, recupera uma bola que parecia perdida no alinhamento, mas algumas fases depois um avant sela a derrota dos ingleses. Final 21-16, com ponto bónus defensivo para consolação dos Saints.


Os finalistas do ano passado Ulster foram até à Escócia bater o Glascow por 8-19. Sem muita história o abertura da equipa irlandesa Patrick Jackson foi adicionando penalidades para castigar a indisciplina do Glasgow e chegou ao ensaio por Chris Henry, 3-19. 
Após a chuva de substituições no Ulster acabaram por conceder o ensaio ao Glasgow através de Nikola Matawalu. Final 8-19.

Amlin Cup
Na Amlin Cup, 5ª feira viu dois jogos mais equilibrados, o Gloucester em casa despachou o Bordeaux Bégles por 25-13. 
Os ingleses resolveram a questão, e o ponto bónus, na 1ª parte com destaque para os dois ensaios de  Charlie Sharples e o desacerto nos pontapés de Twelvetrees com apenas uma conversão em quatro e uma penalidade. 
Na 2ª parte o jogo tornou-se muito físico com rucks e melées a serem disputados com muita virilidade. 
O tento de honra para os franceses viria a ser obtido na bola de jogo pelo espanhol Gautier Gibouin.

O Agen não conseguiu contrariar o Bath que se viu “reforçado” com o Springbok Francois Louw que viria a ensaiar para o ponto de bónus aos 79 minutos. 
O Agen até começou bem e um ensaio de Benjamin Petre colocou os ingleses a perseguir o resultado. 
O abertura Raphael Lagarde ia metendo pressão nos ingleses e acabou o jogo com 17 pontos. 
Do outro lado Donald apenas com 12 viria a ser mais decisivo com um ensaio, duas conversões e uma penalidade. Final 22-27 para o Bath.

Coventry RFC
O Coventry recebe o histórico Richmond separados por apenas um ponto. 
O Richmond é conhecido por produzir estrelas do rugby inglês a mais recente sendo o Lion Andrew Sheridan, agora no Toulon. 
Infelizmente Le Roux teve que regressar à África do Sul por razões pessoais (falecimento de seu pai) e não vai dar o seu contributo num jogo que se espera que bata o recorde de assistência no Butts Park em Coventry. 
O Mão de Mestre aproveita para enviar ao jogador lusitano, sentidas condolências pela triste ocorrência.
Força Jacques!

* Texto: Ricardo Mouro
Foto: www.bbc.co.uk e  www.rugbyrama.fr

1 comentário:

Anónimo disse...

O Santarém vencerá. Pode escrever o que digo.

Cumprimentos