27 de outubro de 2012

BRASIL DÁ PRIMEIRO PASSO NA CAMINHADA PARA LONDRES

A caminhada Sul Americana para Londres já começou há algum tempo, mas só agora o Brasil foi chamado a participar na mesma, contra um velho inimigo, mas com a vantagem de jogar em casa.

Amanhã, às 13,30 em São Paulo, no Estádio do Nacional Atlético Clube, os Tupis vão defrontar Os Jacarés naquele que é, provavelmente o mais importante jogo da história do Brasil.

Pode parecer exagero, o Brasil já participou em anteriores qualificativos para outros Mundiais, e disputa todos os anos o Sul Americano de rugby.

Mas a verdade é que nunca antes os brasileiros se apresentaram com a força de um plano estratégico por trás, que tem em consideração não apenas o agora, mas, sobretudo, tem os olhos postos no futuro.

Com o fundamental apoio e aconselhamento da Federação de Rugby de Canterbury e dos Crusaders, a CBRu encetou um percurso que só pode dar bons resultados. Independentemente de você achar que este  seja o melhor caminho, porque uma coisa é certa: mais vale um plano menos bom que plano nenhum!

E a verdade é que o plano da CBRu tem dado indicações de ser bem mais que menos bom!

O caminho até Londres é longo, mas se o Brasil ultrapassar este primeiro obstáculo, a verdade é que a via para o futuro fica em aberto.

A primeira parte do apuramento da Zona América do Sul (CONSUR) para o Mundial de 2015 já começou, como dissemos acima, e este é o ponto da situação:

Como pode ver, o apuramento da zona América passou já pelo apuramento de um representante da NACRA (Bermudas) e um outro do torneio da CONSUR B, o Paraguai, que se defrontaram tendo os Jacarés saído vencedores, e por isso, estão agora no Brasil, para defrontar o último classificado no torneio CONSUR A.

Caso a vitória pertença aos Tupis, como se espera, a longa caminhada até Londres vai passar, primeiro, pelo Torneio Sul Americano, em que o vencedor de amanhã defronta o Chile, o Uruguai e a Argentina.

Mas, como a Argentina está previamente apurada para 2015, será o melhor classificado do CONSUR B, sem contar com os Pumas, que avançará para uma nova plataforma.

Como noutras situações, os países de origem britânica são largamente beneficiados no mundo do rugby, a aqui, mais uma vez, isso acontece, quando entre dois litigantes um tem acesso direto ao Mundial, e ao outro é dada uma segunda possibilidade de apuramento, antes de chegar à zona de repescagem, em contraste com o que se passa com as equipas sul americanas.

Repare que basta a um dos representantes norte americanos perder dois jogos para entrar na zona de repescagem, enquanto um representante do sul terá que vencer a CONSUR B, depois derrotar o representante da NACRA e Caraíbas, depois discutir com o último do CONSUR A do último ano, um lugar na CONSUR A deste ano, que terá que ganhar, antes de se encontrar com um perdedor folgado do norte do continente.

Assim, entre Estados Unidos e Canadá, um vai direto para Londres, enquanto o outro vai discutir com uma equipa que já disputou quatro fases de apuramento, se vai direto também, ou se tem que ir à repescagem..

Mas uma coisa podem ter a certeza - isto vai mudar muito em breve, porque os brasileiros, assim que conseguirem atingir o nível (Tier) 2 da IRB, não vão baixar a cabeça e engolir todas as patranhas que os britânicos lhes pretendam enfiar goelas abaixo.

Amanhã às 13,30 horas de São Paulo (18,30 de Lisboa) a primeira cartada será lançada, e o Brasil parte - com toda a certeza - como grande favorito!

1 comentário:

Anónimo disse...

brazil 35 - 22 Paraguay