8 de outubro de 2012

PREMIERSHIP COM SURPRESAS E CHAMPIONSHIP CUMPRE NO TOPO DA TABELA *


Na sexta feira adivinhava-se uma tarefa difícil para os Sale ao receberem os Tigers
Os Sale conseguiram bons momentos de rugby e estiveram na mó de cima na primeira parte. 
Richie Gray comandou o alinhamento e Andy Powell esteve muito bem a sair da melée estando perto do ensaio. 
Aos 29 minutos o ponta de Leicester Goneva vê o cartão amarelo por avant deliberado e os Sharks vão a vencer para o intervalo por 8-6, neste período os Sharks vêem anulado um ensaio pelo TMO por alegado avant (muito duvidoso). 
George Ford ponteou os 6 pontos de Leicester. 
Na segunda parte uns Tigers muito fortes não deram hipótese, acertaram na formação ordenada e Ben Youngs ensaia logo aos 45 minutos. 
Ford falha a conversão mas adiciona mais 2 penalidades para garantir a vitória por 8-20.

No Sábado Gloucester e Bath proporcionaram um bom espectáculo. 
Gloucester iria testemunhar a estreia do formação All Black Jimmy Cowan que deverá formar uma grande parceria com Freddie Burns. 
O abertura de Bath Stephen Donald que tem a tarefa de fazer esquecer Olly Barkley ensaia logo no segundo minuto, converte e adiciona uma penalidade aos 19 minutos, resultado em 0-10. 
Freddie Burns converte duas penalidades em dois minutos (30 e 32) e o resultado vai para o intervalo em 6-10. 
O Gloucester carrega e Robert Cook consegue um ensaio aos 51 minutos convertido por Burns. 
Antes, o TMO já tinha anulado um ensaio a Gloucester debaixo dos postes. 
A vitória parecia garantida aos 73 minutos após um drop de Burns em frente aos postes. 
Na bola de jogo, numa história já vista, Gloucester perde a bola e fica em apuros com Bath a invadir o seu meio campo, Cowan recupera bem e mete a bola e minimiza o susto. Final 16-10. 

Os campeões Quins viajaram até Exeter e que surpresa. 
O pilar Chief Sturgess ensaia aos 11 minutos e põe pressão nos Quins. 
Evans carrega um pontapé adversário aos 25 minutos e consegue perseguir a bola até à linha de ensaio, mas não converte. 
Ugo Monye no fechar da primeira parte consegue o quarto ensaio da época e a conversão de Evans leva os Quins a vencer 16-18 ao intervalo. 
Evans sai aos 45 minutos e os Chiefs carregaram, conseguiram quatro ensaios na segunda parte contra apenas um dos Quins. 
Derrota pesada dos Quins que nem bónus defensivo conseguem, ao contrário dos Chiefs com cinco ensaios. Final 42-28. 

A outra surpresa da jornada London Irish bate os Saints de Northampton com ponto bónus, e de que forma. 
Aos 60 minutos os londrinos venciam por 33-3. 
Os jogadores experientes do Irish tiveram um bom jogo os internacionais  Jonathan Joseph e Topsy Ojo ensaiaram e o pack Saint não se revelou superior como nos outros jogos. 
A falta de um abertura de classe parece ser a maior lacuna dos Saints, mas apesar da derrota continuam no topo da classificação. 
Os ensaios de Ken Pisi e Tom Wood não evitaram a derrota. Final 39-17.

No Domingo quase, quase mais uma surpresa. 
Os Welsh receberam os Saracens que tinha o menor número de ensaios marcados e estreava a sua mais sonante contratação Gavin Henson a abertura. 
Os Welsh abriram hostilidades com um ensaio do ponta canadiano Phil McKenzie em que foi mais rápido que a defesa sarracena a perseguir uma bola até debaixo dos postes. 
Os Saracens não tinham Ashton e Brits, Farrel começava a centro com Hogson a abertura. 
Seria Hodgson a ensaiar aos 16 minutos e a converter. 
A experiência dos Saracens fazia-se sentir castigando o Welsh no breakdown, forçando várias penalidades e Hodgson ia adicionando pontos com quatro penalidades só na primeira parte contra dois de Henson. 
Mas aos 74 minutos uma boa saída de 8 da melée de Edward Jackson só viria a parar debaixo dos postes com o ensaio de Tom Arscott deixando o resultado em 23-25. 
Uma penalidade de Charlie Hodson aos 76 põe o resultado em 23-28 mas os avançados de Welsh carregam na bola de jogo e conseguem várias fases encostados à linha de ensaio Sarracena, forçam a penalidade e decidem disputar a melée, tudo parece bem encaminhado mas perdem a bola e o árbitro acaba o jogo. 
Final 23-28 com os pontos Saracenos a serem apontados por Hodgson. 

A jornada termina com os Wasps a receberem o Worcester, jogo muito combativo e por vezes trapalhão. 
McIntyre ensaia para os Wasps logo aos 3 minutos com o experiente Stephen Jones a converter e a adicionar mais uma penalidade aos 15. 
Wade está perto do ensaio mas perde a bola já na linha de ensaio. 
Worcester vive muito do seu experiente abertura Andy Goode que aponta uma penalidade e um monstruoso drop de 45 metros aos 50 minutos para colocar o resultado em 10-6. 
Já nos momentos finais Goode vê o seu ponta livre do outro lado do campo e teleguia um pontapé até à linha de ensaio que John Clarke deixa escapar e a bola perde-se. 
Final 10-6 e Wasps ultrapassam Worcester na classificação.

Tabela após seis jogos:

Championship
Na sexta feira Leeds bateu Doncanster e garantiu o ponto bónus ofensivo num jogo sem muita história, Leeds chega agora ao quarto lugar enquanto Doncaster continua na penúltima posição. 

Rotherham conseguiu uma boa vitória frente a Bristol num jogo em que o pack da casa foi demasiado forte conseguindo um ensaio de penalidade que viria a selar a vitória aos 65 minutos, resultado final 23-16. 

Os Blues de Bedford despacharam o Plymouth comandados pelo capitão James Pritchard (25 pontos, 2E, 6C, 1P) num resultado final de 55-17.  
Bedford persegue Newcastle no topo e deixa Nottingham a 7 pontos. 

O London Scottish bateu os Pirates em casa no último minuto, Philip Goodman castigou sucessivas faltas no ruck dos Pirates e com uma penalidade selou o resultado em 25-24. 

Moseley recebeu os Falcons de Newcaslte que garantiu o ponto bónus em 48 minutos. 7 ensaios no total e Gopperth ultrapassa a barreira dos 100 pontos na liga (109). 

Nottingham recebeu o lanterna vermelha e castigou Jersey com 5 ensaios para um resultado final de 48-16 que os mantém na 3ª posição.

A tabela:


Coventry RFC
O Coventry bateu, e bem, o Macclesfield que deu uma boa réplica até final da primeira parte. 
O Macclesfield saiu a vencer com uma penalidade logo aos 11 minutos, mas o Coventry viria a ensaiar aos 40 minutos indo para o intervalo a vencer por 8-3. 
O pack de Coventry foi muito mais forte e a formação ordenada, com Le Roux como ponta de lança, empurrou a melée adversária aos 78 minutos com Le Roux a ensaiar coberto de adversários do Macclesfield. 
Dois minutos depois, novamente a formação ordenada de Coventry, força um ensaio de penalidade para o ponto de bónus. 38-3 final. 
Coventry senta-se no 7º lugar junto a Sedgley Park e Tynedale com 17 pontos.

* Texto: Ricardo Mouro

Sem comentários: