1 de outubro de 2012

PREMIERSHIP E CHAMPIONSHIP COM ALGUMAS SURPRESAS *


Na sexta feira os Saints confirmaram a sua boa forma com uma vitória caseira sobre os Wasps.
Os Saints apesar de invictos conseguiram a sua primeira vitória fácil, por mérito próprio. Com Ben Foden lesionado o kiwi James Wilson no seu segundo jogo a substituir o defesa inglês deu algum alívio ao director de rugby Jim Mallinder com uma boa exibição, sólida na defesa e no ataque, acabando o jogo com dois ensaios e a distinção de melhor em campo.
Outro dos destaques foi Courtney Lawes, a jogar no flanco novamente, placa qualquer coisa que mexa (deixou Andy Goode a implorar por oxigénio a semana passada) e foi sempre uma ameaça ao alinhamento dos Wasps conseguindo, aliás, provocar o erro aos 5 minutos num alinhamento adversário que viria a dar em ensaio numa boa jogada do Ken Pisi e finalisada por Wilson.
O melhor que os Wasps conseguiam foram algumas arrancadas de Wade e foram dando boa réplica aos Saints na formação com Tim Payne a conseguir “dominar” Doran-Jones.
Nicky Robinson marcou duas penalidades.
A terminar a primeira parte, o pilar e capitão dos Wasps,  Tim Payne vê um amarelo (seria vermelho?) por joelhada num ruck e deixa a sua equipa fragilizada, mas que não traria consequências no marcador.
Na segunda parte Brian Mujati entra para o lugar de Doran-Jones e o sul africano provoca várias penalidades na formação ordenada dos Wasps, o domínio foi claramente superior e os visitantes nunca mais conseguiram pegar no jogo.
Wilson adicionaria mais um ensaio que Myler converteu.
Myler voltou a falhar alguns pontapés o que leva a questionar se realmente o que falta aos Saints é um abertura de classe para ganhar troféus. Final 24-6.

Ainda nesta noite o Worcester finalmente venceu e contrariou a má sorte dos últimos momentos, bateu o London Irish, e garantiu ponto bónus nos últimos 3 minutos da partida com dois ensaios por Semisi Taulava e o ex Saint John Clarke.
Dois cartões amarelos ao Irish (29 e 61mins) complicaram ainda mais as coisas. Final 35-11.

No Sábado, Bath afundou mais os Sharks na tabela e despediu-se do melhor marcador do campeonato Olly Barkley (81pts) saindo em estilo como melhor em campo.
O jogo só veria ensaios na segunda parte com o pilar de Bath David Wilson a atropelar vários adversários para o ensaio aos 49 minutos.
Wilson foi recentemente adicionado à equipa de elite de Inglaterra e teve como seu mentor Carl Hayman aquando da sua estadia nos Falcons.
Jonny Leota ainda ensaiou para o Sale mas a pressão dos avançados de Bath foi demasiada para os adversários e o segunda linha Hooper ensaiou depois de boa jogada do pack. J
á nos 80 e depois de Andy Powel (Sale) ver o cartão amarelo por placagem alta, a formação ordenada de Bath conseguiria um ensaio de penalidade. 31-10 final.

Os Tigers em Leicester receberam os Chiefs de Exeter e venceram sem dificuldades num jogo em que a estrela foi Adam Thompstone.
Contratado pelos Tigers ao London Irish, onde não se afirmou, substitui o lesionado Miles Benjamin no XV e marcou os três ensaios da sua equipa. Flood pontapeou 15 pontos (3T, 3P) e o seu substituto, o talentoso George Ford de 18 anos e Jogador Jovem do ano para a IRB, esteve também muito bem, o que tem lançado o debate no rugby inglês que Ford tem que procurar mais minutos (noutra equipa?) sendo os dois incompatíveis no mesmo XV.
Ben White ainda ensaiou para os Chiefs aos 80mins depois de boas fases dos avançados. Final 30-8.

Domingo era dia grande para fãs de rugby, com os Quins campeões invictos a receberem os Saracens feridos depois da derrota da semana passada.
A questão que pus na previsão da jornada seria se a defesa forte e agressiva dos Saracens seria capaz de contrariar o ataque demolidor dos Quins com Evans no leme.
Jogo muito físico com duas subsituições devido a sangue derramado logo nos primeiros 10 minutos.
Pois bem, o jogo viria a ser decidido na precisão dos pontapés dos respectivos aberturas e, no ínicio do jogo, as estatícas diziam que Evans, com 91% de percentagem nos pontapés, estava frente a Owen Farrel com 45%, que tinha Charlie Hodgson com 81% no banco.
Parecia ser uma luta desleal.
A fisicalidade do jogo favorecia o poderio e experiência dos Saracens com Brits, Borthwick e Joubert a encontrarem alguma resistência imposta por uma terceira linha dos Quins impecável com Tom Guest, Robshaw e Easter.
Easter parece voltar às boas exibições e mostrando que um nº 8 tem que ser bom não só quando a formação à sua frente avança mas também quando recua.
Easter foi capaz de resolver e decidir bem quando a formação ordenada o parecia albarroar, garantindo a posse de bola.
Evans e Farrel trocavam penalidades com o primeiro a ser perdulário e a falhar dois pontapés. 
Aos 32mins o segunda linha Quin Olly Kohn vê amarelo e Farrel coloca a sua equipa na frente pela primeira vez (6-9). 
Mesmo com 14 em campo o formação Danny Care joga bem a vantagem e perante dois pilares foi (muito) mais rápido e arrancou de ruck para o ensaio convertido por Evans. 13-9 ao intevalo.
Com a segunda parte Farrel parece ter, finalmente, reencontrado o caminho para os postes na liga e adiciona duas penalidades que premeiam a fisicalidade e agressividade defensiva da sua equipa. 
Evans aos 66 minutos recalibra a sua bota e consegue também acertar uma penalidade depois de George Kruis ter visto cartão amarelo por não permitir a saída da bola num ruck.
Os Quins carregam e dispõem de mais uma penalidade que, incrivelmente, Evans falha (devido ao forte vento?).
No pontapé de 22 seguinte Evans recebe a bola de Farrel e ao pontapear para perseguir a bola, esta volta para trás (?!) novamente devido ao vento e para piorar resulta em apanhar o defesa Quin Mike Brown fora de jogo, Farrel pontapeia a penalidade e garante a vitória aos 73 minutos. Final 16-18.
Evans não tem que ser culpado da derrota dos Quins mas revela a dependência dos Quins no seu talento, não conseguindo encontrar soluções para a sua falta de inspiração.

Os irreventes London Welsh fecharam a jornada a receber Gloucester.
Em Gloucester joga neste momento um dos mais excitantes jogadores deste ínicio de campeonato, o polivalente Freddie Burns.
O miúdo de 20 anos voltou a ser decisivo estanto envolvido nos ensaios da sua equipa, criativo e rápido criou um bom ensaio com um rápido tap-and-go e outro a atacar a defesa ficando perto da linha de ensaio sendo necessária apenas mais uma fase para ultrapassar a linha para os 5 pontos.
Mas o Welsh deu uma boa réplica, as penalidades do abertura escocês Gordon Ross (20pts: 1T, 6P) mantinham a equipa na esperança de uma vitória que parecia real após o ensaio convertido do pilar francês Montanella aos 60 mins (22-21).
Mas Freddie Burns decidiu que assim não seria com uma penalidade e a tranformação do ensaio de Shaun Knight aos 73 mins.
Boa exibição do defesa/abertura não manchada pelo cartão amarelo visto aos 42 mins.
Ponto bónus defensivo para London Welsh. Final 25-31.

No topo da tabela os Quins vêem os Saints aproximarem-se e a ficarem a dois pontos de diferença. 
Saracens e Leicester perseguem com 16 pontos cada. 
Gloucester e Bath fecham a primeira metade da tabela a um e dois pontos, respectivamente, dos quatro primeiros.   


CHAMPIONSHIP
Cinco jogos disputados na sexta feira, Nottingham abriu as hostilidades ao aplicar um dos dois cabazes da jornada, 54-9 a London Scottish, um resultado que surpreende pelo equilíbrio que ambas as equipas demonstravam nas quatro jornadas anteriores.
Sete ensaios sem resposta mais que garantem cinco pontos a Nottingham.

Em Plymouth outro jogo à partida equilibrado , em que os locais venceram os Titans de Rotherham por 15(2E)-3 e garantem o terceiro lugar da tabela.

Em Bristol a surpresa da jornada com Moseley a visitar e a vencer na bola de jogo.
Os de Bristol venciam por 21-20 na última posse de bola e na tentativa de conseguirem mais um ensaio para negar ponto de bónus defensivo a Moseley, no lugar de meterem a bola na touche e garantir a vitória, acabaram por perder a posse de bola e conceder uma penalidade, resultado: derrota por 21-23.

A norte os líderes Newcaste receberam e aplicaram o segundo cabaz do fim de semana ao Leeds, 53(7E)-10. 
Jimmy Gopperth (2E, 6T,2P) é claramente de outra divisão e já apontou 91 pontos na liga.

Os Pirates desapontaram na visita a Doncaster e permitiram à equipa local o primeiro empate da época num resultado a 18 pontos. 
No entanto, Doncaster é o principal culpado do resultado, aos 80 minutos venciam por 18-15 quando cometeram uma penalidade, protestaram e o árbitro não perdoou fazendo recuar Doncaster mais 10 metros, Hallet não comprometeu e igualou o resultado. Final 18-18.

No Domingo a outra equipa invicta na liga, Bedford, viajou até às ilhas de Jersey e garantiu o ponto de bónus em 49 minutos, a partir daí deu-se ao luxo de relaxar e permitiu 19 pontos aos locais, final 19-29.

Bedford persegue Newcastle com 22 pontos contra 24, com menos dois pontos marcados mas com mais 40 sofridos.
Plymouth e Nottingham fecham os quatro primeiros e Jersey continua no fundo da tabela.


COVENTRY RFC
O Coventry não conseguiu evitar a 3ª derrota da época na visita ao Rosslyn Park num jogo em que entrou bem e equilibrou o resultado até ao intervalo em 13-12. 
A equipa de Roehampton foi mais forte e marcou dois ensaios sem qualquer resposta da equipa de Jacques Le Roux, que foi titular. 
Resultado final 27-15 (2E, 1T, 1P). O abertura Clifford Hodgson, colega de Le Roux, é o terceiro melhor marcador da National League 1. 
Coventry desceu à 11ª posição.

* Texto: Ricardo Mouro

Sem comentários: