12 de outubro de 2012

LEI DO MAIS FORTE OU HAVERÁ LUGAR A SURPRESAS? *

E finalmente à 3.ª jornada (que desta feita não terá equipas isentas disputando-se cinco partidas), os dois grupos na qual a DH foi dividida esta época vão-se cruzar pela primeira vez, colocando frente-a-frente quinzes – teoricamente – com argumentos e expetativas bem diferentes. 
Mas face ao que foi possível assistir nas duas rondas já disputadas, se calhar vai mesmo haver lugar a surpresas este sábado…
O modelo competitivo instituído nesta DH obriga a que nos fins-de-semanas de jogos internacionais (de XV ou sevens), as cinco equipas mais apetrechadas e previsivelmente com jogadores selecionados (grupo A) defrontem as restantes cinco (grupo B). Nos outros fins-de-semana, então as equipas já se podem defrontar dentro de cada grupo, como aconteceu nas duas primeiras jornadas.
E quando referimos eventuais resultados surpreendentes, temos em conta o nível de rugby que nos foi dado presenciar até aqui, em que as equipas – com uma ou duas exceções (para cima ou para baixo) – não pareceram assim tão distintas umas das outras.
Em especial, acreditamos que a deslocação a Lisboa do CDUP para defrontar o Belenenses (Estádio Nacional, 16.30 h de sábado, como todas as restantes partidas) vai constituir um bom “apalpar de pulso“ do atual valor das duas equipas – e do que poderá separar atualmente os dois grupos em compita nesta DH. 
Os portuenses mantêm-se 100% vencedores e mesmo desfalcados, estão a praticar um rugby agradável e eficaz, sendo a formação com mais ensaios marcados (10). 
Já os azuis – sem cinco internacionais na Gold Coast, 1.ª etapa do circuito mundial de sevens – apresentam uma equipa (ainda) desequilibrada, onde os experientes Diogo Mateus, Pedro Silva, Valter Jorge e João Mirra não fazem a Primavera…
Nas restantes partidas parece-nos contudo que, com maior ou menor dificuldade, as equipas mais apetrechadas não irão facilitar e a lei do mais forte acabará por imperar.
Direito-Cascais (Monsanto, 14.00); Agronomia-Técnico (Tapada, 15.00); Académica-Benfica (Sérgio Conceição, 15.00); e CDUL-CRAV (EU Lisboa, 15.30) são jogos nos quais os visitados são claramente favoritos. 
Mas aí caberá às equipas tidas por inferiores, agigantarem-se e surpreenderem. 
Vamos a isso?      
* Texto: António Henriques
Foto: António Simões dos Santos

3 comentários:

Anónimo disse...

Não fazem a primavera?! o que é isso?!

Anónimo disse...

"Uma andorinha não faz a Primavera"

Anónimo disse...

O belenenses que se prepare, que o Inverno esta a chegar