4 de outubro de 2012

CLERMONT LIDERA TOP-14 , OYONNAX MANDA NA PROD2 E ULSTER DOMINA LIGA CELTA,

Depois de uma semana de férias, como determina o acordo que o Clermont estabeleceu com os seus internacionais, Julien Bardy está pronto para a viagem da sua equipa, na defesa da sua primeira posição na Top-14 de França.

Note-se que Bardy é um dos jogadores mais utilizados do plantel dos líderes da classificação, e que esta semana será Morgan Parra, que é o mais utilizado de todos, a ter o seu descanso forçado.

Com as exigências da competição nacional, o envolvimento na Heineken Cup, e a participação em jogos por diversas seleções, se os jogadores não respeitarem um planeamento que inclua estes repousos, dificilmente resistirão a tanta pressão.

Este fim de semana o Clermont vai defender a sua posição na tabela defrontando o Castres, oitavo classificado, que não vence desde a 5ª jornada, em 15 de Setembro, quando derrotou o Biarritz, em casa, por 28-13.
A equipa do internacional português só tem uma derrota, sofrida na segunda jornada frente ao Montpellier por 18-8, em 25 de Agosto, e parte como favorita para esta partida, mas a ausência de Parra pode ser determinante, já que se o Clermont baseia a sua estratégia numa defesa brutal e rigorosa, a verdade é que a concretização dos seus pontos fica muito a dever ao pé do médio de formação de origem lusitana.
Mas como candeia que vai à frente, será o Castres a ter que demonstrar que tem capacidade para vencer este adversário, e isso não vai ser nada fácil a uma equipa que ainda não conseguiu um único bónus de ataque.

O Toulon, que partilha a liderança com o Clermont, com os mesmos 27 pontos, vai a Biarritz tentando manter-se no topo e, eventualmente, aproveitar um deslize do seu companheiro de posto, para reassumir a liderança isolada, que era sua até a semana passada.
O Biarritz também não esteve feliz na semana passada, e vamos portanto ter um encontro entre duas equipas que precisam de mostrar que as derrotas recentes não passaram de acidente, e, apesar de uma certa superioridade do Toulon, os bascos não vão dar o jogo de barato e terão mesmo uma forte palavra a dizer na decisão.

O Grenoble, que regressou às vitórias no fim de semana passado, depois de duas derrotas seguidas, vai defrontar a USAP em casa vai tentar manter a onda e manter-se no grupo das seis da frente, únicas que poderão disputar o título, enquanto o Bayonne recebe o Agen com a força extra que a vitória de sábado passado lhe pode dar.

O Racing vai receber o Montpellier, e quem perder vai ver o sexto lugar a afastar-re, pelo que o jogo pode mesmo tornar-se numa luta terrível, enquanto a jornada vai ser dramática para os dois últimos, com o Mont de Marsan de Sebastian de Chaves com algumas (não muitas...) possibilidades de conseguir os seus primeiros pontos frente ao Stade Français, e o Bordeaux a ser, provavelmente, esmagado pelo Toulouse.


















PROD2
Uma semana de interrupção na prova, e as equipas voltam aos relvados para disputar a sexta jornada, com o líder Oyonnax - única equipa sem derrotas, mas com um empate - a viajar até Carcassonne, onde deve ir buscar mais uma vitória, enquanto o Aurillac, que segue na perseguição ao primeiro, a viajar até Albi, equipa de Samuel Marques, e não vai ter uma via fácil, já que a diferença entre as duas equipas é de apenas três pontos, o que deixa tudo em aberto para o encontro.

O Aix-en-Provence, que segue em penúltimo na tabela, recebe o Tarbes, que está na quarta posição, e os visitantes devem conseguir mais uma vitória, enquanto o Colomiers de Aurelien Beco e Lionel Campargue, que ainda não se estrearam, recebe o La Rochelle, e tem obrigação de vencer, já que se o não fizer se vai afundar na classificação.

O Brive joga em casa com o Auch com um ponto apenas a separa as duas equipas, e o Brive deve levar vantagem, enquanto o Beziers de Francisco Fernandes recebe o Pau de Francisco Appleton, que continua o seu aprendizado no rugby francês, esperando uma oportunidade que vai acabar por aparecer, e tudo indica que o Pau vai regressar a casa com mais uma vitória.

O sábado termina com a realização do Dax contra o Massy, de Mike Tadjer e Wilfried Rodrigues, e esta será uma das raras ocasiões em que o Dax poderá pontuar na tabela, mas o Massy deve levar a melhor no final da partida, enquanto a jornada se conclui no domingo com a viagem do Narbonne de Gonçalo Uva e José Lima a Lyon, com Jean de Sousa, e quem reúne maior favoritismo são os homens da casa.




















LIGA CELTA (RABODIRECT)
O Ulster vai na frente apenas com vitórias e um jogo a menos, e não deve deixar escapar o Connacht do castigo e garantir a continuação do seu registo só 100% positivo, Assim como os Scarlets que recebem o Newport, devendo assim a dupla da frente manter o seu distanciamento.

Ainda na sexta feira, em Itália, o Zebre recebe o Ospreys, e apesar da melhoria que se regista na capacidade dos italianos, o campeão, que parece reassumir as suas pretensões à renovação do título, não deve perder pontos nesta deslocação, enquanto os escoceses de Edimburgo recebem a outra equipa italiana, o Benetton Treviso, e tem uma bela oportunidade de voltar a vencer.

No domingo o Cardiff Blues recebe a segunda equipa da Escócia, o Glasgow Warriors, e o Leinster tem a visita dos vizinhos do Munster, em duas partidas marcadas pelo equilíbrio, e sem vencedores anunciados.
















Sem comentários: