14 de outubro de 2012

A EUROPA A JOGAR *

Heinenken Cup
No Sábado muitos jogos para alegria dos fãs de rugby.
No grupo 1 Munster não conseguiu alterar o seu mau início de época e perdeu, com alguma surpresa, na visita ao Racing Metro. 
Olly Barkley levou consigo a excelente forma que apresentou pelo Bath e apontou 14 pontos dos 22 da sua equipa. 
Munster muito faltoso foi castigado pelo pé do abertura inglês, final 22-17. 


Os Saracens foram à Escócia castigar o Edinburgh por 0-45 no regresso aos ensaios de Ashton numa linha de ¾ demasiado forte para os escoceses com  4 ensaios nos 21 minutos finais. 
25 pontos para o abertura Hodgson, homem do jogo.

No grupo 2 faltava jogar-se o “jogo grande” entre Toulouse e Leicester que foi disputado este Domingo. 
O Toulouse controlou bem o jogo e apenas um ensaio do talentoso centro de 18 anos Fickou aos 37 minutos fez a diferença num desafio com muitos pontapés, Fickou deixou Anthony Allen a “comer pó” no seu ensaio, pura classe. 
Gael Fickou brilhou  no mundial de sub-20 com 3 ensaios, formado no Toulon está a ter uma época de estreia fenomenal. 
O Toulouse mandou também na melée, algo a que os Tigers não estão habituados, Cole primeiro Castrogiovanni depois sentiram muitas dificuldades frente a Steenkamp e Guillamon. 
O melhor que os Tigers conseguiram foram 3 penalidades, final 23-9.

No grupo 3 Zebre e Connacht defrontaram-se no Sábado em  Itália. 
Zebre deu que fazer aos irlandeses que só ensaiaram por uma vez aos 62 minutos , Parks ia mantendo o Connacht na frente com 4 penalidades até aos 60 minutos. 
O amarelo de Mirko Bergamasco aos 40 minutos não ajudou às aspirações da equipa italiana. Final 10-19. 

Ainda no Sábado os campões ingleses Harlequins receberam a boa equipa do Biarritz. 
Apuros para os Quins que viram  Nick Evans sair lesionado aos 16 minutos substituído pelo seu jovem conterrâneo Ben Botica que veio da ProD2 francesa esta época. 
Danny Care ensaiou logo aos 6 minutos numa saída de um ruck, Care parece ganhar a corrida para a camisola 9 dos Lions estando os seus problemas fora das 4 linhas ultrapassados. 
O Biarritz com uma boa réplica chegou a estar na frente do marcador mas por pouco tempo, na 2ª parte os Quins aceleraram e bem comandados pelo suplente Botica aplicaram 40 pontos (4E) no Biarritz. Botica com 18 pontos substituiu Evans muito bem.

Domingo os Northampton Saints receberam os Warriors de Glasgow para finalisar o grupo 4 e os visitantes colocaram  os Saints em apuros. 
Em 28 minutos 15 pontos premiavam a boa exibição dos Warriors, muito bem na defesa e simples no ataque, bola roubada num alinhamento e algumas fases de avançados depois o flanker Josh Strauss ensaiava, 4 minutos depois era o ponta Sean Lamont que adicionava mais 5 pontos. 
Grande recuperação dos Saints, comandada pelo formação Lee Dickson e Courtney Lawes que levou a dois ensaios do centro George Pisi (36 e 40 mins) bem apoiado pelo seu irmão Ken na ponta e uma corrida imparável de Manu Samoa que atropelou completamente Tommy Seymour antes do passe para Pisi. 
Na segunda parte, os Saints aumentaram a pressão e conseguiram mais dois ensaios. 
Myler aos 43 depois de ter falhado 4 pontapés e o russo voador Artemiev, garantiram o ponto bónus. Final 24-15.

No grupo 5 o finalista do ano passado Leinster, recebeu os Chiefs de Exeter e quem esperava que os irlandeses espezinhassem  os Chiefs enganou-se. 
Moralizados pela vitória frente aos Quins os Chiefs fizeram a vida difícil a Leinster inclusivé falhando uma penalidade na bola de jogo que daria o empate. Final 9-6. 

O Clermont despachou os Scarlets com ponto de bónus e uma grande exibição de Parra, final 49-16.

No grupo 6 a surpresa da jornada Sale consegui a primeira vitória da época frente aos Galeses de Cardiff. 
O hattrick de Cuthbert não foi suficiente e Cipriani saiu do banco de Sale para iniciar a revolta da sua equipa depois de estarem a perder 24-12 ao intervalo. Final 34-33 para os Sale Sharks.

Falta o duelo francês, com Toulon a receber o Montpellier só às 20h de Domingo.

Amlin Cup
Na Amlin Cup o London Irish continuou a sua senda vitoriosa em França frente ao Bordeaux Bègles no grupo 1 vitória com ponto bónus por 16-43.

No grupo 2 pouca história, o Perpignan foi a Itália destroçar o Rovigo por 12-79 com 11 ensaios e o Worcester foi ao norte de Espanha aplicar uma cabazada de 13 ensaios que 2 cartões amarelos não mancharam., final 5-85 com o único destaque a ser para o Lobo Mike Dias a iniciar a pilar esquerdo.

Grupo 3 faltava o Wasps-Dragons que proporcionaram um bom espectáculo com um 38-25 final com ponto de bónus para os londrinos. Destaque para o jovem Vuinipola (1E) que aos 19 anos vai amealhando aparições na camisola 8 dos Wasps sendo o homem do jogo nesta ocasião.

No grupo 4 Bath foi à Roménia defrontar o Bucareste e, como era esperado, trouxe o ponto de bónus. Final 17-40. 

E em Itália o Calvisano recebeu o Agen num bom jogo de rugby, 2 pontos para o Calvisano, 5 para o Agen num resultado final de 31-36.

No grupo 5 o London Welsh caiu na realidade novamente ao receber o Stade Français com Contepomi em grande e 9 ensaios aplicados. Final 19-68 mostra as fragilidades da equipa inglesa mas que poderá ter melhor sorte frente a Grenoble e Cavalieri no grupo.


Coventry RFC
Grande jogo do Coventry que na visita a Tynedale cedo pôs pressão nos da casa indo a vencer para o descanso por 5-13. 
Le Roux, um dos melhores jogadores da equipa, começou  no XV e o jogo viria a revelar-se emocionante. 
Em cima dos 80 minutos o defesa de Tynedale ensaiou para colocar a sua equipa na frente por 22-16 mas a equipa de Coventry nunca desisitiu e no 6º minuto da bola de jogo consegui um ensaio pelo ponta Tom Harries que o homem do jogo Cliffie Hodgson converteu para a vitória! 22-23. 
O Coventry mantem-se na 7ª posição mas apenas a 1 ponto do 4º lugar.

* Texto: Ricardo Mouro
Foto: ESPNscrum, Premiership

Sem comentários: