16 de outubro de 2012

CADA CAVADELA, UMA MINHOCA

Agora não restam dúvidas - os Regulamentos das diversas divisões que estão no site da FPR são os que estão em vigor.
Numa atitude que aplaudimos, a federação informou por nota no seu site, que os Regulamentos foram alterados e que os atualizados são os que estão no site.

Ficamos muito satisfeitos, fizemos as devidas cópias e vamos para a frente que agora já sabemos com que linhas nos cosemos.

Mas...
A gaita desta estória é que existe sempre um mas...

Um leitor atento -mais atento do que nós que não tínhamos dado por isso - chamou a nossa atenção para os pontos de bónus de ataque e como eles são concedidos.

Fomos então ler atentamente o que está estipulado para as cinco categorias que estão a disputar competições nacionais e verificamos que a atribuição dos pontos de ataque é feita de forma diferente conforme se trate da D.H., 1ª Divisão, 2ª Divisão e CN Sub-21, por um lado, e dos CN de Sub-18 e Sub-16 do outro.

Em todas as categorias o bónus ofensivo só é atribuído a uma equipa que num jogo tenha obtido quatro ou mais ensaios, mas não só, pois enquanto no primeiro grupo acima referido aos quatro ou mais ensaios marcados tem que se juntar o facto de ter conseguido MAIS TRÊS ensaios que o adversário, no grupo dos escalões mais novos aos quatro ou mais ensaios tem que se juntar o facto de ter conseguido MAIS QUE TRÊS ensaios que o adversário
Ou seja, enquanto nos mais novos a diferença entre os ensaios marcados e sofridos tem que ser IGUAL OU SUPERIOR A QUATRO, nos mais velhos o ponto de bónus de ataque apenas pode ser concedido a uma equipa que consiga uma diferença entre ensaios marcados e sofridos IGUAL A TRÊS ensaios nem  mais, nem menos!

Acreditamos que tudo isto não passe de mais um atraso (estranho é facto) na publicação das alterações e correções aos ditos Regulamentos, e que seja esclarecido rapidamente - estamos com as competições a correr! - ou, em alternativa, que a FPR passe a aplicar o que está regulamentado nas classificações dos diversos campeonatos!

Ficamos a aguardar uma clarificação desta situação ANTES da próxima jornada das competições, através de nota publicada no site federativo, com as correções adequadas!

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral,

Os meus parabéns pelo seu trabalho e pela evolução do seu blog.

Aos poucos e poucos sinto que a sua divulgação da vida do rugby nacional está a pressionar a FPR a resolver estes "detalhes" que sempre foram um bocado varridos por debaixo do tapete .

Por favor continue o seu bom trabalho em prol da divulgação da realidade do nosso rugby em Portugal.


Apelo aos clubes que colaborem com este blog pois a meu ver só terão a ganhar, é uma pena ver muitos dos clubes sem dados nas ligações aqui criadas, mais ainda quando nao existe uma base com os dados dos clubes na própria FPR.

Um aficionado