20 de outubro de 2012

SEGUNDONA AVANÇA APESAR DA POLÉMICA

Como fizemos eco nas nossas páginas, o Campeonato Nacional da 2ª Divisão vai ficar marcado pela polémica à volta da publicação fora de tempo de detalhes do regulamento, que na nossa opinião não foram analisados com o devido cuidado, antes de serem implementados.

Como habitualmente damos a nossa opinião sem nos escondermos atrás de ninguém nem de nenhuma entidade, já que o fazemos sempre com o objetivo de colaborar na escolha das melhores soluções para o nosso rugby.

A questão prende-se com a alteração ao Regulamento que retira da classificação as equipas B, ao contrário da versão anterior que impedia que as equipas B's avançassem para às fases 2 e 3 da competição.
Parecendo que é apenas um esclarecimento, esta alteração não nos parece ser a mais adequada, já que pões todas as equipas B's a jogar... para nada.

Contrariamente, na versão anterior, as equipas B's disputavam à séria a primeira fase, podendo portanto vencer essa mesma primeira fase regional, embora não pudessem ser classificadas para as fases seguintes, o que nos parece acertado.

O que estava mal explicado - a forma como as equipas B's, caso conseguissem classificar-se para as fases seguintes, seriam substituídas - era a única coisa que carecia de esclarecimento.

São duas questões diferentes - a primeira diz respeito à classificação das equipas B's na primeira fase e a segunda ao apuramento das equipas para as fases posteriores da prova.

E a forma encontrada, resolvendo o problema da segunda questão, destrói a participação efetiva das equipas B's, equacionada na primeira questão.

Qual deveria ter sido a solução? Em nossa opinião, bastava ter esclarecido como se faria o apuramento para as fases seguintes, sem mexer na questão da classificação da primeira fase.
Assim como ficou, não ajuda a resolver o problema...

Mas é assim que está, e nós que não concordamos, vamos continuar a publicar as duas classificações a par, para que as equipas B's se possam medir com a concorrência, e esta possa aferir da sua real capacidade no conjunto do rugby nacional.

ZONA CENTRO
Este fim de semana arranca a Zona Centro, que é composta de três equipas, mais uma equipa B, o que logo à partida torna incompreensível como foi possível aceitar a separação do Centro e do Norte, para preparar uma fase de apuramento que não passa de uma caricatura de competição.

No único jogo a sério da primeira jornada, o Aveiro vai à Bairrada, e a equipa da casa é favorita, apesar dos progressos que os ruas fizeram nas últimas épocas.
Jogo a realizar no domingo, na Moita da Anadia às 16 horas.

No outro jogo, que não conta para a classificação oficial, o Tomar vai defrontar a Lousã B no Estádio José Redondo, domingo também às 16 horas, e deve trazer da serra uma derrota, pois em casa, os lousanenses não costumam falhar o que está ao seu alcance.

ZONA NORTE 
(texto de Morpheus)

LOUSADA-CRAV B
Lousada e os Garranos -cognome da equipa B de Arcos- estiveram o ano passado em destaque pelo seu interessante despique na ocupação do ultimo lugar dos seus grupos, tendo na primeira fase o Crav B deixado esse lugar para os Durienses, enquanto na segunda fase o Lousada conseguiu passar por cima e deixar o ultimo lugar aos Garranos.

Nos três encontros disputados na época anterior os Garranos saem a ganhar com um saldo de uma vitória bonificada, um empate e uma derrota com 61 pontos marcados contra 26 sofridos e nove ensaios marcados sofrendo apenas dois.

A equipa B dos Arcos de Valdevez, à semelhança de outras formações B, é uma equipa diferente quando joga em casa com muitas mais soluções e com o jogo a ser disputado no sintético de Arcos de Valdeez veremos precisamente os Garranos na sua máxima força com muitos sub 21 a rodarem para integrarem as fileiras da equipa A, mas também velhas glórias deste clube minhoto que conta com bons pergaminhos no mundo do rugby.
O Lousada com Francisco Vareta nos comandos - curiosamente um atleta que atua na equipa A de Arcos - poderá começar já a fazer melhor que na época transata, com um grupo que parece ser mais forte e sobretudo mais extenso, mantendo o grupo de seniores que tinha com o reforço de ex-sub 18 da ERP. A equipa duriense tem tido ao longo da última época alguns jogos com resultados brilhantes, mas no entanto estes não têm sido regra, bem pelo contrário, como indicam as dez derrotas averbadas em quinze partidas.

GUIMARÃES-UTAD
Os Bravos arrancaram a época 2012/13 de melhor forma que na época transata não se deixando surpreender pelos vizinhos e rivais de Braga a quem ganharam com ponto bónus apesar de no fim da primeira parte estarem apenas a vencer por 12-05.

Os vimaranenses lutam por um lugar na segunda fase depois de terem falhado o objectivo na ultima jornada para o clube trasmontano.

A AAUTAD sofreu nova transformação este ano com a mudança da equipa técnica, com o treinador/jogador Marco Silva a voltar ao Vitória de Setúbal. 

A equipa da AAUTAD embora tenha um núcleo duro de jogadores, tem uma volatilidade no plantel muito grande devido ao facto de não ter tido camadas jovens nos anos transactos  dependendo muito do universo universitário época após época. 

Esta aguerrida equipa teve uma primeira fase onde conseguiu terminar na primeira posição em igualdade pontual com Famalicão e Guimarães, mas vantagem no confronto directo, para depois na segunda fase borrar de tal forma a pintura que não conseguiu ganhar um único jogo tendo claramente sido inferior aos seus concorrentes, terminando inclusivamente no pior lugar dos apurados.
Na época passada os vimaranenses ganharam este jogo por 13-10 mas este ano certamente tentarão, no seu reduto, um resultado mais dilatado que lhes possa dar maior tranquilidade na hora de se deslocarem a Vila Real. 

FAMALICÃO-BRAGA
O Famalicão é o candidato mais forte do grupo Norte para a subida, tendo nos últimos anos passado sempre o seu grupo inicial em primeiro lugar e disputado sempre a segunda fase onde no ultimo ano atingiu as meias-finais apenas perdendo para os vice-campeões e atuais primo-divisionários Loulé. 

Com os reforços deste ano, habituados ao ritmo da DH os famalicenses tornam-se ainda mais temíveis e por certo terão bastantes pontos bónus ofensivos para corroborar o seu anunciado favoritismo.
Os Gladiadores tiveram um começo de época pior do que o do seu ano de estreia perdendo por números largos, sentindo muito a falta da sua terceira linha da época passada (ambos os seus flanqueadores jogam pelo vizinho da DH, CRAV). 

Além disso a juventude nas linhas atrasadas dos Gladiadores (média de 21 anos) traz muita irreverência ao seu jogo, mas também falta de experiência e maturidade.
Um jogo muito difícil para os visitantes que terão de contrariar o super favoritismo de Famalicão, que já na época passada marcou 20 pontos sem resposta do Braga.


ZONA SUL/LISBOA
Finalmente na zona Sul/Lisboa o rugby mexe doutra maneira, e a reunião das duas regiões numa única zona parece ter trazido um vento novo para as equipas deste escalão.


O primeiro jogo é o Kellermann-Sporting, no Universitário às 15 horas de sábado, e os leões são favoritos incontestados, em especial após a sua excelente vitória na primeira jornada frente ao Técnico B - em jogo que lamentavelmente não conta para a classificação - e tendo também em consideração a pesada derrota sofrida pelo Kellermann frente ao Elvas.

No Campo do Gaio, no mesmo dia e hora, o Beira-Mar, que vem duma gostosa vitória frente ao Belas, recebe o Elvas que, como já referido, derrotou com facilidade o Kellermann em casa na semana passada.

A propósito refira-se que o Elvas, ao contrário do que dissemos na semana passada, disputou o campeonato da última época, não sendo portanto a sua participação este ano, um regresso.
Apesar disso damos o favoritismo à equipa da Vila da Moita, que parece estar ainda uns furos acima do seu adversário do fim de semana.

Em Évora teremos um dos tais encontros fantasmas, que não somam nada à classificação, pondo frente a frente o Évora B e o Belas, e apesar da inutilidade competitiva, os chaparros são favoritos, num jogo que se disputa no Campo dos Canaviais, às 17 horas de sábado.

No domingo, às 15 horas*, no Universitário de Lisboa, o grande jogo do fim de semana, com a visita do Oeiras ao São Miguel, num jogo de antecipado equilíbrio onde a vitória vai depender da concentração de cada equipa.

O último jogo da jornada é o Técnico B-FCT, duas equipas à procura da primeira vitória, mas foi adiado, não sabendo onde nem quando se vai disputar.

(*) Corrigido

Foto: http://linha-desportiva.com

50 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Mas afinal as equipas B não são para os jogadores menos utilizados na equipa principal jogarem?
Porquê que estão sempre a falar que as B deviam pontuar na primeira fase? Para só fazerem os jogos em casa e os jogos perto? Porque quando os jogos são longe elas não vão, e depois as equipas de perto é que saem prejudicadas, porque se até vencerem as B, sem ponto de bónus ficam com 4 pontos e se B não aparecer a um jogo a equipa ficam com 4 mais 1 bónus.
E isto já aconteceu mais do que uma vez!

Anónimo disse...

Boa tarde,

Mas afinal as equipas B não são para os jogadores menos utilizados na equipa principal jogarem?
Porquê que estão sempre a falar que as B deviam pontuar na primeira fase? Para só fazerem os jogos em casa e os jogos perto? Porque quando os jogos são longe elas não vão, e depois as equipas de perto é que saem prejudicadas, porque se até vencerem as B, sem ponto de bónus ficam com 4 pontos e se B não aparecer a um jogo a equipa ficam com 4 mais 1 bónus.
E isto já aconteceu mais do que uma vez!

Anónimo disse...

O adiamento técnico B - FCT prova já o problema das equipas B . Espero que a FPR nao se esqueça da obrigatoriedade imposta para a realização destes jogos. Ou se faz a coisa a sério ou não

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral,

Asus atenção para a hora de realização do CR São Miguel - RC Oeiras, o jogo realiza-se às 15, o CR São Miguel pediu a alteração e o RC Oeiras aceitou.

Luis Sabido

Anónimo disse...

Se àd equipas BB pontuarem como se competissem normalmente e depois na classificação final são pura e simplesmente desclassificadas e os jogos efectuados não contam. Nenhum outra equipa é penalizada. Na fase seguinte até pode seguir uma equipa quinta classificada se as quatro primeiras forem todas BB. Julgo que é simples demais e não sei onde está o problema.

Anónimo disse...

Art 54"2. As inscrições definitivas das equipas deverão ser confirmadas até 10 dias antes do início da respectiva prova, sendo obrigatoriamente acompanhadas pela inscrição do número mínimo de jogadores por cada equipa"
"3. Em qualquer caso, as equipas apenas se consideram inscritas desde que comuniquem um ou mais treinadores oficialmente credenciados para o respectivo escalão, nos termos do Decreto-lei no 248-A/2008, de 31 de Dezembro, e um Director de Equipa, devidamente identificado."

Art 14-3 do Reg 2 divisão "3. Nenhuma equipa poderá iniciar o jogo com menos de 12 (doze) jogadores"

Uma equipa para jogar a Segunda divisão tem que ter 12 jogadores, um treinador e um diretor de equipa inscritos até 10 dias antes do inicio do campeonato.

Mas o Famalicão tem 11 jogadores e 1 sub16 e o Lousada e a AAUAveiro zero.

E todos os treinadores estão credenciados?

Alguém verifica?

Anónimo disse...

basta irmos ao site da fpr e percebemos o incumprimento de muitas equipas: Famalicão, Braga e Aveiro são bom exemplo disso.
(numero de jogadores seniores*sub-21)
guimarães 29
braga 0
utad 14
famalicão 11
aveiro 0
tomar 23
bairrada 21
são miguel 31
fct 27
oeiras 34
sporting 38
belas 32
kellerman 15
elvas 23
beira-mar 25

Anónimo disse...

O Braga aparece como centro cultural santo adrião. Tem 38 sub18, sub21 e seniores.
Os sub18 podem jogar desde que não sejam primeira linha.

Anónimo disse...

O árbitro é o único responsável pela apresentação e preenchimento do Boletim de Jogo e pela sua validação pelos Delegados dos Clubes no final do Jogo.

O Lousada jogou hoje com o CRAV b (10-32), o arbitro Oleg. Não tem jogadores inscritos.

O Famalicão tem 11 jogadores joga amanhã com o Braga, o arbitro Vareta.

O Aveiro joga na Bairrada amanha, arbitro Tiago Gonçalves. Não tem jogadores inscritos.

No site da fpr também se vê que os treinadores que não tem as cédulas validas (Pedro Campo Costa tem valido até 2017).

Anónimo disse...

O Aveiro aparece agora com 15 jogadores.
O Famalicão com 1sub21 e 10 seniores (o mais novo com 26 anos e uma media de idades de 35 anos).
O Lousada nem está inscrito e já jogou.

Anónimo disse...

O Famalicão tem 26 séniores inscritos, só ainda não foram lançados no site da F.P.R., e esta semana o número vai aumentar. Enquanto o Guimarães inscreveu os seus nos atletas no dia 11/10/2012 com o jogo no dia 14/10/2012, o quer dizer que não inscreveu os atletas conforme os regulamentos.
Já agora a média de idades do Famalicão é de 25 anos.

Mas parece que á muita gente preocupada com o Famalicão!

Anónimo disse...

Anónimo das 00:47,

Como sabes o presidente da FPR enviou um email aos clubes permitindo que os clubes pudessem inscrever os 15 atletas mínimos, até ao dia anterior à 1ª jornada (já o mesmo tinha feito para as equipas da Honra e 1ª divisão). Assim o Guimarães mais que cumpriu com o regulamento.

Agora o Famalicão.... À data de hoje, tem 11 jogadores realmente inscritos (basta consultar o site da FPR). O texto "ainda não foram lançados no site", presumo que quer dizer que os pedidos de inscrição estão submetidos e ainda estão em análise. Pelo que, estar em análise não é estar inscrito de facto apenas quer dizer que há inscrições submetidas, apenas e só.

Em resumo, o Famalicão, para além de não ter os 15 jogadores mínimos inscritos no dia anterior à 1ª jornada (que foi o fim de semana passado), vai ainda jogar a 2ª jornada com apenas 11 jogadores inscritos. Para além de tudo mais, este número de atletas, de acordo com o regulamento não permite sequer que o jogo seja iniciado (o mínimo de jogadores que uma equipa tem de apresentar são 12).

E agora... É isto uma equipa que quer subir de divisão.

Anónimo disse...

Artigo 51
4. Após recepção das inscrições, a FPR comunicará no seu site, até 3 dias antes do início da competição, a listagem dos jogadores regularmente inscritos e disponíveis para participar na 1a jornada da respectiva competição, ou na Super Taça.
5. Findo o prazo mencionado no número anterior do presente artigo, qualquer inscrição posterior só será válida para a jornada a realizar na semana seguinte se for efectuada até terça-feira anterior da semana do jogo.
6. A FPR publicará periodicamente no seu site, listagem actualizada dos jogadores inscritos por todos os clubes com estatuto de equiparado, comunitário e não comunitário.
7. Qualquer clube pode, no acto de preenchimento do Boletim respeitante a qualquer jogo, verificar se os jogadores da equipa contrária estão regularmente inscritos, informando de imediato o Árbitro da intenção de protesto pela existência desta irregularidade.

No caso do Aveiro, na Terça-feira antes do jogo só tinham 11 jogadores inscritos, o Bairrada pode protestar.

Anónimo disse...

O Lousada jogou sem estar inscrito, sem exames médicos nem seguro desportivo?

Anónimo disse...

Anónimo da 01:27,

Para de ser “Burro” (desculpa-me a frontalidade, mas atirar barro à parede, é de fracos) e de promover a polémica onde ela não existe...

Para que saibas, e se te quiseres informar liga na segunda-feira (porque agora esta fechada) para o 21 799 16 90, número da FPR e informa-te (que culpa temos nós que tu não procures à VERDADE, neste caso, quem ESTA e quem NÃO esta inscrito).

Nós, CRF, não andamos brincar ao “Rugby”, lutamos todos os dias para sermos melhores e para honrarmos os nossos Patrocinadores, que apesar das dificuldades ACREDITAM em nós (acredito que também o faças, mas, dessa forma, Amigo, NÃO vais longe).

Sim queremos/gostaríamos/trabalhamos para ”subir” COMO CLUBE, a cada minuto que pudemos despender nesse sentido, e por isso, e porque regras para nós são REGRA, disponibilizaremos quando assim o queiras a lista dos OK’s dado pela FPR a 26 jogadores...caso queiras posso também dar-te lista dos que faltam (aprovação/exame médico/bi’s/ou outros documentos, por nossa culpa) em falta (por isso ainda não inscritos), que não são utilizáveis neste próximo jogo:

A MELHOR DAS SORTES PARA VOCÊS NO CAMPEONATO,
e esperamos que vocês alcancem e trabalhem para atingir os vossos objectivos, só assim TODOS, lá chegaremos…

Caso queiras, entregamos-te a ficha de jogo, as cópias dos BI's e os OK's da parte da FPR relativamente a estas 26 inscrições, as restantes, ao longo da próxima semana também te disponibilizaremos caso ainda o queiras.

Abraço e joguem Rugby, SEMPRE,
C. R. Famalicão

Anónimo disse...

Já agora o arbitro não é policia! Segundo instruções da FPR devem ser os delegados de jogo da equipa adversária, que deve protestar no boletim de jogo se houver jogadores não inscritos em campo... Aliás os cartões devem ser vistos na presença do arbitro pelos delegados de jogo das equipas oponentes!

Anónimo disse...

No caso de uma equipa apresentar um jogador não inscrito, ser-lhe-á aplicada a penalização de 2 pontos de classificação, por cada jogador nessa situação, que serão deduzidos aos pontos já obtidos. Esta condição aplica- -se também aos jogos realizados com equipas B.

Anónimo disse...

Se perdessem mais tempo a treinar e menos em burocracias estúpidas tenho a certeza que teriam melhores resultados!

Anónimo disse...

Acho mal nós em Braga estarmos a cumprir e o Famalicão não...

Anónimo disse...

Fora com os incumpridores! é este xico espertismo que assola Portugal infelizmente! Ou é pa ser como deve ser ou entao nao é! As regras devem ser pa todos!

Anónimo disse...

Subscrevo o comentário das 3.05

Anónimo disse...

"Nós, CRF, não andamos brincar ao “Rugby”, lutamos todos os dias para sermos melhores e para honrarmos os nossos Patrocinadores, que apesar das dificuldades ACREDITAM em nós (acredito que também o faças, mas, dessa forma, Amigo, NÃO vais longe).

Sim queremos/gostaríamos/trabalhamos para ”subir” COMO CLUBE"

Anonimo da 1.27- Isto é tudo bonito, metem 5 ou 6 gajos ex-CDUP dentro do campo e dizem que se esforcam,crescam com a prata da casa, porque isso nao vai durar eternamente, tem varios exemplos disso,e mais importante de tudo, nao é por se ter um ovo que se sabe fazer uma omolete,e tem-se visto isso !!

Anónimo disse...

Tanta polemica devido ás inscricoes, no meu ver , ate quem tratou disso 4 dias antes esteve muito mal, esses assuntos eram para estar tratados á muito mais tempo, so mostra a desorganizacao dos clubes que ai estao implicados, em vez de se preocuparem com o vizinho, preocupem-se o vosso clube, , so mostra a vergonha e a "desorganizacao" de toda (generalizei e peco desculpa aos clubes que nao tem culpa disso ) a 2ª divisao !! Bem haja

Anónimo disse...

Burocracias? Jogadores sem seguro é burocracia?

Anónimo disse...

O Famalicão tem uma equipa melhor do que qualquer outra da segunda divisão norte, assim como equipa técnica e dirigente.

Na ficha do clube aparece um treinador qualificado e 4 diretores.
Mas só aparecem 11 jogadores inscritos. Dizem que inscreveram 26. Porque esses 15 não aparecem? Falta exame médico, seguro, bi? Ou há problema técnico no site?

Questões de quem não é do Famalicao, nem Braga nem Guimaraes. Hoje para jogar com o Braga tem que ter pelo menos 12 no boletim de jogo. Para jogar tem que usar pelo menos um jogador que está irregular (sem seguro e exame medico valido). como vão fazer? Deve o arbitro permitir-arriscar? Deve o diretor do Braga jogar sob protesto? E perde 2 pontos por jogador irregular?

Anónimo disse...

Ninguém perde seguramente um segundo do treino a pensar nestas questões, apenas se ressalvam os tais valores supostos e atribuídos à nossa modalidade e que incluem "respeito" e honestidade" que naturalmente não são compatíveis com certa forma de estar, nomeadamente a referida acima.
Bons jogos a todos

Anónimo disse...

E se um jogador não inscrito se magoa? Sem seguro desportivo, a responsabilidade é de quem? Federação, arbitro, diretor de equipa?

Anónimo disse...

Anónimo da 03:30,

Não se preocupe que todos os atletas que estão no boletim de jogo e vão jogar, estão inscritos. Porque nunca jogámos com jogadores não inscritos, nem nunca jogamos com sub-18 no escalão sub-16, e sub-21 no escalão sub-18.
Já agora dou os parabéns ao Braga por ter 30 atletas séniores/sub-21, inscritos a tempo e horas, e Famalicão ter só 19 inscritos até ao dia 8/10/12 (isto foi a primeira vez que aconteceu desde que competimos, por culpa dos atletas e por culpa da clínica que faz os exames médicos).

Abraço e bom jogo.

Anónimo disse...

Anónimo das 9:17:
Concordo mas não se pode generalizar toda a segunda divisão acusando todos de irresponsáveis e incumpridores.
Como diz o Luis Sabido no seu mail de hoje, deve-se acusar os que não cumprem.
Neste caso há vários que só inscreveram jogadores depois de Terça feira antes dos jogos. Mas o pior são os que jogam sem cumprir.
O Famalicão que só tem 11 jogadores inscritos mas que vários comentadores afirmam que foram inscritos 26. Espero que seja um erro da fpr.
O Lousada que não tem qualquer jogador inscrito nem treinador valido. Perderam ontem em Arcos B. Não houve protestos?

Anónimo disse...

Já agora a média de idades do Famalicão é de 32 anos. Os 11 jogadores do Famalicão foram inscritos a 7-10.

O GRUFC a 11-10 tinha 23 e agora tem 29 jogadores.
Jogou com Braga a 14-10.
O Braga tinha 25 jogadores a 11-10.

É comparável inscrever tarde ou não inscrever?

Anónimo disse...

Será que o Lousada aparece com outro nome no site da fpr? Como APJR nào, porque tb não tem jogadores inscritos.
Alguém sabe?

Anónimo disse...

Este famalicao pelo visto incomoda muita gente ahah, mas abram bem os olhos e olhem para o Sporting que acho que vai surpreender este ano, e a bairrada, pois do que ouvi do Famalicao, acho que apenas por ter jogadores ex-CDUP , nao vai longe, tem de haver trabalho. Eu pedi desculpa por isso mesmo, generalizar ao referir todos os clubes, porque é no minimo uma vergonha e uma tristeza uma equipa que "se intitula" candidata a vencedora desta 2ª divisao (famalicao), nao ter os papeis prontos, eles ja pensaram que em vez de estarem aqui a cuscar, se estivessem a tratar dos papeis era muito mais facil?? Daqui a algum tempo vao mandar parar o jogo porque o 1ª linha tem que ir fazer as necessidades nao?? Isto é para todos, aprendam a fazer as coisas, e principalmente vejam o caso do benfica que nao tem escolas de formacao e o que esta a acontecer!! Famalicao, nao tenho nada contra o vosso clube, e ainda bem que sao uma forte candidata ao titulo, apenas um concelho, se assim querem ser reconhecidas mostrem que o sao, tantro dentro como fora do campo e que merecem ser assim reconhecidas. Bem haja a todos .

Anónimo disse...

Famalicão não devia ser autorizado a participar na 2ªDivisão Nacional.
Aguardemos pela coragem do Sr.Presidente da FPR.

Bernardo disse...

Ai ai tanta lavoura...tudo defende o rugby e o seu crescimento e só vejo gente a querer por equipas fora...

Se há coisa que me parece boa ideia é por equipas fora que nós já somos tantos...

Também acho lindo esta enorme preocupação de o adversário está inscrito...se o jogador efectivamente faz parte do plantel, o facto de ter lá o papelinho na federação para mim muda 0, só lhe convém é a ele por causa do seguro!

PS: Eu jogo por Lousada!

Unknown disse...

"os lousanenses não costumam falhar o que está ao seu alcance." Á pois não que não falham !


Parabéns Tomar !

Anónimo disse...

Artigo do rg2d #11 "No caso de uma equipa apresentar um jogador não inscrito, ser-lhe-á aplicada a penalização de 2 pontos de classificação, por cada jogador nessa situação, que serão deduzidos aos pontos já obtidos. "
Artigo do rg #54 "2. As inscrições definitivas das equipas deverão ser confirmadas até 10 dias antes do início da respectiva prova, sendo obrigatoriamente acompanhadas pela inscrição do número mínimo de jogadores por cada equipa, estabelecido nos termos das normas específicas que regulamentam as competições dos diversos escalões etários, cuja verificação será feita, pela FPR, até 5 dias antes do início da competição.
3. Em qualquer caso, as equipas apenas se consideram inscritas desde que comuniquem um ou mais treinadores oficialmente credenciados para o respectivo escalão, nos termos do Decreto-lei no 248-A/2008, de 31 de Dezembro, e um Director de Equipa, devidamente identificados"

Artigo rg #55 "Após comunicação pela FPR do Calendário Oficial para cada Época Desportiva, os clubes participantes nas diferentes competições, têm que ter inscritos um mínimo de15 jogadores até 10 dias antes da data correspondente ao 1o Jogo da respectiva competição, ou, caso se venha a realizar em data anterior a Supertaça, 10 dias antes da realização deste encontro."
Artigo rg #57 "1. Caso se venha a verificar que um Clube, cuja candidatura tenha sido aprovada para participar numa das competições, não logrou inscrever a sua equipa, ou fê-lo com um número de jogadores inferior ao estipulado nas respectivas normas específicas, podendo assim pôr em causa o normal desenrolar da competição, fica automaticamente excluído das competições, reduzindo-se, nesse caso, o número de equipas participantes naquelas competições.
2. Ocorrendo a situação prevista no número anterior, a Direcção da FPR deverá, previamente à comunicação da exclusão das competições do Clube em causa, notificá-lo, via electrónica ou outra, para, em prazo não superior a 5 (cinco) dias consecutivos, proceder à regularização daquela situação, por forma a incluir o número mínimo de jogadores acima indicado susceptíveis de utilização regulamentar, com expressa advertência da comunicação decorrente da não verificação dessa regularização."
Artigo rg #60 "2. O árbitro é o único responsável pela apresentação e preenchimento do Boletim de Jogo e pela sua validação pelos Delegados dos Clubes no final do Jogo, do qual deverá constar, para além da identificação completa da equipa de arbitragem, os pontos obtidos por cada equipa, o resultado final e a descrição concreta dos factos de natureza disciplinar ocorridos, com a indicação dos seus intervenientes."

Artigo rg #64 "A acção disciplinar sobre todos os participantes nos jogos das competições sujeitas à jurisdição da FPR-clubes, jogadores, dirigentes, técnicos, treinadores, delegados, árbitros e auxiliares e todos os outros agentes desportivos - será exercida por esta, de acordo com as disposições do Regulamento Disciplinar."

Anónimo disse...

Artigo rd #11 "3. As participações, protestos ou os requerimentos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados, por escrito, à Direcção da FPR, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data da eventual infracção ou do conhecimento do relatório do árbitro, a qual remeterá, de imediato, todo o expediente ao Conselho de Disciplina.
4. A decisão de abrir inquérito, ou de mandar arquivar a participação, protesto ou o requerimento, cabe ao Conselho de Disciplina, que sobre a mesma deverá pronunciar- se no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da data de recepção dessa participação ou"

Artigo rd #33 "1. Os clubes que, por si ou através dos seus agentes desportivos ou pelos seus adeptos, cometam alguma das infracções disciplinares previstas neste artigo, participadas no relatório do árbitro ou apuradas em inquérito, serão punidos da seguinte forma:
a) Utilização em jogo das competições oficiais de jogador não inscrito ou irregularmente inscrito, suspenso ou fazendo uso de falsa identidade – multa de € 500 (quinhentos euros) a € 1000 (mil euros), sem prejuízo da correspondente sanção desportiva."

Artigo rd #49 "2. A decisão do Conselho de Disciplina sobre o protesto de jogos deve ser tomada no prazo máximo de 30 (trinta) dias."

Anónimo disse...

Ao jogador do Lousada

Nem interessa se o jogador está inscrito, nem se o condutor tem carta de condução, se o médico está inscrito na ordem. Diria mesmo que é irrelevante um cidadão ter bilhete de identidade. Tudo irrelevante para viiver em sociedade com total desrespeito às entidades e ao próximo.

O seguro é importante para o jogador?. Quem é o responsável caso haja alguma lesão de um jogador não inscrito? Talvez a fpr, essa tal entidade irrelevante?

quem cumpre quer deitar abaixo os outros? O Lousada? Who?

Anónimo disse...

Se de facto esse comentário infeliz parte de um jogador do Lousada é triste que o próprio clube não faça os seus jogadores compreender a importância da inscrição dos jogadores.

Luis Sabido

Bernardo disse...

Eu vou tentar segunda vez a ver se me percebem...

O que eu disse é que não acho que caiba aos jogadores das equipas preocuparem-se com a inscrição dos outros!

Quanto ao médico na ordem e a carta de condução, mais uma vez não me cabe a mim andar preocupado com isso mas sim a quem é responsável por isso!

Quanto ao compreender, não presumam que os jogadores de ambas as equipas e mesmo o árbitro não tiveram uma conversa sobre o que se passava e tomaram uma decisão consciente!

Vou também tentar explicar: eu sei que é importante estar inscrito, até porque sei muito bem o que significa a palavra seguro e tenho noção do que implica um jogo de rugby para o fisico de um jogador.

Da parte do Lousada, embora saiba que tarde creio que a situação estará regularizada esta semana.

PS: não entrem em histerias uma coisa é manifestarem desagrado e acho muito bem se é assim que pensam outra muito diferente é andar para aí com 'fpr que vai fazer?' 'queremos justiça' por amor de Deus...

Anónimo disse...

Só teóricos..... tratem da vossa vidinha!! se tiverem muito incomodados façam queixa... mas à Federação, à entidade que quiserem... não venham encher isto de comentários parvos e teorias em que cada um "puxa a brasa á sua sardinha"!

Xico Gomes (lousada)

Anónimo disse...

Parece que as previsões do Mão de Mestre falharam e a equipa tomarense surpreendeu na Lousã!

Anónimo disse...

Para os dois jovens jogadores de Lousada,

Espera-se que os vossos comentários sejam a nível individual apenas.
Espera-se que com a idade percebam o problema de estar na segunda jornada sem que o vosso clube tenha inscrito pelo menos um jogador, um treinador e um diretor.
Espera-se que um dia compreendam que não é a insultar e a ameaçam os comentadores que legitimam os vossos erros.

Deixo uma parte dos regulamentos que vos deve interessar "1. Caso se venha a verificar que um Clube, cuja candidatura tenha sido aprovada para participar numa das competições, não logrou inscrever a sua equipa, ou fê-lo com um número de jogadores inferior ao estipulado nas respectivas normas específicas, podendo assim pôr em causa o normal desenrolar da competição, fica automaticamente excluído das competições, reduzindo-se, nesse caso, o número de equipas participantes naquelas competições."

Anónimo disse...

Com tanta polémica sobre o Famalicão x Braga este fim-de-semana, que até fui assistir por curosidade, e o que vi foi o Braga com tantos jogadores inscritos e só se apresentou com 17 jogadores e um deles era o treinador que até jogou e pelos vistos não está inscrito. Será que tanta polémica era porque o Braga não tinha jogadores suficientes????

Johnny disse...

Há aqui Senhores que ainda não sabem o que é o espirito do rugby, comportam-se como autênticos "futeboleiros"... No rugby os jogam disputam-se em campo, não na secretaria!
Se uma equipa se reforça com jogadores de fora do seu espaço concelhio, para a valorizar e ajudar a evoluir, qual é o problema? ... Só pode ser DÔR DE COTOVÊLO!!!

Bernardo disse...

Não insultei nem ameacei absolutamente ninguém...mas tudo bem já vi que está difícil de ler o que escrevo, sendo preferível ler o que gostavam que tivesse escrito!

Quanto ao pelo nem um jogador, nem um treinador, deixo apenas a hipótese de que se calhar em vez de inscrever meio jogador a equipa será inscrita apenas quando tiver os 15 mínimos em condições de inscrição!

Quanto ao repetir dos regulamentos que tanto gostam de ir buscar, volto a notar que parece adorar a ideia de eliminar equipas! Portanto no norte queriam eliminar quais? Lousada, Famalicão, Guimarães não sei se querem eliminar ou penalizar, UTAD confesso que não sei em que situação está, ou seja o Braga vai ficar um nadita sozinho!

Já agora: quanto à juventude dos jogadores, idade não é documento e paternalismo é desnessário; os comentários como todos os outros que aqui vejam são assinados por pessoas, não instituições, logo são em nome individual; e ninguém está a tentar obter nem perdão nem legitimização e nem sequer compreensão!

Já agora se alguém se sentiu insultado ou ameaçado por mim, adoraria que me esclarecesse porquê!

PS: peço aos jogadores do Braga que não leiam isto como que sugerindo que são eles que o pretendem, pois apenas me refiro a quem tão eloquentemente quer sanções e eliminações!

Anónimo disse...

Qual o resultado do grande Sporting?

Manuel Cabral disse...

Quanto a resultados da Segundona, enquanto não são publicados os respetivos textos, experimentem ver aqui http://www.clubesdiv2.maodemestre.com/p/fase-apuramento.html

Anónimo disse...

Sobre as inscrições tardias e as não inscrições:
- os regulamentos são para cumprir e já chega de prazos protelados. Passa-se de dez dias antes para a sexta-feira anterior, agora ouvem-se os clube quando se passa da terceira jornada dando até amanhã. Descredito total.

Há vários níveis de incumprimento: um clube que não inscreve 15 e joga com 2 ou 3 não oficialmente (esses devem ser punidos com 2 pontos por jogador irregular), ou um clube que à segunda jornada não inscreveu um único (deve ficar excluído das competições). E ambos incorrerem em multa.

Caso contrario a federação nunca seria levada asério.

Ps: os jogadores do Minho podem ter opinião contraria, escusam de insultar. serem do Lousada ou do amadora. o meu clube é da divisão de honra onde o profissionalismo e responsabilidade são diferentes.

Anónimo disse...

Dão a excepção não se sabe porquê. Em vez dos dez dias antes, passou para a sexta-feira antes do primeiro jogo.
Depois da surpreendente pergunta aos clube se se deve cumprir os regulamentos. Em que as respostas foram todas no sentido de punir os clubes que usaram jogadores não inscritos.
Agora vem um mail a avisar que se vai tomar medidas (31 de Novembro será 31-10?). Vamos ver se há coragem para punir os infratores.
Um clube que ainda náo se inscreveu, ou outro que está a tentar encontrar 4 jogadores, ou outro que inscreveu algum jogador tarde mas tendo jogado só com inscritos. Situações bem diferentes.
O Rugby deve ser levado com respeito e responsabilidade. Como se consegue ser tão irresponsável e jogar sem inscrever clube? Faltar um ou outro documento, mas faltarem documentos de todos?
O exemplo deve ser dado pela fpr, senão os regulamentos não mais serão levados em conta.