11 de outubro de 2012

PRIMEIRONA ARRANCA ESTE FIM DE SEMANA *


A partir de hoje o Mão de Mestre conta com a colaboração de um novo comentador, que acompanhará o Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Trata-se de um "velho" amante do rugby que conhece bem as divisões secundárias do rugby nacional e que vai trazer com ele esse mesmo conhecimento e experiência como jogador, treinador e dirigente.

Fiquem assim com a estreia de Tomás Agostinho nas páginas do Mão de Mestre!

PRIMEIRONA ARRANCA ESTE FIM DE SEMANA
A poucos dias de abrirem as contendas, as equipas da Escola Agrária de Coimbra, Caldas, Évora, Loulé, Lousã, Montemor, Setúbal e Santarém afiam as garras e oleiam as máquinas para começarem em grande.
Como se sabe, as equipas ainda não se manifestaram quanto a objetivos, mas prevê-se que seja um campeonato disputado até ao último ponto e onde se espera acima de tudo, uma boa série de jogos. 
Há equipas que reforçaram o plantel com jogadores que acabaram os estudos e as estadias por Lisboa, outras perdem jogadores que foram para fora estudar... enfim, um sem número de questões que vão fazer com este seja mais uma vez, um campeonato atraente.
Evidentemente, a experiência e a técnica individual, vão mais uma vez ser decisivas para chegar ao primeiro lugar, mas acima de tudo, o que vai ser determinante é a vontade de cada um dos jogadores. Há um grande equilíbrio técnico entre todas elas sendo a táctica a utilizar a chave do sucesso.

Sabe-se que a Escola Agrária tem sempre um bom pack de avançados, embora com algumas perdas do ano anterior, mas será sempre um pack evoluído e batalhador.

O Caldas, recentemente chegado e não despromovido, tenta este ano fixar-se definitivamente na Primeirona, sendo também, um adversário a temer, que embora sem objetivos de chegar, ou intenções de para já chegar, aos lugares cimeiros, quer garantir a permanência desde cedo.

A partir de hoje o Mão de Mestre conta com mais um colaborador, que vai acompanhar o Nacional da 1ª Divisão.

Loulé, recém-chegado à Primeirona, não é estreante nestas andanças, foram já algumas presenças que os deixaram vincados e ligados a esta modalidade, numa terra onde ainda se luta pela implantação definitiva do rugby.

O Évora, este sim uma equipa que quer chegar à honra, entra reforçado com alguns jogadores que andaram a obter experiência e rodagem pelas equipas de Lisboa, sem desprimor dos da casa, e aspiram a uma presença nas finais

O Montemor, a par do Évora, faz parte da elite da Primeirona. É uma equipa de respeito, com um bom pack avançado e uma linha atrasada que desenvolve um rugby aberto e dinâmico. Será certamente um dos quatro finalistas e anseia poder subir à Honra.

A Lousã, equipa sempre difícil e irredutível, lutará também por um lugar cimeiro e deverá animar o campeonato até final, se aspirações houver, serão assumidas certamente nos primeiros jogos.

O Setúbal depois de uma época menos conseguida, onde lutou (e desesperou) até ao último jogo pela manutenção, perde um jogador para a Agronomia mas não vai deixar certamente os créditos por mãos alheias. Com um novo treinador (ex-Benfica), espera-se mais de uma equipa que já deu que falar e que quer cimentar definitivamente um lugar no top da Primeirona.

O Santarém, depois de uma excelente época, vai ser uma dor de cabeça a jogar em casa. Com a garra que os caracteriza, vão dificultar as hordas visitantes e poderão ser uma das quatro equipas a chegar à final.

Adivinham-se por isso uma série de jogos com um rugby atraente, combativo e de resultados incertos. 

Será desta que vamos ter de uma vez por todas uma Primeirona onde não estão certos à partida quaisquer vencedores?

* Texto: Tomás Agostinho

3 comentários:

Anónimo disse...

E a Segundona também arranca este fim de semana ! Venha a festa do Rugby Nacional ! :D

Anónimo disse...

Caldas 0-10 Setúbal, ao intervalo

Anónimo disse...

Caldas 16-21 Setúbal