11 de outubro de 2012

PORTUGAL NAS SÉRIES MUNDIAIS DE SEVENS

Sexta feira à noite, quando forem 2,36 h os Linces defrontam o País de Gales no primeiro jogo de uma longa série que disputarão este ano.

Como equipa residente do Circuito, Portugal vai ter oportunidade de uma época intensa e em que as dificuldades serão muitas, mas se pretende manter - e pretende! - o estatuto de ser uma das melhores equipas do Mundo, os portugueses têm obrigação de encarar o desafio com uma atitude de vencedores, esquecendo lamentações, modéstias (falsas ou não) e sem pensar, num minuto que seja, que o cabrito está esfolado ou que não é possível lá chegar.

Da boca do um dos seus mais experientes jogadores, Pedro Leal, ficamos com a garantia que a equipa parte para cada jogo com o objetivo de “fazer sempre o melhor possível” e que, quanto à participação no Gold Coast Sevens, “o grupo está ao alcance da equipa” porque Portugal pode “ganhar os jogos todos mas também perder, dado o equilíbrio”.

Ou seja, os Linces partem para cada jogo para ganhar, e outra coisa não seria de esperar, já que as consequências de uma vitória ou de uma derrota, podem determinar se no final da vindima vamos todos chorar ou festejar.

Para garantir a continuidade como equipa residente, Portugal tem que conseguir marcar pontos em grande parte das etapas, e o calendário dos jogos indica que nesta primeira jornada, os Linces podem sim, ascender ao grupo das oito melhores que disputarão a Cup no domingo, e amealhar os pontos a que isso dá direito.

Não vale a pena arranjar desculpas ou explicações. 

A equação é simples - ganhando uma posição entre as oito melhores, abrem-se as portas à manutenção entre as 12 primeiras, no final da prova. 
Não conseguindo esse objetivo, vamos ter que sofrer para conseguir lá chegar, pois o castigo é a disputa de um novo apuramento para a época de 2013-14, a realizar em Londres...

ELES NÃO SÃO UNS COITADINHOS
Os jogadores que estão em Gold Coast para representar Portugal, não são uns coitadinhos - são atletas de grande gabarito, habituados a conviver com situações de stress e grande intensidade, a perder e a ganhar, e que sabem ao que vão.

Não lhes passa pela cabeça que foram passear à Austrália, pois sabem que vão estar em confronto com as melhores equipas do Mundo de Sevens, e que vão ter que ganhar jogos e pontos!

A par de alguns - poucos - momentos de descontração, e são esses que são veiculados nas redes sociais, a vida de um jogador de rugby a este nível, não é uma brincadeira.

Veja-se por exemplo, como é um dia típico destes atletas, que se levantam às 7 horas da manhã para tomarem o pequeno almoço meia hora depois.

Após a primeira refeição do dia, é tempo de colocar a escrita em dia, nos poucos minutos que medeiam entre aquela refeição e a partida para o primeiro treino do dia.
Aproveita-se para falar com a família ou os amigos, na sala dos jogadores, onde têm acesso à internet (wireless), a uma partidinha de ping-pong ou uns minutos na playstation.

As 8,30 h lá vão eles para o ginásio, onde treinam das 9 às 10 horas, seguindo depois para o campo, onde se realiza o segundo treino do dia, entre as 10,30 e o meio dia.
Regressam nessa altura ao hotel, onde fazem banhos de gelo e piscina, até marcharem para o almoço, às 13,30 horas.

Mas se vocês pensam que a rotina fica por aqui, desenganem-se, pois cerca das 16 horas lá vão os Linces para novo treino que os ocupa até às 18 horas, quando chega a altura de entregar os equipamentos para lavagem, e um merecido descanso até ao jantar que tem lugar às 20 horas.

Claro que nem todos os dias são iguais, mas por aqui se vê que os coitadinhos até ficam ofendidos com quem se permite pensar que eles estão lá para perder!

Mesmo que isso venha a acontecer!

E VIVAM OS LINCES!



Os jogos da noite de sexta para sábado:


DATA
JOGO
HORA DE LISBOA
13/10
PORTUGAL – PAÍS DE GALES
2h36
13/10
PORTUGAL – ARGENTINA
5h20
13/10
PORTUGAL – FRANÇA
8h24

Fotos: IRB Sevens / FPR

4 comentários:

Anónimo disse...

esta noite?

Manuel Cabral disse...

Sexta à noite...já está corrigido...
Obrigado

Great_duke disse...

A partir do Luxemburgo, aqui vos deixo um abraço e os desejos de que seja um grane toreio para as cores lusas.

Estamos num grupo em que tudo é possível. Força rapazes, vamos mostrar que somos "residentes" em casa própruia e não num arrendamento temporário.

Great Duke

Anónimo disse...

Bom dia,

Porquê usar a palavra "coitadinhos"?
Joguei Rugby e nunca consegui encontrar qualquer relação entre essa palavra e o jogo.
A este nível, internacional, muito menos...

Abraço,
Álvaro Ramalho