4 de dezembro de 2013

VITÓRIA MERECIDA DO CRAV EM COIMBRA NO INTER REGIONAL DE 7'S FEMININO *

* Álvaro Figueiredo 
Rugby da Moita aproxima-se do primeiro lugar, mas à equipa do Sport Club do Porto basta um quarto lugar em casa para vencer o Torneio Inter-Regional de Sevens (TIR).

A cidade de Coimbra foi o palco para 5ª Jornada do TIR, a última aberta às equipas de Lisboa e Sul e realizada no dia 30 de Novembro nas instalações da Escola Agrária de Coimbra. 

Num evento muito bem organizado pela equipa da casa, a Agrária de Coimbra, para além das equipas do Norte e Centro que realizaram todo o TIR, estiveram presentes Viseu, Caldas e Galiza.
O quadro competitivo ficou distribuído da seguinte forma:



A segunda série não se pautou pelo equilíbrio habitual, devido à presença das equipas do Caldas e da Galiza. 
Ambas as equipas mostraram-se bem mais fortes que o resto da concorrência e naturalmente foram disputar a final desta série, com domínio e vitória clara do Caldas. 

A equipa das Caldas da Rainha mostrou argumentos mais que suficientes para disputar a série 1 do TIR, veremos agora como se irá comportar no circuito nacional.

Na série 1 a expectativa era grande, pois uma vitória do Sport CP arrumaria de vez com a questão da classificação geral do TIR e a equipa da Moita queria fazer esquecer a final da jornada dos Arcos de
Valdevez, em que as portuenses mostraram uma superioridade incontestável e relançar a luta pela classificação geral.

No grupo A da série 1 tanto o Agrária como o Sport CP venceram ao Tondela, que, no entanto, tem vindo a crescer de etapa para etapa. 
No jogo pela atribuição do primeiro lugar no grupo o Sport venceu naturalmente a Agrária, num jogo muito bem conseguido pela equipa do Norte e com a capitã Deolinda Correia em destaque a liderar a equipa para uma vitória confortável.

No grupo B, CRAV e Bairrada não tiveram dificuldades em ultrapassar a equipa do Braga e disputaram entre si o primeiro lugar do grupo. 
O jogo foi disputado de forma muito intensa, com bastante contacto físico e jogo no chão, modelo no qual a
equipa arcuense se mostrou mais experiente e foi controlando o jogo. 
Surgiu então em jogo o factor de desequilíbrio: Antónia. 
A pequena e rápida jogadora dos Arcos foi fundamental para furar a defesa do Bairrada, que acabou por perder o jogo contra o CRAV.  

Nas meias finais, Sport CP e Bairrada defrontaram-se, começando melhor a equipa do centro, que marcou um ensaio não convertido a terminar a primeira parte. 
Na segunda parte a equipa equipa portuense assentou o seu jogo e naturalmente passou para a frente com um ensaio convertido. 
Com o jogo controlado o Sport CP esteve com um pé na final, no entanto, deixou-se bater nos últimos instantes do jogo. 
Na segunda-meia final, o CRAV controlou sempre a partida, apesar dos esforço da Agrária para mudar o rumo do jogo, vencendo a equipa nortenha.

Assim, Sport e Agrária reencontraram-se para a atribuição do 3º e 4º lugar, tal como CRAV e Bairrada na final. 
Seguiram-se dois jogos cheios de garra e bem arbitrados, principalmente a final que foi um jogo difícil devido à sua intensidade.

No primeiro jogo, a Agrária começou bem, surpreendendo as jogadoras do Sport com um ensaio não convertido. 
Mas a equipa do Porto acordou e realizou um jogo demolidor, com grande velocidade e assertividade,  batendo as conimbricenses por 41-5.

A final começou com domínio claro da equipa da Bairrada. 
Apesar da combatividade da equipa arcuense, não fugindo ao contacto e tentanto tirar partido da sua maior experiência nesse modelo, a equipa da Moita facilmente chegou ao 12-0. 
Parecia que o resultado estava feito, mas o CRAV conseguiu impor o seu jogo e a Antónia tornou novamente a marcar a diferença, desbaratando a defesa da Bairrada com a sua velocidade. 
No final as arcuenses venceram merecidamente por 17-12.

Foi uma vitória merecida do CRAV, que já se esperava desde que chegou à final da etapa da Lousã.

Agora segue-se a última jornada no Porto, no dia 15 de Dezembro, com três equipas melhor classificadas para disputarem a vitória na etapa: Sport CP, CRAV e Bairrada. 
O Sport, que continuou a liderar a classificação geral e com a motivação extra de jogar em casa em dia de aniversário, necessita agora de chegar às meias-finais para vencer o TIR.


  













2 comentários:

Anónimo disse...

E a sul ... nada de novo?

Anónimo disse...

E no sul houve torneio de TEN's com quase tantas equipas participantes (3) como aquelas do Sul que deslocaram a Coimbra (2) jogar Sevens. Dá que pensar!