19 de dezembro de 2013

PRÉMIOS E GALARDÕES DE 2013 ATRIBUÍDOS COM BARDY NA CABEÇA

Desde 1991 que a Federação Portuguesa de Rugby atribui um conjunto de Prémios e Galardões destinados a reconhecer o mérito de pessoas singulares ou colectivas que tenham prestado relevantes serviços à modalidade ou contribuído para a realização dos fins da F.P.R.

Desse conjunto os que são mais conhecidos e populares dizem respeito aos Prémios anuais que recompensam os melhores jogadores (e jogadoras, desde 2012), treinadores, árbitros e jogadores revelação, mas outros existem que não podem ser esquecidos, que recompensam diversos tipos e níveis de serviços prestados ao rugby nacional.

Mas vamos por partes, e comecemos pelos Prémios, a propósito da recente cerimónia de entrega dos referentes ao ano de 2013, que teve lugar na Casa de Histórias da Paula Rego, em Cascais.

PRÉMIOS 2013
JOGADOR DO ANO:            Julien Bardy (Clermont, FR)
JOGADORA DO ANO:          Joana Vieira (Técnico)
TREINADOR DO ANO:        Martim Aguiar (Direito)
ÁRBITRO DO ANO:              Paulo Duarte
REVELAÇÃO DO ANO:         Pedro Bettencourt (CDUP)
CARREIRA DESPORTIVA:  António Cabral Fernandes (Toni - AAC)
PRÉMIO ESPECIAL:             Jogos Santa Casa  -  Marinha Portugesa

Julien Bardy conquista o Prémio mais popular pela segunda vez - a primeira foi em 2011 - e é um dos 16 jogadores a constar da lista que conta já com 23 atribuições sem interrupção.
O primeiro jogador a receber o prémio foi o benfiquista Craig Ferris, e apenas Rohan Hoffman (Técnico) recebeu a distinção por três vezes.
Quem recebeu o prémio de Jogador do Ano por mais de uma vez foram: Rohan Hoffman (3), Miguel Portela, Diogo Mateus, Vasco Uva, Pedro Leal e Julien Bardy.
Curiosamente Rohan é o único jogador a receber o prémio que mais tarde vem a receber o prémio de melhor árbitro, o que conseguiu por duas vezes.
Note-se ainda que dos 16 agraciados, cinco tinham recebido antes o Prémio Revelação - Luis Pissarra, Miguel Portela, Duarte Cardoso Pinto, Vasco Uva e Pedro Leal.

Ainda no âmbito desportivo, e desde 2004, tem sido atribuído o Prémio Carreira Desportiva, que já reconheceu 13 atletas.

A par destes prémios a FPR ao longo dos 23 anos atribuiu 21 outros que reconhecem a contribuição significativa de indivíduos ou entidades colectivas no apoio, desenvolvimento ou divulgação do rugby.

Repare que a partir de 2003 deixaram de ser atribuídos os Prémios Fair Play (Jogador e Equipa) e da Comunicação Social (que tive a honra de ser o primeiro jornalista a receber, em 1991).

Fique com um quadro resumo de todos os prémios atribuídos desde 1991 até 2013 em todas as categorias, pedindo desculpa por qualquer erro ou omissão, já que os dados referentes e estes prémios não constam dos relatórios elaborados pelas sucessiva direcções federativas, e foi portanto necessário recorrer a outras fontes de informação.


GALARDÕES
Em 2004 a FPR procedeu à atribuição pela primeira vez (fazemos aqui a mesma reserva que fizemos em relação aos Prémios e à origem da informação) de Galardões Honoríficos, separados em Colar de Honra destinado a premiar carreiras de elevado nível e público reconhecimento de agentes desportivos que tenham prestado assinaláveis serviços à modalidade, Medalha de Serviços Distintos que se destina a distinguir os agentes desportivos que tenham tido acção de excepcional relevo no fomento e desenvolvimento da modalidade, a nível nacional, em regime de voluntariado e Medalha de Mérito Desportivo destinando-se a premiar quaisquer agentes desportivos que, em representação nacional, tenham obtido resultados relevantes ou prestigiado o País e que pela sua acção devam ser considerados exemplos de mérito e de ética desportiva.

Este ano não foi atribuído qualquer Colar de Honra, mas foram atribuídas três Medalhas de Mérito Desportivo (José Gaspar Ramos, Luis Feist e Nuno Durão) - e sete Medalhas de Serviços Distintos (Américo Caetano Nunes, António Faim, António Franco Leal, Comandante Maia Loureiro, João Valente, Luis Miramom e Associação Académica de Coimbra).

Veja o quadro que fizemos com a atribuição dos Galardões atribuídos em 2004, 2012 e 2013, tendo em atenção que não anotámos a atribuição do Colar de Honra a Vasco Pinto de Magalhães e Raúl Martins, da Medalha de Serviços Distintos a Carlos Nobre e José Manuel Picão de Abreu ou da Medalha de Mérito Desportivo a Tomaz Morais, em 2012, já que eles tinham sido agraciados com os mesmos Galardões em 2004, tratando-se portanto de duplicações.


NOTA 1: Confirmámos pelos Boletins Informativos da FPR (Boletim Informativo nº 6 - 2003/04 - 9/10/03) que em 2003 foi atribuída a medalha de Mérito Desportivo a Raúl Martins.

NOTA 2: Recebemos um comentário dizendo que estamos enganados e que em 2004, ou noutro ano qualquer, ninguém foi agraciado.
Não temos opinião em relação a esta matéria, apenas a informação divulgada pela própria FPR em 8 de Outubro de 2004, através do Boletim Informativo nº 5 da época 2004/05, que se encontra ainda nesta data disponível no site da FPR em http://www.fpr.pt/newsletter/newsletter.asp?id=400 e de que se reproduz o conteúdo na parte que interessa:
A menos que o que a FPR publica não seja verdade, esta é a situação.


Foto: www.espnscrum.com

11 comentários:

Anónimo disse...

Em 2012-13,a nivel de clubes, disputaram-se 3 competições nacionais e uma internacional.Vejamos :
»CN - 1º na fase regular - CDUL(perdeu o jogo da final para GDD)
»TP - Vencedor CDUL
»ST - vencedor CDUL
e o CDUL sagrou.se ainda vencedor da Taça Ibérica

O GDD apenas ganhou 1 destas 4 provas (em boa verdade 1 de 3 pois não podia disputar a TI) mas é o seu treinador (não desfazendo da sua qualidade) qué ganha o prémio ?!

Em todas as nomeações para todos os orémios ninguem do CDUL ?

Sem mais comentários....

Anónimo disse...

Desculpe mas está enganado. Na verdade nem o Eng Pinto Magalhães, nem o Eng Raul Martins nem ninguém foi agraciado em 2004 ou noutro ano anterior. Foram realmente e só o Ano passado.
Parece que não passou de intenção.
O seu a seu dono.
Foi esta Direção que tomou essa iniciativa embora a responsabilidade das nomeações seja do Conselho Geral.

Anónimo disse...

Gosto muito de ver o Bardy jogar. Um belíssimo jogador ! Mas faz sentido ser concorrente a um galardão que se devia destinar a todos os agentes desportivos a actuar, e só, em Portugal ?
Quanto aos restantes galardões...bem nem quero comentar, por exemplo, a atribuição do galardão "melhor jogadora". Quantos jogos viram esses observadores ? Provavelmente, e apenas, a final da Taça de Portugal.....

Anónimo disse...

A inveja é uma porra... Martim Aguiar foi e é o melhor treinador? Claro, sem dúvida. Limpinho, limpinho

Anónimo disse...

Mas quem é que disse que os prémios se destinam apenas a jogadores que jogam em Portugal ?A propósito, o Eric vai ser titular amanhã pelo Biarritz contra o Clermont. Tem apenas vinte anos. É bom para a Seleção.

Anónimo disse...

Esperemos é que o Eric nao fique no banco... Como o bardy ficou para o Palha....( sem qualquer desprimor para o Palha, so mesma para mostrar a situaçao de total desconhecimento dos atletas )

Anónimo disse...

Não concordo. Qual o problema de um jogador como o Bãrdy ter ficar no banco? O Eric também foi suplente do Rafael no Brasil e não lhes fez mal algum. A propósito quem são os elementos do júri ?

Manuel Cabral disse...

De acordo com o Regulamento de Prémios e Galardões da FPR deveriam ser:

ARTIGO 6º
COMISSÃO DE SELECÇÃO
1. A Direcção da F.P.R. nomeia, no início de cada época, uma Comissão de Selecção composta pelos elementos seguintes:
- O Presidente do Conselho Geral
- O Vice-Presidente da Direcção da Área Competições
- O Seleccionador Nacional de Seniores
- O Seleccionador Nacional de Sub-18 ou Sub-19
- Um representante da ANAR
- Um representante da Comunicação Social
2. A Comissão de Selecção apresenta à Direcção uma proposta de três candidatos para cada prémio, até 30 de Julho de cada ano, a qual será submetida à decisão do Conselho Geral, que atribuirá os prémios até 15 de Setembro seguinte.

ARTIGO 7º REPRESENTAÇÃO
Os prémios e galardões da F.P.R. são representados por peças com dignidade artística e expressão simbólicas adequadas, a aprovar pela Direcção.

Infelizmente muito do que está regulamentado não foi cumprido, pelo que se desconhece se alguma coisa foi cumprida...

Anónimo disse...

O problema nao e ter de ficar no banco, como é obvio. O problema é deixar no banco os melhores ...

Claro q o conceito de melhor ou Pior é sempre subjectivo, até pq na altura em causa mtos diziam q o palha era titularissimo . Pq? Desconhecimento do bardy , como agora tb parece haver desconhecimento do eric e tantos outros.

Anónimo disse...

Oh, Sr. Manuel Cabral diga lá à gente o que é que não foi cumprido no regulamento, gostavamos de saber. Não se fique pela incerteza.
A malta agradece.

Leonardo disse...

O Julien e um dos elementos mais importantes da equipa do Clermont. Nada mais que vis campeão do campeonato francês Top14 e vis campeão Europeu


O Julien entrou no minuto 46 quando o jogo estava 6-3 pela equipe de Clermont.
O Eric saiu pouco tempo a depois, no minuto 49.

O resultado final : 35 - 6 pela equipa do Julien.

Conclusão : Enquanto o Eric estava em campo, o Biarritz aguentou o jogo. Depois da saída do Eric e da entrada do Julien do lado do Clermont, o jogo só foi num único sentido : O Clerment.
Vitoria merecida.