26 de dezembro de 2013

DIREITO TENTA TERCEIRO TÍTULO IBÉRICO EM MONSANTO

Tudo começou em 1965 quando o Canoe Natación Club(*) venceu a primeira edição da Taça Ibérica, que teve lugar em Barcelona, e na qual participaram, além dos vencedores, as equipas da UE Santboiana, do CDUL (2º lugar) e do Belenenses (3º).

De então até agora foram disputadas 33 edições do troféu, e as equipas portuguesas venceram em 14 ocasiões, por intermédio do Benfica (4 títulos), Cascais e CDUL (3 títulos cada), Direito (2 títulos) e Académica e Agronomia.

A competição é uma das mais antigas transfronteiriças europeias (e não só) e esteve interrompida por motivos diversos entre 1971 e 1983 e entre 2008 e 2012, tendo sido reatada em relação à última época por iniciativa do CDUL, que acabaria por se tornar campeão Ibérico pela terceira vez, em jogo disputado em Valladolid, já em Janeiro deste ano, conforme o Mão de Mestre comentou em 6 de Janeiro.

Agora, cabe a vez ao Direito de tentar mais uma vitórias para as cores nacionais - e a quarta derrota na final do VRAC Valladolid, no primeiro embate que os espanhóis disputam em Lisboa - e de se juntar ao Cascais e CDUL no número de títulos conquistados.

Veja a lista dos vencedores na Taça Ibérica, desde a primeira edição, e o resumo dos vencedores da prova:


Aproveite os dias de descanso para consultar as tabela que publicamos no nosso espaço dedicado à história das competições em que participam equipas portuguesas, nomeadamente a referente à Taça Ibérica da Juniores e ainda à  Taça Ibérica de Sub-21.

(*)  O Canoe Natación Club utilizou diversas denominações ao longo da sua história. Além do nome original, resultado da fusão entre o Club Canoe e o Clube Natación Atlético em 1963, e que foi utilizada até 1983, os mais conhecidos são Real Canoe Natación Club (1983/99), CRC  Madrid (2008/12) e Rugby Atlético de Madrid, desde 2012.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Polvo

Direito, ganha.
Vamos todos a Monsanto assistir ao jogo, bancadas cheias, super lotadas.

O Polvo