20 de dezembro de 2013

SEGUNDONA COM UM JOGO, BALANÇO DO PERCORRIDO NO CENTRO/NORTE *

* José Silva

Na última jornada de 2013, antes de nova interrupção para festejos Natalícios, no Grupo Norte/Centro da Segundona só teremos um jogo, pois o Famalicão-UTAD já foi jogado e já aqui fizemos o respectivo registo.

Finalmente, o Tomar-Braga foi adiado, sem mais informações.

Aproveitamos e fazemos uma nova ronda pela classificação, como se se tratasse do saldo do que se passou até agora.


Em Aveiro os comandados de Nuno Bernardo Malta e Joachim Falque recebem os Garranos num jogo em que os forasteiros são os favoritos. 
Já com cheiro a férias esperemos que as mesmas não façam baixar a qualidade do jogo.
O RUA já fez uma demostração de força na Taça com o Bairrada, e cumpriu perante o Braga, pelo que quererá demonstrar que poderá ganhar mais pontos, especialmente em casa, mas do lado de lá estará uma equipa, que apesar de só ter jogado duas vezes, tem outro arcaboiço, outra preparação e ritmo de jogo.
Se num jogo ganharam à justa perante a UTAD no seguinte cilindraram o Braga.
Damos o favoritismo aos Garranos, em condições normais com ponto bónus.


 Olhando para a Classificação vemos desde já uma tendência que se iremos ver se se confirmará ou, pelo contrário, surgirão surpresas – algumas podem ser boas! – que façam animar a competição.

Temos um primeiro Grupo – o grupo de “cima” – onde se mantem as equipa que apostámos como potenciais finalistas; Guimarães, Famalicão e Bairrada a juntar aos Garranos que não poderão passar à fase seguinte.
A UTAD neste momento está no grupo mas parece-nos, pelo que tem feito e pelo número de jogos que já fez, deveria estar no grupo do “meio” – os tranquilos.

O campo começa a inclinar-se contra os Transmontanos, pois apesar de um resultado muito bom com os Garranos logo na abertura da prova, e das vitórias normais como Aveiro e Tomar (apertada), nos jogos com os Candidatos foram batidos sem apelo nem agravo.

Na frente do Grupo estão os Bravos de Guimarães só com vitórias e com 19 em 20 pontos possíveis.
Ainda não jogaram com Famalicão (adiado) e Garranos.
Jeremias Soares terá um Natal descansado a preparar os jogos que ai vêm…

A Bairrada com uma derrota à justa, com conquista de ponto bónus defensivo, perante o Guimarães, encontra-se em segundo lugar muito por culpa da recente vitória com o Famalicão, um concorrente directo ao apuramento para as meias-finais.
Tem a vantagem de já ter jogado com os dois principais concorrentes neste início de ano.

O Famalicão com um jogo a menos surge em terceiro da tabela – com os mesmos pontos do já falado UTAD, mas com menos dois jogos.
Tem um registo muito bom ao longo do último ano (refiro-me no todo) com muitos jogos, presença na Taça com equipas de escalões superiores, etc.
Mas os maiores também caem e finalmente foi batido por um adversário directo.
Agora que “caiu do pedestal”, se aproveitar o período de férias para uma reflexão, poderá voltar em grande.

Os Garranos estão numa situação delicada, que com certeza será gerido com “pinças” pois por norma apresentam equipas fortíssimas ( “ganharam” duas vezes nos últimos três anos a época regular), por outro lado, com o estranho estatuto de equipa “B” não contam!
O que deverá dar muita dor de cabeça aos responsáveis da equipa.
A comprovar o que digo tem duas vitórias em dois jogos – com equipa acessíveis, é certo, pelo que esperamos para ver o verdadeiro valor dos Garranos.

No grupo de “baixo” temos as equipas de Braga, Tomar e Aveiro, que irão lutar entre elas, pois com certeza que nenhuma quererá a “colher de pau”.

Neste momento Aveiro tem vantagem pois já defrontou, e venceu com ponto bónus, um dos adversários neste minicampeonato.
Acabará este período com dois jogos a mais que a concorrência pelo que será cedo para festejar.
Já defrontou duas equipas do grupo de cima, e perdendo sempre cedendo ponto bónus, os resultados não são escandalosos.

O Tomar, apesar de ainda não ter ganho um jogo, tem feito, e mais pronunciado que Aveiro, resultados muito interessantes.
Perderam 2-3 (ensaios) com a Bairrada e em Trás-os-Montes por 7 pontos (ponto bónus defensivo). Agora podem respirar um pouco e preparar os jogos que serão para ganhar para tentar chegar ao grupo do meio, pois parece-nos prematuro pensar em algo mais que isso.

O Braga é a única equipa que ainda não pontuou.
Com um jogo a menos, e mais um adiado neste mesmo fim de semana, a equipa de Pedro Aguilar Monteiro ainda não se estreou nos pontos.
Já jogou com uma equipa do seu Campeonato – fora – e com alguns dos grandes.
Mas sabemos que em Braga mora um clube em crescimento que mais cedo ou mais tarde, dará alegrias aos seus adeptos.


2 comentários:

Miguel Ribeiro disse...

Infelizmente o Braga nesta temporada nao tem conseguido os resultados que atingiu na sua epoca de estreia 2011/12 onde bateu o Guimaraes em casa no seun jogo de estreia, tendo depois batido o CRAV acabando a primeira fase em quarto e na segunda fase acabou em terceiro dos nao apurados norte-centro perdendo apenas para o Guimaraes e para o CRAV B que levaria nesse jogo uma serie de jogadores habituados a jogar pela equipa A por falta de jogo destes...
Alias ja na epoca passada o Braga piororu os seus resultados, apenas tendo vencido um jogo contra o Lousada na condicao de visitante depois de ter perdido em casa com essa equipa.
Na segunda fase apenas dois jogos vencidos tambem e um quarto lugar apenas com Lousada (que entretanto parou com a actividade senior) e Aveiro piores, sendo precisamente os dois clubes que Braga denotou...
Infelizmente da equipa base de 2011/2012 apenas um punhado de jogadores resiste, fruto das lesoes, de saidas para outros clubes ou outras cidades de estudantes da terra ou dos que estudaram em Braga e que retornaram a casa, mas sobretudo da emigracao numa zona tao afectada pelo desemprego.
Apesar de tudo o Braga tem no seu actual grupo uma media de idades a rondar os 21 anos, com apenas algumas raposas velhas a manter a estrutura, o que deixa prever, se este grupo se for mantendo unido um futuro risonho.
Acredito tambem que nao tendo o Braga uma casa e ter de andar ser a mover de campo em campo tem custado muito ao Braga em termos de manter e aumentar a estrutura humana.
Haja, por parte de uma das maiores cidades e municipios do pais visao de futuro para este clube e projecto social e o Braga pode a medio/longo prazo tornar-se num clube com dimensao nacional.

Ignatius disse...

Força BRAGA