19 de dezembro de 2013

PRIMEIRONA CHEGA AO NATAL EM VELOCIDADE DE CRUZEIRO

Primeirona chega ao final do ano com alguma clarificação no fundo da tabela, já que Agrária e Santarém se defrontam e os charruas podem esboçar um passo importante na fuga à despromoção.

Enquanto isso, na frente, a jornada parece ser calma, e o meio da tabela também não deve sofrer alterações.

Lousã e Groundlink Caldas têm o fim de semana mais tranquilo, jogando em casa, enquanto o Benfica, apesar de favorito, tem que viajar até ao Algarve para confirmar esse estatuto.


Vamos ver cada jogo por sua vez:

Na Vila da Lousã o Rugby Club recebe o Vitória de Setúbal e é favorito indiscutível para a partida, não apenas pelo histórico entre as equipas, mas especialmente pelo que cada uma delas tem feito esta época.
Com seis vitórias em seis jogos, tendo o melhor ataque e a melhor defesa, dificilmente os serranos se deixarão surpreender pelos sadinos, e surpresa será se estes conseguirem o bónus de defesa, ou se aqueles não repetirem o bónus de ataque, que falharam apenas contra o Groundlink Caldas.

O segundo da tabela recebe em casa o penúltimo da mesma, e também aqui o favoritismo é claramente dos donos da casa, mesmo que não exista nenhum registo anterior entre as equipas.
O Groundlink Caldas apenas cedeu pontos contra a Lousã, mas conseguiu o bónus defensivo, e tem o segundo melhor ataque e a segunda melhor defesa, enquanto os buldogues não conseguiram ainda melhor que dois bónus defensivos.
Provavelmente os pelicanos vão conseguir o bónus de ataque, mas existe uma réstia de esperança do lado do São Miguel para trazer das Caldas da Rainha o bónus defensivo, que tanto jeito lhes faria.

Com Loulé e Benfica de luto pelo desaparecimento trágico de Andreia Revéz, e ao qual o Mão de Mestre se associa enviando sentidas condolências à família da jogadora, ao seu clube de criação e ao clube que representava actualmente, a presença das águias no Algarve toma uma nova dimensão.
Estamos certos que todos os envolvidos no jogo de sábado saberão honrar a memória da Andreia, lutando duramente pelo resultado, sempre dentro do espírito do nosso jogo, homenageando assim a jovem que partiu.
Quanto ao jogo, a recepção ao Benfica e toda a mobilização que essa presença pode trazer, são factores favoráveis aos algarvios, mas a verdade é que os visitantes são favoritos apesar das dificuldades que certamente irão encontrar.
O Benfica tudo fará para não descolar do Groundlink Caldas, pelo que não vai facilitar a vida do Loulé na busca do ponto de bónus ofensivo que estará em cima da mesa.
No entanto o Loulé terá tudo a ganhar com o amealhar de um ponto de bónus defensivo, que o poderia afastar um pequeno degrau da concorrência com o Setúbal.

Jogo de grande intensidade no Inferno dos Canaviais, com a visita do Sporting a Évora, numa das duas partidas com resultado mais incerto da jornada.
Os chaparros, apesar da vantagem de três pontos (de bónus) na tabela classificativa, têm tantas vitórias como os leões, e o jogo decidirá se os alentejanos seguirão ou não no pelotão da frente.
O Inferno e a experiência dão vantagem ao Évora, mas a ambição e o desejo de brilhar do Sporting não são factores a desprezar, pelo que , embora aceitando o favoritismo da equipa da casa, acreditamos que os visitantes conseguirão o bónus defensivo - o seu primeiro.

Um histórico repartido pelas duas equipas, e uma primeira parte da prova (quase) igualmente negativa, transformam o jogo de Coimbra no mais importante do dia.
Na luta directa pela fuga ao último lugar, a Agrária ganhou o primeiro round, ao derrotar o São Miguel na 5ª jornada, e uma vitória contra os cavaleiros seria um salto enorme na luta que as três equipas travam.
Mas o Santarém sabe da importância deste encontro, e do significado do resultado nesta altura da prova, pelo que não vai a Coimbra apenas para comprar pastéis de Tentugal.
Ligeiro favoritismo dos charruas, que, no entanto, não podem ter qualquer distracção, pois os escalabitanos com certeza aproveitarão para lhes estragar o Natal...

19 comentários:

Anónimo disse...

Festa grande nas Caldas com jogos entre equipas do projecto "Rugby no Oeste", presença de órgãos de comunicação nacionais, miúdos de escolas da região, todas as equipas de formação do CRC e no final do dia Jantar de Natal.

O Rugby está vivo por aqui e recomenda-se.

Quanto ao jogo esperamos ganhar e espero que a equipa técnica tenha a coragem de continuar a fazer o que fez no ultimo jogo em que iniciou o jogo com nove sub 23 e fez jogar um total de 12 sub 23. É bom de ver que a equipa técnica consegue fazer com que os mais novos aprendam com a experiência dos jogadores que vieram da DH, por vezes até nos esquecemos que estamos a ver jogadores que o ano passado eram sub 18.
O trazer jogadores da DH foi uma aposta ganha.

Anónimo disse...

Bom dia, O Polvo

segue as minhas apostas para as vitorias :

LOUSA
CALDAS
BENFICA
CRE
AGRARIA

Cumprimentos

O Polvo

António Ferreira Marques disse...

Caldas Groundlink 83 S. Miguel 6
Jogo sem historia nas Caldas da Rainha, com um bom ambiente nas bancadas, ainda que talvez se esperasse mais ... face ao esforço de divulgação, mas temos que entender que a época tb propicia outras actividades ...
Os "Pelicanos" evoluíram na senda do último jogo, numa mescla de juventude e o apoio, hoje mais reforçado, da experiência - regresso de Luís Silva, Tomás Cambournac (grande jogo do "gordo"), Bruno "Pantera" (rejuvenescido) ...
Saliento a prestação de um Caldense de gema, Salvador Cambournac, bem acompanhado por João Vieira, outro Caldense de gema e, sem surpresa pelos mais experientes David Mateus, Bernardo, Fred, Jardim e Melim. Quem pensa que o Caldas Groundlink é apenas o Rugby dos reforços da DH, preste bem atenção ao trabalho que tem sido desenvolvido ... bem Patrício (há uma década pelo menos ...)e restantes membros da equipa técnica.
O S. Miguel pareceu uma equipa demasiado débil ... outros e melhores dias virão com trabalho e empenho. Uma palavra para o Estevão, ex-jogador e simpatizante - já regressou de Moçambique?, a quem envio um forte abraço.

Anónimo disse...

Alguém sabe os resultados dos outros jogos?

Manuel Cabral disse...

Como habitualmente, resultados em:
http://www.maodemestre.com/p/jogos-da-semana.html

Anónimo disse...

Gosto de Rugby mas normalmente só vejo jogos nas Caldas e em Santarem (este ano só nas Caldas porque o Santarem está muito mal). Fui ontem ver o Groundlink Caldas contra o São Miguel e foi um jogo de uma pobreza franciscana, como é possivel uma equipa levar 81 de uma outra da mesma divisão? sobretudo quando a que ganha roda jogadores que segundo me dizem vieram dos juniores e mete os melhores no banco? Do São Miguel nem uma unica jogada, nem uma unica ideia de jogo. Será que os senhores que mandam entendem que dignificam o jogo deixando que equipas destas joguem na Primeira Divisão? Que respeito existe pelo publico quando equipas destas estão na primeira divisão? acham que foi um tempo bem passado ver uma equipa a meter os ensaios que quiz, a testar jogadores e jogadas como se fosse um jogo treino?
Equipas com a qualidade do São Miguel é o que esperamos ver na Segunda Divisão. Aí o São Miguel poderá continuar a ser tecnicamente fraco mas os jogos serão mais emotivos e interessantes.

Uma ultima coisa ao treinador do São Miguel, existe uma coisa chamada condição física aquilo que se viu do São Miguel e da sua condição foi uma vergonha, começe por dar condição fisica aos seus atletas e depois, só depois, ensine-os a jogar Rugby.

Já agora porque é que a Segunda divisão se chama Primeira divisão? é para enganar? Aos senhores do Rugby parem de vender gato por lebre e tenham respeito pelo publico, caso contrário o Rugby em Portugal há-de ser sempre aquilo que presentemente é, um desportozito marginal, tão importante no panorama desportivo nacional como o Tiro aos Pratos.

Anónimo disse...

Prova que o São Miguel foi promovido por favor.

E concordo que isto de divisão de honra , primeira divisão e segunda divisão é enganador .

Deveria ser segunda e terceira .


Anónimo disse...

O MdM bem que tentou dar um animo aos dos Sporting, mas não se viu nem ambição nem o tal desejo de brilhar e assim o ponto de bónus ficou para o CRE com inteira justiça, que só não pontuou mais porque aproveitou para ensaiar umas jogadas. Venha o próximo.....

Anónimo disse...

Se não sabes uma coisa tão elementar como chamar-se aos melhores Divisão de Honra e depois Primeira, é porque não estás dentro do rugby, ou chegaste à pouco e pensas que sabes tudo. Várias modalidades em varios países utilizam estas designações por alguma razão. Não te vou explicar porquê, porque isso é como um Prof. universitário querer ensinar um puto de 5 anos a ler. Dificilmente consegue descer aos mais elementares princípios de ensino.... Cada macaco no seu poleiro e o teu não é certamente no rugby.

Rodrigo Caneco disse...

Senhor anonimo das 13h36m, que queira melhorar o rugby em Portugal através das suas palavras, acho muito bem. Mas ofender outra modalidade, isso é que eu não admito, pois eu sou atleta das duas modalidades(rugby e tiro aos pratos) e oqye você diz nesse comentário é uma perfeita ignorância, pois caso você não saiba o tiro é uma modalidade olímpica há pelo menos 50 anos e o rugby só agora o vai ser e o taldesportozito marginal é só a segunda modalidade em Portugal que mais medalhas trás para o país! !!!! ! Portanto respeite o rugby e as outras modalidades sff.

Ass:Rodrigo Caneco

Anónimo disse...

O polvo,

Acertou nos jogos todos.
Podes dar o nr do Euromilhões para a semana.

Joaquim Ferreira disse...

Este último comentário é de uma prepotência chocante: "este ano só nas Caldas porque o Santarém está muito mal". É muito infeliz. Não serão as equipas mais fracas a precisarem de apoio? Quem é este senhor para dar lições de moral? mais um anónimo que se acha a última coca-cola do Rugby?

Mas estes senhores das Caldas também acham que nós não acompanhamos o Rugby? Compram uma dúzia de jogadores e são os melhores do mundo! O ano passado penaram é bem na 1ª (apanhavam 40 e 50 dos primeiros). Depois "um trabalho de 10 anos" mas o salto da-se quando compram uma dúzia de jogadores.

Se formos ver os resultados das equipas piores (S. Miguel, Santarém, Agrária), estas perdem por 30-40 com as equipas de topo da 1ª Divisão (Évora e Benfica) e dão luta as outras de meio (Loulé, Sporting, Setubal) e disputam muito bem os jogos entre si.
Os "cabazes" de 30-40 pontos sofridos está em linha com os resultados que o Caldas levava os anos anteriores (que agora acha que há clubes super inferiores na 1ª e deviam tar na 2ª).

Este ano é que temos um Caldas e Lousã fora de serie para esta divisão. Talvez se batessem com equipas como Montemor e Crav. Estas equipas reforçaram-se com jogadores da DH e pagos (a Lousã até estrangeiros). Estes dois é que estão um patamar acima do standard da 1ª divisão dos ultimos anos. E talvez o Benfica…

Mas nos proximos anos este desnivel irá esbater-se com as subidas/descidas ou com o não correr bem destes investimentos.

Por último, falaram-me que ontem o Caldas jogou com uma linha de 3/4 de luxo, incluindo o Mateus e a nova contratação: Max!

Anónimo disse...

Excelente a demonstracao de forca do Benfica num campo tradicionalmente dificil como o do Loule. Esta vitoria diz muito mais do que os numeros sobre a condicao do Benfica.
Bom resultado do Evora a mostrar que o Evora continua ser o Evora independentemente da renovacao porque passa.
Na proxima jornada Benfica-Evora a nao perder.
Lousa e Caldas a cumprir calendario.

Do Sao Miguel esperava-se mais, uma vez que o campeonato ja vai a meio. Alguma coisa tera que ser feita caso sontrario vai ser um resto de campeonato confrangedor e deloroso.

Anónimo disse...

Concordo que o Groundlink Caldas apresentou uma linha de 3/4 de luxo eis os seus nomes:
Salvador Cambournac (sub 21); Maxi; Joao Vieira (sub 21); Goncalves; Mateus; Luis Barreto (sub 23); Claudio Franca (sub 21); substituicoes: cristovao (ex sub 18); Sampaio (ex sub 18). Sem duvida alguma 3/4 de luxo, parabens ao Caldas pela sua formacao. O Groundlink Caldas limita-se a dar experiencia a esta equipa. Mais uma coisa o Groundlink Caldas nao comprou um unico jogador, o patrocionador ofereceu um contrato de trabalho de 8 horas/dia que eles teem que cumprir.
Concordo que talvez o problema deste ano e o Lousa e o Caldas terem equipas de um nivel quase de DH e isso trazer por vezes resultados muito desnivelados mas o que viu ontem nas Caldas foi algo de muito confrangedor e desagradavel porque o Sao Miguel tem nivel de Segunda Divisao.

Anónimo disse...

Acho que muita gente se esquece do que e o Rugby. E se perde em comentarios futeis e sem interesse para a modalidade. Estamos na terceira parte dos jogos de sabado e domingo, esta na altura de falar sobre os jogos o que correu bem e o que correu mal e tentar melhorar a cada jogo. A Lousa esta melhor nesta fase, mas o caldas penso que joga melhor rugby. Joga-se bom rugby nesta divisao e os jogadores respeitam-se dentro de campo. Fora de campo e esta rebaldaria.

Anónimo disse...

Fala se muito do Caldas e da Lousa...mas no fim vai ser outra equipa com o sorriso na cara...

Joaquim Ferreira disse...

Mas será que para os lados dos adeptos da Caldas (devem ser miúdos aqui a escrever) conhecem a palavra humildade?
O Direito deu 160-0 ao S. Miguel e nem um comentário do Direito sobre o nível do S. Miguel. Talvez porque se lembram que também vieram de baixo.
O Caldas o ano passado levou 45-12 do Évora. Se formos ver o S. Miguel levou 36-12 este ano.
O Montemor o ano passado chegou a dar 100-0 ao Loulé e não me lembro de comentários prepotentes destes.

Em 2011-2012 (ano de estreia na 1ª divisão) o Caldas perdeu os 14 jogos da fase regular e na fase final apenas ganhou 1 jogo (só não desceu porque alargaram a DH). Já se esqueceram???

O Caldas em 2010-2011 ficou em 4ª lugar na 2ª divisão e só subiu porque a 1ª tinha 7 equipas e a Agrária abdicou de subir. Já se esqueceram???

O trabalho que estão a fazer é muito bom. Pagam a jogadores bons, ainda bem, pois além de trazerem qualidade à equipa, elevam o nível dos jogadores que lá estão e da formação. Mas não se esqueçam onde estavam antes.

Mas acham que nós não nos lembramos do que era o Caldas pré e pós-Groundlink? Atenção que não sou contra esta parceria (antes pelo contrário) e ainda bem que se eleva o nível do rugby.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com este ultimo comentário das 13h42m.
Uma coisa é ter Ambição, outra Soberba; Uma coisa é querer Ganhar, outra é ter Arrogância.

É bom que o Caldas tenha memória, é bom que o Caldas se lembre onde estava e os seus resultados num passado não distante.

Outras equipes como o Lousã, Benfica e Évora que estão na luta com o Caldas não vêm para aqui com este tipo de comentários, talvez por estarem mais habituados a este tipo de resultados.

O São Miguel beneficiou este ano daquilo que o Caldas beneficiou muitas vezes no passado e está a fazer o seu caminho, tal como o Caldas fez e faz o seu.

Saber ganhar é tão importante como saber perder. Estou certo que este período de paragem vai ser de reflexão para todos e que os adeptos do Caldas vão aprender a saber ganhar tal como aprenderam a saber perder.

Não sei se os jogadores da DH que jogam no Caldas são pagos, sei que o Caldas tem bons jogadores mas também sei que esta equipe perdeu 29-0 com o Lousã, sinal de que não são assim tão fortes.

Aproveitem a parceria, invistam na formação, ganhem experiência mas sejam humildes, sem humildade nunca se atingem grandes resultados. Um dia quando a parceria acabar veremos todos o que vale a formação do Caldas (se olharmos aos resultados dos jogos dos escalões de formação, vale pouco). na equipa sénior o que vemos presentemente é o valor do GROUNDLINK Caldas.

Anónimo disse...

Belenenses reforça-se com 3 jogadores um deles já nosso conhecido Willy Afu, os outros 2º linha Sul Africano, e Pilar Sul Africano todos aptos para o primeiro jogo de Janeiro