20 de dezembro de 2013

PAI NATAL, PÕE-NOS BONS JOGOS NO SAPATINHO *

* António Henriques
O ano termina, no que à Divisão de Honra diz respeito, com a realização da 10.ª jornada, toda a disputar sábado e destinada a duelos entre equipas do mesmo grupo, pelo que desta feita entraram antecipadamente de férias natalícias, Agronomia e CRAV. 

Chegados a metade das 20 rondas da fase regular, poder-se-ia pensar estarmos no final da 1.ª volta, com todos os quinzes a terem-se já defrontado entre si. Mas não. 


Só na jornada 13, a ter lugar no fim-de-semana de 1 e 2 de Fevereiro (quando Portugal se deslocar a Bucareste para a sua estreia na Taça Europeia das Nações em 2014) tal acontecerá. 
E aí finalmente irão encontrar-se frente-a-frente os dois primeiros da tabela: Direito e Técnico…
Confuso? Deixem-se lá de minudências e não me atrapalhem, que tenho um texto para escrever. 
Debrucemos-nos então sobre as partidas de amanhã, um conjunto de jogos bem interessantes e que, com excepção de um (mas já lá chegaremos…), nos parece poderem constituir duelos equilibrados e de desfecho imprevisível. 
E já que estamos em tempo de pedidos, bem que poderíamos pedinchar ao Pai Natal, tal como no título da peça, que nos permitisse despedir de 2013 com umas belas jogatanas… 
     
Eis o programa completo:       

 CDUL-DIREITO (EU Lisboa, 15.00)
Duelo de gigantes em perspetiva, apesar de nada ficar definido quanto à classificação no final dos 80 minutos. 
Depois de cinco triunfos consecutivos dos universitários, entre Novembro de 2011 e Janeiro deste ano, os três últimos encontros entre as duas equipas foram ganhos pelos advogados: final do campeonato, supertaça e jogo da 1.ª volta. 
Mas mais importante do que anteriores confrontos, importa analisar o contexto, o que está em jogo amanhã e com que disposição irão os dois quinzes entrar em campo.
Para o CDUL, que já sofreu três desaires na prova, uma nova derrota iria cavar ainda mais a distância que o separa do seu mais temido rival (nove pontos), para lá de baixar os seus níveis de confiança pela sucessão de duelos perdidos. 
O que poderia ser fundamental para os jogos a doer lá para o final da época, onde ambos irão estar.
Já para Direito, será importante manter a invencibilidade e a concomitante liderança da DH no virar do ano – e ainda por cima a uma semana do decisivo jogo, em Monsanto, com o VRAC Valladolid para a Taça Ibérica. 
E aqui está precisamente a grande incógnita da partida: que Direito teremos no Universitário? 
A equipa confiante, ganhadora e especialista em vencer batalhas finais ou, pelo contrário, um quinze a “levantar o pé”, jogando com o corpo receoso pois a cabeça já está toda no duelo do próximo sábado?
Esta será a chave do jogo… e poderá servir os intentos da equipa de Damien Steele, que vai ter que estar perto do seu melhor para não deixar fugir, em definitivo, o poderoso rival.    
                          
 BELENENSES-CDUP (Jamor, 15.00)
Duas das equipas mais imberbes em prova – e por isso mesmo capazes do melhor e do pior dentro dos 80 minutos de um jogo, como aliás se viu no último fim-de-semana – vão protagonizar um curioso encontro no sintético do complexo do Estádio Nacional (mais uma alteração tardiamente publicitada no site federativo), e no qual o triunfo pode sorrir a qualquer dos quinzes. 
Claro que se os azuis puderem contar com o regresso de alguns dos seus jogadores mais experientes, o favoritismo penderá para os do Restelo, que poderão aproveitar o facto dos portuenses se deslocarem à capital pela segunda semana consecutiva. 
Não é o fim do mundo, mas nesta altura do ano é capaz de não calhar nada bem a alguns atletas do CDUP… e lá vai Marcelo d’Orey ter que reformular a sua equipa pela enésima vez. 
Para quem for ao Jamor, fixem bem dois jovens, um de cada equipa, que estão entre as revelações da época: João Freudenthal e Pedro Bettencourt Ávila. 
Não se vão arrepender.

 ACADÉMICA-CASCAIS (Sérgio Conceição, 15.00)
Outro curioso jogo vai realizar-se em Taveiro, opondo duas das equipas favoritas (a outra será o CDUP) à 6.ª posição, última que dá acesso ao play-off. E portanto o desfecho poderá ser mesmo vital nas contas finais. 
Só para terem uma ideia do equilíbrio existente entre as duas formações – que somam os mesmos 14 pontos –, recorde-se que no jogo da 1.ª volta, na Guia, o Cascais bateu a Académica por apertados 12-10, tendo os visitantes apontado o único ensaio da partida – uma das duas vezes, até aqui, em que o derrotado marcou mais ensaios que o vencedor (a outra foi também com os pretos, quando foram a Arcos de Valdevez vencer por 12-10, tendo o CRAV feito o único toque de meta do jogo).
Hipóteses de sucesso estão assim repartidas, mas se a equipa da Linha continuar com algumas das suas mais valiosas armas ausentes, então os pretos podem distanciar-se rumo ao almejado 6.º lugar…       
    
MONTEMOR-TÉCNICO (Montemor, 16.00)
A ronda conclui-se com um duelo entre equipas do mesmo grupo, mas que se encontram nos antípodas da classificação. 
Os engenheiros são vice-líderes, derrotaram todos os adversários do grupo B e ainda três do grupo A, só tendo perdido, nas Olaias, frente a Agronomia. 
Já os alentejanos apenas averbaram dois triunfos, ambos em casa (o que em época de estreia na DH não é de todo desprezível, atenção!).
Na 1.ª volta o Técnico, despachou o Montemor com oito ensaios a zero… e 48-3. 
Resultado que dificilmente será replicado amanhã – Joe Gardener foi disparar os seus temíveis mísseis para os Estados Unidos… – naquela que será a primeira visita ao Alentejo da ‘legião estrangeira’ das Olaias. 
Se os convidassem para uma farta dose de pezinhos de coentrada antes do jogo, talvez as coisas sorrissem aos homens de João Baptista Malta…

16 comentários:

Anónimo disse...

António

em relação ao jogo de Portugal, na Romenia, deixo aqui uma informação se calhar útil a selecção nacional.
Na quarta dia 18 Dezembro vi o jogo Castres Top14 contra suposta selecção nacional Belga, jogadores alinhar em França, e fiquei mt surpreendido, pq o Castres perdeu e bem, limpinho limpinho.






Anónimo disse...

CDUL 10 v Direito 3

Com Pedro Leal a dar o presente de Natal,fruto de um mau passe bem aproveitado pelos da casa.

Belenenses 33 v CDUP 27

Desta vez não há desculpas azuias de estrangeiros e ressaltos de bola

Montemor 10 v Técnico 61

E o Técnico chega ao fim do ano~vem 1º lugar, o que não acontecia há muitos anos, por muito que isso incomode muita gente...

E bom Natal a todos! E um 2014 cheio de muito e bom rugby...

Anónimo disse...

Parece que mesmo sem o Joe o Técnico mostrou que tem uma equipa sólida e compacta e não me venham dizer que só "estrangeiros" já começa a ser altura de se reconhecer o valor a quem o merece.

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso que, quando o Direito, Belenenses, Agronomia, CDUL,Académica tinham uns quantos estrangeiros ninguém dizia nada...

Mas é proíbido jogar com estrangeiros? Ou é apenas dor de cotovelo?

Aliás, agradeçam ao Técnico os excelentes estrangeiros que tem trazido para o rugby nacional: Rohan Hoffman, Joe Gardner, Carl,Taione Vea e agora estes que estão a jogar!

São bons? Pois são...

Anónimo disse...

Na lista de bons estrangeiros faltam os seguintes:
H Adam, Cris Luck, A Collins, Peter Bouwer.
Além de outros clubes o Técnico sempre teve estrangeiros de qualidade.

Anónimo disse...

cascais 20 x académica 17

Anónimo disse...

cascais 20 x académica 17

Anónimo disse...

o cascais foi ganhar a coimbra por 20 - 17. Vitória importante pois mantém aberta a possibilidade do 6º lugar.

Anónimo disse...

Uns quantos?
Seis ou sete...uns quantos.

Se fosse no meu clube e não me deixasse jogar e divertir-me, ficava fud--o.

A AAC desmembrou-se exactamente por isto.

Anónimo disse...

50% da equipa não é portuguesa. O Joe Jardineiro, é-o e bom!

O mais importante é vermos bom rugby no campeonato português e o Técnico, é um facto, pratica-o.

O mal é as equipas com estrangeiros que não trazem qualquer valor acrescentado e a tirar o lugar a portugueses que poderiam ter outra progressão se jogassem.

Infelizmente no meu Cascais é o que vejo, esta época.

Anónimo disse...

Anónimo sas 12:37 de 22 de Dez.

Sim, uns quantos: São 4 (3 deles com passaporte holândes) + 1 francês que está a fazer uma pos-graduação em Portugal!

Onde estão os 6 ou 7?

Se a AAC se desmembrou é problema da AAC, não achas?

E se o teu clube não te deixasse jogar, por alguma razão seria! O rugby já não é para diversões, para o social, é competição e - respeitando o espírito do jogo - para ganhar!

Bom Natal, com menos azedume...

Anónimo disse...

Não se percebe esta história de árbitros espanhóis, deixam o Paulo Duarte que é só o melhor árbitro português a árbitro auxiliar (no jogo CDUL x Direito) para meterem um espanhol a arbitrar... se o espanhol fosse bom ainda se percebia, mas não é o caso

Anónimo disse...

Pelo que sei são 4 estrangeiros

Anónimo disse...

Que vergonha de campeonato este em que a segunda volta já começou e a primeira ainda nem acabou !!!! E a ordem das jornadas é de rir às gargalhadas. Para onde vais rugby português...?

Anónimo disse...

16 jogadores num jogo da DH...

Novo alargamento - como alguém aqui escrevia, há muito pouco tempo - JÁ!

Este formato é absurdo, tentem explicá-lo a alguém que queira perceber como é que funciona e tenha mais que fazer do que estudar o formato dum campeonato durante meia hora.

Anónimo disse...

Pior que tudo, quanto a mim é um campeonato de regularidade ser decidido em dois jogos, meia final e final. Ainda se a final desse dinheiro como dá em França e noutros países com transmissões televisivas, vá que não vá. Mas uma final onde estão 300 apoiantes dum clube e 300 do outro é triste. Mas mais incrível é a primeirona ser decidida numa final. Que razão haverá para uma aberração destas? Permite todas as irregularidades.