13 de dezembro de 2013

ESPERANÇA LUSITANA DESFEITA PELO PODER DOS ITALIANOS

A esperança que os Lusitanos traziam de Itália, depois do primeiro jogo com I Cavalieri Prato, desvaneceu-se em nada quando o pack avançado italiano esmagou por completo os oito da frente nacionais, numa pressão que culminou com um ensaio de penalidade, após de uma sequência de formações colapsadas a menos de cinco metros da linha de meta portuguesa.

Depois do jogo em Prato os portugueses pensaram que em Lisboa tudo correria a seu favor, mas não contaram com o domínio italiano nas formações, nem no cartão amarelo a Jorge Segurado que, reduzindo a equipa a 14 jogadores, abriu o caminho para os dois ensaios dos Cavalieri  ainda no primeiro tempo.

E na verdade até foram os Lusitanos a marcar o primeiro ensaio da partida, por Vasco Fragoso Mendes – o jovem terceira linha parece que gosta de marcar ensaios... – quando os visitantes venciam por 6-0, e Nuno Penha e Costa levou a equipa para a frente (7-6) com a transformação do ensaio.

Com 18-7 ao intervalo, o terceiro ensaio aconteceu ainda na ausência de Segurado, logo no início da segunda parte, e os italianos ficaram apenas a um ensaio do ponto de bónus, que veio a acontecer aos 55 minutos, dando ao resultado um desnível de 30-7.

Cumpridas as suas metas os italianos deixaram o jogo passar para as mãos dos portugueses, que acabaram por marcar dois ensaios – aos 65 minutos por Gonçalo Foro e já em período de desconto por Salvador Cunha, com transformação de Nuno Penha e Costa – que levaram ao resultado final de 30-19.


Note-se ainda que apesar da equipa italiana não ser nenhuma especialidade na sua linha de três quartos, ao nível dos seus avançados a música é outra e do jogo de sábado em Prato, para o jogo de hoje, apenas um jogador dos oito da frente se manteve na equipa, mesmo tendo mudado de posição (de asa para centro), mostrando uma profundidade que a equipa portuguesa vai levar muito tempo a atingir.

Com mais esta derrota, e apesar de ainda ter um jogo em casa (com o Stade Français), a equipa portuguesa caminha para uma presença sem brilho na competição, e provavelmente sem uma única vitória.


Texto e Boletim corrigido, com a atribuição do último ensaio a Salvador Cunha e não António Salgueiro como erradamente consta dos documentos oficiais. Além do testemunho de diversas pessoas, fizemos a confirmação deste facto com os dois jogadores, em 14/12/2013.

9 comentários:

Anónimo disse...

Quem marcou o ensaio foi o Salvador da Cunha e nao o Salgueiro. Abraço

Anónimo disse...

Quer-me parecer que o terceiro ensaio dos Lusitanos XV foi marcado pelo Salvador Cunha, atleta do Belenenses, que aproveitou bem um passe do Penha e Costa.

Quanto à melée, foi confrangedor, sobretudo na primeira parte, ver a falta de força e estabilidade da 1ª linha portuguesa. Alturas houveuve em que deu a sensação que os italianos faziam propositadamente avants, só para tirar partido da situação de jogo estático.

De resto, as equipas equivaliam-se, exceptuando o maior poderio físico italiano e, também nesse pormenor residiu a diferença de prestação.

Conta quem viu na tv que a entrega da transmissão à Bola TV foi um fracasso, com um comentador que estava a leste do que era o rugby, com muitos e muitos tempos mortos, sem comentários, deixando o seu auxiliar Miguel Portela em maus lençóis para imprimir alguma dinâmica à coisa. Opções...

Anónimo disse...

o 3º ensaio foi do salvador cunha e não do antónio salgueiro

Anónimo disse...

Boa tarde

Problemas na 1ª linha é a nossa realidade.

Temos de trabalhar mais.

Cumpts

Manuel Cabral disse...

Quanto ao último ensaio, eu tinha informação que teria sido o Salvador e era ele que constava do texto e Boletim. No entanto poucos minutos antes de publicar o texto verifiquei que a FPR tinha atribuído o ensaio ao António Salgueiro e a ERC igualmente...
Por isso, apesar das informações que recebera, procedi à devida alteração...
Pelos vistos, mais uma vez, a FPR nem dos seus sabe tratar...

Manuel Cabral disse...

Ainda podem verificar o que digo em http://www.fpr.pt/noticias/index.asp?opm=25&id=11034&id2=25
e aqui
http://www.ercrugby.com/matchcentre/26244.php
E guardei cópia para arquivo...

Anónimo disse...

Muito fraco : 5 da frente, 2ºcentro

Forte: 3 linha(vascos) e 3 de trás.

Aberturas: abaixo do que pretende, o Salema oferece um ensaio aos italianos e não sabe tomar a decisão nomeadamente no jogo ao pé.
e depois da entrada do Rodrigo vai para 1º centro???
Boas placagens, boas substituições nos avançados, pena não ter sido mais cedo...
FO - zero(0-10)
Alinhamento - quatro(0-10)

Anónimo disse...

Vasco Uva e Vasco Fragoso Mendes fizeram sem dúvida um trabalho muito bom e estiveram acima da média!
João Almeida, apesar de estar incluido e ser, em parte, tambem responsavel pela perda de formações ordenadas foi sem dúvida uma surpresa! Pilar muito móvel e fez um jogo muito bom!
Não percebi o pq de Diogo Miranda a 2º Centro... Pq não apostar em Appleton a centro e Diogo Miranda a ponta?! Enfim...
João Diogo Silva, 1º Centro, foi, a meu ver, o melhor dos Lusitanos!
Trio de trás também fez um bom trabalho!

Anónimo disse...

Vasco Uva com trabalho muito bom??? Chega. Está definitivamente na altura de substituir as vedetas de tv e dar rodagem a quem queira jogar com entrega e amor à camisola... confrangedor ver alguns dos crónicos VIP num arrastar pelo campo que até doía. Alguém que abra as ideias e a visão ao Frederico...