27 de dezembro de 2013

DIREITO-VRAC - QUEM LEVA A ÚLTIMA FATIA DO BOLO DE 2013?

O Rugby 2013 está a terminar em Portugal, e termina com chave de Ouro, com o regresso a um campo português da Taça Ibérica, estupidamente interrompida após 2008, e retomada em 2012 graças à iniciativa e trabalho do CDUL, a quem devemos agradecer.

Felizmente houve bom senso nas federações ibéricas e depois da vitória do CDUL em Valadolid em Janeiro de 2013 - mas em referência à época 2011/12 - temos agora a quarta tentativa do VRAC (Valladolid) para conquistar a sua primeira Taça, mas pela sua frente estará um super Direito a tentar colocar mais um troféu ibérico (dois já cá cantam) nas prateleiras de Monsanto!


Apesar de ainda restarem algumas dúvidas em relação à recuperação de alguns jogadores, a equipa de Direito contará com todos os seus principais elementos, e a provar a grandeza do seu plantel basta notar que entre os 23 escolhidos para o jogo, há 15 internacionais por Portugal....

Mas atenção, que os espanhóis vêm em peso, começando pelo seu pilar esquerdo, Scott Vessey, a mais recente aquisição do clube, para ver se recompõe uma primeira linha que tem atravessado grandes dificuldades.
Mas Scott não está só e os próprios espanhóis chamam ao seu médio de abertura Gareth Griffiths o abono de família, graças à pontaria do seu pé...

Fiquem com as equipas prováveis, que serão dirigidas por um quarteto chefiado pelo inglês Calum Howard (da Sociedade de Árbitros de Londres), e de que fazem parte Guilherme Temudo, Pedro Fonseca e Paulo Duarte (4 árbitro).

Se o assunto lhe interessa leia também DIREITO TENTA TERCEIRO TÍTULO IBÉRICO e ainda
TAÇA IBÉRICA, DIREITO E VRAC QUESOS ENTREPINARES EM CONFRONTO. Outras informações sobre a Taça Ibérica de Seniores, Sub-21 ou Sub-18 (Juniores), pode encontrar no nosso HISTÓRICO.
 

6 comentários:

Anónimo disse...

A Taça Ibérica foi estupidamente interrompida pelas equipas espanholas e pela sua Federação que entendia que os espanhois nada ganhavam em jogar com equipas portuguesas. A FPR sempre quis a competição e nela se tem empenhado sempre. O ano passado foi uma situação anómala porque os Clubes se arranjaram à revelia das Federações.
Convém não adulterar as situações.

Anónimo disse...

Jogo estara transmitido na tv ?

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 23:47
Não compreendo o teu comentário final. Alguém adulterou as situações? Que eu me recorde no texto diz-se que a competição foi estupidamente interrompida, com o que tu pareces concordar, e diz-se que foi retomada por iniciativa do CDUL, o que tu consideras uma situação anómala e eu estou de acordo - só revelou a incapacidade das federações em resolverem o problema, tendo sido necessário fazê-lo à sua revelia...
E diz-se no texto também que prevaleceu o bom senso nas mesmas federações, continuando o trabalho que o CDUL fez.
Não vejo portanto qualquer "adulteração das situações".

Anónimo disse...

Qual o resultado da Taça Ibérica ?

Anónimo disse...

A TI não foi interrompida por vontade da federação espanhola (nem da portuguesa).

Foi interrompida, numa época em que até era para ser disputada por 8 equipas (quartos, meias e final), com organização das 2 federações e concordância dos 8 clubes.

No entanto,perante indícios de que algumas equipas espanholas (CRC, Salvador, ...) se preparavam para a boicotar (foi o ano da SIR), a federação espanhola perguntou formalmente a essas equipas se a iam mesmo disputar. Disseram que sim, mas boicotaram à mesma.

Tudo isto foi público.

Manuel Cabral disse...

Sobre a questão da interrupção depois de 2008 da Taça Ibérica, tentei no texto não entrar em detalhes que em nada abonam a favor de nenhum dos intervenientes, já que terá havido responsabilidade de todos os envolvidos, aliás como é normal numa situação desta natureza.
Uns porque não quiseram ou não souberam resolver o problema, outros porque não estiveram interessados na sua resolução.
De qualquer forma o tempo confirmou que nenhum deles estava certo e foi necessária a iniciativa do CDUL, primeiro com os Sub-21, depois com os seniores, para conseguir o retorno da prova.
As federações ibéricas aproveitaram e voltaram a dar alguma importância à Taça Ibérica, que sendo uma as mais antigas competições transfronteiriças da Europa, mereceria também a atenção da FIRA.
Esperemos que haja força das federações e vontade dos clubes para que a Taça se mantenha - e já agora que as equipas portuguesas continuem a vencer!