29 de dezembro de 2013

COROA IBÉRICA SEM ESPINHAS FICA EM MONSANTO

Uma vitória que pode parecer ter sido obtida com facilidade, mas que acaba por premiar a equipa que melhor se preparou para o encontro, que melhor se apresentou em campo, e que melhor soube dominar a aproveitar as contingências próprias do jogo.

Perante uma equipa com um pack avançado mais pesado e mais alto, a equipa de Direito soube contornar essas dificuldades, e depois de uma entrada de leão dos touros de Valladolid, quem mandou em campo foram mesmo os advogados de Monsanto, que cumpriram bem a teia montada por Martim Aguiar e João Fragoso Mendes, com a mobilidade dos seus avançados a mostrar aos pesos pesados espanhóis que é preciso saber jogar.


E assim, aquele que podia ser um factor de vantagem espanhola - dois pilarões de mais de 120 kg e uma mão cheia de jogadores com 110... - acabou por não beneficiar com a entrada de última hora na equipa de Scott Vessey, o kiwi que se pretendia vir transformar o peso em qualidade, mas que para já não conseguiu dar a volta ao conjunto.

No confronto entre os dois aberturas, começou a delinear-se a vitória de Direito, com Gonçalo Malheiro a demonstrar que está num excelente momento, e que sabe conduzir o exército de Monsanto como ninguém.

Com 21 pontos na sua conta pessoal, Malheiro deu a tranquilidade que a equipa necessitava para aproveitar as oportunidades que teve para registar o segundo mais alargado resultado de sempre nas 34 finais da Taça Ibérica já realizadas, e simultaneamente aquele em que o vencedor marcou mais pontos.

E depois dos primeiros pontos marcados por Griffiths logo a abrir o jogo, Direito tomou as rédeas da partida e chegou ao intervalo já a vencer por 24-6, e quando se podia temer que esta vantagem fizesse a equipa relaxar e entrar de férias, o grupo de Martim Aguiar manteve a concentração e entrou a marcar logo no início do segundo tempo, para depois dar a iniciativa aos vallisoletanos, sem no entanto relaxar no controle do jogo, com uma postura defensiva adequada às circunstâncias.

Cinco ensaios marcados - por Luís Sousa (18'), Rui d'Orey (27'), Gonçalo Malheiro (34'), Vasco Fragoso Mendes (54') e Manuel Vilela (65') - e sete pontapés bem sucedidos de Malheiro (cinco transformações e duas penalidades aos 10' e aos 42'), foram mais do que suficientes para o ensaio de Álvaro Ferrández (74') e uma penalidade (3') e um drop (24') de Gareth Griffiths.

Direito junta-se assim ao conjunto das equipas que já venceram a Taça Ibérica por três vezes (Canoe, Cascais e CDUL), ficando apenas a um do trio Benfica, El Salvador e Santboiana, que comandam a lista dos vencedores com quatro títulos cada um.

As vitórias anteriores do Direito na competição verificaram-se em 1999 frente a este mesmo VRAC (20-16), com Tomaz Morais no comando, e em 2002, sob direcção de José Mendes Silva frente ao Alcobendas (24-18), e as outras quatro participações não vitoriosas tiveram lugar em 2000, 2005, 2006 e 2007.

Fiquem com o Boletim do Jogo e clicando na imagem serão direccionados para a nossa página do histórico da competição.


Fotos: Facebook.com/Mario.Januario.Fotografia, Facebook.com/ValladolidRACFotografia

8 comentários:

Anónimo disse...

Grande exibição do GDDireito que soube ser paciente, defender com eficácia esobretudo atacar de forma inteligente!

No jogo aberto a diferença foi avassaladora e cedo se percebeu que entre o nº 10 e o 13, os espanhoís abriam buracos enormes, mais parecendo um queijo suíço! E daí, foi um vê se te avias, com o GDD a presentear o adversário com 5 bons ensaios!

Parabéns GDD!

Anónimo disse...

O nivel do Campeonato Espanhol deve ser bom por acaso...Parabens ao Direito mas nao se iludam,tiveram a bater em ceguinhos durante 80 minutos!

Anónimo disse...

LOL agora já são ceguinhos! qd foi contra o CDUL eram todos profissionais e das melhores equipas de sempre de espanha, mas como levaram cabaz já são "ceguinhos"!

N se iludem é os outros, que naquela tarde qq equipa portuguesa com o GDD inspirado como estava o desfecho seria sempre o mesmo!!

Inveja é mto feio e a dor de cotovelo passa!

Anónimo disse...

Boa tarde Sr Mão de Mestre

Grande jogo do Direito, Vasco Uva, lançou perfume grande jogo.
A equipa defendeu mt bem, os Espanhóis não estavam a espera duma defesa mt boa e a organização de jogo.
O Direito a jogar assim com os jogadores todos é campeão Nacional.
Deixo também um reparo ao trio de arbitragem que esteve bem, porque é que no CN os auxiliares não usam os intercomunicadores ?
Excelente ambiente, isto sim é Rugby, Sr Mão de Mestre, valeu a pena ir a Monsanto, jogaram Rugby

Bom Ano Sr Mão de Mestre

Anónimo disse...

Senhor Mão de Mestre,

A vitória do Direito foi incontestável, defenderam com grande eficácia e atacaram com sabedoria, sabendo explorar os buracos da defesa espanhola. Parabéns.

Em jeito de balanço do ano, muito se falou dos estrangeiros do Técnico, desculpando-se o Belenenses com esse facto para a derrota sofrida na Taça. Belenenses esse que segundo consta contratou agora 3 estrangeiros de uma assentada, entre os quais o Hafu.

Consta também que o CDUL está em fase de recrutamento e que o Direito foi buscar o médio de formação luso/sul-africano que já jogou em Monsanto.

Será que é desta que as más linguas se calam com as contratações das equipas?

Um bom ano de 2014, fazendo votos para que o MDM nos continua a brindar com tanta informação e de qualidade.

Great_duke disse...

Muitos parabéns para o Direito. Fica escrita mais um bonita página na história do nosso rugby.
Obrigado.

Anónimo disse...

E o ambiente criado foi único!

Uma verdadeira festa de Rugby em qualquer parte do mundo!

Grande organização!

Grande jogo!

Parabéns!

Anónimo disse...

O direito não vai nem precisa de ir buscar nenhum médio de formação estrangeiro, até porque no jogo em casa com o Cdul jogou sem nenhum internacional e ganhou LIMPINHO!!!!