26 de maio de 2013

RUGBY INTERNACIONAL NO FIM DE SEMANA

Fim de semana com alguns encontros internacionais, dos quais o maior destaque vai para o Inglaterra-Barbarians que se disputou hoje em Twickenham, com a vitória dos ingleses por 40-12, num jogo em que claramente a organização e agressividade defensiva da equipa da rosa foi demais para as tentativas de ataque dos Baa-bas.

Apenas nos 10 minutos finais a equipa de convites conseguiu mostrar alguma da sua competência ofensiva, mas a isso não foi estranho o abrandamento na subida da defesa inglesa que passou a dar aos de preto e branco aquilo que antes lhes tinha recusado: tempo e espaço...

A escassas horas da partida dos Lions e dos Barbarians para Hong Kong, onde se defrontarão no próximo sábado no jogo inaugural da digressão que levará a equipa das Ilhas Britânicas à Austrália, foi conhecido o castigo de 11 semanas de suspensão aplicado ao talonador Dylan Hartley por, no jogo da final da Aviva Premiership realizado ontem, ter mimoseado o árbitro com palavras "ofensivas".

O talonador dos Saints ficará, assim, a ver o tour dos Lions no cadeirão da sua sala de televisão...

Note-se que Dylan não é marinheiro de primeira viagem nestas coisas de suspensões e desperdício de honrarias, já que em 2012 perdeu a oportunidade de capitanear a Inglaterra em consequência de uma suspensão de oito semanas por ter mordido o irlandês Stephen Ferris, e em 2007 falhou o Mundial por ter sido punido com 26 semanas de suspensão por contacto ilegal com a zona dos olhos dos wasps Johny O'Connor e James Haskell.

Independentemente da gravidade das palavras dirigidas por Hartley, o que fica muito bem expresso neste castigo é a inflexibilidade da Rugby Football Union em relação a atitudes deste género.

Nós no Mão de Mestre defendemos seriamente que todos os que insultam, ou sequer falam com o árbitro sem para isso terem sido solicitados ou autorizados, devem ser severamente punidos, e bom seria que TODAS as federações e clubes (!) actuassem em conformidade com esta premissa - as decisões dos árbitros não são, em circunstância alguma, passíveis de questionamento!

Querem discutir com o árbitro, mudem de desporto! E isto aplica-se a quem está dentro de campo e a quem está fora!

Mas não se ficou por aqui o fim de semana internacional, já que se realizou a primeira jornada da Pacific Rugby Cup, competição organizada pela IRB com a mesma intenção de dar jogos e experiência internacional ao chamado grupo da Tier 2 com que se organiza a Nations Cup e a Tbilissi Cup, mas desta vez apenas com equipas banhadas pelo Oceano Pacífico...

O primeiro dos jogos deste fim de semana foi o Japão-Tonga, que os tonganeses venceram por 27-17, aumentando assim para três as vitórias sucessivas conseguidas desde 2011.

Recorde-se que antes desta série de três vitórias, Tonga registou cinco derrotas seguidas contra o Japão, entre 2007 e 2011, e que dos 15 jogos disputados entre as equipas, Tonga venceu oito e o Japão sete, demonstrando períodos distintos da superioridade de cada uma delas.

O segundo jogo da PNC foi o Canadá-E.U.A. vencido pelo Canadá por 16-9, na sua quinta vitória seguida desde 2009.

Aliás, dos 49 jogos realizados entre as duas equipas desde 1977, o Canadá venceu 36, demonstrando uma consistente superioridade.

No dia 1 de Junho entra em acção a equipa das Fiji, que defronta o Japão, e depois, no dia 5 volta a jogar, desta vez frente ao Canadá, e para concluir a segunda ronda, no dia 8, o Canadá defronta o Tonga.

Finalmente a contar para o Campeonato da NACRA (North America and Caribbean Rugby Association) Trinidad & Tobago viajou até Barbados para vencer por 19-6 e vai agora defrontar, no dia 1 de Junho, a Guyana na última jornada da fase de apuramento da zona das Caraíbas do Sul, para se saber quem defronta o Sul dos E.U.A. na final da competição.

Fotos: www.planetrugby.com, www.jrfu.org, Judy Teasdale/www.usarugby.org

3 comentários:

Anónimo disse...

na pacific rugby cup ja foram utilizadas as novas regras da melee do proximo ano, como se tinha previsto como primeiro teste?

Anónimo disse...

Jogou por Tonga com o número 3 o ex-Técnico Taione Vea. Jogou toda a partida fazendo a assistência para o terceiro ensaio da sua equipa.

Anónimo disse...

Pois é ! Basta ver o ultimo boletim da FPR e perceber a diferença . Estão lá dois castigos por ofensas a árbitros e os jogadores são castigados por 4 semanas. O regulamento discíplina fpr prevê 4 a 8 semanas. Outro rugby , ou talvez não, mas com os valores bem definidos e sem complacência. Uma diferença enorme e clara de atitudes , por isso eles são ( rfu ) o que são no rugby e nós também .