26 de outubro de 2012

TORNEIO DE QUALIFICAÇÃO PARA O GRUPO ELITE DE SUB-18

Começa amanhã a disputar-se o Torneio de qualificação para o Grupo Elite do Campeonato da Europa do escalão de sub-18, e Portugal é uma das quatro equipas que se preparam para conquistar um dos dois lugares em jogo.
Mas como funciona o Campeonato da Europa, quais são as suas divisões e como se chega ao grupo principal - o Grupo Elite.

O FUNCIONAMENTO DO EUROPEU
São cinco as divisões em que se disputa o campeonato, sendo a mais baixa  a Divisão D, apenas com três equipas - podemos dizer que é uma divisão de pré competição, para países que não possuem ainda estrutura adequada a manter uma seleção nacional  - a que se segue a Divisão C, com quatro equipas, que poderemos chamar de emergentes, fazendo um paralelo com o que se passa em Portugal - e, finalmente, três Divisões competitivas, das quais a mais baixa é a Divisão B, seguindo-se a Divisão A, para se chegar ao topo, a Divisão Elite.
Cada uma destas divisões é composta de oito equipas, mas nem todas elas estão sujeitas ao mesmo regulamento - já vamos explicar.
Assim, enquanto o funcionamento entre as Divisões A e B é aquele a que estamos habituados, com subida do campeão e descida do último classificado, já no que respeita à relação entre a Divisão A e a Divisão Elite, tudo se modifica.
Primeiro, porque a subida do campeão da Divisão A, e a descida do último da Divisão Elite não acontece, antes se organizando um torneio de competência ou qualificação - como este que se vai iniciar amanhã - e em que participam as duas melhores equipas da Divisão A e duas equipas da Divisão de Elite.
Mas é aqui que reside mais uma originalidade imposta pelo britânicos a que os europeus tiveram que ceder, para verem as equipas do Seis Nações, finalmente todas, participar nas provas organizadas pela FIRA-AER.
Assim, esta Divisão Elite é composta pelas seis representantes dos países que disputam o Seis Nações - Escócia, Irlanda, País de Gales, Inglaterra, França e Itália - e mais duas equipas que, independentemente da sua classificação na competição, tem que estar presente anualmente no torneio de competência acima referido.
Foi assim que Geórgia e Portugal, sem que as suas classificações no Europeu de 2012 tenha sido tomada em consideração, aqui chegaram. 
E se Portugal não pode reclamar, já que foi a última classificada (oitava) do Grupo Elite em 2012, o mesmo não aconteceu com a Geórgia que derrotou a Itália, ficou em sexto lugar na prova, mas, como um cidadão de segunda classe, foi obrigado a vir disputar um torneio em que quem devia participar seria a Itália, que se classificou em sétimo lugar.
Enfim, peculiaridades que os poderosos utilizam para preservarem o seu poder...
Da Divisão A chegam ao torneio de qualificação a Bélgica e a Alemanha, primeira e segunda classificadas em 2012.
Portanto, Geórgia e Portugal vem defender uma posição no castelo, enquanto belgas e alemães vão tentar escalar os muros daquela fortaleza..

O TORNEIO DE QUALIFICAÇÃO
Para nossos Sub-18 cada jogo é uma final, começando já amanhã às 15 horas frente à Bélgica, para continuar depois, na terça feira às 19 horas perante a Alemanha, deixando para sexta feira o último jogo, perante a Geórgia.
A Portugal só a vitória nos dois primeiros encontros interessa, para poder defrontar a Geórgia com a qualificação assegurada.
A tarefa não é fácil, mas é possível e até se pode dizer que Portugal é favorito para conseguir um dos dois lugares na Divisão Elite em 2013, constituindo uma grade decepção se tal não vir a acontecer.
Mas as tropas estão firmes, e o capitão Afonso Maló Franco é disso uma boa imagem, quando afirma que temos raça e jogadores com alma, e isso é a nossa maior mais-valia.




4 comentários:

Anónimo disse...

Em teoria, e se os poderosos não mudarem as regras e renegarem o que foi declarado quando da criação deste grupo de elite, este qualifier é o último. A partir daí já há "sobe e desce". Vamos é ver se els não mudam as regras depois do torneio da Páscoa de 2013 em Grenoble.....

Manuel Cabral disse...

O teu comentário diz tudo: eles é que mandam e não gostam de largar o osso...Se a Inglaterra, por exemplo ficar em último, quem aposta que as regras mudam??

Anónimo disse...

bora malta vamos a eles já amanhã. vamos mostrar aos belgas quem manda no estádio nacional. é para comer a relva ...

Anónimo disse...

Sub 18 ganharam 38x10. Parabéns