28 de outubro de 2012

PÉ CERTEIRO DE GIRÃO DISTANCIA CDUL NO TOPO *


O encontro grande da 5.ª jornada da DH que colocava frente-a-frente os dois primeiros da classificação terminou com o triunfo do líder CDUL, que venceu Direito por 15-14 num jogo de um ensaio só e onde o 3.ª linha Tiago Girão vestiu a pele de herói. 
Acidental? 
John Eales não desdenharia alguns dos cinco pontapés que o internacional português conseguiu meter.
A partida do EU Lisboa entre os dois melhores quinzes nacionais foi bem interessante de acompanhar. 
Os advogados tiveram algum domínio e mais posse de bola, mas seriam penalizados pelo excesso de faltas no chão, que Tiago Girão – já tinha marcado três conversões na passada semana, nas Olaias, quando Pedro Cabral foi obrigado a abandonar por lesão – penalizou de forma exemplar. 
E ainda desperdiçaria outras duas...   
Até perto do fim apenas pontapés coloriam o marcador – com cinco a cargo de Girão e três para Gonçalo Malheiro, para nada confortáveis 15-9 a favor dos universitários. 
Foi aí que Direito, graças ao labor da sua avançada, construiria em seis ou sete longos minutos, um lance com inúmeras fases, perante a coriácea e tenaz defesa dos campeões nacionais que não conseguiria evitar… o inevitável ensaio alcançado por Adérito Esteves.
Mas só o permitiria tão junto da linha lateral que a difícil conversão tentada por Malheiro, que daria o triunfo aos advogados, acabaria por ser falhada. 
E o CDUL cavava uma vantagem de quatro pontos na tabela para os homens de Martim Aguiar.         


A ronda arrancou com a inauguração oficial do excelente relvado sintético da Guia, com o Cascais a receber e bater o Benfica, por 39-6. 
Mesmo desfalcada de sete habituais titulares (cinco deles nos sub-19), a equipa da Linha não teve problemas para levar de vencida um quinze que mais uma vez provou ser, pelo menos de momento, o mais frágil dos 10 em competição – e único que ainda não somou qualquer ponto. 
Os cascalenses obtiveram sete ensaios, com bis de Sebastião Van Zeller.

O Belenenses jogou pela primeira vez, esta temporada, no Restelo e aproveitou o facto para vencer uma surpreendente (pela negativa) Académica, por 30-11. 
Os azuis já dispuseram de vários dos seus internacionais de sevens – e a presença, a titulares, de António Vieira de Almeida como ponta e de Diogo Miranda a defesa, melhoraram em muito o jogo das suas linhas atrasadas, para lá de ambos terem marcado um ensaio cada.
Os homens do Restelo dominaram a partir da avançada, claramente mais forte que a adversária, e ainda tiveram a ajuda da desinspiração dos ”pretos”, em especial do seu chutador Francisco Serra, autor de um monumental pontapé de penalidade de 50 metros a abrir o resultado, mas que falharia vários outros bem mais acessíveis.       
O Belém apontou quatro ensaios (dois pelo 2.ª linha Rafael Simões) e mereceu ter a sorte que lhe viria a sorrir, pois dois deles foram alcançados logo no pontapé de saída da 2.ª parte e outro no derradeiro lance, a (mal) denominada ”bola de jogo”, por António Vieira de Almeida, o que valeu o pleno de cinco pontos no seu segundo triunfo na prova.

Nas Olaias o Técnico alcançou igualmente a sua segunda vitória na DH, agora perante o CDUP, por suados 29-28, com o ensaio triunfal a surgir – lá está – mais uma vez na “bola de jogo”. 
Numa partida muito equilibrada mas com fraca qualidade e com um final digno de Hitchcock, cada equipa conseguiu três ensaios, com os portuenses a desperdiçarem quatro pontapés aos postes que poderiam ter feito a diferença nesta sua deslocação à capital. 
Mesmo assim os chutadores das duas equipas tiveram grande quota-parte do marcador, com Duarte Marques a fazer 14 pontos para o Técnico e Rodrigo Figueiredo a ficar-se por 13 para o CDUP.  
Nas derradeiras cenas deste empolgante thriller, os engenheiros – que fizeram alinhar três jovens sub-21 sul-africanos da Academia dos Blue Bulls de Pretória (dois avançados e um três-quartos centro, Duran Law, autor de um ensaio) –, venciam por 24-23 até ao último minuto, altura em que o CDUP passou para a frente com um ensaio do argentino Diego Azambuzi (28-24). 
Mas o árbitro ainda concederia o pontapé de recomeço e dali surgiria uma excelente recuperação de bola por parte da equipa da casa para o ensaio final de autoria do ponta Bernardo Baptista, hoje à tarde transformado num verdadeiro 007, “ordem para abater rivais”.       

* Texto: António Henriques
Fotos: António Simões dos Santos

20 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez a arbitragem em destaque:
- de que servem afinal os liners??? É que se o fiscal de linha não pode falar com o árbitro quando vê faltas, o que está lá a fazer? Se for para assinalar as bolas que saiem, mais vale estarem de fora a ver o jogo e os erros dos colegas, para os aconselhar a seguir e isso sim, é proveitoso, do que estar a gastar dinheiro à FPR!!!

Anónimo disse...

Ou então a arbitrar outras divisões porque deus sabe que qualidade precisa-se mais para baixo!

Anónimo disse...

no site da fpr, está um empate entre a Agrária e a Lousã.

Qual o que está correcto?

Manuel Cabral disse...

Adivinha...

Anónimo disse...

afinal o Tecnico semopre se carregou de estrangeiros ao contrario do que diziam a semana passada .. entao agora nao vêm para aqui gozar com isso ?

Anónimo disse...

Viu-se no EU hoje...

Anónimo disse...

Em que jogo?

Anónimo disse...

Manel, gostava que o Sr pergunte ao Sr Presidente da FPR
Porque e que a jogos onde os árbitros usam auriculares e outros nao.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Anónimo disse...
no site da fpr, está um empate entre a Agrária e a Lousã.

Qual o que está correcto?


28 de Outubro de 2012 20:52

o site da federação está errado, o resultado ficou nos 10-32 sendo a Lousã vencedora deste jogo, que esteve a perder 10-0 e foi para o intervalo a perder 10-7 dando a volta ao marcador no segundo tempo.

Manuel Cabral disse...

Segundo indicação da Lousã, logo após o jogo, o resultado foi 10-36 com 1-6 em ensaios.

Anónimo disse...

Devem se ter enganado no resumo do jogo do Belenenses porque quem dominou na avançada foi claramente a académica principalmente na formação ordenada!

Anónimo disse...

só msm na FO ...

Anónimo disse...

Lá está outra vez a preocupação com o Técnico!
Mas qual o problema de ter estrangeiros (sub-21 sul-africanos)? É proibido? É um crime de lesa pátria?
Não vejo qual o problema, se equipas há que têm jogadores do Tonga, da Argentina, espanhóis, australianos e até japoneses?
E que interessa se são muitos ou poucos se apenas podem jogar 3 ao mesmo tempo?
Já alguém se preocupou com o facto de o Técnico ter apresentado 3 equipas (Séniores A, Sub-21 e Séniores B) todas com 23 jogadores e a jogar no mesmo dia, em campos diferentes? Sem ter de adiar jogos ou «promover» gente dos escalões inferiores?
Há inveja e preocupação no ar...

Anónimo disse...

É pena que o comentário do jogo do CDUL se limite a uma análise da eficácia do Girão e do Malheiro, há muito que não se via um jogo tão bom no nosso CN, de tal maneira disputado e intenso que a dada altura o árbitro já nem conseguia acompanhar o jogo.
quanto ao Técnico continuam no bom caminho, mandam vir 8 sul-africanos durante 2 meses para garantirem a ida aos 6 primeiros , deixam os da casa para segundo plano , e quando for a dores lançam-nos às feras , palavras para quê????

Anónimo disse...

grande jogo no eul com o direito a mostrar que está presente para disputar a final do campeonato. uma sugestão para a irb : nos jogos em que uma das equipas não marque ensaios os ensaios marcados deviam valer mais dois pontos.

Anónimo disse...

Dominou na avançada? Nao deves ter visto o mesmo jogo que os que la foram ás bancadas...primeira linha jovem aguentou a da Aac, 2a linha do belem dominou facilmente com 2 ensaios de rafael e boas touches e a 3a linha abafou a contraria e o 10 preto, nao tendo havido uma oa saida de numero 8 dessa fantastica FO da academica...

Anónimo disse...

Mais um comentário iluminado:quanto ao Técnico continuam no bom caminho, mandam vir 8 sul-africanos durante 2 meses para garantirem a ida aos 6 primeiros, deixam os da casa para segundo plano , e quando for a dores lançam-nos às feras , palavras para quê?
Devias saber que só 3 podem estar em campo, devias ter visto que 3 jogaram na equipa A, enquanto outros 3 jogaram pelos Sub-21 e 2 nem sequer jogaram!... Além disso, as opções são do clube e nem tu nem ninguém tem nada com isso! Ou começa a andar inveja no ar?

Anónimo disse...

Inveja do técnico? aquela equipa que o ano passado ficou nos 3 últimos lugares em todos os escalões? aquela equipa que tem o campo em hasta publica (não vale a pena dizerem que é mentira porque basta ir ao site do MF e procurar)aquela equipa que tem excelentes instalações, capacidade para atrair muitos jogadores e mais não faz do que andar a queixar-se constantemente de tudo e de todos em vez de ver os próprios erros? aquela equipa que há 4 anos estava na 2ª divisão ganhava os jogos todos por 40 pontos e foi buscar 2 estrangeiros para passar a ganhar os jogos por 70 pontos em vez de preparar os seus jovens jogadores para a época seguinte? não, não me parece que haja inveja de ninguém.

Anónimo disse...

Então e o benfica? Ninguém fala? Estes marotos que estão agora no poleiro da FPR diziam que a culpa era do Dídio e do Paisana...

Com o Técnico foi a mesma ladainha...culpa do Dídio...

Não não sou o Dídio. :)

Anónimo disse...

Se não és o Dídio, pior ainda. Vivias certamente à pála dele por falta de unhas para lhe tirar o lugar. Não te preocupes com o Técnico.