4 de outubro de 2012

NOTÍCIAS DE SEVENS

Com o avançar da época desportiva e o aproximar da primeira etapa das Séries Mundiais, começam a surgir com melhor definição notícias que interessam à variante e aos amantes do rugby em geral.

Já falámos da situação com os apuramentos para o Mundial - masculino e feminino - de Moscovo, e vamos hoje dar mais algumas notícias que vão despertar o apetite de todos.


LINCES PARA GOLD COAST
Duas alterações à equipa que viajou em Setembro para o Safaricom no Quénia, que ganha em experiência e mantém muita juventude, com a entrada de Frederico Oliveira (que assume a liderança) e de David Mateus, para a saída de Pedro Ávila e Vasco Fragoso Mendes.

Os Linces vão defrontar na primeira fase do torneio australiano, as equipas do País de Gales, Argentina e França, o que lhes abre uma possibilidade real de se qualificarem para os quartos de final da Cup, com direito aos respectivos pontos no ranking, que tanta falta lhe irão fazer na fase final das Séries, conforme explicamos mais à frente.

Fique com a relação dos jogadores portugueses que se deslocam para disputar o Gold Coast Sevens 2012, na convocatória da FPR.

E fique ainda com a lista dos jogos do primeiro dia

EQUIPAS RESIDENTES PARA 2013-2014
Depois de alguns comunicados da IRB e de outras entidades em que se estabeleceu uma certa confusão, parece agora definitivamente clarificado o caminho para a decisão de quais serão as Equipas Residentes do Circuito Mundial para a época 2013-14.

Assim, e na sequência do artigo que aqui escrevemos em 20 de Setembro, há que esclarecer as seguintes alterações:

Mantém-se o apuramento das equipas residentes para a primeira fase do apuramento das residentes para a próxima época através dos torneios regionais, mas ao contrário do que fora anunciado, a Ásia é beneficiada com a entrada direta do seu primeiro classificado (ou será melhor dizer o Japão?...) no torneio de Londres, a par das segunda e terceira melhores equipas das Séries Asiáticas.

Além disso, e para permitir aos vencedores das Séries Asiáticas uma habituação ao nível competitivo das Séries, a sua equipa será a 16ª equipa nos torneios de Hong Kong, Tóquio e Glasgow - nós apostamos que esse lugar está reservado para o Japão, independentemente da sua classificação nas Séries Regionais...

Para manter o sistema das oito equipas na segunda fase do apuramento, o  torneio de Londres, da primeira fase em Hong Kong, serão apenas apuradas quatro equipas e não mais cinco, ocupando o vencedor da Ásia aquela vaga...

Veja o quadro apresentado pela IRB:


SÉRIES MUNDIAIS NO FEMININO
Soube-se agora que a IRB vai sim, organizar um Circuito Feminino composto de quatro etapas, coma primeira marcada para o Dubai, em simultâneo com o Torneio masculino, em 30 de Novembro / 1 de Dezembro.

Reivindicação antiga dos países que dão mais atenção ao rugby feminino - para quem acha que o rugby é coisa só de homens, note-se que esses países são, entre outros,  a Inglaterra, a Nova Zelândia, a África do Sul, a Austrália, enfim países que não dão importância ao nosso desporto...- as etapas do Circuito Feminino serão disputadas em torneios de 12 equipas, o que à partida vai tornar difícil a presença da nossa seleção em algum deles, já que, como no masculino, haverá Equipas Residentes (seis) e outras seis que serão convidadas com base nos ranking regionais...
No entanto, também foi dada a informação que nesta primeira edição participarão um total de 20 equipas diferentes, o que deixa em aberto aquela possibilidade, já que, apesar de não existir um ranking oficial, Portugal ocupa um honroso 14º posto no único ranking feminino que existe, apesar de ser elaborado por um blog independente: http://les-archives-de-serge.over-blog.com

As quatro etapas do Circuito serão as seguintes:
1. E.A.U., Dubai - 30.Nov / 01.Dez
2. E.U.A., Houston - 01 / 02.Fev
3. China, Guangzhou - 30 / 31.Mar
4. Holanda, Amsterdão - 17 / 18.Mai

E as seis Equipas Residentes para este primeiro ano serão a Austrália, Canadá, E.U.A.,  Holanda, Inglaterra e  Nova Zelândia.

É natural que a FPR já saiba se Portugal será ou não uma das equipas bafejadas com a participação em algum dos torneios, já que o Brasil, por exemplo, já sabe que estará no Dubai e em Houston, e que o vencedor do Sul Americano de Sevens (que pode ser o Brasil...), irá também à China e à Holanda, mas essas coisas em Portugal costumam ser segredinho sussurrado de boca a ouvido... 
Fique com a lista das primeiras 20 equipas do Ranking dos Archives de Serge:
Cl.     Equipas
Pontos
1       Inglaterra
3564
2       Canadá
3413
3       Espanha
3385
4       Holanda
3289
5       Austrália
3256
6       E.U.A.
3204
7       Russia
3185
8       França
3124
9       China
2989
10     Cazaquistão
2889
11     Nova Zelândia
2867
12     Brasil 
2785
13     África do Sul
2704
14     Portugal
2674
15     Japão
2665
16     Itália
2590
17     Alemanha
2587
18     Hong Kong
2445
19     Tailândia
2331
20     Ucrânia
2259



GRAND PRIX RUGBY
Sempre na frente quando começa a cheirar a dinheiro, os americanos não se ficam por menos, e lançam um Grande Torneio a realizar nos dias 11 a 14 de Julho de 2013, duas semanas depois do Mundial de Moscovo, com um prémio global de um milhão de dólares americanos, e as equipas e jogadores que se preparavam para ir de férias logo a seguir ao evento da Rússia, começam a esfregar as mão e a pensar no que farão com a sua parte daquele pote de dinheiro.


Fotos: António Simões dos Santos e www.scrumqueens.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Não há um ranking mundial de sevens oficial. o que se entende pela irb, é que as 6 equipas convidadas, são baseadas no ranking regional, neste caso para portugal, no ranking europeu. neste caso seria:espanha,frança, russia, ucrania, alemanha e portugal. parece-me estranho ser convidada uma equipa de outro continente, uma vez que a irb diz que as 6 que entram são supostamente da regiao... a ver vamos.