26 de outubro de 2012

LOBITOS A CAMINHO DO TROPHY?

Só a vitória tem prémio, no Campeonato da Europa de Sub-19, já que apenas o vencedor se qualifica para disputar o Troféu Mundial que se disputa no Chile, a partir de 28 de Maio de 2013.

Este Troféu Mundial (Junior World Rugby Trophy), é uma competição intermédia entre os campeonatos regionais (Europa, África, Ásia, América do Sul, América do Norte e Oceania) e o Campeonato do Mundo de Juniores.

O Campeonato do Mundo (Junior World Championship) foi disputado pela primeira vez em 2008 por 16 equipas, e reduzido a 12 participantes em 2010, e pela primeira vez em 2012, o vencedor não foi a Nova Zelândia mas sim a África do Sul, que interrompeu a longa série de vitórias dos Junior All Blacks.

Para dar um pouco a noção do valor deste Campeonato, note-se que jogadores de grande reconhecimento internacional como Quade Cooper, David Pocock, Ben Youngs, Leigh Halfpenny, Kurtley Beale, Pat Lambie, Zac Guildford, Sam Warburton, Mathieu Bastareaud, Courtney Lawes e Sione Vaiomounga, entre muitos outros, deram os seus primeiros passos no cenário internacional, precisamente nele.


Entre o Campeonato do Mundo e o Troféu Mundial existe uma forte relação, já que o vencedor do Troféu substitui anualmente o último classificado do Campeonato, como acontece neste ano em que o vencedor da segunda competição, os Estados Unidos, vão substituir o lanterna vermelha da mais importante, a Itália.

Veja como se desenrolou o JWC nos seus cinco anos de vida:

No que diz respeito ao Trophy, já as coisas funcionam de modo diferente, e em cada ano as oito equipas que o disputam são encontradas juntando á equipa do país organizador, aquela que desceu do Campeonato, e os classificados em cada uma das seis regiões que referimos no princípio deste texto.

Assim, em 2013 a prova será disputada pelo Chile (país organizador), a Itália (que desceu do Campeonato), o Japão (vencedor do apuramento da zona Ásia), o Uruguai (apesar de ter perdido a final do apuramento da zona América do Sul para o Chile por 33-22), a Namíbia (vencedora da zona África), os que forem apurados na Oceania, América do Norte e Europa.

Veja o quadro das edições do JWT

Como se pode ver, as duas equipas europeias que estiveram presentes no ano passado foram a Geórgia (4º lugar e 3 participações) e a Rússia (8º lugar e 3 participações). 
Em anos anteriores participaram também a Itália (1º lugar em 2010 e 1 participação) e a Roménia (3 participações com 1 primeiro lugar em 2009).
E é neste enquadramento que se encontra o Campeonato da Europa de Sub-19 (qualificativo da região), já que o seu vencedor estará, no próximo ano, a disputar o Troféu Mundial - note-se que o JWT é disputado no escalão Sub-20, ou seja, todos os que estiverem no apuramento, poderão jogar na Troféu do ano seguinte.

Agora, com base no Jamor, as seis equipas candidatas foram divididas em dois Grupos, tendo Portugal ficado num mesmo grupo que Rússia e Bélgica, e a Geórgia, Espanha e Roménia no outro.
Os dois primeiros dias correspondem aos jogos dentro de cada Grupo, e no último dia - 3 de Novembro - o primeiro de um grupo defronta o primeiro do outro para atribuição do tão desejado título e passaporte para o Chile, o mesmo acontecendo com os segundos (disputam o 3 e 4º lugar) e terceiros (5º e 6º lugares).


Amanhã, às 17 horas, logo a seguir ao jogo dos Sub-18 contra a Bélgica, os Lobitos vão defrontar a Rússia, e você, mesmo que tenha outras cosias para fazer, desmarque seja o que for e vá até ao Estádio Nacional - os putos precisam de si!

Será este o ano de Portugal?
A crer nas palavras do capitão da equipa, Vasco Fragoso Mendes, conhecedor das dificuldades que a concorrência vai levantar, que afirma que todos vão fazer o melhor para conseguirem o título de campeões europeus, a tarefa não vai ser nada fácil, mas a presença e incentivo do público português que, estamos certos, vai acorrer em grande número, será, sem dúvida um apoio extra.





11 comentários:

Anónimo disse...

Então e a composição da Selecção sub 19?

Anónimo disse...

Peço desculpa. Esta é a selecção de sub 19...:(

Manuel Cabral disse...

A equipa estava certa, o título não...mas já está corrigido

Anónimo disse...

A convocatória deixa muito a desejar.. Considero ridículo o Miguel Narciso do Direito e o Manuel Sepúlveda do Belenenses não fazerem parte do lote de convocados face à excelente forma que atravessam. Espero que não estejam lesionados e que tenha sido apenas má decisão dos técnicos.

Anónimo disse...

E para quando as equipas para o primeiro jogo?

Anónimo disse...

Portugal 14 - Russia 8 Homem do Jogo: nº15, ( penso que Nuno Sousa Guedes do CDUP )

Anónimo disse...

Sem duvida.
Erro de casting o 8 de Portugal jogou como um 7, e o 7 simplesmente não jogou. A rever.
Fora isso ganharam e defenderam muito bem.

Anónimo disse...

nao concordo c o ultimo anonimo! penso que o numero 7 fez um bom jogo mais undercover, pois fartou se de placar e limpar rucks que em portugal é uma coisa que ng gosta e que pelos vistos é visto como "n ter jogado". os 3/4 fizeram todos um bom jogo, só que acham todos que sao o SBW e em vez de guardarem a bola, querem sempre fazer um passe a mais. destaque claramente para o n 13 a defender e o 15 a atacar! abraco Luis Salema

Anónimo disse...

Nao acredito muito q tenha sido o Luisa Salema a fazer esse post mas concordo com tudo o que disse especialmente a falar do numero 7. que se fartou de placar e estava em todos os rucks.

Anónimo disse...

Pedro Avila 13 e Nuno Sousa Guedes 15.
CDUP!

Anónimo disse...

podes acreditar, pq fui.lol abracos