14 de outubro de 2012

GOLD COAST - FELIZMENTE ACABOU

Felizmente acabou o nosso martírio e vamos poder assistir a alguns bons jogos de rugby sem a preocupação de vermos a equipa que apoiamos fazer uma triste figura.
Como disse o comentador da Fox Sports, neste torneio Portugal nunca passou a ideia de ser uma equipa residente (core team), e esta observação diz tudo - os Linces foram a pior equipa de quantas estiveram em Gold Coast.

Mas chamar equipa ao conjunto de jogadores que estiveram vestidos com a camisola das quinas - que deixou de ter quinas para ter uma medíocre imitação de um símbolo de que nos devíamos orgulhar - é um favor que custa a fazer.

Na verdade o conjunto comandado por Frederico de Sousa está neste momento com a pior série de resultados desde 1998, para uma seleção nacional de sevens, com oito derrotas seguidas.
Mas o pior não é o conjunto dos resultados, o pior é a evidente falta de qualidade do conjunto, a desmotivação dos jogadores em campo, a falta de liderança.
E nós que acreditamos verdadeiramente que Portugal pode e deve estar entre as 12 melhores equipas mundiais da variante, não se pode dar ao luxo de desperdiçar as suas melhores armas e de continuar na senda do experimentalismo inconsequente que tem caracterizado os últimos anos da atividade e da organização do nosso rugby.

Vamos aguardar as medidas que deveriam ser tomadas, mas infelizmente temos sérias dúvidas se alguma alteração acontecerá - e se acontecer duvidamos que sejam as medidas necessárias - com a certeza de que se tivermos certos nas nossas dúvidas, o esforço, dedicação e sacrifícios de várias gerações serão deitados para o lixo.

Quanto à participação portuguesa na Austrália, ficam as fichas dos dois jogos realizados hoje e a informação que Portugal apenas conseguiu um ponto para o ranking da competição - o ponto que é atribuído pela participação...

Mais tarde voltaremos com os resultados finais do Torneio.


Foto: http://www.irbsevens.com

25 comentários:

Anónimo disse...

que vergonha.

Anónimo disse...

Vergonhoso

Anónimo disse...

q venha o proximo torneio!pior q isto é inpossivel?

Anónimo disse...

Anda tudo doido. Passam anos a dizer que devíamos ter uma selecção de XV e outra de VII. Nem sequer reparam que mesmo na de XV tos de jogar com jogadores de fora. Não podemos comparar o incomparável. Até aqui púnhamos no VII os melhores de Portugal. Agora os melhores estão no XV e os restantes do VII. Nunca perceberam que por exemplo a França se quiser fazer uma selecção de Sevens com ps. Melhores de lá, nos dá 50.

Anónimo disse...

o que aconteceu na australia tambem aconteceu com o xv no ultimo torneio i em junho na nations cup uma vitoria em 8 jogos! mas os nossos dirigentes tem os olhos tapados? eles estarào concientes que continuando com a mesma equipa tecnica vào direitinhos contra o muro? o presidente afirmou que se portugal nào se qualificar para o mundial ia embora pode ir jà porque o mundial vamos o ver na tv

Anónimo disse...

allez les gars il faut oublier la selection de 7 tout pour le 15 le tournoi aproche et nous devons ètre tous derriere la selection si nous voullons traverser la manche aller lobos

Anónimo disse...

Reparei que o manager não era o Francisco Martins. Era o tipo que estava nos XV. Alguém sabe explicar?

Anónimo disse...

Esta «passagem» pela gold coast foi negra, muito negra!

Não foi apenas um problema de jogadores, mas sobretudo de liderança fora do campo! Os joadores são praticamente os mesmos, há experiência por ali, o que não há é treinador e sobretudo treinador que perceba de sevens!
Hoje, Portugal tem uma forma de jogar previsível, sem imaginação...Depois pergunta-se, porque se mudou o team manager, num ano crucial, em que somos core team, em que é preciso conhecer os bastidores dos torneios e as pessoas indicadas? Foi para juntar ao inútil do treinador um outro inútil que é o team manager? Ainda vamso a tempo de corrigir as coisas, fazendo já a limpreza necessária.Haverá coragem? Nao creio...

Anónimo disse...

Ainda vamos ao Mundial de XV, temos 2 anos para dar a volta, mas temos é que acreditar TODOS. Nos sevens temos que mais inteligentes jogar melhor , ter soluções para a nossa equipa, já tive mos mas agora nada. Esperava mos mais e melhor, temos uma equipa dedicada aos sevens e os resultados são piores, algo esta mal nesta equipa, o que?

Anónimo disse...

Lamento, mas tenho a impressão que o martirio ainda não acabou, e muito menos a vergonha: Isto acontece quando uma equipe é gerida sem espirito de missão, quando os protagonistas pertencem todos ao mesmo quintal, e rodam entre si, em função de interesses desconhecidos de alguns, em função de programas de tournès, ou por deficit caracter, quando os pseudo lideres que hostilizam jogadores jovens que jogam com mais tecnica, mais caracter e sobretudo mais alma, mas não pertencem ao mesmo quintal. Só me resta fazer um apelo, "Sr Presidente, demita-os ou demita-se".

Anónimo disse...

o anónimo das 14 de Outubro de 2012 08:13 disse tudo, esperam bons resultados logo no inicio é porque não são realistas. Noutros tempos tinhamos, o diogo mateus que placava, o aderito que corria e batia com força e nao jogava como agora, o aguilar que era o melhor marcador de ensaios de portugal, o carl murray que nem é preciso comentar a qualidade, gonçalo foro que fazia toda a diferença, tiago girão que não se compara com estes inexperientes avançados, acosta, entre outros. E pronto ficamos com o frederico e o pipoca a tentarem criar um base para a equipa.

soluçoes: placar, defender bem.
jogadores grandes com força para atacar. e passar bem a bola.

falar mal, como se faz aqui é estupidamente injusto para os jogadores.

Anónimo disse...

e a mais para dizer a equipa joga sem alma, sem sentido, será que o treinador tem capacidade para tal? como muito menos foi feito muito mais, será que o presidente não viu isso ainda?

Alem das soluções apresentadas existem outras a que ter coragem .

Os jogadores são os que não tem culpa quem os treina é que os tem que orientar correctamente. Estes jogadores já deram provas que são uns CAMPEÕES .

Anónimo disse...

acho que as pessoas aqui escrevem nao sabem do que falam!
acham mesmo que a culpa é do treinador ou do team manager ou dos jogadores?

o problema é que as outras equipas nao estao a dormir e investem consideravelmente mais do que nós. Os gajos porreios que jogavam umas coisas davam para ganhar uns jogos ha uns anos. Hoje em dia vai ser cada vez mais dificil....

Acho que o problema esta no rugby nacional e na sua falta de jogadores e nao neste ou naquele treinador. Temso e que desenvolver mais jogadores para os podermso vir a lançar nestas competições. E o estado em que o campeonato nacional se encontra hoje dia nao ajuda...

Anónimo disse...

A equipa não tem ritmo competitivo, e a maior estupidez do século os jogadores não jogarem pelos seus clubes quando não estão nos torneios sempre jogaram e os resultados eram bem melhores, alem disso estão mal orientados, que provas deu FRederico de Sousa como treinador, nos ultimos 10 anos qualquer treinador que treinou GDD foi Campeao

Anónimo disse...

Só como comparação, saibam que os espanhóis têm um orçamento de quase € 500.000 do instituto do desporto deles e têm 12 jogadores profissionais a treinar 7´s full time. Ah.....e chagaram lá 5 dias antes dos nossos!
O rsultado está à vista. E não vai melhorar tão cedo, nem com este ou aquele treinador, nem muito menos o manager ou o jogador A ou B
Sem dinheiro não há palhaços e a FPr pura e simplesmente não tem verba para mais. Só se começar a cortar mais ainda na formação, ou deixar de apoiar os clubes emergentes, ou acabar com o rugby feminino, ou deixar de pagar aos árbitros....por aí fora.

Anónimo disse...

Meus caros o estado tambem tem que apoiar, se queremos ir mais longe temos que ter mais apoio.
A FPR tem a obrigação de conseguir que o estado de mais apoios , tanto financeiros como de meios para treinar. Como estamos de condições de treino (campo, ginasio, etc). O Frederico de Sousa só continuou o trabalho dos outros treinadores e teve que sair devido ao seu .....
Vamos apoiar os Sevens e o Xv pois se não ainda vai ser pior

Anónimo disse...

Devemos estar a falar de outro país , o blogler e outros falam como se Portugal alguma vez tivesse sido campeã do mundo ou ganho o quer que seja , se olharmos para o nosso campeonato interno é espelho de muita coisa . Falar de treinador A ou B , de jogador A ou B é absolutamente ridículo , temos poucos ou quase nenhuns , dizer que jogadores não jogam por falta de chama ainda mais ridículo é , se a chama e os brilhantes do passado fossem motivo para ganhar jogos , nas duas últimas vezes que vieram à Australia tinham ganho o torneio e nem um jogo ganharam . Os resultados não foram bons mas são sinais dos tempos , era bom perguntar o que foi feito durante estes anos todos para não termos saído do mesmo lugar , onde estão os jogadores , treinadores .

Anónimo disse...

Prestação fraquinha da Seleçao Nacional de Sevens,uma equipa sem sistema de jogo,onde a posse de bola apenas existiu no 1º jogo contra Gales,falhas de placagem sem desculpas,jogadores que vão e nem se quer tem hipotese de mostrar serviço,o Pico não dá confiança aos jogadores,aposta sempre no mesmo 7 o que depois para os que entram e quando entram já é mais dificil e onde os niveis de confiança ja tao baixos..e para dizer q ele tambem só mete os suplentes quando ja estamos a levar 20's a 0...não sei o que é que vai ser daqui para a frente,os próximos torneios,acho que há jogadores que ficaram por Portugal que faziam muitos mais pela seleçao do que os que foram!O ano passado acabamos mal o circuito com derrotas e jogos maus em Glasgow e Londres mas tinhamos muito mais equipa do que temos neste momento como por exemplo o Foro,Murray,Silveira,Pinto Magalhaes,Appleton,Jose Lima,Sergio Franco e por aqui podia continuar com muitos mais nomes que deveriam estar envolvidos outra x na equipa de 7's!
Vamos la ver como é que corre Dubai e Africa do Sul

Jose Silva disse...

Gosto sempre da treta do investimento, como se só por existir dinheiro os resultados aparecessem. A verdade é que esta equipa que participou foi a que teve melhor preparação a nível de sevens, porque trabalharam exclusivamente para a seleção, não jogam os XV, etc. E mesmo assim perdem quando com menos já ganharam?
Se tivessemos 1 milhão de euros o que é que teria mudado até aqui? teriamos treinado mais tempo? teriamos ido uns dias mais cedo para a Austrália?
Os nossos jogadores tiveram a treinar com os All Blacks. Será que as outras equipas tiveram esse privilégio?
Quando a vontade é muita, tudo se alcança!
Muitas vezes com menos condições, a alma é maior, o esforço é maior, a dedicação é maior para se superarem.
Jogadores de rugby a não placarem? É por haver "mais apoios" e "mais dinheiro" que vão placar?
Tenham dó e deixem-se das tretas do dinheiro!

Anónimo disse...

Passemos da 3 ou 4 mil atletas para 30 ou 40 mil e toda esta conversa de treta deixa de ter sentido.
Mesmo a opinião abalizada do Mão de Mestre para termos começado mais cedo a preparar os Sevens, perde muito do seu efeito quando (e ele bem referiu isso) as outras Federações se interessassem em aproveitar a m ais valia dos Jogos Olimpicos. E os resultados começam a estar à vista. Nos jogos Olimpicos vão estar as melhores nações do rugby mundial e que eu saiba, Portugal não está nesse grupo, nem estará muito proximamente. Começará a ser mais fácil ir a um mundial de XV do que aos JO de Sevens, pois nestes estarão menos seleções. Termino dando os parabens à comitiva que esteve na Austrália. Se mais não fizeram, foi porque não puderam.

Anónimo disse...

Tudo isto já tem um Pico a azedo

Anónimo disse...

Isto é uma grande vergonha,e acreditem o Presidente não vai fazer nada, como sempre.

O Frederico não tem qualidade para treinar a equipa, não sabe lidar com pessoas, no clube deu mas para a selecção o barco é muito grande e ele não sabe comandar.

Pobres jogadores devem ter sofrido muito ....

Mas amanha ficara tudo bem, os jogadores não vao para os clubes, o Frederico continua a tentar treinar e vamos para do Dubai na mesma.

Anónimo disse...

Onde está o Pedro Neto. É a pessoa que mais de Sevens sabe em Portugal? Onde está o Xico Martins? O manager de anos de sucesso desta selecção.

Temos jogadores para fazer boa figura. Precisamos é de pessoas que lhe transmitam confiança.

Não discuto os conhecimentos de rugby do Pico. Acho é que não tem capacidade de relacionamento inter-pessoal para comandar quem quer que seja. Os sucessos que teve no direito deve-se a uma equipa/geração que foi montada e criada pelo Tomás e pelo Hourcade que até com um sub8 como treinador seria campeã.

Anónimo disse...

De facto os resultados obtidos na Austrália, ou a falta deles, não são satisfatórios; apesar da concorrência se tornar cada vez mais forte, apesar do fosso aumentar gradualmente entre a nossa selecção e a das grandes potências, Portugal pode e tem que fazer melhor principalmente em palcos como Gold Coast.
Porém a necessidade que alguns têm de criticar não pode nunca esconder o que de bom tem sido feito, Portugal não está como core team no circuito mundial por obra do acaso, conseguiu por mérito próprio! Nesse mesmo ano ficou em 2º lugar no campeonato europeu mais competitivo de sempre, onde equipas como Inglaterra e França jogaram com todas as suas armas (curiosamente com o mesmo comando técnico). Muitos pediam que a federação apoiasse mais esta variante, tentando fazer frente aos crescentes investimentos feitos por muitos países com o intuito de reservar um lugar nos JO de 2016, o possível foi feito, trabalhar exclusivamente com um grupo de jogadores, um grupo jovem e uma experiência inovadora que fez agora o seu primeiro teste; o resultado não foi positivo mas há pelo menos mais 8 exames só de irb world series...tenham paciência porque felizmente ainda não acabou!

Anónimo disse...

lembrem-se do que disseram da equipa de sevens faz agora precisamente um ano. Vão ver os comentários e certamente corarão de vergonha, porque esses mesmo acabaram por ser convidados para equipa residente das séries mundiais.