21 de outubro de 2012

BELENENSES TROCOU OS PÉS NO VIRA MINHOTO *

Na antevisão da 4.ª jornada da DH que aqui fizemos, referíamos que as deslocações a casa das equipas do grupo B poderiam trazer surpresas e obrigar algum favorito ao “pagamento de portagens”. 
E a sorte acabaria por calhar ao Belenenses, derrotado sem apelo pelo CRAV (30-20), em Arcos de Valdevez.

Do verdejante Minho veio o resultado surpreendente da ronda – ou talvez até nem tanto, face à irregularidade do azuis – com o triunfo do CRAV sobre a equipa do Restelo que, apesar de autorizada, sensatamente, pelo selecionador Frederico Sousa a utilizar os seus cinco jogadores dos sevens, negando o determinado pela FPR (e contra a posição expressa em carta pelo presidente Amado da Silva), acabou por decidir não fazer jogar qualquer deles, ao contrário do que fizeram outros emblemas. 

Ou seja, a informação que aqui veiculámos na sexta-feira estava correta: ter autorização para, não significa ser obrigado a. 

Após uma 1.ª parte muto equilibrada, com 10-9 para os lisboetas – ensaio de Jorge Vareta e pontapés de Manuel Costa contra três penalidades de Frederico Herédia –, aos 15’ da 2.ª parte, e por indicação do auxiliar do árbitro Damien Steele (boa arbitragem do antigo jogador azul), o Belenenses viu o 2.ª linha Rafael Simões e o pilar Carrasco serem excluídos 10’ por amarelo no mesmo lance (!) e o cariz do jogo virou em definitivo para o lado dos minhotos.
Nesses 10 minutos o CRAV – onde se estrearam um argentino e o pilar japonês Miasato –, aproveitou o facto de estar a jogar 15 contra 13 (e das más opções do capitão rival, João Mirra, nas faltas perto dos postes …) e com dois ensaios convertidos, fez 23-10 e não mais perdeu o controlo do jogo. Primeiro num lance de mêlée concluído pelo seu formação e logo a seguir num pontapé bem comprido do n.º 9, bem perseguido e aproveitado, muitos metros à frente, pelo argentino Renzo Draghi. 
Os azuis ainda se aproximaram para ponto de bónus defensivo (23-20, com um ensaio de Boneville), mas um ensaio, em maul dinâmico após touche, do n.º 8 Jorge Molina, ditaria a vitória suada e justa – para lá de retirar esse pontinho ao adversário. 

Na Sobreda escreveu-se mais uma página triste da modalidade, com o triunfo de Direito sobre o Benfica, por 125-0! 
Mesmo sem o capitão Vasco Uva, os advogados – que já puderam contar com António Aguilar, Rui d’Orey e Pedro Leal, regressado dos sevens de Gold Coast (só ele se mostrou disponível para alinhar, já que Adérito Esteves e Luís Sousa ficaram na bancada) – nunca abrandaram o ritmo e honra lhes seja feita por isso, já que no rugby essa é a maior prova de respeito pelo adversário, mesmo quando ele expõe tamanhas fragilidades.

A equipa de Monsanto entrou sem piedade e fez ponto de bónus pelo quarto ensaio aos 25’, concluindo o atropelamento com um total de 19 ensaios, com destaque para os regressados António Aguilar (4), Rui d’Orey e Pedro Leal (3), que a jogar como segundo-centro ainda juntou oito conversões para um total de 31 pontos.
Os encarnados, que apresentaram um quinze muito débil – só cinco dos 22 tinham alinhado anteriormente na DH – e com uma média de idades de 21 anos e com muitos jogadores abaixo dos 20, concederam assim incríveis 34 ensaios numa semana. 

No final do encontro José Mendes Silva era um técnico conformado, mas feliz pelos seus heróis: 
“Nenhum faltou ao primeiro treino, 2.ª feira à noite, após a derrota contra a Académica”. 
E, como já é aventado nos mentideros, nem quer ouvir falar de reforços estrangeiros vindos à pressa e em catadupa.
“O Benfica já seguiu esse caminho e vê-se o resultado onde chegámos”.

Nas Olaias, o CDUL esclareceu bem o fosso atualmente existente entre as melhores equipas do grupo A e as formações do grupo B, ao triunfar facilmente sobre o Técnico, por 64-6. 
Os campeões nacionais obtiveram 10 ensaios (bis para Tiago Girão e do tonguiano Seti Filo, um bom reforço que bate duro e sem piedade) e ao intervalo já tinham garantido o ponto de bónus. 
Pese embora o seu empenho, os engenheiros mostraram-se incapazes de responder ao forte ritmo do adversário, abrindo autoestradas por onde os universitários passeavam a seu bel-prazer, e a sua circulação de bola era lenta e denunciada, para lá das evidentes dificuldades em equilibrar na luta corpo-a-corpo, onde ficavam quase sempre a perder. Exceto quando era o pilar Bruno Rocha (novidade chamada à digressão da seleção à América do Sul) o portador da oval…

Como curiosidade refira-se que após a saída, por lesão, de Pedro Cabral, a responsabilidade de chutar aos postes foi entregue a Tiago Girão que, à John Eales (ou para os mais antigos, à maneira do 2.ª linha galês Alan Martin), converteu os derradeiros três ensaios da sua equipa. À atenção de Errol Brain…

A Académica foi a Leça da Palmeira bater o CDUP, por 27-17, numa partida recheada de (demasiados) cartões amarelos. 
Os “pretos” fizeram valer a sua maior experiência e marcaram quatro ensaios (bis para Sérgio Franco, que já lidera a lista de marcadores, a par de Aguilar e Girão) contra dois dos portuenses, muito perdulários e que devido a lesões e ao jogo-treino dos sub-19 de Portugal, só apresentaram 18 jogadores na folha de jogo e apenas um 1.ª linha suplente.
Quando este se lesionou, a meio da 2.ª parte, as mêlées passaram a não ser disputadas, o que é algo sempre triste de ver e retira muito do encanto de um jogo de râguebi. 
Mas é o que temos…* Texto: António Henriques
Fotos: José Cerqueira e António Simões dos Santos

29 comentários:

Anónimo disse...

onde está a lista completa dos marcadores de pontos da DH???

Anónimo disse...

sem casa dificilmente o Benfica se levantará ...falhanço do acordo com a Camara de Oeiras e erros estrategicos dos ultimos anos nao justificam tudo o que está a acontecer !

Anónimo disse...

Eu acho que ate agora se tem visto ,o Benfica vai descer, a questao e que quem tem a culpa e quem esteve la varios anos, nao o novo treinador , ou os jogadores, logico que para se "reconstruir" uma equipa, comecar logo com os melhores é copmplicadissimo, mas eles estao la a jogar, e nao se pode tirar o merito !! Eu acho que este caso do benfica devia abrir os olhos a todos os clubes portugueses, da DH ,1ª,2ª , para vermos que so com escolas de formacao, se consegue manter o futuro nos seniores, da trabalho? sim, despesa? sim, mas o mais importante de tudo, FRUTOS? claro . Espero que os clubes portugueses tenham aprendido algo com o que se esta a passar !! Fica bem claro que quem esteve com as formações do Benfica nos ultimos anos demonstrou uma enorme inconpetencia, pois anos e anos de Sobreda que pouco ou nada trouxeram aos Seniores. ESperemos que a mudança dê resultados para o futuro para bem da modalidade. O Benfica é um clube que faz falta à modalidade.

Anónimo disse...

Oeiras já tem um clube! Vergonha é tarem a dizer que a Camara de Oeiras tem de dar seja oque for ao Benfica ! Foi uma vergonha na altura mas ainda bem que esse projeto parou e espero nunca o ver a realizar-se. Fiquem em Lisboa de onde nunca deviam ter saído !

Pedro Pinto Fernandes disse...

Este anónimo de Oeiras deve pensar que está no futebol ou em qualquer outro desporto. No Rugby existe uma coisa que é chamado de respeito pelo adversário e pelo arbitro, conceitos inexistentes no futebol, caro Senhor. Claramente este blog não é para si. O que é preciso é que cada clube tenha o seu espaço onde pode desenvolver o Rugby, seja o Benfica seja outro qualquer. Infelizmente o Benfica não é o unico nesta situação.

Anónimo disse...

o benfica, tal como o sporting, para não chatear ninguém, não fazem nenhuma falta, em particular, ao rugby. pelo contrario até só vejo vantagens em que o desporto, genericamente as várias modalidades, se desenvolvam fora dos grandes de futebol. o argumento de que esses clubes são credores sociais pelo serviço que prestam com o seu "ecletismo" é terceiromundista.

Anónimo disse...

onde estão as listas completas dos marcadores?

Anónimo disse...

Anônimo das 20.40. Ninguém falou da presença do Benfica ou do Sporting pelo ecletismo. Nesse caso a Académica é muito mais eclética. Falamos do valor das marcas Benfica, Sporting, Porto. Um campeonato com a presença desses emblemas quer se goste quer n'ao se goste valoriza sobremaneira a imagem de qualquer modalidade. Se você prefere um calendário com clubes como o Carqueija, Alguidares de Cima, Perna Torta, ou Milhafres de Baixo é opinião sua que não a minha. Quem e dera ver o Porto com uma equipa de rugby. Claro que todos estem clubes têm mais nome exatamente pela forca que têm no futebol.

Jose Silva disse...

Mas estes anónimos a exigirem listas de jogadores? Ó amigo, mas você paga alguma coisa para aqui vir?
Tenha respeito pelo trabalho do Manuel Cabral e dos seus colaboradores.
Infelizmente deves ser daqueles que anda por ai a "exigir trabalho".
Queres a lista dos jogadores? Vai ao site da FPR? Não tem? Vai aos jogos e conta por ti os pontos!

Anónimo disse...

Ao Manuel Cabral os meus parabéns pelo excelente trabalho que as em prol do rugby. Devia ser mais apoiado. Agradecimento extensivo aos que com ele colaboram.

Manuel Cabral disse...

Agradeço as palavras do José Silva e do anónimo que se segue, mas se vocês soubessem o que tenho que aturar de comentários absolutamente idiotas, de indivíduos que não passam de analfabetos funcionais - sabem ler, mas não entendem o que está escrito - então, não sei o que vocês diriam!
Confesso que é preciso muita paciência para manter as caixas de comentários abertas, e muitas vezes só me apetece acabar com elas!
Mas tmabém tem acontecido que se geram conversas interessantes, conduzidas por pessoas inteligentes, conhecedoras do que falam, e com vontade de ver um melhor futuro para o nosso rugby.
É só por esses - alguns assinando, outros anónimos (que pena...) - que vou tendo este trabalho suplementar de ir controlando as mensagens que devem ser banidas, seja por um ou outro motivo.
Já expliquei por diversas vezes quais são esses motivos, e hoje vou dar alguns exemplos.
Um aspeto fundamental e do qual não prescindo, diz respeito às arbitragens. Será que elas são todas boas? Claro que não, mas por uma questão de princípio, aqui não se comentam arbitragens. E esta questão nem se discute: é um axioma.
Outros comentários que não serão publicados, são os que ofendem ou avacalham.
Qualquer um pode dizer que não concorda com fulano de tal, mas escusa de acrescentar "OH PALHAÇO!".
Educação e caldos de galinha não fazem mal a ninguém...
Ou ainda os que insultam ou difamam, do tipo "Eu sei que fulano é ladrão...".
Este tipo de comentário merece uma observação especial - nunca são feitos por pessoas que se identificam.
Ou seja, a coberto do anonimato há muito quem goste de insultar, acusar, difamar, mas sempre às escondidas.
Querem comentar sems erem controlados? É simples, inscrevam-se no Fórum do Mão de Mestre, assumam perante a administração do mesmo, quem vocês são na realidade, e então, podem dizer o que muito bem quiserem, pela simples razão que podem ser chamados a justificar as vossas acusações e insultos perante a Lei, já que embora o vosso nome não seja divulgado no dia a dia, em circunstâncias especiais não deixaremos de o fazer.
Enfim, deixem-me ir fazer as tabelas e os comentários que ainda faltam para fecharmos a semana, já que os diversos apelos que temos feito, procurando por colaboradores, não foram muito bem sucedidos...
Abraço para todos - em especial aos que assinam o que escrevem!

Anónimo disse...

O nome do Talonador (e não Pilar) do Belenenses é CARRACHO, e não Carrasco! fica a nota

Anónimo disse...

caro jose silva esse comentário foi completamente despropositado. Se houve alguma razão porque eu fiz a pergunta da lista dos marcadores foi precisamente por achar que o mao de mestre faz um bom trabalho e porque no ano passado esta lista existia. Achei que poderia não estar a encontrá-la devido as alterações na pagina.
Uma simples pergunta sem maldade terá mesmo que causar um reacção dessas? Mas para ser sincero ate percebo em parte: "la vem mais um anónimo com a mania que é experto".
Caro Manuel Cabral a minha pergunta refaço-a: "existe eventualmente algum sitio onde estão as listas dos marcadores à semelhança do ano passado? melhores cumprimentos"

Manuel Cabral disse...

A propósito das listas de marcadores, este ano adoptámos uma metodologia diferente e temos publicado semanalmente as Tabelas Rugbiberia.com divididas em dois grandes grupos - as Tabelas por clube e as tabelas individuais.
Assim podem encontrar aqui http://www.clubesdh.maodemestre.com/p/tabelas-rugbiberiacom.html
essas tabelas atualizadas...as da jornada deste fim de semana estarão disponíveis entre segunda e terça feira.
Relembro que aos vencedores das tabelas, no final da DH serão atribuídos prémios conforme anunciámos aqui http://www.maodemestre.com/2012/10/tabelas-rugbiberiacom.html

Manuel Cabral disse...

Ainda a propósito das Tabelas, periodicamente serão apresentadas as listas completas dos marcadores, estando prevista a primeira dessas publicações no princípio do mês de Novembro.

Anónimo disse...

Parabéns pelo mao de mestre.
Há vantagens no anonimato. Perdia-se em troca de generosidade e como os comentários são moderados, dando mais trabalho ao meu caro Manuel Cabral.
O Rugby só tem ganho com a troca de idéias dos comentadores porque assim pode-se agir de firma profilática com alguns agentes do jogo (exemplo os jogadores do Lousada que não entendem porque se tinham que inscrever e que incorrem em pena de expulsão).

Anónimo disse...

Deixe-me discordar do comentar arbitragens. Uma má arbitragem estraga o jogo. Há decisões que podem ser estudadas. Há árbitros que podem ter uma boa ou má conduto, o que merece ser comentado. As nomeações também são descultiveis.

Jose Silva disse...

Peço então desculpa, mas a presença de vários ??? não ajudou!

Anónimo disse...

o q se passa com com belem?
o sporting continua a recrutar ahaahahahaha

Anónimo disse...

Com o Benfica no estado em que está, e o Sporting bem lançado nesta sua estreia, será que vamos ter para o ano um Sporting-Benfica na 1ª Divisão?

Anónimo disse...

É verdade que o Técnico contratou 8 bifes da equipa Blue Bulls Tuks Rugby Academy??

Anónimo disse...

O Sporting bem lançado? calma amigos! Ainda só jogaram contra as equipas mais fracas. Deixem-nos apanhar o FCT, Oeiras e S.Miguel. Para não falar no Moita e no Belas.

Anónimo disse...

O Técnico contratou foi 8 boks e já estão a caminho mais 2 neozelandeses, 1 fijiano e dois sul coreanos, ambos internacionais: o Kim Il Try e o Chen Drop.Como são muitos vão ser repartidos pela equipa A, pelos sub-21 e pela equipa B.

Afinal, o Técnico, ao contrário de outros clubes tem muitas equipas a disputar todos os escalões!

O clube está também a pensar reforçar o seu plantel dos sub-8 e sub-12 com jogadores oriundos da China e de Taiwan.

Anónimo disse...

Olá mão, então esta-se sempre a queixar que não tem colaboradores mas acho que devia apostar em contratar este artista dos trocadilhos com os bifes que o gajo realmente tem piada. Com tanta tristeza no rugby portugues e ja que nao vamos nem cheirar o mundial 2015 este senhor sempre alegrava os espíritos mais sisudos. Ficádica. Eu até acho que adivinho quem manda estas piadas ihihihih

Anónimo disse...

Para que nao digam que é tudo mentira o que aqui se diz ....

http://www.youtube.com/watch?v=raWwLPwwiGU&feature=related

sem casa dificilmente se constroi formaçoes com qualidade e em quantidade.

Anónimo disse...

Como Oeirense e adepto da modalidade que sou, entenda-se que não tenho qualquer ligação ao clube local, sou até adepto da agronomia onde fiz a minha formação académica. Sempre me entristeceu este protocolo e ainda mais rever esse vídeo onde nem uma única vez o Sr. Isaltino Morais fala do facto de existir um clube no Concellho, provavelmente o pequenino iria ser ignorado e barrado das instalações que viriam a ser construídas, como já acontece com o estádio municipal completamente entregue à ADO em detrimento de outras modalidades de campo. Ainda me ri ao ouvir o Sr. Isaltino "Calma, que ainda vai haver futebol !" como se a infraestrutura já não existisse em demasia em todo o lugar deste país.

Anónimo disse...

"Afinal, o Técnico, ao contrário de outros clubes tem muitas equipas a disputar todos os escalões!"

Deveria era ter menos! Para levar todas as semanas 60 nos seniores, 60 nos sub-21, 60 nos sub-18 e 60 nos sub-16 ... deviam juntar-se todos e participar só num escalão.

No ano passado acabou em último em quase todos os escalões com médias de 750 pts sofridos, este ano apesar da mudança do modelo competitivo do campeonato dos seniores (o que permitiu que ficassem na divisão de honra) já vão pelo mesmo caminho.

Só este fim de semana nestes 4 escalões encaixaram 235 pts e marcaram a bela soma de 14 pts ... e em vez de terem vergonha cara, gabam-se disto!

Isto há com cada maluco!!!

Anónimo disse...

vão vir charters de japoneses ver os jogos do CRAV. Pilar japones e mais um argentino. agora é que vai aquecer

Anónimo disse...

É engraçado ver a maneira construtiva com que se vê a situaçao do Benfica (com a qual concordo) e as sete pedras nas maos quando se fala do Técnico. Tem gigantes problemas, nos quais não se insere o facto de ter equipas em todos os escaloes, e que se têm de resolver exactamente por ai para que os resultados venham a aparecer.

Isto só para tentar evidenciar o claro odio de estimaçao, que na verdade me diverte (os resultados não), que o anónimo das 09:57 nutre pelo Tecnico.

Cumps, e entro também na onda de dar os parabens, sinceros, pelo trabalho envolvido neste blog.