2 de dezembro de 2011

ATENÇAO SUB-21 - ESTAMOS DE OLHO EM VOCÊS!!

O MÃO DE MESTRE TEM PROCURADO COLABORADORES para escreverem sobre os diversos escalões, mas não tem sido fácil arranjar quem se disponha a escrever graciosamente, já que esta é uma atividade que, sem receitas, não dá para distribuir os inexistentes lucros...

Mas, felizmente, vão surgindo alguns carolas dispostos a sacrificarem as suas horas de ócio em prol da comunidade, e podemos informar que temos a partir de hoje, mais um especialista a trabalhar na nossa empreitada - agora no escalão de sub-21.


Por motivos que não interessa aqui divulgar, este novo colaborador vai permanecer incógnito até que seja oportuno divulgar a sua identidade - e até lá vai adotar como pseudónimo o nome de Repórter XXI.

Entretanto fica o nosso desejo que outros colaboradores apareçam, permitindo fazer uma mais completa cobertura dos vários aspetos do nosso rugby - escrevam-nos!

Feita a introdução, fiquem com o












CAMPEONATO NACIONAL DE SUB-21
Assistimos a um campeonato de Sub 21 como há muito tempo não se via, onde o equilíbrio tem sido nota dominante, existindo ainda sete equipas com claras possibilidades de atingir a final four.

Sendo que uma das quatro vagas parece estar reservada para a Académica, pois já apresenta uma vantagem de 13 pontos face ao quinto classificado.

De resto, existem três vagas para os outros seis candidatos - e os três jogos que se vão realizar ate ao Natal, podem ser determinantes para a decisão final.

Vamos fazer um breve resumo do que se passou até agora e o que ainda poderá acontecer até a paragem da prova para as merecidas férias natalícias.

ACADÉMICA - Os pretos têm sido a equipa sensação deste campeonato, ao terem um percurso com apenas uma derrota, sendo que esta aconteceu na 1ª jornada e por apenas um ponto, na Guia.
Daí para a frente sete vitórias em outros tantos jogos, fazendo da sua solidez na avançada, em especial na formação ordenada, uma das suas principais armas.
São o mais sério candidato a terminar a fase regular na primeira posição da tabela.
Vão ter no entanto três testes de fogo até a pausa na competição, na medida em que jogam com CDUL e Agronomia, os seus mais próximos perseguidores e vão jogar ao sempre difícil campo do CDUP.

AGRONOMIA - Uma equipa muito similar nos seus princípios de jogo á do ano passado que ficou num honroso segundo lugar do campeonato e venceu a taça.
Sem grandes estrelas a nível individual, mas com um enorme sentido de trabalho e de coletivo, estão a fazer uma época dentro das expectativas.
Talvez o ponto mais negativo da época terá sido a derrota no Universitário por números tao expressivos.
Poderá garantir o lugar nos quatro primeiros caso consiga resultados favoráveis nos próximos jogos.

CDUL - Uma equipa que ao invés da Agronomia sofreu uma grande rotura em termos de jogadores face a época passada.
Perdeu cerca de 10 jogadores que eram habitualmente titulares na equipa que conseguiu ser campeã invicta no último ano.
O que poderá ter estado na origem de um início de época abaixo das expectativas, mas os mais recentes resultados demonstram que a equipa se voltou a encontrar consigo própria e que está viva para lutar pelo campeonato mais uma vez.
Esta semana será contudo determinante para os Universitários, na medida em que recebem o Líder do campeonato e depois no feriado de dia 8 de Dezembro jogam com o Direito para acerto de calendário.
Caso os resultados lhe sejam favoráveis nesta semana, muito dificilmente deixarão de garantir o lugar na final four.

BELENENSES - O Belenenses tem sido o eterno quarto classificado que se consegue apurar para a final four com bastante dificuldade, mas uma vez qualificado puxa dos seus galões e obtém resultados bastante convincentes.
De todos os candidatos parece ser aquele que tem o calendário mais difícil, na medida em que já teve os dois jogos com a equipa mais fraca do campeonato, e tem deslocações ao Universitário e a Monsanto.
No entanto, o Belenenses é a equipa mais imprevisível deste campeonato, sendo capaz do melhor e do pior.
Logo, apenas depende de si própria e da sua capacidade para se manter no seu melhor nível durante alguns jogos.

DIREITO - Os advogados tiveram um início de campeonato bastante positivo com quatro vitórias nos seus quatro primeiros jogos.
Contudo daí para a frente averbaram três derrotas nos seguintes três jogos.
Tem, por isso, de inverter esta tendência no jogo das Olaias este fim de semana , caso contrário poderá ser ultrapassado pelo vencedor do jogo entre o CDUP e Cascais.
E poderá ver os seus rivais a distanciarem-se e dificultar a sua presença nos quatro candidatos ao titulo.

CDUP - Uma equipa jovem que está em construção - no ano passado, fez um campeonato tranquilo mas este ano com reforços de qualidade, que em 2010-2011 jogavam no escalão de Sub 18, parecem determinados a entrar nas contas dos quatro primeiros.
Têm como grande arma os jogos em casa, sendo que é sempre um dos campos mais difíceis do campeonato e onde o CDUP consegue por norma a maior parte dos seus pontos.
Poderá estar aqui a chave para o sucesso dos seus objectivos.

CASCAIS - Esta equipa do Cascais é um claro exemplo da qualidade da formação deste clube nos últimos anos.
Esta equipa, nada tem a ver com a equipa do ano passado que acabou a época só com derrotas e com apenas um ponto de bónus defensivo.
Este ano têm claramente mais e melhores soluções.
Contudo pensamos que sofre um pouco pela falta de soluções no plantel sénior, que obriga a que os seus melhores jogadores muitas vezes tenham de jogar nessa equipa - o que deixa os juniores manifestamente mais fracos.
Talvez seja essa uma das razoes pela qual vemos uma disparidade tão grande nos resultados do Cascais.
No entanto, com 15 pontos e a seis do quarto classificado ainda tem claras possibilidades de atingir a final four.
Importa no entanto referir que caso não consiga vitórias ate ao Natal poderá perder o comboio da frente de forma irreversível.

TÉCNICO - A grande desilusão do campeonato de Sub 21 deste ano. Talvez à semelhança do Cascais tenha alguns jogadores a jogar nos seniores, mas só isso não explica a queda de uma equipa que no ano passado lutou até muito próximo do final por uma presença na final four com o Belenenses, e este ano tem nove jogos e nove derrotas e um saldo de pontos marcados/sofridos de menos 315.
Esta é a única equipa das oito que não parece reunir capacidade para lutar por uma presença nas quatro primeiras.

Em suma, pensamos que temos um campeonato muito competitivo e no qual se joga bom rugby e onde há jogadores com qualidade para a curto/ médio prazo reforçarem as equipas seniores dos seus clubes e aumentar a competitividade do rugby nacional - Era bom que a Divisão de Honra tivesse semelhante competitividade.

Foto: Miguel Rodrigues/Facebook
Pensamos inclusive que se as três primeiras vagas para a dita final four vão ser atribuídas até á paragem natalícia, a última vaga será disputada ferozmente até a última jornada.

2 comentários:

miguel rodrigues disse...

Parabéns Mão de Mestre mais uma excelente iniciativa. Belo artigo isento e que espelha bem o que se tem passado no campeonato. Abraço

Anónimo disse...

Não que isso influencie em muito o comentário, que de resto está bastante bom, o CDUP nã tem nenhum jogador no plantel sub21 que jogasse nos sub18 o ano passado.
Fica a nota.
Abraço