11 de dezembro de 2011

DH - TÉCNICO QUEBRA JEJUM


NO DIA EM QUE FICARAM DEFINITIVAMENTE MARCADOS os lugares para a disputa da segunda fase, a notícia mais saborosa foi dada pelo Técnico, que foi à Sobreda vencer o Benfica por 20-16, quebrando assim um jejum, que tinha já 10 jogos sem pontuar.

E a importância dos pontos de bónus ficou bem marcada com aquele que a Académica amealhou no Taveiro, e que lhe garante desde já a participação no grupo dos apurados - juntando-se a Agronomia, CDUL e Direito na luta por um lugar na grande final da competição, que atribui o título de campeão nacional.

Em Lisboa o CDUL derrotou o CDUP por 31-16, e, com um jogo a menos, tem os mesmos pontos da Académica, seguindo à sua frente graças ao maior número de pontos marcados nos jogos realizados entre as duas equipas, enquanto os portuenses mantém a sexta posição, e vão disputar a fuga à despromoção.

Em Monsanto Direito recebeu e venceu o Belenenses por 24-12, acabando de vez com o sofrimento dos azuis, que podem agora preparar calmamente a segunda fase da prova, encarando a sua nova realidade - da luta do título à fuga da despromoção.

No Taveiro, a Académica não conseguiu impedir a vitória do líder, Agronomia, por 26-23, mas demonstrou, mais uma vez, que está aí para a luta pelo troféu máximo do rugby português - a segunda fase vai ser uma prova diferente, sem fins de semana de meio descanso, nem tempo para recuperar, e os dois meses e meio (!!) que medeiam entre primeira e segunda fase podem deitar por terra o trabalho de toda uma época.

Mas os clubes não se podem queixar, pois se o calendário está como está, está porque eles deixaram estar...

Por fim, a surpresa da jornada veio da Sobreda, onde o Técnico derrotou o Benfica por 20-16, e aos encarnados nem o ponto de bónus serve para disfarçar o mau estar que o resultado pode provocar, cedendo os primeiros pontos da época aos engenheiros que este ano pouca obra tem mostrado.

As duas equipas condenadas a lutar pela fuga à despromoção tem agora até Abril para se prepararem, e fica a dúvida sobre o que se irá passar então - não nos esqueçamos que nessa altura o Técnico terá provavelmente uma só equipa em competição (este fim de semana a sua equipa B deu falta de comparência contra o Oeiras), dispondo portanto de outro plantel e outras condições para apresentar.

Veja o gráfico dos pontos acumulados dos cinco primeiros classificados na Divisão de Honra, considerando que Direito e CDUL tem ainda um jogo por disputar, referente à 8ª jornada.

Foto: Foto Rugby / Miguel Carmo

Sem comentários: