17 de dezembro de 2011

DH - TEMPO DE RECUPERAÇÃO E MARCADORES


COM OS GRUPOS DA SEGUNDA FASE JÁ DEFINIDOS, a última jornada do ano, antes das férias do Natal, conduz as equipas à preparação antecipada daquela mesma parte da competição.

Apesar dos pontos que transitam da primeira para a segunda fase, as equipas irão dar, a partir deste momento, mais importância à correção dos erros que cometeram durante os primeiros jogos da época, do que ao resultado dos jogos propriamente ditos.

Assim, não será de estranhar o lançamento de alguns jogadores que ainda não tiveram a sua oportunidade, ou o descanso para recuperação de alguma lesão ou excesso cometido neste primeiro período.

Mas o que francamente mais vai preocupar os treinadores das equipas, é o enorme buraco que o calendário apresenta, com a interrupção da prova por 10 semanas, deixando para a Taça de Portugal a “despesa” com os jogos das equipas da Divisão de Honra e da 1ª Divisão.

E o novo formato da Taça – uma prova tradicionalmente a eliminar – com uma fase em que todos jogam contra todos, não vai substituir o nível competitivo que se vai atingir nas segundas fases daquelas competições, agora interrompidas.

A verdade é que se conseguiu – as equipas conseguiram – chegar a um equilíbrio competitivo em qualquer dos quatro grupos formados nas divisões principais (dois a disputarem os lugares cimeiros e dois a disputarem a fuga à descida) que não mereciam esta quebra e abandono que as 10 semanas de interregno irão proporcionar.

A pergunta que fica é simples: até que ponto as equipas que agora ficam colocadas num ou noutro grupo, corresponderão ao que delas pode ser esperado, depois desta paragem?

Queira-se ou não, a continuação destas competições dificilmente será a continuação das mesmas competições, e aquilo que hoje é a realidade das equipas, dificilmente se verificará em Abril do ano que vem.

Mas ainda vamos ter alguns jogos bem interessantes, e este fim de semana não vai deixar de nos oferecer encontros sem vencedor antecipado, e alguns mesmo de grande equilíbrio.

Nas Olaias o renascido Técnico recebe o CDUL, mas apesar da sua primeira vitória, obtida frente ao Benfica na semana passada, os engenheiros não devem conseguir evitar uma pesada derrota.

Em Belém o Belenenses vai receber o Benfica, naquele que noutros tempos foi um clássico do nosso rugby que fazia vibrar o temível pelado do Restelo, no mesmo lugar onde hoje se encontra um bem cuidado – e poupado – relvado.

Mas, infelizmente o brilho destas equipas está muito longe dos tempos em que gerações passadas se encontravam para defender as cores dos antigos clubes lisboetas, e sem grande interesse competitivo, o desafio entre duas equipas já afastadas da luta pelo título, deve dar a vitória à equipa da casa, sedenta de uma vitória apaziguadora.

Em Leça da Palmeira o CDUP vai receber a Académica, e se são notáveis os progressos dos portuenses, não é menos verdade que os conimbricenses estão em alta e não devem deixar fugir mais esta vitória.

O jogo de maior interesse, no entanto, disputa-se na Tapada, onde a invicta Agronomia recebe o – ainda – campeão nacional, num jogo onde a rivalidade se vai sobrepor à qualidade e, caso não haja mão firme de quem conduzir o jogo, pode mesmo assistir-se a alguns exageros, que a situação atual da tabela classificativa não justifica.

E se os agrônomos vão querer manter a sua invencibilidade, os advogados devem estar mortinhos por lhe pôr fim...

Uma coisa é certa: o jogo não tem vencedor antecipado!

Marcadores e equipas
Na tabela dos marcadores a grande novidade é a ultrapassagem que Sérgio Franco e Vasco Fragoso Mendes fizeram a Jacques Le Roux, que afastado desde a 4ª jornada por lesão, apenas cedeu a sua posição de melhor marcador de ensaios no passado fim da semana, na 11ª etapa da prova.

Na frente continua outro homem de Agronomia, Duarte Cardoso Pinto, que, ameaçado por Gonçalo Marques e Gonçalo Malheiro, marcou 16 pontos e deu mais um pequeno passo para a conquista da (inexistente...) Bota de Ouro.

Pedro Cabral apareceu pela primeira vez este ano, em destaque, conseguindo igualar Cardoso Pinto na jornada, com os mesmos 16 pontos marcados, entre os quais um ensaio.

Veja a lista completa dos marcadores da Divisão de Honra, e logo depois a relação dos jogadores convocados pelo CDUL para o jogo com o Técnico – os cdulistas continuam a ser a única equipa a fornecer estes elementos...

CDUL, JOGADORES CONVOCADOS
1- João Júnior
2- Duarte Foro
3- João Mussoli
4- Callum Morrinson
5- Frederico Vasconcelos
6- João Lino
7- Frederico Melim
8- Veltioven Tavares
9- João Sacadura
10- Pedro Cabral
11- Gonçalo Archer
12- Bernardo Silveira
13- Frederico Oliveira
14- Gonçalo Foro (cap)
15- Carl Murray

16- Miguel Vilaça
17- Diogo Fialho
18- Tito Caldeira
19- Duarte Gil
20- Vasco Melim
21- Francisco Pinto de Magalhães
22- Nuno Penha e Costa
23- Francisco Appleton

Foto: CDUL / Blogspot.

Sem comentários: