2 de dezembro de 2011

SEGUNDONA - LISBOA E SUL


GRUPO LISBOA
O grupo Lisboeta tem sido, sem sombra de duvidas o mais difícil de descodificar para o Mão de Mestre, face às voltas e reviravoltas que vão acontecendo, de forma semanal, e que já ditou três lideres diferentes, sem que nenhum tenha conseguido apoderar-se do lugar de forma definitiva.

A juntar a estas incógnitas surge o Técnico B, que apesar de não ter realizado todos os seus jogos da primeira volta (tem jogo contra Kellerman em atraso) pode a qualquer momento colar a este grupo, com a vantagem de que a sua folga já passou, ao contrário do trio da frente que ainda vai pausar nesta segunda volta do campeonato.

O Técnico B enfrenta este sábado um conjunto que perdeu algum gás face ao nível de resultados que vinha a apresentar, ainda que a vitória do fim-de-semana passado possa ter ajudado a curar algumas das feridas e acrescentado confiança aos buldogues.

Quanto ao Técnico B, à semelhança da equipa A, parece este ano arredado da forma exibida no ano passado e por isso mesmo não podemos aferir com exatidão qual a oposição que irá exercer, sendo que na primeira volta apenas perdeu o encontro frente ao São Miguel nos pontapés e ganhou o ponto bónus defensivo, o que denota um jogo disputado, como deverá ser o da segunda mão.

O São Miguel começou esta época com todo o gás, mas quando se defrontou com os dois rivais mais diretos da tabela classificativa não conseguiu lograr nenhuma vitória e apenas sacou um ponto bónus defensivo ao Oeiras, deixando-os numa difícil terceira posição da tabela ainda que dependentes apenas de si para poderem aspirar à segunda fase.

Para a equipa da Alta Lisboeta, segundo os dados aventados pela comunicação social, o numero de atletas não será fator desestabilizador e até poderá ser um trunfo em relação às demais formações.

No outro jogo do grupo Lisboa, o Kellerman enfrenta o Oeiras e sobre o jogo há pouco a dizer, apenas que esperamos que a equipa do Cacém continue a evoluir, tanto tecnicamente como em números e que seja a curto/médio prazo mais uma boa equipa a poder dar .luta aos seus companheiros de grupo.

O Oeiras provou na semana passada do próprio "veneno" ao ter sido derrotado em casa pelo Belas num jogo com números muito próximos, com os pontapés a serem a chave da vitória. Com esta segunda derrota os Oeirenses vêm-se relegados para a segunda posição da tabela, por troca com o Belas e com o São Miguel a apenas um ponto.

O jogo deste sábado será para atacar o ponto bónus, já que muito provavelmente estes pontos extras farão a diferença entre os que acederão à segunda fase.

O Belas folga esta jornada e muito provavelmente perderá ao fim desta jornada a sua liderança, mas pode ficar descansado já que os seus concorrentes mais diretos na tabela terão de folgar nas próximas jornadas.

Últimos jogos:
São Miguel 60 – 0 Kellerman
Oeiras 22 – 23 Belas

Próximos jogos:
Kellerman - Oeiras
Técnico B - São Miguel

GRUPO SUL
Á entrada para a sétima jornada, o grupo Sul conhece uma situação de dois lideres em igualdade pontual devido à vitoria da equipa algarvia do Loulé frente ao Beira Mar, jogo em atraso da terceira jornada, que conseguiu graças ao ponto bónus igualar a FCT, equipas que se encontram com um fosso pontual enorme para as restantes três formações do Beira mar, do Samouco e Elvas.

O RC Loulé, que assumiu no nosso espaço a sua candidatura à subida, tem estado sempre encostado ao lider FCT e a luta pelo primeiro lugar promete durar e terá o culminar no jogo entre ambos a realizar em Loulé. Entretanto os Algarvios folgam esta jornada e depois enfrentarão todos os jogos com dois objectivos muito definidos, serem primeiros do seu grupo e prepararem da melhor forma a sua equipa para as exigências da segunda fase.

A FCT, que partilha o lugar cimeiro da tabela, tem a ligeira vantagem de ter uma melhor relação pontos marcados/sofridos com um saldo positivo de 225 pontos e o fato de não ter assumido publicamente o seu desejo de subida, o que pode tirar pressão aos estudantes que enfrentarão o Loulé em plena época de frequências.

Ainda assim, este fim-de-semana os universitários têm como adversário o Elvas que no seu campo quererá mostrar que não entrou no campeonato apenas para fazer número e poderá querer dar uma aula de abnegação e esforço conquistando uma vitória, ou pelo menos minorando os números da primeira volta onde perderam sem qualquer ponto marcado e sofrendo 13 ensaios num total de 73-0.

O Beira Mar teve neste feriado mais um dia difícil com uma derrota com números pesados, e nada melhor do que, nesta espécie de jornada dupla, enfrentar um segundo jogo que possa levantar o moral dos ribatejanos que estão já muito arredados dos lugares cimeiros e podem agora assumir com clareza o objetivo de serem terceiros neste grupo e apontarem baterias à segunda fase no grupo dos não apurados.

A equipa ribatejana parece sempre perto do grupo de subida mas não tem conseguido realmente assumir essa luta e tem ficado sempre numa posição de transição que não deixa o grupo crescer como poderia.

O Samouco, equipa estreante deve sobretudo tentar baixar os valores da primeira mão quando perdeu por 0 - 51 na sua casa, naquele que foi o seu segundo jogo oficial. Agora, com mais três jogos oficiais, a realidade é outra e se a vontade de progredir não fugir deste grupo, como por vezes acontece nos estreantes, os Samouquenses poderão pelo menos encurtar o resultado e até marcar alguns pontos.

Últimos jogos:
Beira Mar 16 - 32 Loulé (jogo em atraso da 3ª jornada)
Samouco 0 – 57 Loulé
FCT 33 – 19 Beira Mar

Próximos jogos:
Beira Mar - Samouco
Elvas - FCT

Texto: Eládio Ribeiro
Foto: Rita Nobre Teixeira

Sem comentários: