17 de dezembro de 2011

ALL BLACKS COM NOVO TREINADOR

OS MESES QUE SE SEGUEM A UM MUNDIAL são pródigos em alterações na direção técnica das equipas, com a saída de uns para alívio dos apoiantes desta ou daquela equipa, e a entrada de outros, carregando aqueles apoiantes de esperança, pelo menos por mais quatro anos.

No meio de todas estas mudanças, uma há que é feita em glória para quem sai e com peso dobrado para quem entra - a da equipa campeã do Mundo!

Graham Henry foi treinador dos All Blacks em dois Mundiais, e depois da eliminação nos quartos de final pela França em 2007, levou a equipa à glória com a recente conquista do campeonato de 2011.

Da sua equipa fizeram parte, desde o princípio, Wayne Smith como treinador de ataque, e Steve Hansen como treinador dos avançados - aliás Steve já fizera equipa com Henry, quando este foi responsável da equipa do País de Gales.

Graças ao sucesso e experiência acumuladas por esta equipa, a imprensa neo-zelandesa referiu-se a ela com frequência, como os Três Reis Magos.

Agora Henry está de saída, em glória, e quem vai ocupar o seu lugar à frente dos destinos da melhor equipa do Mundo é Steve Hansen.



A Federação da Nova Zelândia nem se deu ao trabalho de fingir, de entrevistar outros candidatos, de esconder as suas intenções - é a perfeita mudança na continuidade, só possível quando se sabe muito bem qual o caminho a percorrer, e se está satisfeito com o caminho percorrido.

Esta não é a primeira vez que Hansen sucede a Henry, já que foi ele que ficou à frente de Gales quando aquele regressou à Nova Zelândia em 2002, e foi agora contratado por dois anos, mas espera-se que o contrato fique válido pelo menos até ao Mundial de 2015.

Sem comentários: