16 de dezembro de 2011

SEGUNDONA - OS JOGOS DO FIM DE SEMANA


A PENÚLTIMA JORNADA, QUE ARRANCA JÁ ESTE FIM DE SEMANA, já vem com muitas certezas e poucas interrogações,e apenas duas equipas por apurar matematicamente: uma no grupo Norte, onde Guimarães e UTAD ainda estão na luta, e outra no grupo Lisboa a ser disputada entre Belas e São Miguel.

Por isso decidimos fazer uma reflexão mais centrada nas partidas em si, sem olhar tanto à classificação dos grupos, que já poucas mudanças podem sofrer.


GUIMARAES - CRAV B (inversão)

A equipa de Guimarães visita os Arcos depois de na primeira volta ter ganho em casa por 12-0 numa inversão do calendário. A equipa da cidade berço encontra-se na segunda posição do seu grupo e está a apenas duas vitórias de seguir em frente, mas tem de ter cuidado pois a UTAD encontra-se à espreita de uma escorregadela, ainda por cima com o segundo confronto entre ambos ainda por acontecer.
A equipa B do CRAV apenas conseguiu uma vitória nesta primeira fase, mas conseguiu-a no seu dificil campo, e no seu reduto nunca perdeu contra os vimaranenses e tentará usar a história passada para incutir alguma pressão no seu adversário.


FAMALICÃO - LOUSADA

A equipa de Famalicão já está apurada para a segunda fase e deverá aproveitar este jogo em casa para restaurar forças para a segunda fase, recuperar alguns dos seus lesionados e rodar os jogadores menos utilisados para que o treinador Pedro Campos Costa os possa ver em acção com vista ao futuro.
A equipa de Lousada quererá fugir á ultima posição do grupo e para isso terá de fazer oposição forte, tentando conseguir um ponto bónus defensivo. O resultado da primeira mão cifrou-se numa vitória boniificada dos Famalicenses por 12-29.


BRAGA - UTAD

O Braga já não tem hipóteses de seguir para a segunda fase no grupo de subida, mas ainda pode ter uma palavra sobre esse grupo já que a sua vitória pode, ironicamente, dar a passagem à segunda fase aos seus vizinhos e rivais de Guimarães, ou pelo menos pô-los com uma vantagem enormissima. A equipa Bracarense tem-se batido de igual com todas as outras, apesar de ser a única equipa estreante do grupo.
Aliás das equipas estreantes apenas o Braga conseguiu até agora mais de uma vitória e num grupo onde os resultados primam por serem curtos, o que atesta o quão competitivo tem sido o grupo Norte.
A UTAD que veio da Primeira Divisão conta com maior experiência e tem ainda a esperança de disputar a segunda fase e rumar novamente à divisão de onde saiu. A equipa de Vila Real ganhou na primeira mão por 22-10 mas vai jogar num campo onde apenas o Famalicão conseguiu arrancar a vitória e nenhuma equipa conseguiu um ponto bónus ofensivo contra os Gladiaidores.


LOUSÃ B - BAIRRADA

A Lousã B recebe os já apurados Bairradinos que irão certamente aproveitar este jogo para, frente a uma equipa que em casa é sempre forte, testar a sua equipa a pensar na segunda fase do campeonato, onde os Aldeões terão oportunidade de jogar para subir de escalão.
A Lousã tem no seu Campo José Redondo o seu mais importante trunfo, pois a mistica dos jogos em casa e o maior poderio que apresentam no seu território levam-nos a pensar que os Serranos não farão o "jeitinho" aos Bairradinos que não podem vir com ritmo de treino para este jogo, sob pena de saírem vexados face a um resultado volumoso.


TOMAR - AVEIRO

Este sábado, quem se encontrar por Tomar terá oportunidade de assistir a um curioso confronto pela fuga do final da tabela Centro entre os homens de Gualdim Pais e os Moliceiros. O jogo prevê-se renhido, com os Tomarenses a terem o ascendente devido ao factor casa,embora a sua época este ano tenha sido muito baixa em relação a épocas passadas e o animo junto ao Nabão não seja o melhor. O Tomar encontra-se à frente do Aveiro com um singular ponto. O Aveiro tem tido ao longo desta época o costumeiro problema das equipas académicas, ou seja o fluxo de atletas é inconstante e por isso torna-se difícil estar sempre com força e consistência de números e experiência para se poder defrontar de igual com as outras formações. Ainda assim a melhoria de resultados nos últimos tempos levam a crer que o jogo será renhido e com poucos pontos no score final.


SÃO MIGUEL - OEIRAS

O jogo que escolhemos para a SUPER ESPECIAL deste TOTORUGBY tem todos os condimentos para ser um jogaço, tem uma equipa a precisar de pontos para se apurar, rivalidade e ambições fundadas de parte a parte de pensar em voos mais altos.
O Oeiras parte para este jogo sem a pressão do apuramento e com toda a vontade de ser lider incontestado no seu grupo, marcandop uma forte posição para a segunda fase onde disputará a subida.
Os buldogues depois de um bom começo de campeonato têm de ganhar o seu jogo e têm de contar com a mão amiga dos homens das Olaias para ainda irem para a ultima jornada com o seu destino por decidir e a dependerem nessa jornada apenas de si. A equipa Lisboeta perdeu por uma unha negra contra o Oeiras na primeira volta quando jogou como visitante e ainda teve direito a ponto bónus defensivo nos 14-11 finais desse jogo. Agora só a vitória interessa, de preferência com bonificação ofensiva.


TÉCNICO B - BELAS

Depois de na semana passada o Técnico ter perdido com uma falta de comparência que muita polémica tem dado nas redes sociais, os homens das Olaias quererão mostrar ao mundo rugbistico que a sua equipa tem muito para dar e que tem jogo para qualquer adversário desta divisão. Ainda assim os Engenheiros estão a anos-luz da equipa que no ano passado ganhou o lugar mais alto desta divisão e sábado terão uma equipa pela frente com os olhos postos no apuramento para a segunda fase.
O Belas precisa de apenas dois pontos para se apurar para a segunda fase, mas de certeza vai até Lisboa com a ambição de trazer de lá os mesmo quatro pontos que conquistou quando na primeira volta venceu por 21-12 como visitado, ou até tentar ir atrás do ponto bónus, que pode lhes dar o primeiro lugar, uma vez que ainda têm dois jogos para jogar, enquanto o Oeiras apenas faz mais um jogo.


FCT - SAMOUCO

O grupo Sul está, à semelhança do grupo Centro, com as duas equipas já definidas para a segunda fase e como tal os jogos que se apresentam agora apenas podem definir lugares na tabela. Ainda assim a FCT mantem a liderança e quererá ir para a última jornada desta fase com o primeiro lugar à sua guarda. A equipa universitária encontra-se, para já com zero derrotas e com pontos bónus ofensivos em todos os jogos ganhos.
A equipa Samouquense conseguiu na quinta feira passada a primeira vitória depois de na jornada 7 ter perdido por dois pontos embora tendo marcado mais ensaios, fazendo inclusive dois pontos bónus, ofensivo e defensivo, o que denota uma crescente evolução que só poderá dar animo à equipa da margem sul que fará muito melhor que perder por 0-117 como aconteceu na primeira volta.


ELVAS - LOULÉ

O Loulé, à semelhança da FCT já está apurada para a segunda fase mas busca neste momento um outro objectivo, que passa por ser lider pontual do seu grupo, o que por um lado os ajudará a ter maiores niveis de confiança para a outra fase, e por outro lado, poderá pôr ainda mais em sentido os seus futuros oponentes. A equipa Algarvia tem também pontos bónus em todas as suas vitórias sendo que o bónus obtido frente aos Elvenses se deu por falta de comparência
O Elvas está em queda livre e a derrota frente aos estreantes do Samouco é imagem desse espirito que paira no extremo alentejano. O jogo será na sua casa mas dificilmente terá um desfecho diferente que a derrotaa dos anfitriões, restará tentar impedir o Loulé de bonificar ofensivamente.


As nossas opiniões no totorugby
Não se esqueçam dos vossos palpites e do resultado final no jogo SUPER ESPECIAL.

TOTORUGBY

CRAV B* - GUIMARÃES = 2

BRAGA - UTAD* = 1

FAMALICAO* - LOUSADA = 1

LOUSA B* - BAIRRADA = 2

TOMAR - AVEIRO* = 1

TECNICO B - BELAS = 2

FCT* - SAMOUCO = 1

ELVAS - LOULÉ* = 2

SUPER ESPECIAL

São Miguel 12 Oeiras 22 (ao intervalo 5 - 10)


RESULTADOS DA SEMANA PASSADA
No nosso TOTORUGBY da segundona atribuimos um ponto por cada resultado acertado e mais meio ponto por acertarem na bonificação alcançada, para além dos 5 pontos relativos a quem acertar no score da partida do SUPER ESPECIAL, assim sendo no TOTORUGBY da semana passada apuramos os seguintes resultados em relação aos concorrentes que participaram:

Manuel Cabral 2.5 pontos

João Quintela 5.5 pontos

Bernardo 5.5 pontos

(pontuação do vosso comentarista) Eládio Ribeiro 6.5 pontos

Foto: RC Loulé / Facebook

Sem comentários: