2 de dezembro de 2011

SEGUNDONA - NORTE E CENTRO


GRUPO NORTE
O grupo Norte entrou nesta segunda volta do campeonato de forma emocionante, ainda que, cada vez mais, a definirem-se as posições da tabela classificativa, sobretudo nos dois lugares cimeiros.

Ainda assim não podemos deixar de olhar aos resultados da jornada passada e indagarmo-nos sobre alguns aspectos, como por exemplo, será que as vitórias do Braga foram conseguidas por demérito dos seus adversários, e será que este conjunto só sabe mesmo ganhar dentro de portas?

E afinal qual o verdadeiro valor da UTAD? Será apenas um outsider que pode incomodar o duo da frente quando os receber em casa?

E como se irá comportar a formação da cidade berço que tem na segunda mão que visitar os seus mais diretos e difíceis rivais?

E a pergunta mais importante que fica desta jornada será talvez, "onde andou esta formação do Lousada até agora?". Será o resultado de sábado enganador sobre a sua real força, ou os resultados anteriores foram acidentes de difícil explicação?

Como previsto o resultado de Famalicão cifrou-se numa vitória gorda contra a formação B Arcoense.

Os oito ensaios marcados serviram, não só para conquistar o ponto bónus, mas também para com esse ponto assegurar a liderança face ao GRUFC e poder encarar com um otimismo e confiança extras esta reta final da primeira fase.

Os Famalicenses jogam frente ao Braga este fim-de-semana uma das mais importantes cartadas rumo à segunda fase, que embora não garanta ainda matematicamente a disputa do play-off de subida deixa-os muito próximos, sobretudo tendo em conta que recebe Guimarães e Lousada em casa nesta volta do campeonato.

Torna-se então de sobremaneira importante este resultado num campo onde os outros adversários ainda não conseguiram vencer.

O Braga confia no fator casa para se manter vitorioso nas recepções às várias equipas.

Os Gladiadores têm-se dado mal com as deslocações, ainda que essas deslocações tenham sempre sido a casa dos mais fortes rivais, ainda assim em sua casa apenas cederam 19 pontos e marcaram 33 num saldo positivo de 14 pontos.

No seu ano de começo o Braga tem sido o melhor dos três estreantes na prova (os outros são Samouco e Kellerman) e tem mantido em sentido as formações do seu grupo Nortenho.

Aliás os bracarenses têm contribuído ativamente para que as reviravoltas na classificação sejam constantes.

Um jogo que será certamente muito interessante de seguir e com um resultado que se espera curto, com os pontapés a poderem ser decisivos na hora do apito final do árbitro.

O GRUFC desloca-se este fim-de-semana ao difícil campo da UTAD, onde além de uma equipa habituada a um ritmo superior como era o da primeira divisão o ano passado, com uma formação ordenada muito forte e um pack avançado coeso e experiente, vai encontrar o elemento natureza, que nesta altura do ano costuma ser bastante agreste no planalto transmontano e que pode servir de aliado aos universitários mais habituados ao frio daquela região.

Os vimaranenses que também tem um bom pack poderão ter aqui um teste muito duro e só se se deslocarem na sua máxima força poderão sair de Vila Real com uma vitória que os colocaria na rota de subida de uma forma quase definitiva.

A UTAD tem sido uma equipa de surpresas e de muitas facetas, que tiveram expressão máxima nos jogos feitos contra o Lousada onde tiveram o melhor e o pior resultado.

Ainda assim a equipa universitária fez bons resultados na condição de visitante e tal como o Braga como visitado saiu sempre vitorioso, o que denota uma capacidade ofensiva e defensiva mais forte no seu reduto, o que deverá chamar à atenção dos vimaranenses.

A equipa Lousadense, ao que tudo indica, acordou na jornada passada de uma longa letargia tendo infligido uma derrota com ponto bónus aos homens de Vila Real.

A recuperação parece tardia, mas poderá ser mais um fator desestabilizador neste grupo e os durienses poderão ter chegado um bocado tarde para se afirmarem em lugares mais altos da tabela.

Não obstante, esta sua recuperação pode dar mais ânimo a um grupo de jogadores jovens e com margem de progressão individual e coletiva.

O jogo deste domingo parece ser o ideal para continuar a sua recuperação, mas todos reconhecem que apesar de os Garranos andarem mais fracos que em anos anteriores, todo o cuidado é pouco quando o jogo se realiza em Arcos de Valdevez.

A formação B do CRAV parece mais talhada para jogar em casa onde se pode fazer valer de alguns jogadores com mais experiência.

Últimos jogos:
Guimarães 13 – 0 Braga
Lousada 27 – 5 UTAD
Famalicão 49 – 0 CRAV B

Próximos jogos:
Braga - Famalicão
CRAV B - Lousada
UTAD - Guimarães

GRUPO CENTRO
O grupo Centro continua a evoluir com uma equipa a manter-se à parte de todas as outras e a mostrar que só na segunda fase poderá ser posto em causa o seu poderio. A Agrária continua sem derrotas e poderá até se "queixar" de que o ritmo deste grupo pode, em última análise, prejudicá-los na segunda fase.

Mais uma vez, e sem surpresas, a vitória da Agrária surgiu naturalmente e com o respectivo ponto bónus frente a uma esforçada formação de Aveiro, que a julgar por este jogo - ao qual assistimos - não merece o lugar na tabela e tem todas as condições, apesar do muito curto plantel (no sábado passado apenas tinham um suplente e que estava com mazelas visíveis mesmo antes de entrar em campo) de melhorar na tabela classificativa e deixar o último lugar para outras formações.

A Agrária recebe este sábado o Tomar e será, à partida, um jogo de um só sentido e que a turma de Coimbra utilizará para testar os seus jogadores menos rodados e testar novas jogadas que poderão ser úteis na segunda fase.

O maior problema dos Charruas será não se deixarem adormecer neste ritmo de jogos que têm tido para não haver um choque muito grande desta fase para a próxima.

A equipa do rio Nabão sofreu um duro golpe a semana passada frente à Lousã B e começa a ficar irremediavelmente para trás na classificação, tendo agora como missão evitar o ultimo lugar frente aos Aveirenses, com quem ainda não jogaram.

O Tomar não conseguiu evitar a derrota frente a um conjunto que viaja habitualmente mal o que torna ainda mais preocupante a forma actual da formação Nabantina.

Os Moliceiros que no passado fim-de-semana se bateram como leões frente à mais forte formação do grupo do Centro - ao intervalo o resultado estava em apenas 5-12 - deslocam-se à Moita da Anadia para jogarem com os Aldeões, num jogo que deverá ser muito difícil para os Aveirenses, mas no qual poderão fazer bem melhor do que na primeira mão quando, ao jogarem em casa, perderam por 0-43.

A Bairrada que gozou a sua folga no campeonato quererá deixar para trás a formação B da Lousã que, fruto de ter mais um jogo que os Bairradinos, os passou na tabela classificativa para o segundo lugar com12 pontos, mais um que os actuais 11 conquistados pelos Leitões ainda que com um jogo a menos e sem se terem defrontado diretamente devido a um jogo adiado.

Últimos jogos:
Aveiro 5 – 36 Agrária
Tomar 3 – 19 Lousã B

Próximos jogos:
Agrária - Tomar
Bairrada - Aveiro

Texto e foto: Eládio Ribeiro

Sem comentários: