9 de dezembro de 2011

SEGUNDONA - AS CONTAS DO APURAMENTO E O TOTORUGBY


O EXERCÍCIO DE REFLEXÃO desta semana sobre a Segunda Divisão recaiu sobre a classificação até ao momento, na expectativa de podermos perceber quais os candidatos à fase de subida, descobrindo aqueles que já se podem dar ao luxo de preparar essa parte da época, pois já estão matematicamente apurados, e os grupos aos quais um pontito ou uma vitória mais folgada poderá proporcionar esse lugar.

Constatamos que verdadeiramente apenas duas equipas se podem dar ao luxo de perder os futuros encontros e, mesmo assim, disputar a fase que dá acesso às meias-finais rumo à subida.

Curiosamente ambas estão em grupos de cinco equipas: falamos da Agrária de Coimbra, que já se encontra apurada e é a recordista de pontos em todos os grupos mesmo o grupo Norte que tem seis, e a outra equipa apurada compete no grupo Sul, apesar de estar sediada em Lisboa - a FCT já pode ir para a época de exames com este estimulo, que por certo muito ajudará para, calmamente, preparar o ataque à promoção.

Estas duas equipas "já lá moram" mas têm um pequeno pelotão muito próximo do apuramento e que não deverá deixar escapar essa oportunidade.

NORTE
No grupo Norte ninguém está, neste momento, apurado definitivamente, embora haja duas equipas com clara vantagem, ainda que os jogos que estão em atraso possam condicionar, e muito, as equipas que irão disputar a subida.

Assim, o Famalicão, que lidera a tabela, poderá carimbar o seu passaporte já este fim-de-semana se vencer no derby frente ao Guimarães, e esperando que tanto Braga como UTAD não pontuem. No caso de derrota neste fim-de-semana a vitória num dos dois seguintes dará o apuramento.

Quanto ao Guimarães, para poder aspirar a passar precisará de vencer a partida deste fim-de-semana e vencer a UTAD no jogo em atraso da jornada 7, ou em caso de derrotas neste dois jogos precisará de ganhar os outros dois jogos com ponto bónus ofensivo.

Quanto à UTAD apenas poderá pensar em se apurar se vencer todos os seus jogos ainda em falta, tendo que obrigatoriamente vencer o Guimarães por mais de 3 pontos para anular a desvantagem da primeira volta.

O Braga encontra-se na posição mais difícil e apenas um pequeno milagre poderá ajudar a equipa estreante, que terá de ganhar todos os seus jogos com ponto de bónus e esperar que os seus adversários percam os seus jogos.

CENTRO
No grupo Centro uma vaga já está atribuída à Agrária e o segundo lugar também está por um ponto para os homens da Bairrada que com um ponto de bónus se apuram já este sábado.

O Tomar apenas tem uma hipótese matemática, que passaria por ganhar todos os seus jogos com ponto bónus, desfazendo já neste fim-de-semana a desvantagem que tem para o Bairrada de 14-34 sofridos em casa na primeira volta e esperar que o Bairrada não fizesse um único ponto. Falamos portanto de um fenómeno do Entroncamento, mas que poderia acontecer.

LISBOA
No grupo de Lisboa, à semelhança do grupo Norte, as contas não são muito lineares e seria mais fácil dizer quem não se apura do que quem se pode apurar e em que posição da tabela.

O líder Oeiras apenas precisa de mais cinco pontos para se apurar, o que significa que uma vitória com ponto de bónus ofensivo este sábado lhes dá carta verde para a segunda fase.

O Belas poderá carimbar o passaporte de duas formas, ou vencendo hoje com ponto de bónus ofensivo e fazendo mais um ponto de bónus contra São Miguel, ou simplesmente vencendo o São Miguel na próxima jornada, independentemente de uma derrota no sábado.

O São Miguel tem uma missão mais espinhosa que passa por vencer ambos os rivais - Oeiras e Belas - com quem joga nas próximas jornadas.

SUL
No grupo Sul, para fazer companhia aos universitários da FCT apenas se podem vislumbrar duas situações, sendo que uma delas seria um fenómeno que espantaria todo o rugby nacional.

O Loulé, para se apurar apenas precisará de um ponto nos 15 pontos possíveis de conquistar até ao final desta fase.

A segunda situação e que daria o apuramento ao Elvas, teria de passar por esta equipa ganhar os seus três jogos com ponto ofensivo, sendo que, no jogo contra o Loulé o facto de ter perdido por falta de comparência poderá, em caso de empate ser factor decisivo, ainda que os regulamentos sejam omissos quanto a essa possibilidade.

TOTORUGBY

Gostaríamos ainda de deixar, para esta jornada um novo passatempo que esperamos que seja do vosso agrado e participação, o TOTORUGBY, um jogo em tudo semelhante ao totobola (resultado dado por 1-X-2), apenas com a diferença de se apostar também nos possíveis pontos de bónus, e que servirão de desempate.
No jogo Super Especial o objetivo é definir o resultado expresso em números.

Em caso de acharem que o ponto bónus ofensivo é duplo devem por dois asteriscos.

Seguem em baixo as nossas previsões, que servem ao mesmo tempo de opinião simplificada sobre o que achamos que irá acontecer nos jogos deste fim-de-semana e também para os nossos leitores se orientarem nas suas respostas que esperemos as deixem sob a forma de comentário, copiando para a respectiva caixa o quadro de apostas, e substituindo as nossas pelas vossas previsões.

Vitória equipa visitada = 1; Empate = X; Vitória equipa visitante = 2

TOTORUGBY (Nota da redação: Houve um equívoco na publicação das previsões do autor do texto, Eládio Ribeiro, de que pedimos desculpa, e publicamos agora as verdadeiras previsões do nosso especialista!)

SAMOUCO* - ELVAS = 2
LOULÉ - BEIRA MAR (Adiado)
TOMAR – BAIRRADA = 2
LOUSA B – AGRÁRIA* = 2
OEIRAS - TECNICO B* = 1
BELAS* - KELLERMAN = 1
UTAD - CRAV B (não se vai realizar)
LOUSADA* – BRAGA = 2

EXEMPLO: No jogo SAMOUCO - BEIRA MAR escolhemos vitória do visitante com ponto bónus do SAMOUCO – repare no asterisco sobre o nome da equipa

SUPER ESPECIAL
FAMALICÃO - GUIMARÃES 14 - 10 (ao intervalo 03 - 07)

Texto: Eládio Ribeiro
Foto: Clube de Rugby FCT/Facebook

Sem comentários: