6 de dezembro de 2013

TAÇA DE PORTUGAL - QUARTOS DE FINAL COM EQUIPAS DESFALCADAS

A Taça de Portugal entra na sua fase decisiva, com a realização dos quartos de final com a participação de duas equipas da Primeirona e outras seis da Divisão de Honra, para depois a prova ser interrompida até ao final de Março quando se realizam as meias finais.

As equipas sobreviventes da Primeirona são a Lousã e o Évora que jogarão em casa com o CDUL e a Académica respectivamente.

Apesar de terem chegado a esta fase da prova, tanto Lousã, como Évora poucas probabilidades têm de vencer as suas partidas (apesar dos oito cdulistas ao serviço da nação, incluindo o lesionado no Dubai Frederico Oliveira, e dos dois pretos nas mesmas circunstâncias), já que a actual diferença entre equipas da Primeirona e da Divisão de Honra indica que acontecerão claras vitórias das equipas visitantes.

No entanto estes jogos são bem interessantes para a avaliação daquele diferencial, já que são duas equipas de topo da Primeirona defrontando uma das melhores equipas nacionais e uma equipa do meio da tabela da DH.

Quanto aos outros dois jogos, enquanto o Direito não deve ter dificuldade em afastar o Cascais (apesar dos 10 advogados que estarão em comissão de serviço na FPR e dos dois cascalenses), já o encontro entre Técnico e Belenenses oferece a única dúvida do dia aos espectadores do rugby nacional.

As duas equipas já se encontraram no campeonato, com vitória dos engenheiros por 12-29, e ambas venceram folgadamente a eliminatória anterior da competição, o Belenenses frente ao CDUP, no Porto, por 5-44, e o Técnico frente ao CRAV nas Olaias por 79-0.

Apesar de tudo o favoritismo fica por conta da equipa da casa, das duas a menos afectada pelas convocatórias para o Lusitanos XV e para o Circuito Mundial de Sevens, já que apenas um engenheiro estará envolvidos nesses compromissos, enquanto haverá cinco pastéis nas mesmas circunstâncias.


Foto: Filipe Monte/Rugby Photo Store/Facebook



13 comentários:

Anónimo disse...

2 cascalenses em italia? nao vi nada disso

Manuel Cabral disse...

Nem poderias ver, porque estás a ver no sítio errado...
Os dois cascalenses estão na África do Sul com a selecção de sevens.

Anónimo disse...

O Polvo

Resultados apostas :

Vitórias , Acadêmica, DIreito, Técnico, CDUL.

Bons jogos

O Polvo

Anónimo disse...

Nem é preciso o polvo para esta semana. Dá-lhe folga.

Anónimo disse...

Pois eu penso que o polvo está cansado. Enganou-se num dos jogos. Mas á que desculpável-lo pois ele tem acertado sempre....

Anónimo disse...

Tecnico arrisca perca do jogo da Taça Regulamento da Taça é o regulamento geral de provas que obriga a ter em campo sempre 12 jogadores elegiveis para a Selecção ora acontece que tecnico jogou desde o inicio com 5 estranjeiros, o regulamento alterado ilegalmente por Fpr com efeitos para este ano é bem explicito no seu titulo Regulamento Campeonato Nacional 2013/2014

Anónimo disse...

É tirar já os pontos todos ao técnico

Anónimo disse...

Respondendo ao comentário de 8/Dez 10H47:

Isto é o resultado da inépcia e incompetência da FPR que (1ª asneira), introduziu alterações ao RGC e colocou-o cá fora no final de Setembro, já depois de o CNDH se ter iniciado.

Esqueceu-se que os regulamentos têm prazos para esse efeito...

Depois, terá dito (2ª asneira) de que o novo RGC 2013/14 está em vigor, mas o artigo 11º não se aplica esta época, persistindo na ilegalidade!

Assim sendo, não se preocupem aqueles que querem ver ilegalidades do Técnico na utilização de jogadores! A utilização foi mais do que regular, ao abrigo do artigo 53º do RGC de 2012/13, que é aquele que está em vigor !

A haver ilegalidade é a da própria FPR, ao violar - ela sim - o estabelecido nos Estatutos e nos Regulamentos.

Portanto, lamenta-se, mas caro anónimo, não tens razão.

Anónimo disse...

Por muito que não queiram o Tecnico á luz dos regulamentos está fora da taça, é simples de constatar praticamente todos os anos o regulamento especifico do campeonato Nacional tem sido alterado, e realmente a lei diz que apenas pode ter efeitos no ano seguinte (o que ainda seria pior para o Tecnico pois o campeonato teria que recomeçar e o 2º lugar do Tecnico que apenas existe graças a Palete de estranjeiros iria á vida) ora a Taca está regulamentada pelo regulamento Geral de provas, que diz de uma forma muito clara que tem que estar sempre em campo 12 jogadores elegiveis para a Selecção Nacional, neste momento existem 2 regulamentos na Fpr um especifico para o capeonato Nacional como o seu proprio nome indica e outro que é o regulamento geral de provas que como é obvio se encontra em vigor para as outras provas.
Portanto temos pena

Anónimo disse...


Independentemente da veracidade do que afirma, anónimo das 09:07, parece-me desnecessário desvalorizar o adversário só porque se apresenta com jogadores estrangeiros. Todos os clubes, numa ou noutra altura, utilizaram carradas de estrangeiros. Eu bem me lembro do belenenses carregado de argentinos e do william hafu, Agronomia, CDUL, Benfica, Académica, etc,etc. Portanto, essa conversa só revela mau perder (independentemente do que se irá passar na sercretaria).

Convém tambem referir que dos 5 estrangeiros que fala, são 4 os profissionais. O 5º elemento é francês e encontra-se em PT a tirar o mestrado na Nova e é amador (este poderá ser um tema interessante de analisar à luz desses regulamentos: um aluno que vive em PT, mas que sendo estrangeiro não pode jogar).

Para finalizar, até acho que o Belenenses deveria poder ter adiado o jogo sem consultar ninguém, porque realmente estava privado de jogadores. O que é triste, é que no rugby em PT só se pensa em resolver os problemas de cada um.

Na realidade, não existe uma vontade de fundo de arrumar o calendário e acabar com as trapalhadas que se passam ano após ano, porque no fundo, é do interesse do belenenses em ter um grupo alargado de jogadores inseridos nos programas de alta competição da academia que depois voltarão à base para a ponta final do campeonato. OS clubes deviam unir-se e criar regras com um mínimo de bom senso para todos.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Alguém sabe os XV que jogaram pelas diversas equipes?
Gosto do trabalho do MaodeMestre no que toca aos boletins de jogo mas acho que na Taça Portugal não está actualizado por isso se alguém souber dizer, agradeço.

Obrigado
cpts,
André Matos

Anónimo disse...

Tecnico :

Fabien
Lobo - devia ser chamado a selecção
Velho
Francisco
Gonçalo
Niels
Miguel
Sean - grande jogo
Madaleno
Kane - grande jogo
Antonio Marques
Pedro Castro
Joshua
Bernardo
Aquino

Anónimo disse...

Bastante equilíbrio em Évora, pelo menos assim parece pelo resultado!