18 de dezembro de 2013

UBUNTU SURPREENDE MAS LÍDER É VILA DA MOITA NA ZONA SUL/LISBOA

A zona Sul/Lisboa da Segundona encerrou por este ano, regressando apenas quase em meados de Janeiro, e a grande novidade desta primeira fase é, indiscutivelmente, o comportamento do Ubuntu Rugby que ao cabo de quatro jornadas se mantém no topo da tabela, contando por vitórias todos os jogos realizados.

Apesar de se poder dizer que a equipa do Cacém ainda não defrontou os principais candidatos à passagem à fase final, a verdade é que depois de dois anos a sofrer derrota após derrota - com o nome de Kellermann Rugby - a juventude Ubuntu está literalmente a tirar a barriga de misérias!


O Vila da Moita segue na liderança - vantagem nos pontos de bónus - com tantas vitórias como o Ubuntu Rugby, o que não sendo uma surpresa, traz consigo uma facilidade a que a equipa não estava habituada em anos anteriores.

Vamos fazer uma breve ronda à última jornada de 2013.

BELAS 5-22* VILA DA MOITA (1-4)
Numa partida disputada no Campo do Gaio, na Moita do Ribatejo - uma troca de mando de campo tardiamente anunciada no site da FPR e que nos levou a anunciar o encontro para o campo António Pinto Bastos, em Belas - a equipa ribatejana venceu sem margem para contestação e deu um importante passo para o apuramento, que é um claro objectivo do clube, e vai assim passar o Natal com o facho na mão.
O Belas marcou passo, e fica agora na desconfortável situação de ter menos quatro pontos que o segundo classificado e seis que o líder, com a FCT com mais dois pontos na tabela, e tem que trabalhar a dobrar se pretende ter alguma possibilidade de andar para a frente.

OEIRAS *19-20 UBUNTU (3-3)
Começou bem o Oeiras com a marcação de um ensaio no pontapé de saída, mas a vantagem apenas durou por cerca de 10 minutos, que foi o tempo que o Ubuntu levou para responder com o seu primeiro toque na meta (5-5).
No entanto os minutos seguintes são de domínio dos homens da Linha, que conseguem mais um ensaio aos 20 minutos, desta vez transformado, e que fixou o marcador até ao intervalo (12-5).
A segunda parte começa com as acções divididas pelas duas equipas, mas, aos 15 minutos, com o Oeiras
apenas com 14 em campo pela aplicação de um amarelo, o Ubuntu  reduz para 12-10, e logo no recomeço após este ensaio marca de novo, desta vez com transformação, e passa para a frente (12-17).
O Oeiras não desistiu e passou a comandar as operações, acabando por beneficiar duma certa desorganização do Ubuntu e volta  para a frente a cinco minutos do fim (19-17).
Os minutos finais são marcados por forte domínio da equipa da casa, mas sem calma para conservar a vantagem acaba por conceder uma penalidade a meio campo, já na bola do jogo.
O Ubuntu põe o desenlace do jogo na transformação daquela penalidade, e graças a uma excelente execução, a bola chutada a cerca de 50 metros da meta, passa por cima da barra e entre os postes, dando a vitória à equipa do Cacém, já que, com a bola morta, morreu também a partida.
Um jogo que foi disputado durante os 80 minutos, como a evolução do marcador indica, em que é merecida uma referência final para a evolução do Ubuntu Rugby, que acabou por ser um justo vencedor da partida.

FCT *51-0 SOBREDENSE (9-0)
Vitória fácil da FCT que aproveitou para se isolar na terceira posição, a dois pontos do segundo e quatro do primeiro.
O Sobredense, que foi a primeira das equipas que disputaram o circuito de Emergentes no passado a subir à 2ª Divisão, continua a sua fase de aprendizagem, e vamos ter que esperar mais algum tempo para que a equipa consiga sair da casca. Quem sabe, na próxima jornada frente ao Elvas...

ELVAS 6-52* BORBA (0-8)
Duelo alentejano com vitória folgada da equipa borbense, constituindo o resultado final alguma surpresa, pela sua clareza.
Apesar da juventude o Borba parece querer aproveitar ao máximo os ensinamentos que pode recolher da sua parceria com o Montemor, mas apesar de tudo não esperávamos uma diferença tão grande entre os dois vizinhos.
Já o dissemos e repetimos, seria bom que a FPR tivesse um cuidado especial com estas equipas, que poderão constituir no futuro uma mini região de grande penetração do rugby, com os pares de Portalegre e do extinto Estremoz (a massa humana continua por lá...) - há que saber onde se colocam as fichas...

Fique com os resultados da jornada e a classificação após a jornada. Se desejar mais informações sobre a zona Sul/Lisboa, clique na imagem:


Fotos: Tânia Garrett

5 comentários:

Anónimo disse...

Só não percebo porque é que nos comentérios ao Borba têm que destacar sempre a parceria com o Montemor em vez de realçar a boa campanha que esta jovem equipa está a fazer! Até quando fazem o ralançar das jornadas tem que falar do Montemor, do Portalegre e do Estremoz que nada tem a ver com o jogo!

Anónimo disse...

Olhando para os resultados desta 2º divisão sul, e sabendo o nivel das equipas que nela participam, pergunto se não era bom que Tecnico B participasse nesta série.
Em termos desportivos era a hipótese das melhores equipas terem jogos competitivos e não treinos..... mas a douta decisão da FPR (pelo que consta apoiada por alguns clubes de do Sul, uns que estão a ganhar e outros que só perdem...)teve o condão de deixar mais de 20/30 jogadores do Tecnico sem competição e equipas como O Moita/Belas e FCT a perderem a hipótese de terem jogos Competitivos. Isto partindo do principio que estas equipas querem jogos competitivos....

Anónimo disse...

Essa comboio já saiu, entendam-se com a FPR e metam na cabeça de uma vez por todas que não havia calendário para incluir o Técnico B dado o timing e a maneira como a coisa foi feita.

E para que conste todos os clubes do sul que se pronunciaram foram contra a medida se para ela ter efeito se tivesse de alterar o calendário já estipulado. Ninguém apontou o dedo e disse o Técnico B não.

Se perdem ou ganham é lá com a campanha de cada um.

Jogos competitivos com o Técnico B ? Só se este ano finalmente iam gerir a equipa como deve ser porque o técnico B tem sido mais vezes um wildcard na competição do que um equipa com regularidade.

Só vêm os vossos problemas os dos outros não interessam mas pronto é a natureza humana.


Anónimo disse...

Desde já parece haver alguma preocupação com as equipas do Sul e com a ascensão que estas tem vindo a ter no panorama do rugby nacional.
Falar-se da inclusão de equipas B de clubes de topo nacional é mais um sintoma dessa preocupação com as equipas "perdedoras" do Sul.
Vejo com muito bons olhos o trabalho que está a ser desenvolvido por estas equipas que promovem esta modalidade em zonas de Portugal onde nunca se tinha ouvido falar de rugby e o empenho e dedicação a esta modalidade!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10h24m eu não sou advogado de defesa do MdM mas parece-me que as referências ao Montemor e ao Portalegre e Estremoz não são desprestigiantes para o Borba mas pelo contrário são elogiosas para o magnifico trabalho que se está a fazer no Alentejo.

Por um lado temos um clube Alentejano da DH a apoiar um clube mais novo no seu desenvolvimento e isso é de elogiar ao mesmo tempo que é de elogiar a sabedoria do Borba em ir procurar ensinamentos em quem sabe mais.

Por outro lado numa região pouco povoada e sem grandes tradições desportivas vê-se o rugby a despontar numa série de vilas e cidades e com bastante força, temos o Montemor que no seu primeiro ano de DH está a dar muito boa conta de si. Temos o Évora na 1ª Divisão como sério candidato, pelo menos, às meias finais, temos o Elvas e o Borba na 2ª Divisão, se o Portalegre e o Estremoz regressassem o Alentejo conseguia o que mais nenhuma região conseguiu até ao momento, ter seis clubes a disputar os campeonatos (estou a excluir Lisboa) e isso é de elogiar.

Todos os adeptos do Rugby devem olhar com atenção para o que se está a fazer naquela região porque se estão a conseguir coisas engraçadas por lá. Talvez seja por isto que o MdM fala com tanto entusiasmo do que por aí se passa.