7 de dezembro de 2013

LINCES APURADOS PARA CUP NO PORT ELIZABETH 7'S

Excelente comportamento de Portugal na fase de apuramento do Port Elizabeth 7's, terceira etapa do Circuito Mundial , garantindo o seu principal objectivo, o apuramento para o troféu principal - a Cup.

Depois de um primeiro jogo frente à Nova Zelândia para cumprir calendário - lá chegará o dia em que terá que passar de cumpridora a ganhadora... - a equipa nacional bateu sem qualquer dúvida, e unanimemente aplaudida pela critica, o País de Gales e os Estados Unidos.

Mas além das vitórias, do apuramento e da garantia de um prémio no ranking com dois algarismos, o que mais agradou foi o comportamento da equipa, que nós sabíamos que era possível, mas andava muito escondido!

Infelizmente não conseguimos ter uma visão suficiente do jogo com os galeses, apenas o suficiente para irmos acompanhando o resultado, mas vimos o jogo com os americanos e pudemos verificar que a atitude da equipa foi muito boa, agressiva desde o primeiro momento, com todos os jogadores concentrados nas suas tarefas, e acumulando pontos nos três primeiros quartos do jogo (aliás como contra Gales) para depois perderem concentração, fazerem alguns erros e acabarem por sofrer três ensaios.

Mas o mais importante de tudo põe-se no aspecto comparativo - temos acompanhado os sevens portugueses desde a sua infância e estamos convencidos que esta equipa tem um potencial como nenhuma outra, bastando que não se cometam parvoíces em excesso para que ela possa cumprir o seu ideal.

Em relação aos dois últimos anos é fantástico ver uma data de putos a jogarem que nem uns senhores, acompanhados por uns senhores a jogarem que nem uns putos!

E fico por aqui, pois não quero que lhes subam os elogios à cabeça e voltem à treta de sempre.
Como dizia Pedro Netto no final, amanhã temos pelo menos um jogo para ganhar!

Fique com as fichas dos três jogos do primeiro dia:


Inglaterra, País de Gales e Austrália, foram os três grandes empurrados para a Bowl e no caso dos australianos é a segunda vez seguida que não consegue o apuramento para a Cup, o que começa a ser preocupante...para eles, entenda-se...

Quanto à Escócia, regressa ao grupo de baixo, depois de uma visita ao andar de cima em Gold Coast, e o Canadá, Estados Unidos e Espanha, ficam pela terceira vez a discutir a Bowl e a Shield.

Com este conjunto de resultados, existem muitas possibilidades de Portugal se isolar na 12ª posição - americanos e espanhóis ficarão bem longe de Portugal e o Canadá (desde que não vença a Bowl) o melhor que pode fazer é igualar os Linces, caso estes não vençam nenhum jogo amanhã.
Mas se Portugal vencer um jogo apenas, mesmo que seja o segundo, então é muito provável que ultrapasse também a Escócia e assalte a 11ª posição.

Talvez se admirem por verem um certo entusiasmo da minha parte, mas basta lerem o que tenho escrito ao longo dos anos para compreenderem a razão desse entusiasmo (moderado...), já que tenho insistentemente afirmado que Portugal pode e deve estar classificado entre as 12 melhores equipas do Circuito.

Claro que não é fácil, mas se fosse fácil não tinha piada nenhuma!

Fiquem com o quadro dos resultados, as classificações de cada grupo e os jogos dos quartos de final de amanhã:


NELSON MANDELA
A homenagem prestada ao líder sul africano, que reunificou um país debaixo do mesmo céu e da mesma bandeira, quando ninguém acreditava que isso fosse possível, que soube perdoar e andar para a frente - que grande lição para todo o Mundo - foi emocionante e ficará com certeza na história do rugby sul africano e global.
A nossa homenagem na fotografia do momento em que se fazia um minuto de silêncio em sua memória..


Fotos IRB/Martim Seras Lima

5 comentários:

António Ferreira Marques disse...

Bom comportamento dos nossos 7s
Destaco o contributo do "Caldense" David Mateus, um dos senhores a jogar que nem um puto ... cá te esperamos para jogares com os putos do Caldas.

Anónimo disse...

O Caldas não tem putos, tem atletas e quanto mais depressa os deixarem de tratar como putos mais depressa eles crescem e se assumem.

Great_duke disse...

Bom comportamento. A primeira parte contra os galeses foi do melhor que alguidar vez vi Portugal fazer. Creio que os Galeses nem terão passado alinha de 1/2 com a bola controlada.

Mas é preciso corrigir os erros que transformam num ápice um jogo controlado numa lotaria. Uma equipa que tem 4 ensaios marcados (28 pontos de avanço) não pode sofrer 3 ensaios de seguida...ainda mais, por duas vezes.

Ainda há muito trabalho a fazer, mas o comportamento da equipa traz-nos esperança.

Atenção para não embandeirar em arco...cada jogo é mais importante que aquele que já acabou...

Parabéns pela qualificação para a Cup.

Fico particularmente feliz por ver o David a jogar desta maneira, coisa que já não via há algum tempo. O Carl tb esteve muito bem. Depois temos o futuro em miúdos como o Miguel Lucas, o Pedro Ávila e a grande revelação destes 2 fds, o Manuel Castro Pereira.

Mas a equipa vale pelo seu todo...

Anónimo disse...

Jogo fraco conta SA. Ma escolha na aposta do Rafael, recepçoes de bola horriveis

Anónimo disse...

Uma vergonha a exibição contra a AS!!!
Tudo o que de bom fizeram, parece ter sido acidente.