11 de dezembro de 2013

DEMONÍACO O'DRISCOLL DEVORA OS SAINTS *

* Ricardo Mouro
Fechou a primeira volta da Heineken Cup com excelente exibições das equipas irlandesas que apontaram quatro vitórias, algumas surpreendentes, o que não deixa de ser curioso quando se tem falado tanto em mudanças quer nas competições europeias de clubes, quer nas competições internas (fusão Premiership com regiões galesas), os irlandeses têm-se mantido na sombra das negociações.

Do lado dos galeses, parecem não conseguir segurar os seus principais jogadores e Halfpenny e agora o capitão Warburton parecem seguir o mais recente exilado Hibbard que já acertou mudança para o Gloucester.

Confiram a jornada em baixo:

Grupo 1
Mesmo a jogar na sua fortaleza os Saints foram cinicamente destruídos pelos mais experientes Leinster.
O que os irlandeses fizeram foi algo impressionante apresentando um XV composto por internacionais comandados pela classe de O'Driscoll e Heaslip.
O muito músculo apresentado pelos Saints foi "pequeno-almoço" para Leinster e O'Driscoll, um jovem de (quase) 35 anos, fez farripas da linha de 3/4 adversários onde os centros Burrell e Waldouck não conseguiram contrariar a parceria do irlandês com D'Arcy.
Ken Pisi teve que começar a defesa como solução de última hora devido à lesão de Wilson e no duelo aéreo com o irlandês Rob Kearney não teve nenhuma hipótese de brilhar e comprometeu logo no primeiro ensaio dos irlandeses.
Foi doloroso de ver para os fãs ingleses, Luke Fitzgerald acabou com um hattrick de ensaios e O'Driscoll com um ensaio armando mais dois para o ponta.
Heaslip foi muito inteligente a partir da primeira linha onde do outro lado Dickinson não habituado a estas andanças saía ao intervalo.
Os Saints conseguiriam um ensaio de consolação por Dickson, mas o Leinster já ia na chapa 40, final 7-40. No outro jogo em França o Castres bateu os Ospreys onde o sul-africano Kockott resolveu a partida castigando a indisciplina dos galeses.
No próximo Sábado o Leinster espera acabar com o que resta dos Saints e garantir uma qualificação tranquila, os ingleses já foram avisados pelo director de rugby Jim Mallinder que a exibição contra os irlandeses foi "vergonhosa e desapontou todo o clube".
O Castres vai até ao País de Gales para não deixar fugir irlandeses ou uma possível qualificação nos melhores segundos.



Grupo 2
O grupo continua animadissimo, com as duas primeiras equipas separadas por cinco pontos.
Toulon conseguiu bater o Exeter em Sandy Park numa batalha renhida que Wilkinson viria a fechar com um drop nos minutos finais apesar de ter falhado quatro pontapés.
O Exeter falhou um ensaio por milímetros quando Jack Nowell é bem contrariado por Steffon Armitage na linha de ensaio, final 9-14.
Como o Mão de Mestre previu a semana passada o Cardiff-Glasgow viu muitos pontos no confronto das linhas atrasadas.
Com emoção até ao final a bota de Halfpenny (16 pontos) fez a diferença contra a de Duncan Weir (10) e contaram-se dois ensaios para cada lado, final 29-20.
O Toulon, agora com um ponto acima do Cardiff, regressa a França para receber o Exeter e o Glasgow já precisa da calculadora com apenas cinco pontos a receber os galeses.


Grupo 3
Surpreendente vitória do Connacht em Toulouse no grupo 3, os franceses foram incapazes de transformar maior posse de bola e território em pontos e Dusatoir e companhia viram Dan Parks dar a vitória aos escoceses, final 14-16.
O Toulouse tem agora a companhia dos Saracens no topo do grupo que não tiveram problemas de maior em Itália de onde vieram com ponto bónus, 10-39.
Com Zebre praticamente condenado Saracens, Toulouse e Connacht estão separados por um ponto. Cuidadinho para os franceses na viagem à Escócia porque em Londres sarracenos devem meter mais cinco pontos no bolso.


Grupo 4
No Grupo 4 um imparável Nalaga embalou o Clermont, sem Bardy, para uma confortável vitória sobre os Scarlets de Llanelli e viriam a conseguir os cinco pontos já nos momentos finais do jogo para se manterem no topo da classificação.
Em França Nick Evans fez aquilo que melhor sabe e os "gastadores" do Racing Metro sucumbiram aos Quins que explodiram tabela acima.
O jogo marcou o regresso do capitão Robshaw que descansou após os internacionais, final 8-32 com ponto bónus para os ingleses.
Com a vitória fora os Quins animaram o grupo e são segundos atrás do Clermont que viaja até ao País de Gales no Sábado, Quins esperam continuar a boa forma no Stoop de Twickenham quando receberem o Racing agora último na classificação.


Grupo 5
O Grupo 5 parece estar bem dividido após uma partida épica em Leicester onde o Montpellier teve que recuperar de um início arrebatador onde os tigres marcaram três ensaios em 15 minutos com dois de Miles Benjamim, esperado regresso aos ensaios do talentoso e azarado 3/4 ponta.
O músculo no pack francês onde pontifica Gorgodze respondeu com um ensaio do georgiano.
As equipas trocaram ensaios até aos 78 minutos quando ambas garantiram ponto bónus, mas seria Lamb com um drop na bola de jogo a negar um bónus defensivo aos franceses, fundamental nesta fase da competição, final 41-32.
O Ulster cumpriu a formalidade frente ao Treviso que manteve a zero.
Sete ensaios sem resposta onde nem o amarelo de Luke Marshall fez mossa na exibição dos irlandeses, final 48-0.
Ulster e Leicester vão confortáveis na frente, e os irlandeses lá devem ficar mesmo viajando até Itália, os tigres vão defrontar o gigante pack do Montpellier em França mas são neste momento os melhores segundos com mais pontos que quatro actuais primeiros classificados e segundo melhor ataque atrás apenas do... Ulster!


Grupo 6
Finalmente no Grupo 6 o Gloucester bateu o Edinburgh na Escócia, 12-23, contrariando o que se passa na Premiership, e beneficiaram da vitória "gorda" do Munster sobre o Perpignan, 36-8 com cinco ensaios e cinco pontos.
Este fim-de-semana trocam-se as voltas com vantagem para o Gloucester a receber o Edinburgh e o Munster a ter que viajar até aos franceses feridos.

Veja o quadro completo dos resultados após a 3ª jornada:


2 comentários:

Great_Duke disse...

Olá Ricardo, uma pequena correcção: no grupo 3, o Connacht é da Irlanda e não da Escócia.
Um abraço e obrigado pelas tuas crónicas.

Anónimo disse...

Devo andar a dormir..

Destaco em cima as 4 vitorias irlandesas e depois saio-me com uma dessas!
Obrigado Great_Duke!

Abraco

Mouro