23 de dezembro de 2013

AGRÁRIA LEVOU A MAIOR PRENDA DA ÁRVORE, LOUSÃ REÚNE MAIS BRINDES

O Natal chegou para todos, e a Primeirona com 10 equipas - assim como a Divisão de Honra - parece ter sido uma aposta claramente ganha e de que o Mão de Mestre se orgulha de ter sido um dos primeiros defensores e incentivadores.

Neste momento a prova apresenta três grupos de equipas, hierarquicamente separadas e com objectivos distintos.

Assim, nas quatro primeiras posições temos a Lousã, o Groundlink Caldas, o Benfica e o Évora, separadas por 10 pontos e claramente com vantagem na luta pelo apuramento para a fase final., seguida por outro grupo de quatro equipas - Sporting, Loulé, Setúbal, Agrária - na disputa pelos restantes dois lugares no play-off, e separadas por sete pontos apenas, e um último grupo constituído por Santarém e São Miguel, com um ponto apenas ente eles, e a lutarem pela manutenção.


Veremos em 2014, como estas posições irão evoluir, e entretanto desejamos Bom Natal e um Feliz Ano Novo aos 10 clubes!

Aproveitamos para informar que ainda em 2013 faremos uma actualização da tabela de marcadores da divisão, estando apenas a aguardar que nos cheguem algumas fichas de jogo que vêm a caminho.

Vamos então aos jogos do fim de semana:

Tranquila a tarde no Rugby Club da Lousã, que entra de férias destacado na frente da Primeirona só com vitórias e com seis dos sete possíveis bónus.
Com mais oito ensaios na conta os serranos continuam a ser a equipa que mais toques de meta fez, e com a meia centena de pontos do dia, no total mantém uma apreciável vantagem sobre o segundo classificado, o Groundlink Caldas, mas temos que salientar que a Lousã sofreu dois ensaios no jogo, sendo que até ontem apenas sofrera um, marcado pelos pelicanos!
Ou seja, estatisticamente este foi o facto de maior destaque do jogo, mas estamos certos que não será isso a tirar o sono aos beirões, que têm todos os motivos para festejar o que já fizeram este ano.
Mesmo sem termos elementos concretos que nos permitam afirmá-lo, arriscamos em dizer que esta será a melhor primeira parte de época (até ao Natal) de quantas a Lousã já disputou, e seria interessante que os responsáveis do Club confirmassem ou desmentissem a afirmação.
Quanto aos sadinos, fica a consolação dos dois ensaios marcados.

O Groundlink Caldas conseguiu o resultado mais dilatado da época, marcando simultaneamente o maior
número de ensaios num só jogo, e reduziu em quase 60 pontos a desvantagem em relação ao líder, apesar de não se ter conseguido aproximar do topo na tabela classificativa, nem isolar-se na segunda posição, já que os seus adversários mais directos, também venceram com bónus de ataque.
Continuando a sua recuperação de jogadores, e agora que a equipa começa a ter um entrosamento diferente, os pelicanos vão afinando as armas para o que por aí vem, já que não existem mais dúvidas sobre o apuramento do emblema para a fase final da prova.
Neste momento a grande dúvida é saber qual a equipa que acompanha a Lousã directamente para as meias finais, já que Groundlink Caldas e Benfica não cedem um ponto sequer...

Excelente vitória do Benfica em Loulé, ultrapassando mais uma dificuldade na corrida pelo apuramento, e em especial pela meia final directa.
O Benfica atingiu em pleno o objectivo da viagem, e afirma-se cada vez mais um valor seguro da Primeirona, e ousamos mesmo dizer que esta passagem por um escalão secundário foi essencial para a sobrevivência da equipa, já que tem permitido que um trabalho em profundidade seja feito, e a recuperação do conjunto surja com naturalidade.
O Loulé acaba por não ser muito penalizado pela derrota, já que os seus adversários directos na corrida pelo sexto lugar - Sporting e Setúbal - perderam ambos s nenhum conseguiu o bónus defensivo.

Com uma equipa jovem, em renovação - característica acentuada esta época em diversos grupos, por este
ou aquele motivo, e que transformam a prova num fenómeno curioso de evolução - os chaparros venceram sem dificuldades de maior os novatos leões, que se mantém na quinta posição, perdida a oportunidade de subir mais um degrau na hierarquia da divisão.
Tal como o Loulé, o Sporting não se estreou ainda nos pontos de bónus, e sendo conhecida a importância que esses pontos acabam por ter, arriscamos a dizer que eles vão acabar por ser determinantes na classificação no final da fase de apuramento - que a FPR insiste em chamar de regular, como se houvesse alguma coisa irregular na fase final...
Note-se que a equipa de Alvalade é a primeira da classificação a ficar no saldo negativo no diferencial de pontos marcados/sofridos, assim como no saldo dos ensaios a favor e contra.

Em termos de classificação este era o mais importante jogo da jornada, já que punha frente a frente dois concorrentes directos em fuga da despromoção, e acabou por atirar os charruas para a luta pelo sexto lugar, já que vencendo a partida ficou bem mais próximo do Loulé (que tem mais três pontos no sexto posto) ou do Setúbal (com mais dois na sétima posição) que do Santarém que subiu ao nono lugar, com menos seis, ou o São Miguel que ficou isolado na cauda do pelotão, com menos sete pontos.
Os cavaleiros acabaram por conseguir o importante bónus defensivo, e demonstraram que podiam fazer melhor ao marcar mais ensaios que o vencedor da partida.




6 comentários:

António Ferreira Marques disse...

Aspectos positivos nesta Primeirona ... continuemos a chamar-lhe assim, já que não haverá, tão cedo, e infelizmente, a possibilidade de designações como Anlim, Heineken, ou outros termos internacionais:
- 10 equipas x 40, 45 jogadores, mtos de jovem idade ... em todos os participantes ... a jogarem 18 jornadas + a fase "irregular";
- jogos, obviamente não todos, como em qualquer campeonato, equilibrados, com o despique desejável num desporto que se quer de combate, determinação, superação ... e os equilíbrios tanto podem ser entre os clubes do topo da tabela, como do meio e do inferior da mesma tabela,
- oferta de tardes bem passadas ... para adeptos ... principalmente para os de maior idade e ainda saudosos de um Rugby ... mais romântico (p.e. com camisolas remedadas e com "patches" de várias cores, calções como se podia e meias de várias cores ...
A análise do MdM é clara e objectiva.
Deseja-se um ano de 2014 com evolução positiva dos diferentes projectos, evidentemente com objectivos, meios e capacidades diferenciadas, mas todos, certamente, com o Rugby como motivo principal.
Permitam-me uma referência mais emocional, ao meu clube o Caldas Rugby Club, que tem vindo coerentemente a promover o Rugby no Oeste ...
Vale o que vale, mas na equipa que jogou o último jogo marcaram presença mais de uma dezena de jovens "oestinos", alguns no club e no Rugby desde os 8-9 anos de idade, e se alargarmos a análise a todos os jogadores da equipa - alguns lesionados ou ausentes por outros motivos, este número ultrapassa a dezena e meia.
Votos de Feliz Natal e um Bom Ano de 2014

Jojo disse...

Parabéns à Primeirona, nomeadamente ao Lousã e ao Caldas... Boas Festas e um 2014 ainda mais competitivo!

Anónimo disse...

A maior surpresa foi o Benfica porque conseguiu aguentar e ultrapassar a má época passada, conter o problema! Equilibrar as coisas com um mínimo de estragos e agora aí está novamente, em crescendo, cada vez mais forte e sem dúvida nenhuma Um enorme candidato a subida.
Todos falam do Lousa e do Groundlink Caldas mas esquecem-se do Benfica e no entanto vai com os mesmos pontos do segundo.
janeiro vai ter um enorme jogo na Lousa talvez depois reparem no Benfica.

Até lá boas festas para todos e um 2014 cheio de tudo o que for bom e muitos e bons jogos de rugby.

Anónimo disse...

Falou se tanto de epocas que o Benfica teve nao sei quantos estrangeiros e que era negativo e que o Benfica nao tinha formação etc...Senao sabem este ano o Benfica tem uma equipa 100% Portuguesa, sem estrangeiros nem contratações. É de louvar o trabalho do Eng. Jose Mendes que com a prata da casa esta a criar uma equipa competitiva. Vai ser uma primeirona competitiva ate ao fim...que bom para o nosso rugby. BOM ANO

Anónimo disse...

Parabéns ao Benfica que pé ante pé se vai impondo, sem estardalhaço, sem confusão, sem mediatismos á custa da máquina bem oleada do seu patrocinador; Sem contratações de estrangeiros á custa do dinheiro do seu presidente; com base no seu trabalho e naquilo que aprendeu com os seus próprios erros.

É verdade que as duas ultimas jornadas da primeira volta serão duas autenticas provas de fogo mas se as superar ficará muito bem colocado para a segunda volta do campeonato, tanto mais que recebe Caldas e Lousã.

Força Benfica mostra que a tradição tem força e que és capaz de te superar nos momentos decisivos. Grandes equipas têm temperamento forte e não temem os momentos decisivos, antes pelo contrário desejam-nos, mostra que com muito desportivismo desejas o jogo com Évora e Lousã e que tens muita vontade de dar o melhor de ti e se possível vencer.

Anónimo disse...

Nos próximos 4 jogos, o Benfica joga contra os 3 grandes candidatos. Seria bom pelo menos vencer um desses jogos para quase garantir o jogo em casa nos "quartos"... 2 vitórias e o Benfica poderia sonhar com jogar em casa as meias, mas parece que Lousã e Caldas estarão uns passinhos à frente, mas Esperemos que não...