23 de abril de 2013

DEPOIS DO FIM DE SEMANA POUCO FICOU POR SABER - SÓ AS FINAIS...

Fim de semana rico de grandes jogos e resultados, estão encontrados os finalistas de todas as divisões nacionais de seniores.

Na Primeirona tudo acabou por seguir a ordem natural que se previa, apesar do Évora ter sofrido mais que o esperado para manter a invencibilidade nesta fase final, e com a vitória do Montemor, está marcada a primeira das grandes finais para o próximo final de semana, na Frigideira de Montemor.

Como se referiu oportunamente, saúda-se a maneira como a Lousã defendeu o seu reduto, e lamenta-se que o vitória de Setúbal tenha descido de nível e some a segunda derrota muito pesada em dois jogos seguidos.

No Grupo da Manutenção o Santarém foi conseguir uma importante vitória a Coimbra, o que deixou a Agrária numa difícil situação, e o Caldas continuou o seu caminho de vitória que só deve terminar quando a prova se esgotar, derrotando folgadamente o Loulé.

Na Divisão de Honra o CDUL e o Direito estiveram melhor que os seus adversários e vão defrontar-se na final do próximo sábado, no Jamor.
Se bem que houvesse algumas dúvidas quanto à capacidade dos advogados, a verdade é que eles foram a melhor equipa em campo e não deram espaço para que os pastéis desenvolvessem o seu estilo largo e mortífero.
Quanto ao CDUL, entrou de rompante, fez o resultado e depois deitou-se a dormir - com as saídas de elementos bem importantes, por lesão - e iam deitando tudo a perder.
Claro que os agrónomos tiveram uma palavra a dizer, e terminam a prova de cabeça bem levantada, aliás como o próprio Belenenses, em demonstração clara que as semi finalistas são as melhores quatro equipas nacionais.

Acompanhando a Divisão de Honra, também os Sub-21 encontraram os seus finalistas, e os vencedores foram o CDUL, que derrotou o Direito pela margem mínima, e o CDUP que derrotou a Académica de Coimbra.
Neste escalão a presença dos CDU's na final confirma o que se passou no campeonato - as duas equipas terminaram a fase de apuramento nas duas primeiras posições - e será uma oportunidade para os portuenses se vingarem dos lisboetas que lhes ganharam a Taça de Portugal em princípios de Março, por 25-24.

Quanto aos Sub-18 já se sabe desde a semana passada que o vencedor é o Direito, apesar da prova apenas terminar no fim de Maio, depois de um longo interregno que não acrescenta nada para as equipas, e os Sub-16 que enfrentam o mesmo calendário, apenas nessa altura vão saber quem vence a competição.

Finalmente foram apurados os finalistas da Segundona, numa segunda mão que
apresentava os visitantes com uma ligeira vantagem obtida no primeiro jogo, mas São Miguel e Sporting mostraram mais calo e mais capacidade competitiva, e venceram as partidas.
Sintomático é o comentário do nosso colaborador Senhor Sir, que nos refere o que se passou no Sporting-Famalicão depois dos famalicenses chegarem ao intervalo a vencer por 15-5.


Uma equipa que perde 15-5 ao intervalo e acaba o jogo a vencer 28-15 tem de ter retirado cartuchos extra de algum local. E para mim essas munições vieram do próprio clube que representam e que move mais adeptos do que o que seria normal para uma primeira época de uma equipa da segunda divisão.
Parecia que com cada ponto marcado e cântico entoado das bancadas, o Sporting crescia para cima de um atarantado Famalicão que devia estar a contar com apenas 40 minutos de jogo.
Os jogadores do Sporting pareciam mais velozes, mais fortes e mais bem oleados.
Talvez tenha sido a entrada do treinador/jogador ou de um brinde do Famalicão a começar a segunda parte (up and under para meio do campo, com praticamente toda a equipa em fora de jogo).
A outra questão, (já foi muito discutida) é a diferença de competitividade entre o Sul e Norte. 
Deu a sensação que o Famalicão estava muito habituado a atacar e a jogar a seu belo-prazer, mas que, quando se viu com uma equipa a crescer para cima deles, todas os esquemas do seu jogo foram por água abaixo.
Teorias, explicações e desculpas à parte, a verdade é que pelo que se passou no EUL, o Sporting é um merecido finalista.
Provou que no Rugby muitas vezes, coração vale mais do que cabeça.

30 comentários:

Anónimo disse...

acabem de vez com a ideia que o SPORTING é uma equipa de 1º ano , isso só porque recomeçou este ano o que acabou á 48 . no inicio da época até era verdade que o SPORTING era uma equipa nova com jogadores muito aplicados mas novos nestas andanças do rugby . só que depois com o passar da epoca a equipa foi recebendo reforços continuadamente, só de janeiro a março inscreveu 10 jogadores num total de 70, e estes jogadores que foram aparecendo não eram própriamente principiantes no rugby , e aqui sim á mérito do corpo técnico que soube escolher e integrar os mais experientes com alguns poucos novos , para alem de ser um clube da 2ª divisão que paga ordenado a 9 jogadores.
o SPORTING tem realmente equipa para atingir a posição nesta final , mas vamos ser verdadeiros e acrecentar que só o seu nome foi inportante para a invasão de jogadores provenientes de outros clubes , ou parados á algum tempo e tambem a ajuda "exterior " de toda agente que tem levado o SPORTING ao colo . AGORA EQUIPA NOVA NÃO.

Anónimo disse...

Finais no Universitário? Finais no Jamor? Finais nas Caldas? Finais em Coimbra? Manhã? Tarde? Noite?

Estamos a 5 dias do dia mais importante da época e ninguém sabe de nada...

Nós sabemos que a Agronomia não está em nenhuma mas podiam fazer um esforço. Trabalhem só um bocadinho.

É a imagem do rugby português que está em causa, PORRA!!!

Anónimo disse...

A final devia ser disputada no domingo e independente dos outros jogos para que todos os adeptos e praticantes podessem ter a oportunidade de assistir a uma grande tarde de Rugby nacional

carlos castro disse...

desculpa mas a única ajuda deve ser dos jogadores que trabalharam muito para chegar a este patamar, quanto aos jogadores(9) a receber para dizer isso de certeza que o senhor deve ser um que pediu também ordenado ao Sporting e foi-lhe negado, por isso esta com inveja

Anónimo disse...

o São Miguel é claramente mais forte que o Sporting. Na segunda-volta jogámos com as reservas e só perdemos no fim.
Força Buldogues!

Anónimo disse...

Pois é no primeiro jogo jogaram com os titulares e apenas ganharam por um ponto... realmente denota-se um superioridade medonha do S.Miguel sobre o Sporting. Num total de pontos acumulados nos dois jogos de 46-35 dá positivo para o SCP. Espera um jogo bem disputado sem interferências nem lobbies.

MP

Jojo disse...

Sinceramente não me consigo rever em certo tom de alguns comentários, talvez seja dos meus 40 e tal anos de rugby, como apreciados e praticante! O São Miguel renasceu e ainda está a ser construído de baixo para cima!!! Apesar do título de campeão regional de sub-14, mérito dos jogadores, treinadores e responsáveis (não vou dizer orque não estou certo, mas tudo material do próprio clube)! Quanto aos séniores, depois de uns 3 anos de construção é graças aos jogadores (alguns cujo 1º clube foi o "velho" São Miguel, outros que começaram aqui a jogar e alguns que vieram doutros clubes) e aos Técnicos Minhoto e Silva Cunha que conseguiram os resultados até agora alcançados! Que seja uma final que dignifique o rugby português é o que pretendo! Que ganhe o mérito e o espírito rugbista!

Anónimo disse...

será que há favoritos nas finais? a época foi longa e os jogos jogados dizem pouco para um final. há equipas e jogadores que se transcendem numa final e há outras que têm o efeito contrário. o primeiro jogo do SCP e SM foi há meses, o segundo tinha pouco interesse para o SM e muito para o SCP, por isso é tudo treta.
o SCP demonstrou ter andamento e estaleca para jogos que interessam e tem de ganhar (FCT, SM e Famalicão). O SM mostrou ter regularidade e também ganhou quase todos os jogos a doer (perdeu contra o Belas por 2 pontos).
Eu daria 50/50 de hipóteses para cada clube

Anónimo disse...

A superioridade do S.Miguel só se denota nos 53 pontos conseguidos em 13 jogos (o ultimo foi passeio quer queiram quer não), sem contar com 2 pontos tirados (seriam 55) contra 50 pontos do SCP.

pelo que sei o SCP nao paga a nenhum jogador, nao paga que até um veio e foi-se embora porque nao recebia. Mas tentaram

Anónimo disse...

Deixo um ALERTA a todos os que gostam de RUGBY! É tempo, agora que se fala,como nunca antes se falou, do rugby de segundo,ou terceiro, nível que as águas se separem definitivamente entre Rugby de alta competição e o Rugby lúdico, que não é mais do que aquele que jogam SCP, S.Miguel e outros clubes. Não desmerecendo o trabalho feito pelas equipas da Iª e IIº Divisões, o Rugby que ali se joga nada tem a ver com aquilo que se faz no CDUL, Direito, Belenenses, Agronomia, CDUP, Académica e até no Técnico, Cascais e CRAV. É tempo de se separarem as àguas e cada um seguir o seu caminho. Há que tratar de modo diferente auqilo que é efectivamente diferente. A FPR terá que, forçosamente, criar dois jogos distintos, isto é aquele destinado à alta competição e aquele que servirá os interesse lúdicos dos que gostam de rugby. Não se podem misturar competições nem tratar de forma igual aquilo que é tão diferente. Lanço este tema como desafio para discussão futura no Mão de Mestre.

Anónimo disse...

Acho ridículo o facto de alguns dos jogos serem em Coimbra tendo em conta que na fase regular o CDUP ficou à frente do académica teria lógica jogar em casa. Visto que o "campo neutro" é em Taveiro! Estão em grande!

Anónimo disse...

na próxima época quem não estivesse na Honra era emergente. O Montemor/Évora eram emergentes, o SLB era emergente, o Lousã era emergente, o São Miguel/Sporting era emergente, o Viseu era emrgente, o alguidares de baixo era emergente, o dark horses era emergente.

Tenham Juizo!!!

Jojo disse...

É claro que há um fosso enorme entre os clubes que fornecem jogadores aos Lobos (que pelos vistos decaíram e muito devido a questões que de certa forma me escapam de certa forma)!

Mas concordo que se deve estabelecer um plano de actuação em relação ao rugby português... querem transformar a 2ª e 1ª divisão em viveiros de jogadores a poderem ser sacados pela Divisão de Honra?? Ou pretendem elevar o nível do rugby de uma forma global??

Anónimo disse...

Conhecendo as quatro equipas semi finalistas, e tendo assistido a todos os jogos excepto o SCP x CRF... Só tenho a dizer que o SCP será o vencedor da segundona, e superiorizar-se-á ao SM na medida em que este último derrotou o Guimarães com certa dificuldade e perdeu na deslocação ao berço, e o ritmo que vi o SCP jogar em Famalicão é superior ao SM e Guimarães...
Além disso na fase de apuramento o Famalicão ganhou sempre folgadamente ao Guimarães, o que nos remete para uma equipa que poderia ter ganho ao SM ou ao Guimarães se disputa-se a semi final com as mesmas...Assim sendo aposto as minhas fichas no SCP...

Jojo disse...

O que vale é que o rugby não é um jogo de casino... mas de facto há movimentações enormes pela vitória do SCP, vamos ver se a direcção do mesmo faz a mesma aposta para o ano!!! O S.M. suba ou não suba, manterá o mesmo projecto!!! É o espírito do rugby!!! Vença o melhor em campo e como não há dois jogos iguais!!!

Anónimo disse...

Anónimo das 20:14, pelas mesmas contas não te esqueças que o Sporting ganhou 14-10 ao Moita (em casa do SCP) e o S.Miguel deu 45-11... e que na Moita o Sporting perdeu e o S.Miguel ganhou... ou o que dizer dos jogos com o FCT onde o Sporting empatou e viu-se à rasca para ganhar. o S. Miguel ganhou os dois...
Será que o Sporting ganharia "folgadamente" ao Guimarães (têm uma excelente equipa com poucas falhas, jogam certinho, etc) ou o S. Miguel não teria ganho ao Famalicão (que pelo que vi joga um rugby antigo, na base do maul e abrir boas para os 3/4)?
Viu-se claramente que o Famalicão não soube reagir ao facto de estar a perder!

Anónimo disse...

Só para a contabilidade, o Sporting levou 39-0 do Técnico B !...

Anónimo disse...

Estas contam, num campeonato de tal modo disputado como este foi, não fazem sentido. Já para não falar que estamos numa final, o elemento anímico é importantíssimo, umas galvanizam-se, outras encolhem, e por vezes vice versa, consoante o jogo. Acontece.

Parece-me óbvio que as probabilidades estão muito divididas.

Eu acho que vai ganhar o São Miguel, mas é uma opinião pessoal que de facto é muito difícil de provar porque estas duas equipas, como de resto durante o campeonato o Moita, a FCT, e o Belas, e agora o Guimarães e o Famalicão ganharam e perderam entre si.

O que importou foi a consistência, mas como só falta um jogo, o que vai importar vai ser a consistência durante os 80 minutos.

Que foi coisa que o Famalicão não teve, infelizmente, porque simpatizo com a equipa.

De reter: esta competitividade é do melhor que há para a modalidade.

Abraço

Anónimo disse...

Quando fiz o meu 1ºjogo nos séniores do benfica , já lá vão 43 anos , tive o prazer de ainda jogar com alguns jogadores provenientes da ultima equipa de rugby do Sporting.
Para esta renascida equipa , desejo boa sorte na sua 1ª final .
Um abraço de boa sorte para o meu amigo CARLOS CATRO.
Albertino Minhoto

Anónimo disse...

Não sei quem ira a ganhar se o Sporting se o São Miguel de certeza que vai ganhar o melhor. Fala se muito da superioridade do Sporting relativamente ao São Miguel não percebo porque? O São Miguel acabou em primeiro e o Sporting foi para o ultimo jogo sem saber se estava apurado. Fala se da derrota do São Miguel em Guimarães porque o Sporting também perdeu em Famalicão e por um ponto. Deu a volta ao resultado em casa como o São Miguel.Não desvalorizem nenhuma das equipas se elas estão na final e porque o merecem.E sábado que ganhe a melhor ( que eu espero que seja o São Miguel)e que seja um belo espectáculo de rugby:)

Anónimo disse...

existem comentarios aqui que sao de um nivel bastante baixo... para quê dizer mal de um e outro clube, de inventar mentiras, para quê?

a meu ver as duas melhores equipas da segundona chegaram a final e vai ser um jogo que vai dignificar o rugby português!

o sao miguel foi uma ekipa regular por isso mereceu esta final.

o sporting tem execelentes jogadores e uma mistura bastante interexante de experiencia de alguns com o querer aprender e o valor de outros menos experientes.

a titulo pessoal penso que o sporting vai ganhar mas esperemos para ver!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 23h05m
O São Miguel também se viu à rasca pa ganhar contra o FCT, basta ver que no 1º jogo ficou 2-2 em ensaios e no 2º jogo ficou 4-4 em ensaios.
Não me parece que isso possa servir de comparação a nada!
Que ganhe o melhor.

Anónimo disse...

para bem do rugby, espero que o sporting perca senão para o ano começamos a ter derbys no rugby!

Zé Alpuim disse...

Jojó,

Primeiro, um Abraço desde Brasília!

Depois, já reparou que o número de clubes, um pouco por todo o país, justifica começarmos a pensar em competirmos internamente, de forma parecida como NZ, Aus, Af.Sul, Arg, Irl e Gales?

Isto é, com duas competições, uma intra e outra entre seleções distritais?

Ora veja:

MINHO - Arcos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana
COIMBRA - Academica, Lousã, Agrária, Bairrada e Naval

EXTREMADURA/RIBATEJO - Caldas, Santarem, Beira-Mar, Tomar, Abrantes, Leiria

CIDADE LISBOA - CDUL, Direito, Belém, Agronomia, Tecnico, Benfica< S.Miguel, Sporting

DISTRITO LISBOA - Cascais, Belas, Oeiras, Kellerman
ALENTEJO - Évora, Montemor, Setúbal, FTC, Elvas, Samouco, Sobredense

Sobram - CDUP, Lousada, UTAD e Aveiro (seleção temporária ?)
e - Loulé, Tondela, EnsiGuarda, Univ.Algarve

Ou seja Campeonatos Distritais inter-clubes, e o Nacional seria entre Distritos...

Isso iria reter os melhores jogadores de todos os clubes no seu clube, em vez de migrarem para os melhores clubes, pois poderiam jogar o Nacional pela sua seleção Distrital.

E financeiramente, todos os clubes iriam POUPAR horrores, além de também passar a ser muito mais barato aparecerem muitos NOVOS clubes.

Abs,
Zé Alpuim

Jojo disse...

Abraço Zé, não me considero tão entendido assim em termos da organização a aplicar, terá também a ver com as características de cada país, mas não me compete decidir nadica, só opinar!! Mas os responsáveis pelo rugby português andam um bocado aos ziguezagues, pelo que me dá ideia!!! Mas que tem de haver uma planificação com pés e cabeça, isso sem dúvida!!!

Anónimo disse...

Comparar Portugal comNZ Austrália África do Sul é dum
Ridículo atrós. Comparar um país co 40 clubes (tantos quantos qualquer cidade media daqueles países têm
Com o rugby lá praticado é incrível. Comparem antes com países onde o rugby t pouca expressão. Podemos vir a ser melhores que esses. Há países onde os clubes não gastam um cêntimo em deslocacoes

Anónimo disse...

Para o Anónimo de 25 de Abril de 2013 à0 01:04, o Zé Alpuim está falando do Modelo Competitivo e não do nível de jogo, até porque tal como dizes, comparar o nosso nível de jogo com o deles é ridiculo.

Essa forma de organização poderia ser benéfica para o desenvolvimento do rugby no nosso país, quanto aos clubes não pagarem deslocações era fantástico, mas como seriam pagas as despesas? alguem teria de ficar com esse encargo, as deslocaçoes são um grande encargo para os clubes e essa folga seria bem vinda.

Anónimo disse...

O campeonato interno principal ser um campeonato disputado por selecções regionais só faz sentido quando essas selecções são profissionais e pagas pelas federações.

Na NZ, por exemplo, quem paga aos jogadores das selecções regionais é a Federação. Os melhores jogadores dessas selecções estão nas franchises do Super Rugby e também aí são pagos pela Federação.

Isto em Portugal é completamente impossível, idependentemente da diferença de nível a que se joga. Aliás, a própria federação neo-zelandesa está com muitas dificuldades em manter tudo isto e, daí, as pressões sobre a IRB no sentido de receberem mais dinheiro.

Por outro lado, há países como a NZ e a Irlanda, onde as selecções regionais se inserem naturalmente na tradição local. Não é esse o caso de, por exemplo, Gales, onde asselecções regionais foram criadas artificialmente e onde alguns dos clubes mais importantes não se sentem bem representados.

O resultado é que, actualmente, em Gales, os adeptos deixaram de ligar ao campeonato de clubes e estão cada vez mais desligados das 4 franchises que disputam a RaboDirect Cup (é assim que chama a antiga Magners Liga...)

Ou seja, os adeptos apoiam e muito a selecção nacional galesa e pouco mais. Entretanto, a popularidade do futebol vai ganhando espaço ao rugby.

Na Irlanda também se liga muito pouco ao campeonato de clubes, mas há grande apoio às selecções regionais, pagas pela federação (logo, pagas pela IRB) na RD Cup.

E em nenhum país europeu a principal competição interna é disputada por selecções regionais.

Zé Alpuim disse...

Bom, a Currie Cup tem quase 150 anos, ninguém era profissional...dizem que, pelo menos até 1995 ninguém era...rsrsrs

Nesses países, existem 04 níveis competitivos:

1. Seleção Nacional - geridas pelas NZRU/SARU/ARU/UAR/IRFU/WRU, etc
2. Franquias Super XV - geridas como SA, com 3-4-5 Federações Provinciais como acionistas
3. Seleções Provinciais - geridas pelas Federações Provinciais, com os clubes como "acionistas"
4. Clubes - geridos da forma como cada um acha que deve, com os seus sócios como "donos"

As datas dos jogos são sempre coincidentes entre os níveis 1 e 3; e os níveis 2 e 4;

Paralelamente, existem nesses países financiadores públicos, que aportam alguns recursos, nem sempre financeiros (ex: Onibus para deslocamentos; Estadio para jogos, treino, etc).

No caso de Portugal e, como contribuinte, eu veria com bons olhos:

- IDP apoiando a FPR / Seleção Nacional (o que acontece), mas que eu veria como uma Franquia, competindo na Amlin-Heineken Cup; e como Seleção, competindo na ENC
- Governos Distritais, acho que não teriam recursos para Seleções Distritais
- Governos Municipais, que têm Onibus e Estadios Municipais, que poderiam disponibilizar para uma Equipa/Seleção da CIDADE (Distrito, se for capital), mas têm (ou terão, quando mudarem de partido...) dificuldades políticas em disponibilizar esses recursos para um clube só, mesmo que seja o único na cidade.

Em vez de falar do meu Direito, vou falar do hipotético exemplo do meu Minho:

Campeonato MINHOTO - CRAV A e B, Famalição, Guimarães, Braga e Viana

- a 2 Voltas, logo 10 jornadas + Semis (2 mãos) + Finais (2 mãos, do 1o ao 6o lugares) = 14 jogos para todos, a serem jogadas nas mesmas datas da Seleção Nacional

- custos de Deslocação baixos, que poderiam ser diminuídos com alguns Onibus das Camaras Municipais. Provavelmente, novos clubes iriam aparecer, pelos custos baixos. Isso seria natural, por razçoes espontâneas, ou por mobilidade profissional de jogadores de outros clubes. Chegar-se-ia a um ponto equivalente ao que tem hoje LISBOA (cidade), que poderia fazer um belíssimo campeonato MUNICIPAL, com 2 Divisões.

- nas outras datas (nos Campeonatos Nacionais atuais), quem jogaria seria a Seleção do MINHO (que seria muito mais forte do que o CRAV); todos os clubes dividiriam esses gastos, e poderia-se falar com essas Camaras Municipais, para se revezarem, na disponibilização dos Onibus (para jogos, mas também para treinos!). Afinal, os recursos públicos estariam ao serviço de todos, e não apenas de alguns clubes, "privados" aos olhos do poder público (e dos contribuintes)

Anónimo disse...

E ainda há o rugby inter colégios.

Fortíssimo. Há colégios que têm seis ( 6 ) equipas...e são ás dezenas em cada cidade e lugarejo.